Cidades

Sarandi terá exposição de flores

Começa no próximo dia 13 a primeira Feira de Flores de Sarandi, que comercializará flores e plantas de Holambra. A Expo-flores vai até o dia 22 de dezembro com funcionamento das 10 às 22 horas na praça da Matriz. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Sarandi, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Equipamentos hospitalares

A Prefeitura de Sarandi vai investir R$ 462 mil na compra de equipamentos hospitalares para o Hospital de Especialidades e as unidades básicas de saúde. A licitação, na modalidade pregão presencial, acontecerá no próximo dia 10 às 9 horas.

Simples e funcional

Aquário de Toledo
Conheci Toledo no final de semana. Chamou a atenção a limpeza das vias públicas, canteiros centrais bem cuidados, ou seja, exatamente o oposto de Maringá de uns anos para cá. Lá tem o Aquário Municipal, coisa simples mas que funciona, atraindo muitos visitantes (tem até um peixe Oscar, como se vê na foto). No lago, igualmente bem cuidado, mais grama que concreto. Tudo indica que lá tem prefeito.

Mandaguaçu ganha Fórum Eleitoral

Forum
O deputado federal Edmar Arruda (PSC) participa amanhã da inauguração do Fórum Eleitoral de Mandaguaçu. O prédio foi construído através de emenda no valor de R$ 400 mil destinada pelo deputado. As novas instalações vão agilizar o atendimento aos eleitores de Mandaguaçu, Ourizona e São Jorge do Ivaí.

Carros da Emater estariam parados

A informação está no blog de Joaquim de Paula, de Paranavaí: o repórter Pedro Machado soube que o Governo do Estado determinou corte de despesas radicais na Emater em todos os 25 municípios da região da Amunpar, onde existem 25 escritórios e 50 veículos, que estão completamente parados. A medida teria por objetivo economia, pois técnicos do governo identificaram despesas altíssimas e muitas delas desnecessárias, onerando em demasia os cofres públicos. Leia mais.

Cai número de acidentes em Sarandi

O pico de acidentes este ano, em Sarandi, foi em fevereiro, quando foram atendidas 68 ocorrências na cidade, segundo a Polícia Militar. Em outubro, em comparação a janeiro, houve uma queda de cerca de 58%, sendo registradas 28 ocorrências. Outubro foi, também, o período em que ocorreu a redução mais acentuada, 42% a menos que setembro, quando foram registradas 49 ocorrências. O comando da 4ª Companhia credita tal redução à implantação das equipes de Rotam (Ronda Tático Motorizada) e Rocam (Rondas Ostensivas com apoio de motocicletas) no município, que possibilitou intensificar a fiscalização diária, através de abordagens e blitze de trânsito.

Kit escolar

Está marcada para as 9h do próximo dia 9 a realização da licitação da Prefeitura de Sarandi para a aquisição de kits escolares, compostos por uniformes, destinados aos alunos da rede municipal de ensino.

Monumento à uva em Marialva passa por reparos

Monumento à Uva
O monumento à uva, que fica na entrada de Marialva, no trevo da BR-376, obra do artista cearense Gilberto Gomes Moura, está passando por reforma. Ele representa um cacho de uva rubi ainda com algumas bagas verdes, apontando que a fruta está em processo de maturação. A rubi é uma das variedades que prevalecem nos parreirais do município, conhecido como a Capital da Uva Fina, de onde saem anualmente 45 mil toneladas da fruta. Com 17m8 de altura, 9 metros de largura e 12 metros de diâmetro, o monumento, que ganhou espaço no Livro dos Recordes, passa por reforma, o que inclui pequenos reparos em sua estrutura e pintura, preservando-se suas características originais. O trabalho deve estar concluído em breve.

