Cidades

Ex-vereadores terão que devolver dinheiro

tce
O Tribunal de Contas do Paraná julgou irregulares as contas de 2012 da Câmara Municipal de Apucarana e determinou a devolução de R$ 82.656,45, corrigidos. Esse valor é a soma do que o Legislativo pagou, acima dos limites legais, a 11 vereadores naquele ano. Os responsáveis pela devolução são os dois vereadores que ocuparam a presidência da casa no exercício: Alcides Ramos Júnior (de 1º de janeiro a 30 de novembro) e Valdir Ferreira Frias (de 1º a 31 de dezembro). Leia mais.

Funcionalismo de Sarandi negocia reajuste salarial

O prefeito de Sarandi, Carlos Alberto de Paula Junior (PDT), está reunido neste momento com o presidente da câmara municipal, Rafael do Povão (PP), e representantes do sindicato dos servidores públicos municipais. Os vereadores foram convocados para sessão extraordinária para analisar seis projetos, entre eles o que trata do reajuste de 5,56% nos vencimentos do funcionalismo e agentes públicos (secretários, prefeito, vice e vereadores) da cidade. O índice corresponde à reposição do INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor -, mas os servidores querem ganho real acima da inflação. A sessão, convocada para começar às 14h, foi paralisada para que aconteça o entendimento entre Executivo, Legislativo e Sismus.

De novidade, só o banco improvisado

cristo corumbataí
O Jornal do Interior, do Paulo Araújo, recorda em postagem no Facebook (desde novembro o JI atualiza na fanpage) que no início de 2013 a RIC TV Record esteve em Corumbataí do Sul e produziu uma reportagem sobre o Cristo Redentor, lembram?  “Nós retornamos ao Cristo Redentor um ano depois. Essa imagem é dos primeiros dias de 2014. Agora respondam rápido: em um ano, o que mudou no que deveria ser o principal ponto turístico da cidade? A obra já consumiu R$ 50 mil dos cofres municipais e a previsão é que, para ficar decente de ser visitada, mais dinheiro precisa ser investido. Outro problema será a regularização de áreas próximas ao monumento. Ou seja, começou sem planejamento e está emperrado até hoje. De novidade no local, apenas esse banco de madeira improvisado.”

Furto em poços prejudica abastecimento de água em Sarandi

Águas de Sarandi
O furto em poços de abastecimento de água em Sarandi tem sido um tormento para a população, a mais prejudicada com o crime, que nos últimos dias aumentou consideravelmente. Houve problemas de abastecimento no sábado e no domingo, inclusive no mega-reservatório de quatro milhões de litros. Em doze dias, nove postos foram alvo de ladrões (em Sarandi o serviço municipal de água possui 53 poços).O furto parace ser feito por profissionais, e há cheiro de coisa intencional, somente para prejudicar o abastecimento à população, pois há registro de furto de apenas meio metro de fiação. Pedro Biriba, diretor da autarquia Águas de Sarandi, trocou o dia pela noite, empenhado em descobrir os autores dos furtos, que a população pode denunciar, de forma anônima, pelo telefone 9142-4142.

Sarandi menos violenta

De Hilário Gomes:
Sarandi em 2012 teve 55 homicídios e 74 pessoas foram feridas a tiros, facadas e outros tipos atentados. Já em 2013 este número reduziu para 26 homicídios e 34 feridos, um índice expressivo e importante para esta cidade. Já Maringá, em 2012 teve 64 mortos e 97 feridos e em 2013 aumentou o seu indice de criminalidade. Teve 66 homicídios e 113 feridos. Estão de parabéns as polícias Civil, Militar e Guarda Municipal criada pelo Carlos de Paula.

