Cidades

Águas investe em tecnologia para melhorar atendimento

A Autarquia Águas de Sarandi vai modernizar o sistema de leitura de hidrômetro, oito conjuntos de leitura e impressão simultânea, serão comprados para dar maior confiabilidade agilidade ao serviço. Segundo o superintendente da autarquia, Michel Caldato, está sendo montado o edital e a licitação será no 18 de outubro, e todo processo de compra, treinamento, deve estar concluído e em funcionamento até Janeiro de 2014. “Com a aquisição deste novos equipamentos vamos dar total transparência ao serviço, o consumidor vai poder escolher o melhor dia pagar a conta, a leitura do consumo e a entrega do talão será feita na mesma hora, isto vai confirmar a lisura com que a nossa autarquia sempre trabalhou”,explicou Caldato.Continue lendo ›

Investigação em Paiçandu e Floresta

A Promotoria de Proteção do Patrimônio Público da comarca instaurou vários inquéritos civis públicos para investigar denúncias em duas cidades da região: em Paiçandu, a notícia de que servidores públicpos municipais não cumprem integralmente suas jornadas de trabalho de 40 horas na prefeitura municipal; em Floresta, indícios de irregularidades no faturamento e repasse de cestas básicas às famílias beneficiárias em novembro e dezembro de 2012, na concessão de passagem aérea a uma pessoa que não faz parte da administração, na emissão de notas de empenho referentes a materiais de expediente destinados ao Setor de Vigilância Sanitária, em dezembro/2012, na compra de medicamentos com recursos do convênio estadual de incentivo ao Programa Saúde da Família, indícios de fraude nos empenhos de materiais de expediente para manutenção do serviço de epidemiologia, em notas de empenho de peças e manutenção de ônibus escolar, em notas de empenho de entrega de materiais odontológicos e de manutenção de equipamentos e indícios de fraude em notas de empenho do Departamento de Serviços Públicos da Prefeitura de Floresta, onde diversos serviços de iluminação pública e manutenção de veículos teriam sido pagos e não foram realizados.

PMA resgata cachorro do mato

cachorro
Integrantes da Polícia Militar Ambiental do Pelotão de Londrina realizaram na manhã de hoje a captura e resgate de um cachorro do mato, adulta, fêmea de cerca de 12 quilos, animal selvagem nativo, com aproximadamente 3 anos de idade, que estava perambulando por uma feira livre no centro de Londrina. O animal silvestre foi avistado por vendedores e clientes da feira livre; alguns imaginavam que era uma raposa. O cachorro entrou no estacionamento de um edifício residencial na rua Santos, sendo cercado e capturado na garagem. O local é extremamente urbanizado com centenas de pessoas na rua e com distancia mínima de 3 mil metros de qualquer tipo de fundo de vale ou área de preservação. O animal está em excelente estado de saúde, sem sinais de domesticação ou ferimentos e após passar por consulta de médico veterinário será reinserido na natureza, em área com povoamento de animais da mesma espécie.

Na dianteira

Sarandi aprovou, em audiência pública, ontem na câmara de vereadores, o contrato com a cooperativa de catadores de materiais recicláveis com remuneração por produtividade.
Além de aprovar a remuneração por produtividade foi formado, também, um grupo técnico para elaborar as cláusulas do contrato, do qual participam os catadores, a prefeitura municipal e o Ministério Público Federal do Trabalho.

Volta inquérito contra ex-prefeito

No último dia 16 o desembargador federal Márcio Antonio Rocha, do TRF da 4 4ª Região, determinou a remessa para a subseção judiciária de primeira instância de um inquérito policial contra o ex-prefeito de Mandaguari, Cylleneo Pessoa Pereira Junior (PP). Ele atendeu pedido do Ministério Público, que alegou que Cileninho não é mais prefeito e, portanto, não tem mais direito ao foro privilegiado. Não há detalhes sobre a investigação, que voltará à Justiça Federal em Maringá.

Drama da telefonia celular

celular
A luta de Roberto de Lucca nas redes sociais, registrada pelo blog há alguns meses, ganhou hoje uma reportagem na RPC TV. De Lucca, que foi fotógrafo em Maringá, reside na vizinha Iguaraçu, onde as pessoas travam uma luta dramática e não conseguem falar ao celular. Na cidade só uma operadora de telefonia funciona, apesar de a Anatel dizer que lá existe a cobertura de quatro operadoras.