Transeg fiscaliza mototaxistas de Sarandi

A Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança Pública de Sarandi realizou uma operação para fiscalizar as empresas de mototáxi, a pedido do Ministério Público. Duas empresas foram fechadas por não estarem com a documentação exigida, 6 motos foram apreendidas e foram feitas 32 autuações. Segundo o secretario Aparecido Antonio, existem muitos mototaxistas de Sarandi fazendo o transporte de passageiros para outras cidades sem estarem legalizados; apenas uma empresa tinha toda a documentação exigida para fazer este tipo de trabalho. Continue lendo ›

Reparos em escolas

De acordo com homologação divulgada hoje pela Secretaria de Estado da Educação, a RFF da Silva Construções vai realizar os serviços de reparos no Colégio Estadual Tomaz Edison de Andrade Vieira, na rua das tipuanas, no Conjunto Inocente Villanova Junior. A empresa venceu a licitação com proposta de R$ 110.699,99. Já a RS Tanabe Construções e Empreendimentos realizará as obras de reforma na Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, em Floresta (por R$ 115.496,58), no Colégio Estadual Parigot de Souza, em Mandaguaçu (por R$ 111.599,34) e no Colégio Estadual Parigot de Souza, também em Mandaguaçu, por R$ 111.599,34.

Batistão com Gleisi Hoffmann

Vargas_Gleisi e Prefeitos_Foto Ricardo Weg_12.11 (126)
O prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, o Batistão (PT), esteve na última terça-feira em Brasília participando das atividades da Confederação Nacional dos Municípios e se reuniu com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Ele falou sobre os investimentos para 2014, projetos em andamento, PAC 3 e o programa Minha Casa Minha Vida. “O encontro foi positivo, saímos de lá com uma expectativa muito boa, quanto a recursos para saúde, educação e obras em nossa cidade para o próximo ano”, comentou Romualdo. Foto Ricardo Weg.

Paiçandu encerra festividades

Rodeio em Paiçandu
Ontem à noite, durante o encerramento da 1ª Expo Paiçandu, o prefeito Tarcisio Marques dos Reis (PT) agradeceu o trabalho do deputado estadual Dr. Batista (PMN) em favor do município, em especial na área da saúde. Dr. Batista, único parlamentar presente na cerimônia de encerramento, realizada na Arena de Rodeio, viabilizou junto ao governo do estado R$ 200 mil para o Hospital Municipal São José e uma ambulância para a Secretaria de Saúde. No último dia da festa de aniversário da cidade houve apresentação da dupla sertaneja Pedro Paulo e Alex.Continue lendo ›

Reparos em Atalaia

A Queiroz Construções, de Umuarama, vai realizar os serviços de reparos no Colégio Estadual Humberto de Campos, em Atalaia, na jurisdição do Núcleo Regional de Educação de Maringá. A empresa venceu licitação com proposta de R$ 109.496,25.

Vereador insinua propina no governo mourãoense

Luiz Alfredo
O vereador Luiz Alfredo da Cunha Bernardo (PT do B), usou a palavra livre ontem na tribuna da Câmara de Campo Mourão, durante sessão ordinária, e fez um desabafo após não receber respostas de alguns requerimentos enviados ao Executivo. O vereador falou que confia na honestidade da prefeita Regina Dubay (PR), porém, sem citar nomes, disse acreditar que tem gente recebendo por fora. “A Regina está muito bem imbuída, mas ela está sendo assessorada com a mesma corja que deixou o Nelson Tureck [ex-prefeito de Campo Murão] inelegível, praticando os mesmos atos e permitindo os mesmos desmandos. E ela não merece isso”, falou. “Eu não vou ficar ouvindo o dia inteiro que tem nego acertando”, emendou.Continue lendo ›

TRE cassa mandato de Edgar Bueno

O TRE do Paraná, na sessão de ontem, deu parcial provimento a recurso eleitoral para cassar os mandatos do prefeito e vice-prefeito de Cascavel Edgar Bueno (PDT) e Maurício Querino Theodoro (PR) reconhecendo a ocorrência de fraude. Para o relator, Marcos Roberto Araújo dos Santos, “a fraude restou absolutamente evidenciada. Utilizando-se do seu direito de realizar propaganda eleitoral (ainda que negativa) os recorridos criaram verdadeira campanha difamatória e caluniosa, conforme reconhecido em duas oportunidades por esta Corte, abusando de seu direito ao explorar fatos distorcidos e verdadeiro factoide em desfavor de seu oponente. Houve, a meu sentir, elementos suficientes a demonstrar que os eleitores de Cascavel foram induzidos em erro quanto à pessoa do candidato Professor Lemos (PT), tendo sido levados a crer que o mesmo seria capaz de praticar um crime (falsidade ideológica) para concorrer ao cargo de prefeito do município. Continue lendo ›