“Sou inocente”, diz acusado de mandar matar prefeita

O contador e biólogo acusado de ser o mandante do suposto atentado contra a prefeita de Califórnia Ana Lúcia Mazeto concedeu entrevista exclusiva ao repórter Márcio Gomes (RTV Canal 38 e Rádio Cultura 1460 AM) revelando detalhes sobre o caso em que é réu e tenta provar sua inocência. Ele reafirmou não ter envolvimento com o crime e denunciou que durante o tempo em que esteve preso recebeu proposta financeira para assumir o atentado ou incriminar o ex-prefeito de Califórnia Amauri Barrichelo. Beto disse que passou por maus momentos na cadeia, onde passou seis meses reclus,o e teme ser preso novamente. Leia mais.

A rodoviária que morreu

A estação rodoviária de Sarandi morreu, informa Hilário Gomes. “Os usuários de ônibus interestaduais e os motoristas de taxi estão irritados e desconsolados. A rodoviária de Sarandi não serve mais para nada. O movimento zerou, porque as empresas de ônibus não vendem mais passagem e não param na rodoviária para carregar ou descarregar passageiros. Quem quiser comprar uma passagem tem que ir a Maringá, quem viaja e é de Sarandi tem que pagar caro um táxi de Maringá para Sarandi. Na rodoviária só ficou o antigo cabeleireiro Natalino ,que vai vivendo de sua clientela formada no decorrer dos seus mais de 25 anos de trabalho. Quando um ônibus para para descer um passageiro para praticamente na pista,colocando em risco idosos, senhoras e crianças”.

Prefeitura processa mulher por denúncia no Facebook

A prefeitura vai processar a mulher que fez uma denúncia contra o Zoológico de Curitiba. A informação é da BandNews Curitiba. A comissária de bordo Daniele Barbieri compartilhou no Facebook um texto dizendo que funcionários do zoológico teriam feito uma “vaquinha” para comprar 180 kg de carne para alimentar o leão. A postagem do último dia 3 teve mais de nove mil compartilhamentos e causou transtornos à prefeitura. Algumas pessoas fizeram pedidos de informação, outras partiram para o ataque com ofensas dirigidas à página da prefeitura e ao prefeito Gustavo Fruet. Barbieri diz que a informação partiu de um funcionário do zoológico. Leia mais.

Protesto em Londrina

Está marcada para hoje às 18h, defronte o Teatro Ouro Verde, no calçadão da avenida Paraná, em Londrina, uma manifestação contra o aumento da tarifa do transporte coletivo daquela cidade, que passou de R$ 2,30 para R$ 2,65 no primeiro dia do ano. “Se a tarifa não baixar, Londrina vai parar” é uma das palavras de ordem do grupo que organiza o evento, que deve se transformar em passeata. No Facebook, o protesto tinha pouco mais de 1,1 mil participações confirmadas nesta manhã.

FGs são exonerados. Em Paranavaí

O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti (PMDB), exonerou 95 pessoas que ocupavam cargos em função gratificada na administração do município. Eles continuam trabalhando, pois são servidores de carreira e apenas recebiam adicionais. Alguns poderão voltar nas funções ora destituídas, mas, após a remodelação pretendida a ser realizada pelo Executivo. O secretário de Governo, Nivaldo Mazzin, confirmou que muitos estão em situação provisória, podendo retornar ao cargo. Mas, segundo ele, será preciso um estudo da situação, já que muitos servidores ocupam as funções há vários anos. Leia mais.

Lá, protesto; aqui, mansidão

Em Umuarama, revela a manchete do Ilustrado de hoje, os comerciantes ameaçam fechar as portas em protesto pelo aumento no valor da Zona Azul, o estacionamento rotativo pago de lá. As entidades que representam os comerciantes estão revoltadas e anunciam o protesto. Bem diferente, povo e sindicatos, dos de Maringá, onde a administração Pupin, em junho do ano passado, aumentou o EstaR em doloridos 87,5% sem que houvesse reação pública da turma que, no final da história, nada na mesma piscina dos poderosos.