Edmar Arruda visita moradores de Paiçandu

Edmar Arruda em Paiçandu
No último sábado, o deputado federal Edmar Arruda (PSC) esteve com a equipe em Paiçandu com o Projeto Raio-X da Cidade. O evento reuniu mais de 1.000 moradores. O deputado conversou com a população e inaugurou na cidade um espaço democrático para que todos possam, através do site www.raioxpaicandu.com.br, registrar os problemas, sugestões e comentários sobre saúde, educação, infraestrutura, segurança, meio ambiente e transporte, que envolvam o bairro onde moram.Continue lendo ›

Avança proposta de extensão do HU para Paiçandu

Quinteiro e João Carlos Gomes
O deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB) se reuniu hoje à tarde com o secretário de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, para tratar de parcerias de trabalho para extensão universitária nos municípios da Região Metropolitana de Maringá. O parlamentar discutiu a extensão do Hospital Universitário Regional Said Ferreira de Maringá para Paiçandu, tendo realizado contatos com o prefeito de Paiçandu, Tarcísio Reis (PT), e o reitor da UEM, Júlio Prates Filho, tendo sido marcada uma reunião para a próxima sexta-feira para encaminhar o assunto. Continue lendo ›

TCE vê falhas na gestão de medicamentos

A gestão de medicamentos realizada pela Prefeitura de Paranavaí apresentou falhas nos anos de 2011 e 2012. Essa é a principal conclusão da auditoria social realizada entre o Tribunal de Contas do Estado do Paraná e a Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí. O relatório foi aprovado pela Primeira Câmara do TCE, na sessão do último dia 3. A auditoria foi realizada nos anos de 2011 e 2012, por alunos e professores da Fafipa, sob a supervisão de técnicos do TCE. O trabalho avaliou a compra, o armazenamento e a distribuição de medicamentos à população de Paranavaí pela gestão municipal. Leia mais.

PF investiga caso do ônibus odontológico

A Polícia Federal está investigando o que houve com o ônibus odontológico adquirido na gestão do ex-prefeito Cido Spada (PV), de Sarandi, e que se encontra deteriorando na garagem do município. Nele estavam instalados dois gabinetes odontológicos. A população aguarda que os vereadores instalem uma CPI para ajudar a esclarecer o que houve. O prefeito Carlos de Paula (PDT) autorizou a entrega de todos os documentos solicitados pela Polícia Federal, mas acha que é impossível recuperar o equipamento, pois além da deterioração do ônibus, praticamente tudo que existia no interior desapareceu. Leia mais.

Parque Ouro Branco será revitalizado

lorenzetti
“Vamos trabalhar em duas frentes para viabilizar os recursos para as obras de revitalização do Parque Ouro Branco. Numa, vamos ver se encaixamos o projeto num programa de Governo; noutra, vamos fazer uma emenda parlamentar para viabilizar os recursos. E podemos, ainda, conseguir uma parte do recurso através de algum ministério e outra através de emenda”. O compromisso foi firmado ontem pelo deputado federal Edmar Arruda (PSC), em seu gabinete, em Brasília, com o prefeito Rogério Lorenzetti, que apresentou a minuta de um projeto para revitalizar definitivamente o Parque Ouro Branco, que nunca chegou a ser concluído. Leia mais.

As diárias dos vereadores sarandienses

diarias
O Portal do Controle Social, de Sarandi, que realiza um trabalho de dar inveja em alguns observatórios por aí, publicou um ranking dos vereadores que mais recebem diárias naquele município. O presidente Rafael do Povão (PP) lidera com R$ R$ 15.423,00, seguido de Nito (PSD) com acumulado de diárias de R$ 12.840,00 e Belmiro Farias (PDT) com R$ 12.023,00. Os gastos passaram de R$ 49.038,00 no primeiro quadrimestre para R$ 51.847,00 no segundo quadrimestre. Saiba mais.