Sismus realiza eleição dia 10

Foi marcada para 10 de dezembro a eleição no Sindicato dos Servidores Municipais de Sarandi e a Federação dos Sindicatos dos Servidores Municipais Cutistas do Paraná apoia a chapa de oposição “Servidores em Luta”. O Sismus vem sendo dirigido pelo mesmo grupo há aproximadamente 20 anos, e na visão dos servidores de modo geral “a forma de representação, que não existe hoje em dia desse sindicato, deixou há muito tempo de atender as demandas da categoria”. Para o candidato a presidente Nilson do Nascimento, a principal proposta de trabalho da chapa é a readequação do Plano de Carreiras do Quadro Geral e do Magistério, além da luta por EPI’s e melhores condições de trabalho para os servidores de modo geral. Leia mais.

Deputado Edmar Arruda entrega R$ 600 mil para Cruzeiro do Sul

IMG_2630
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul recebeu na última sexta-feira uma pá carregadeira e implementos para patrulha mecanizada, no valor de R$ 300 mil. A compra dos equipamentos foi possível por meio de recursos destinados pelo deputado federal Edmar Arruda (PSC), através de emendas. O prefeito Ademir Mulon e o vice-prefeito Cesar Sugigan também receberam das mãos do parlamentar o empenho de R$ 300 mil, valor que será usado para a construção de um barracão para geração de renda.Continue lendo ›

Águas: Refis vai até 20 de dezembro

Os moradores de Sarandi que estão com débitos em atraso nas faturas de água vencidas até dezembro de 2012 têm até o dia 20 de dezembro deste ano para aproveitar o Programa de Refinanciamento Fiscal, o Refis, que a Autarquia Águas de Sarandi está oferecendo. Mais de 6 mil famílias da cidade (equivalente a 22,6% do total de ligações) estão com as contas de água em atraso, um prejuízo aos cofres públicos de R$ 2,5 milhões. O Refis prevê isenção total de juros e de multas para quem pagar a vista ou em 3 vezes. A falta de pagamento implicará no corte no fornecimento.

Saúde de Marialva recebe veículo

Entraega de veículo em Marialv
O deputado estadual Dr. Batista (PMN) esteve na semana passada em Marialva fazendo a entrega de uma Kombi, 0 km, conseguida junto ao Governo do Estado, dentro do Programa Vigia/SUS. O veículo será utilizado pela equipe da Secretaria da Saúde de combate à dengue. O prefeito Edgar Silvestre (PSB) e o secretário de Saúde, Luiz Carlos Stefano, receberam as chaves.Continue lendo ›

Indicação pede Medicina em Campo Mourão

O deputado federal Luiz Nishimori (PR) apresentou nesta semana indicação dirigida à presidente Dilma Rousseff propondo a implantação do curso de Medicina em Campo Mourão. Segundo ele, isso irá beneficiar toda a população, mais de 250 mil habitantes daquela região, “proporcionando uma melhor qualidade de vida àqueles, ofertando-os assim melhorias na oferta dos serviços de saúde. O município já possui uma faculdade que dispõe de cursos na área de saúde, e há tempos tem pleiteado a implantação do curso de Medicina, havendo ainda a Santa Casa de Misericórdia, estrutura que facilita a criação de residência médica”.