Empresa para realizar concurso

A Prefeitura de Maringá vai contratar empresa para a realização de concurso público para cargos efetivos do quadro de funcionários daquele município. A tomada de preços para contratar a empresa está marcada para 12 de fevereiro, às 9h. Não há informações sobre a quantidade nem discriminação dos cargos a serem preenchidos via concurso.

Tarifa em Londrina passa para R$ 2,65

A partir de amanhã a tarifa do transporte coletivo em Londrina passa de R$ 2,30 para R$ 2,65. As empresas pediam reajuste para R$ 3,14. A decisão foi anunciada no final da tarde de ontem. O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina reclamou do reajuste menor e informou que com o novo valor não será possível fazer investimentos no sistema. O sindicato defende o uso da planilha Geipot, em vigor naquele município desde 2009, e que permitia o cálculo da tarifa levando-se em conta a média de cotação dos itens e coeficientes de consumo.

Paiçandu inaugura aterro sanitário

Aterro Sanitário1
(Atualizado) Será inaugurado na próxima quinta-feira às 9h o Aterro Sanitário de Paiçandu, localizado na estrada Colombo, a conhecida Estrada Chica Chica, área rural do município. Hoje o lixo é levado para aterro particular em Sarandi, trabalho que acontece há dois anos e custa R$ 1,5 milhão por ano. A obra custou R$ 392.745,09 e a previsão de vida útil do aterro é de 30 anos.

Fim do Bar do Carioca repercute

Bar Carioca
O tradicional Bar Carioca, de Umuarama, que existia desde o fim da década de 50, fechou para dar lugar a uma farmácia. A notícia, dada por Ítalo na véspera do Natal, ainda repercute nas redes sociais. Em 2012 o bar foi repaginado. “No passado, o balcão do Carioca vivia lotado por gente de todos os segmentos da antiga Umuarama, principalmente os “picaretas”, como eram chamados os corretores. Os políticos também eram figuras presentes. Por se tratar de um local de encontros, o bar era conhecido como a Boca Maldita de Umuarama, de lá várias notícias corriam para os bairros”, conta.

Apucarana já produz avião

http://youtu.be/CmjwZeAm2_A
O primeiro avião fabricado em Apucarana ficou pronto nesta semana, informa a Tribuna OnLine. A ABS Indústria de Aeronaves, instalada no Aeroporto Municipal Capitão João Busse, terminou a montagem da primeira aeronave, que já foi comercializada. O avião, com custo estimado em R$ 250 mil, deve render aos cofres do município cerca de R$ 25 mil. Leia mais.

Jardim Botânico é aberto ao público

jardimbotanico
O Jardim Botânico de Londrina foi aberto ao público na manhã de hoje. A população poderá visitar o espaço de 110 hectares de quarta-feira a domingo, das 9h às 19h. As segundas e terças-feiras serão destinadas à finalização das obras, informa o Jornal de Londrina. O local estava com obras enroladas desde 2008. Enquanto isso, o Jardim Botânico de Maringá desapareceu, e em 2008 divulgaram solenemente que o local viraria um Parque do Trópico de Capricórnio; buscou-se recurso federal e depois anunciou-se que ele seria construído com dinheiro do Shopping Catuaí. Virou uma lenda urbana, como o Horto Florestal e o Parque do Ingá, na administração do especialista em turismo e sustentabilidade (risos – ou choro). Carllos Bozelli/Jornal de Londrina

Apae de Marialva recebe ônibus

Onibus Marialva
O prefeito de Marialva, Edgar Silvestre (PSB) e a primeira dama Maria Angela Silvestre (Mari), acompanhados de todos os secretários municipais, receberam do deputado estadual Dr. Batista (PMN), no final de semana, as chaves de um ônibus conseguido junto ao governo do estado e destinado à Apae daquele município. Dr. Batista enalteceu na oportunidade o trabalho da diretoria da Apae, presidida por Neuza Pereira Paixão, e também do prefeito Deca, pela conquista recebida.Continue lendo ›

Conselheiro tutelar

Ilson José de Souza, que foi coordenador do Peti de Sarandi, foi eleito ontem conselheiro tutelar daquela cidade, em eleição realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sarandi para completar o número necessário de membros para o Conselho Tutelar. Um dos conselheiros deixou o cargo e todos suplentes renunciaram. Como suplentes foram eleitos Cláudio Roberto Lopes e José Diniz Lima Pereira. O mandato vai até junho de 2015.