Exporandi tem grande público

exporandi
Repetiu-se ontem um grande público na Exporandi, aberta na sexta-feira em Sarandi. É o maior evento da segunda cidade da micro-região e vai até domingo, com shows, exposição da indústria e do comércio, praça de alimentação, parque de diversões, festival de talentos locais e show pirotécnico no encerramento. Os show, na praça dos Pioneiros, no Centro, são gratuitos. Hoje partir das 20h haverá a apresentação dos vencedores do 3º Festival de Talentos de Sarandi e, no amanhã, às 20h,concentração evangélica Orples e as 21h30 show com a Banda Oficina G3. Foto Tabajara Marques.

Entrega de veículos

O deputado federal Edmar Arruda (PSC) visitou a Apae de Ivaiporã, região norte central paranaense, na tarde desta sexta-feira para entregar dois veículos, uma Van e uma Kombi, por meio de uma emenda de R$ 150 mil. Os veículos serão usados para transporte dos alunos.

Deputado entrega R$ 4,7 milhões para Sarandi

O deputado federal Edmar Arruda (PSC) fará a entrega do comprovante do recurso do Ministério da Saúde, no valor de R$ 4,7 milhões, destinado por ele para a construção de sete Unidades Básicas de Saúde em Sarandi. Será na próxima segunda-feira, no gabinete do prefeito Carlos Alberto de Paula (PDT), às 9h.

Projeto Raio-X em Paiçandu

No próximo sábado deputado federal Edmar Arruda (PSC) e seus assessores visitam Paiçandu, micro-região de Maringá, com o Projeto Raio-X da Cidade. O evento acontecerá na avenida Ivaí, em frente ao Centro de Eventos, das 9 às 12 horas. O deputado Edmar Arruda estará à disposição para atender a população e ouvir o que a cidade precisa. No espaço também haverá uma manhã de ação social, com exames de sangue, cálculo de IMC, cortes de cabelo e brincadeiras para as crianças na Rua do Lazer.

Em Sarandi, ônibus odontológico abandonado pode ser objeto de CPI


Já está nas redes sociais a campanha para que vereadores de Sarandi instalem uma CPI para averiguar as suspeitas de irregularidades na aquisição e abandono de um ônibus odontológico pelo ex-prefeito Cido Spada (PV). O veículo, equipado, nunca foi utilizado pela Prefeitura de Sarandi desde que o recebeu, no início da década. Pelo que se levantou até agora, há dúvidas em relação à sua aquisição. Uma informação é de que foram adquiridos dois veículos iguais, com recursos do Ministério da Saúde, através de emenda apresentada pelo deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB) em 2000, no valor de R$ 80 mil; não se sabe o valor da contrapartida do município. Outra versão é de que a Polícia Federal já estaria investigando a aquisição do mesmo ônibus por cerca de R$ 200 mil no que ficou conhecido como escândalo dos sanguessugas. Diante do desencontro, e da situação em que se encontra a saúde pública, os sarandienses começam a cobrar dos vereadores a CPI. E pra eles não será difícil constatar o abandono: a garagem de ônibus da prefeitura faz fundos para o prédio do Legislativo, que, por sinal, está passando por obras de ampliação.

MP recomenda correção de irregularidades

A 1° Promotoria de Justiça de Colorado, micro-região de Maringá, expediu, nas últimas semanas, diversas recomendações administrativas à prefeitura municipal, a fim de garantir mais transparência na aplicação e no gerenciamento dos recursos públicos. Nos documentos, o Ministério Público pede a solução imediata de diversas irregularidades. Uma delas refere-se ao Portal da Transparência, que terá de ser aperfeiçoado no prazo de 60 dias. De acordo com a Promotoria, análise realizada durante agosto passado revelou que dados básicos e indispensáveis faltavam no Portal, como informações relativas a servidores públicos, licitações, contratos e execução de convênios. Leia mais.

O problema da água no Jardim Universal

Gilmar Ferreira (da 93.3 FM) postou no YouTube vários vídeos sobre a situação da água no Jardim Universal, em Sarandi, com direito a rede clandestina. Está faltando água desde a manhã. “Será que é coincidência que os nomes das ruas do Jardim Universal levam nomes de planetas que não tem água? Uma coisa é certa , os buracos que tem esse jardim parecem as crateras da lua”, comentou.