Recursos do Ministério da Pesca atendem 38 municípios da região

Edmar Arruda no Ministério da Pesca
O deputado federal Edmar Arruda (PSC) se reuniu nesta quarta-feira com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivela, que garantiu que todas as solicitações serão atendidas. Serão 38 municípios contemplados, com destaque para Maria Helena, que receberá mais de R$ 1 milhão em equipamentos para projeto de aquicultura. Confira a lista de municípios contemplados: Andirá, Araruna, Ariranha do Ivaí, Barbosa Ferraz, Bela Vista do Paraíso, Bom Sucesso, Cambira, Campina da Lagoa, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Fênix, Godoy Moreira, Goioerê, Guaporema, Iguaraçu, Ivaiporã, Jaguapitã, Jardim Alegre, Jussara, Kaloré, Loanda, Lunardelli, Marialva, Maria Helena, Marilena, Marumbi, Mauá da Serra, Munhoz de Mello, Nossa Sra. das Graças, Paiçandu, Paranavaí, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Santa Inês, São João do Ivaí, Terra Boa, Terra Rica e Uniflor.

Kireeff garante recursos federais para a saúde de Londrina

Kireeff_ministeriosaude 05 11 13
O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), esteve hoje com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com a ministra-chefe da Casa-Civil, Gleisi Hoffmann (PT), e com o líder do PSD na Câmara, deputado Eduardo Sciarra (PR), para assinar parceria com o governo federal que possibilitará um conjunto de medidas para resolver a situação da saúde no município e região. “Demos um passo importantíssimo que se soma a outras ações já realizadas ao longo do ano. São recursos que irão promover a qualificação dos serviços da rede de urgência e emergência da macrorregião de Londrina. Com certeza, se traduzirá em melhor atendimento da nossa população”, disse Kireeff. Segundo o prefeito, além dos novos leitos, um dos aspectos mais importantes será o aumento da remuneração dos funcionários responsáveis pelos já instalados. “Poderemos ofertar saúde com qualidade real”, afirmou.Continue lendo ›

Dr. Osvaldo será cidadão mandaguariense

osvaldo
A Câmara de Mandaguari aprovou ontem, em terceira votação, o projeto de lei de autoria do vereador Pedro Ricieri (PMDB) que concede o título de cidadania mandaguariense ao médico Osvaldo Alves. Segundo o autor do projeto, o título é uma forma de demonstrar o reconhecimento da sociedade local pelo grande trabalho idealizado pelo médico. “É uma pessoa que escolheu Mandaguari para viver, foi perseguido, torturado e sofreu todos os tipos de humilhação no período da ditadura e que abriu mão de tudo para dedicar-se aos mais necessitados. Continue lendo ›

TCE aplica nove multas em José Borba

borbaIrregularidade das contas, devolução e nove multas. Este é o resultado da análise da prestação de contas de convênio apresentada pelo ex-prefeito de Jandaia do Sul, o ex-deputado federal José Rodrigues Borba (PP). A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Paraná desaprovou as contas de repasses recebidos da Secretaria de Estado da Educação, no valor de R$ 133.000,00, no exercício de 2011. O valor era destinado ao transporte escolar para os alunos da rede pública estadual de ensino.
A Diretoria de Contas Municipais do TCE indicou a existência das seguintes impropriedades: falta das cópias dos editais e respectivas publicações das atas de julgamento e dos termos de homologação dos processos licitatórios utilizados na execução do convênio; ausência dos extratos bancários da conta investimento/aplicação e ausência dos relatórios de faltas bimestrais, emitidos pelos diretores da rede pública de ensino estadual, documento que fundamenta a emissão do Termo de Cumprimento dos Objetivos.Continue lendo ›

Emenda garante R$ 2 milhões para o Hospital São José

quinteiro
O deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB) apresentou assinou emenda coletiva ao Orçamento de 2014 que prevê destinação de R$ 2 milhões para a manutenção do Hospital Municipal São José, de Sarandi. Segundo o deputado esta emenda prevê um avanço nas tratativas para extensão do HU de Maringá em Paiçandu. Ele explica que o hospital é o único do município e enfrenta dificuldades em atender toda a demanda do local. “Este investimento irá adequar o São José para atender mais pessoas e os problemas da saúde pública do município poderão ser minimizados”, defendeu. Quinteiro afirma que com as melhorias no hospital e a concretização da extensão dos atendimentos do HU para a cidade, cerca de 36 mil pessoas da região serão beneficiadas.