TJ nega recurso contra Vladão

Os magistrados da Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, por unanimidade de votos, negaram recurso do Ministério Público contra Vladimir da Silva, o Vladão (PMDB), ex-prefeito de Paiçandu. Foi mantida sentença da 7ª Vara Cível da comarca, que considerou que ele não cometeu improbidade administrativa nem omissão no cumprimento de decisão judicial que determinou a instalação de aterro sanitário no vizinho município. O parecer do relator Wellington Emanuel C. de Moura ressaltou que não houve dolo. “Não há qualquer indicativo de negligência nem, menos ainda, de má-fé por parte do réu no trato da questão [destinação dos resíduos sólidos urbanos]. Não há, assim, como se falar em improbidade administrativa”.

Imposto vai aumentar em Barbosa Ferraz

Um projeto da Prefeitura de Barbosa Ferraz, no Vale do Ivaí, aumenta em 172,2% o valor de impostos no município. O documento, levado em regime de urgência à Câmara de Vereadores, eleva a Unidade Fiscal de Referência (Ufir) – fator de correção do valor dos impostos no Brasil -, de R$ 38,50 para R$ 105. A informação é da Tribuna do Interior. O caso está gerando polêmica na cidade, administrada por Gilson Cassol, do PT. Moradores estão apreensivos, já que a mudança refletirá diretamente sobre o reajuste do IPTU. O projeto já foi aprovado ontem em 1º turno de discussão por 6 votos a 2 e volta hoje 2ª a votação no plenário. Leia mais.

Tráfego na BR-323 será desviado

A Construtora Contersolo de Obras Ltda. vai interditar no próximo domingo o trecho da BR-323 em que está sendo construída a segunda passarela de pedestres, na área urbana de Paiçandu. O tráfego será desviado das 8h às 12h para a marginal Marechal Castelo Branco.

TSE mantém condenação de ex-prefeito

O Tribunal Superior Eleitoral manteve, na sessão da última terça-feira, multa de R$ 20 mil aplicada ao ex-prefeito de Cianorte, Edno Guimarães (PMDB), por fazer propaganda de sua administração no site da prefeitura em 2012. Por maioria de votos, os ministros consideraram que Edno Guimarães fez propaganda política ao noticiar no site que sua administração já havia pagado mais da metade da dívida de R$ 450 mil de aluguéis vencidos da antiga sede ocupada pelo Executivo local, que teria sido deixada por prefeitos anteriores. Os ministros entenderam que ele incorreu em conduta vedada a agente público ao manter a notícia no site em período proibido pela legislação para a realização de propaganda institucional, ou seja, dentro dos três meses que antecedem a eleição. Em julho do ano passado, citando o São Tomé News, o blog fez referência ao fato.

Dr. Batista entrega ônibus à Apae de Marialva

marialva
Atendendo à reivindicação feita pelo prefeito Edgar Silvestre, o Deca (PSB), o deputado estadual Dr. Batista (PMN) conseguiu junto ao governo do estado um ônibus escolar para a Apae de Marialva. A entrega do Ônibus, aconteceu ontem, em solenidade coletiva, frente ao Palácio Iguaçu em Curitiba, nas presenças do governador Beto Richa (PSDB) e do secretário de Educação Flávio Arns. Dr. Batista fez a entrega do ônibus a Neuza Pereira Paixão, presidente da Apae de Marialva.Continue lendo ›

Oposição ganha o Sismus

A chapa 2, “Servidores em luta”, venceu a eleição no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sarandi (Sismus). A diferença foi pequena, mas ainda não confirmada oficialmente – entre oito e doze votos. A chapa de oposição é encabeçada por Nilton do Nascimento.