Licitação no Cismae

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental do Paraná vai realizar licitação no dia 24 de outubro para contratar serviços técnicos para a elaboração e implantação dos planos municipais de saneamento básico e dos planos municipais de gerenciamento integrados de resíduos sólidos a municípios consorciados ao Cismae, que tem sede em Maringá. O preço máximo total a ser pago pelos serviços é de R$ 1.377.102,00.

Vereador reclama dos que estacionam defronte seu escritório

carta-luiz-alfredo
Em Campo Mourão, o vereador Luiz Alfredo da Cunha Bernardo (PT do B), que é advogado, assina esta cartinha colocada em veículos estacionados defronte seu escritório, na avenida Irmãos Pereira. Na mensagem aos motoristas, que possui até um campo preenchido a mão, ele reclama do fato do veículo ficar estacionado defronte o seu estabelecimento comercial por longas horas. A forma incisiva com que ele colocou a questão rendeu polêmica. Há quem, como Felipe Duarte, do Campo Mourão Comunidade, que acha que “estacionamento é público e ponto final”. Clique aqui para ampliar.

Exporandi começa na quinta-feira

Começa na próxima quinta-feira a 12ª edição da maior festa popular de Sarandi a Exporandi. A festa acontece até no domingo, com shows, exposição da indústria e do comércio, praça de alimentação, parque de diversões, festival de talentos locais e ushow pirotécnico no encerramento. A maior festa popular da cidade tem shows gratuitos todos os dias na praça dos Pioneiros, no Centro, e a entrada são de graça todos os dias. O show de abertura será às 21h com a Banda Friede e as 22h show com a Banda Nacional Rosa de Saron. No dia 20 às 21h show com a cantora Márcia Mara e às 22h a dupla Cezar e Paulinho. Dia 21 a partir das 20h haverá a apresentação dos vencedores do 3º Festival de Talentos de Sarandi e, no dia seguinte, às 20h,concentração evangélica Orples e as 21h30 show com a Banda Oficina G3.

Governador ouve reivindicações de Marialva

deca, beto e batista
O governador Beto Richa (PSDB) recebeu ontem em audiência o deputado estadual Dr. Batista (PMN), acompanhado do prefeito de Marialva, Edgar Silvestre, o Deca (PSB), presidente da Amusep. Silvestre solicitou auxílio do governo estadual em relação à readequação das estradas rurais daquele município e especial atenção com os produtores de uva, que sofreram com a recente geada. O fenômeno climático comprometeu a próxima safra, e agora a produção só ocorrerá no final de 2014. Richa mostrou-se sensível às reivindicações, para as quais o parlamentar pediu toda a atenção possível do governo do estado. Foto Arnaldo Alves/AEN.

Festa bate recorde de público

Festa da leitoa
Roberto Jacomelli (TCCC), ao centro, sentado, com Divino Dandilini à sua direita, foi um dos que prestigiaram a Festa da Leitoa Recheada, a mais tradicional de Ivatuba, micro-região de Maringá, promovida pela Paróquia Nossa Senhora do Rocio. Foram cerca de 3 mil pssoas nos três dias do evento, sendo que 1,8 mil saborearam o prato típico. Veja mais fotos nmo blog Ivatuba em Foco.

Recursos federais: Maringá é a terceira

Maringá ocupa a terceira posição entre os municípios que mais receberam recursos federais este ano, de acordo com o Portal da Transparência. O ranking das primeiras trinta cidades no volume de recursos recebidos inclui Sarandi, da micro-região de Maringá, à frente de Paranavaí e Telêmaco Borba. Em primeiro aparece Curitiba (R$ 1.137.706.495,43), seguida de Londrina (R$ 180.718.112,66), Maringá (R$ 142.224.904,07), Foz do Iguaçu (R$ 109.043.844,68), São José dos Pinhais (R$ 79.293.687,98), Ponta Grossa (R$ 68.530.672,07), Cascavel (R$ 63.170.207,42), Colombo (R$ 56.724.163,88), Guarapuava (R$ 55.954.800,03), Apucarana (R$ 52.746.312,28), Araucária (R$ 51.486.435,90), Pato Branco (R$ 46.811.744,15), Campo Mourão (R$ 45.028.414,08), Umuarama (R$ 44.321.361,19), Paranagu[a (R$ 40.903.767,13), Francisco Beltrão (R$ 36.913.166,66), Campo Largo (R$ 35.970.112,97), Pinhais (R$ 34.239.449,83), Toledo (R$ 33.791.777,02), Piraquara (R$ 31.373.418,39), Arapongas (R$ 30.521.108,62), Fazenda Rio Grande (R$ 30.003.571,25), Cianorte (R$ 29.932.240,00), Cambé (R$ 29.910.867,01), Sarandi (R$ 29.340.384,58), Almirante Tamandará (R$ 28.715.046,19), Paranavaí (R$ 27.411.631,29), Castro (R$ 27.241.189,99), Telêmaco Borba (R$ 22.778.040,11) e Palmas (R$ 20.529.619,62).