Marialva implantará Cartão Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Marialvestá implanta ando o Cartão Saúde (nome provisório) personalizado dos usuários do sistema público de saúde. Os agentes comunitários de saúde estão percorrendo o município, realizando o cadastramento e recadastramento dos dados de toda a população.
“O projeto do Cartão Saúde é uma iniciativa do prefeito Edgar Silvestre – Deca. Pedimos que acolham nossos funcionários com atenção e forneçam as informações solicitadas, como o número do RG e CPF dos integrantes da família, dentre outros dados importantes. Dessa maneira, teremos informações atualizadas a fim de proporcionar uma saúde cada vez melhor para a nossa gente”, disse o secretário de Saúde, Luiz Carlos Stéfano, o Luizinho.

Cemitério de Sarandi abre amanhã às 7h

O Cemitério de Sarandi, que foi ampliado recentemente (a parte nova está sendo asfaltada e ajardinada), funcionará amanhã, Dia de Finados, em horário especial. Será das 7 às 18 horas, e uma equipe dos agentes da dengue vai estar durante todo o dia orientando os visitantes do que pode ou não entrar no cemitério.

Reparos nos prédios penais

O governo do estado realizará licitação para contratar empreiteira para realizar reparos nos prédios administrativos e das unidades penais da regional de Maringá da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadani. A autorização foi dada esta semana pelo governador Beto Richa, com valor máximo de R$ 337.668,26.

Viaturas estão paradas nas oficinas

oficina
Dezenas de veículos oficiais estão parados em oficinas do Paraná, que por sua vez estão com problemas para receber os consertos. Há relatos de atraso de três meses. O programa Bom Dia Paraná (RPC TV) exibiu reportagem mostrando a situação em doze cidades paranaenses. As viaturas policiais, que deveriam estar rodando para garantir a segurança pública, são maioria nas oficinas que atendem o estado. Aqui.

Bichos invadem a UEM

escorpião
Da Tribuna de Cianorte:
O campus da UEM em Cianorte conta com os cursos de Contábeis, Pedagogia, Moda e Design. Não há cursos de veterinária ou zootecnia, mas a bicharada anda solta por lá. Aranha, barata d’água, lagarto e escorpiões. Some-se a eles nuvens de mosquitos. Gabriela Antoniassi está no terceiro ano de Moda e quando sua turma vai para a Oficina de Moda é um sufoco só. Sem ar-condicionado ou telas nas janelas, os acadêmicos disputam espaço com os insetos e outras espécies que saem da mata do Cinturão Verde, atraídos pelas luzes. Leia mais.

Umuarama ganhará shopping center

shopping
A notícia foi dada por Ítalo Fábio Casciola no Ilustrado de hoje: em breve será lançado o primeiro shopping center de Umuarama, que terá 27 mil metros quadrados, que terá as obras iniciadas no primeiro semestre de 2014 e inauguração prevista para o segundo semestre de 2016. O empreendimento, do Grupo Paysage, de Curitiba, representa investimento de R$ 60 milhões. Leia mais.

Prefeitura faz campanha contra trabalho infantil

A Secretaria de Assistência Social de Sarandi e o Ministério Publico estão fazendo uma campanha contra o trabalho infantil. A campanha faz parte das medidas do Termo de Ajustamento de Conduta, (TAC) que foi assinado pela administração, para proteger e encaminhar as crianças que estão em situação de risco. No Brasil, milhões de crianças abandonam as escolas para trabalhar nas ruas. Muitas vezes obrigadas pelas próprias famílias ou por exploradores. Em Sarandi, o compromisso do município é proteger as crianças contra o trabalho infantil. A Secretaria de Ação Social, em união com o Ministério Público do Trabalho, faz um apelo: Não compre produtos ou serviços oferecidos por crianças. Trabalho não combina com infância.

Quinteiro quer incluir municípios na RMM

Wilson QuinteiroO deputado Wilson Quinteiro (PSB) propôs a inclusão de mais quatro municípios na Região Metropolitana de Maringá: Engenheiro Beltrão, Fênix, Barbosa Ferraz e Quinta do Sol. “Estes municípios estão geograficamente e historicamente ligados à Maringá, porém a população desses locais ainda não gozam dos benefícios legais de estarem integrados à região de Maringá. Esta lei beneficiará não somente os munícipes, bem como toda a população regional, aumentando as relações sociais e de serviço, gerando um maior crescimento econômico”, defendeu Quinteiro. A emenda será apreciada na Comissão de Constituição e Justiça da casa e depois será submetida novamente ao plenário para votação pelos deputados.