Cavalgada em Marialva

Cavalgada Marialva
Foi realizada ontem em Marialva, que começou no Parque da Uva e terminou com almoço beneficente (costela ao fogo de chão). A promoção foi do Departamento de Turismo e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O deputado estadual Dr. Batista (PMN) prestigiou o evento, que reuniu aproximadamene 1,5 mil pessoas, ao lado do prefeito Edgar Silvestre, o Deca (PSB), e do ex-vereador Jair Parpineli.Continue lendo ›

Liminar suspende construção do Catuaí em Cascavel

brmalls
A empresa BR Malls deverá suspender, assim que for notificada oficialmente, as obras de construção do Shopping Catuaí, em Cascavel, até que o Ibama expeça laudo conclusivo atestando a inexistência de riscos ambientais. A decisão, em caráter liminar, é do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (com sede em Porto Alegre), em função de agravo de instrumento interposto pelo Ministério Público Federal em Cascavel contra a decisão, em primeira instância, que autorizava a construção do empreendimento. A pena pela desobediência à decisão do tribunal é de R$ 50 mil por dia e deverá ser paga solidariamente pela BR Malls e pela Proeste Empresas Reunidas do Oeste do Paraná. Leia mais.

Quem merece?

Detalhando o que o blog informou dias atrás, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania ofereceu ao município de Sarandi a construção de um mini-presídio em regime semi-aberto. O prefeito Carlos Alberto de Paula (PDT) agradeceu, mas recusou.
Uma autoridade da área de segurança comentou, a propósito, e considerando o quadro atual de criminalidade na própria cidade e região: “Ninguém merece!”.

Deputado entrega veículos para Apae de Alto Paraná

Apae Alto Paraná
A Apae de Alto Paraná recebeu ontem a visita do deputado federal Edmar Arruda para a entrega de dois veículos que serão utilizados para o transporte dos alunos assistidos pela entidade. A aquisição foi possível em razão do recurso de R$ 100 mil destinados pelo deputado, que afirma que continuará trabalhando e colocando seu mandato ao dispor das entidades assistenciais. “Contem comigo para manter as Apaes abertas e recebendo recursos”, enfatizou. A diretora Cleonice Oliveira comenta que a última emenda recebida pela entidade foi em 2003 e que os carros entregues pelo deputado Edmar Arruda vão garantir segurança e conforto para os alunos.Continue lendo ›

Estacionamento irregular

sarandi
Este carro, que pertence ao vereador Nelson Lima (PCdoB), considerado um dos mais atuantes de Sarandi, foi flagrado ontem ocupando a vaga exclusiva para deficiente, localizada defronte a prefeitura municipal. A servidora municipal que costuma utilizar a vaga para estacionar sua motocicleta (no destaque), teve que parar do outro lado da rua. A propósito, vêm de Sarandi elogios à atuação dos agentes de trânsito.
PS – O vereador escreveu em seu blog que não infringiu a legislação.

Blitz educativa em Sarandi

A Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança Pública de Sarandi realiza na próxima segunda-feira uma blitz educativa na praça Ipiranga com a participação da escolinha de trânsito da Setrans de Maringá, marcando o início da Semana Nacional de Trânsito. A abertura acontece às 19 horas no Centro Cultural Irmã Antona (Casa da Cultura). No dia 17, às 8 horas palestra com os Guarda Municipais Peixoto e Ferreira para as crianças do ensino fundamental na Casa da Cultura. Às 14 horas, blitz educativa na Avenida Londrina, próximo ao Colégio Olavo Bilac.Continue lendo ›

Prefeito agradece, mas recusa obra

De Paula
Não é comum, mas o prefeito de Sarandi, Carlos Alberto de Paula (PDT), recusou uma obra oferecida pelo governo estadual. A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania ofereceu a construção de uma penitenciária na segunda maior cidade da micro-região de Maringá; como contrapartida, o município deveria oferecer um terreno de 6 mil metros quadrados em local com rede de água e esgoto. De Paula agradeceu, mas recusou a oferta.
A proposta da construção da penitenciária acontece num momento em que Sarandi reduz a taxa de criminalidade e Paiçandu, pioneira na região em sediar obra semelhante, vive uma situação de aumento do número de crimes.

Sarandi: recursos para sete UBS

Por meio de recursos do Ministério da Saúde liberados pelo deputado federal Edmar Arruda (PSC-PR), no valor de mais de R$ 4 milhões 670 mil, o município de Sarandi vai ter sete novas unidades básicas de saúde, que serão construídas nos bairros Parque Residencial Nova Aliança, Floresta, Jardim das Flores 3ª parte, Real, Floresta, Monte Rey, Social e Tropical. “Fico feliz em atender a demanda da população em uma área tão essencial que é a saúde. Que esses novos postos garantam atendimento digno e de qualidade. Sarandi merece”, declarou o deputado Edmar Arruda. O município já recebeu a primeira parcela para o início das obras.

João Cidadão explica saída do governo De Paula

joao cidadao
João Vagner Geraldo, o João Cidadão, postou em seu blog detalhes de sua saída da Prefeitura de Sarandi, onde ocupava cargo comissionado.  Ele explica porque deixou o governo Carlos Alberto de Paula Junior num artigo intitulado “Pedido de desculpas”, onde reafirma o apoio ao prefeito mas pede mais transparência e fiscalização. Leia aqui.

Colorado: Marcos Mello e Zanardi ficam inelegíveis por 8 anos

O juiz Osvaldo Taque, da 95ª Zona Eleitoral, de Colorado, micro-região de Maringá, condenou o ex-prefeito Marcos José Consalter de Mello (PR), o ex-candidato a prefeito Valdomiro Zanardi (PSC) e seu candidato a vice, Elias Vicente de Souza (PR), ao pagamento de 1.000 Ufirs e à inelegibilidade por oito anos, a contar de 2012. A condenação foi conhecida no final da tarde de ontem e anunciada no TVA News (Rede Mercosul), noticioso de Colorado. Também foram condenados William Ricardo Cruz e Edvandro Francisqueto Herpis do Monte. Marcos Mello, que apoiou Zanardi, recebeu a pena pois, apesar de não participar da armação, foi beneficiado por ela. A armação foi um vídeo em que o candidato vencedor das eleições, Joaquim da Farmácia (PP), aparecia supostamente distribuindo cesta básica no distrito de Alto Alegre. O flagrante foi montado, concluiu o juiz eleitoral. Da sentença cabe recurso ao TRE-PR.

Deputado Edmar Arruda entrega motoniveladora em Tuneiras do Oeste

Edmar Arruda em Tuneiras
O deputado federal Edmar Arruda (PSC) esteve em Tuneiras do Oeste na última sexta-feira para a entrega de uma motoniveladora. O equipamento foi adquirido com recurso de emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil, destinada pelo deputado. A motoniveladora vai auxiliar na manutenção e recuperação das estradas rurais do município, facilitando o escoamento da safra e o acesso às propriedades rurais.

Samu Noroeste é adiado de novo

Do Umuarama Ilustrado:
Não será dessa vez que a saúde da população dos 85 municípios associados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será beneficiada pelos serviços da unidade do Noroeste. De acordo com a coordenação, a falta de compromisso de alguns prefeitos em iniciar o pagamento é o empecilho para o começo dos atendimentos, marcado para o dia 16 deste mês. Segundo Almir de Almeida, coordenador geral do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná, cerca de 20 prefeituras, sendo seis da Amerios, não realizaram nenhum tipo de pagamento. Sem o dinheiro, a abertura do Samu, que estava programada para o próximo dia 16, foi adiada mais uma vez. Leia mais.