Projeto Eu Cuido tira crianças das ruas

Sarandi
Criado para tirar crianças e adolescentes das ruas, o Projeto Eu Cuido, da Secretaria Municipal da Juventude Cultura, Esportes e Lazer de Sarandi, tem superado as expectativas dos idealizadores. A ideia é manter as crianças o maior tempo possível em atividade, na escola em um período e no outro um contraturno. Segundo Maria Cristina Macedo, coordenadora das oficinas pedagógicas, hoje estão inscritas cerca de 800 crianças de 5 a 16 anos e já há uma lista de espera para algumas modalidades. Continue lendo ›

Emenda prevê recursos para Sarandi

O deputado Wilson Quinteiro (PSB) apresentou hoje na Assembleia Legislativa, uma emenda coletiva ao Orçamento de 2014 que prevê a destinação de R$ 2 milhões para a construção do prédio da 4ª Companhia Militar do Paraná em Sarandi. O deputado, que ajudou a Companhia a ser criada no passado, disse
que a prefeitura já doou o terreno para a construção desta obra, e agora, se
sua emenda for aprovada, e a destinação deste montante do orçamento do
Estado se concretize, será possível a edificação do prédio. “Sarandi
precisa de mais segurança, e com este novo recurso a polícia poderá fazer
melhor seu trabalho, será um benefício para a população”, disse. A Lei Orçamentária Anual estima as receitas que o governo deverá arrecadar
durante o ano e fixa os gastos a serem realizados com tais recursos. Hoje era prazo final para apresentação das emendas em plenário.

MP denuncia ex-prefeito de Tuneiras

A Promotoria de Justiça de Cruzeiro do Oeste ajuizou ação civil pública, por improbidade administrativa e com pedido de ressarcimento ao erário, contra Walter Luiz Ligero, o Walter Tanamanda (PMDB), ex-prefeito de Tuneiras do Oeste, o ex-tesoureiro do município e uma empresa de consultoria. A promotoraWilza Machado Silva Lacerda aponta irregularidade na licitação e na prestação de serviço de auditoria em contas da gestão do ex-prefeito. Investigação do Ministério Público na comarca indica que em 2005 teriam sido realizados pagamentos por serviços não prestados. Confira a denúncia.

Sarandi comemora recursos para o saneamento básico

Coletiva em Sarandi
Os deputados federal Edmar Arruda (PSC) e estadual Enio Verri (PT) anunciaram oficialmente hoje investimentos de R$ 27 milhões do governo federal em Sarandi. Os recursos serão aplicados em saneamento básico; o município passará de 6% para 85% de cobertura, o que elevará a qualidade de vida do sarandiense. O prefeito Carlos Alberto de Paula (PDT), durante concorrida coletiva, agradeceu o trabalho dos dois parlamentares, sem o qual seria impossível conseguir a verba, a maior obtida pelo município em toda a sua história.

Marialva prepara eleição direta nas escolas

marialva
A secretária de Educação de Marialva, Maria Inez Benites Bria, juntamente com as assessoras pedagógicas da secretaria, participou de reunião com todos os candidatos à eleição para direção das escolas e centros municipais de educação infantil. No encontro foi discutido o regulamento para o pleito eleitoral, marcado para o próximo dia 23, bem como tiradas dúvidas com relação ao período de campanha. A eleição acontecerá das 6h30 às 18h30, e votarão pais e funcionários. Os eleitores assumirão em janeiro de 2014 ara um mandato de dois anos. Em cinco das onze escolas e CMEIs há candidatura única e em duas não há nenhum candidato. Neste caso, o prefeito municipal nomeará o diretor. Já em Maringá, onde o processo democrático foi interrompido na gestão Silvio Barros II, na próxima quarta-feira será realizada audiência pública para discutir a proposta que pede a volta imediata de eleições na rede municipal de ensino.