Retirado projeto que mudaria nome de avenida

Os vereadores de Ivatuba, micro-região de Maringá, retiraram ontem à noite o projeto que mudaria o nome da avenida Jayme Canet Junior para avenida Vanderlei Santini, ex-prefeito falecido recentemente. A informação é do blog Ivatuba em Foco. A presidente Rosângela Mori (PSD) informou que o projeto, que vinha causando polêmica desde que foi anunciado, foi retirado provisoriamente, para melhores estudos. Desta vez, prometeu a presidente, os comerciantes serão consultados sobre a conveniência da mudança.

Dia de disputa em Sarandi

Hoje tem eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sarandi (Sismus). Duas chapas concorrem, e o clima é de disputa acirrada já há alguns dias. A chapa 1 (“Fazendo avançar sempre”) é encabeçada pela professora Márcia Gremes e a 2 (“Servidores em luta”) por Nilton do Nascimento.

Festa reuniu grande público

‘Leitão à Pururuca’ reuniu grande público
Mais de 1,2 mil pessoas prestigiaram a 10ª Festa do Leitão à Pururuca, prato típico de Engenheiro Beltrão, no último domingo. O prefeito Elias Lima (PSD), que incluiu o almoço na comemoração dos 59 anos da cidade, recebeu, entre outros, os deputados estaduais Evandro Junior (PSDB) e Wilson Quinteiro (PSB). Veja mais fotos aqui. Foto Walter Pereira/Tribuna do Interior.

Mudança de nome de avenida gera polêmica

canetEm Ivatuba, aguarda-se para hoje a apresentação de projeto que muda o nome da avenida Governador Jayme Canet Junior, como informou Fátima Ampessam no final de semana. A alegação é de que a legislação proíbe dar o nome de pessoas vivas a próprios públicos. O assunto é polêmico e nele envolveu-se hoje o senador Alvaro Dias (PSDB), que escreveu: “Lamento o despropósito. O nome de Canet [na foto, com dona Lourdes] honra qualquer cidade. E é bom dizer, não pediu homenagens. Não é chegado a holofotes. Se foi homenageado, o foi pelo reconhecimento dos que alimentam a virtude da gratidão. Só o fato de cogitarem a retirada de seu nome já ofende. Espero que desistam dessa estúpida iniciativa. Que não confirmem a conhecida afirmativa: “na política, o dia do beneficio é a véspera da ingratidão”. Certamente encontrarão o que mais fazer de produtivo, na querida cidade de Ivatuba”. Continue lendo ›

Enche a piscina com água da casa da vizinha

Do Portal de Cruzeiro do Oeste:
Na tarde ensolarada de ontem a Polícia iMlitar atendeu a uma ocorrência inusitada de furto d água no Parque Danieli. As informações repassadas a central de atendimento da PM informavam que, em uma residência, moradores enchiam a piscina com água furtada de uma vizinha. Quando a equipe policial chegou ao local o fato foi constatado. A piscina com capacidade para aproximadamente cinco mil litros estava sendo cheia com uma mangueira direto da casa ao lado. A moradora foi presa em flagrante por furto.

Duas pontes serão reconstruídas em Marialva

Antonieta Belinati
A prefeita em exercício de Marialva, Antonieta Bellinati Perez (PTB), comemorou na quarta-feira a garantia de que duas pontes serão reconstruídas naquela cidade, entre o distrito de Aquidaban e Itambé. As pontes, sobre os ribeirões Marialva e Marialva I, serão reconstruídas em concreto. Ela esteve com o sobrinho, deputado Antonio Carlos Salles Belinati (PP), filho do ex-prefeito londrinense Antonio Casemiro Belinati, em encontro com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, em Curitiba, quando foi formalizado o compromisso.

GM de Sarandi recebe as armas letais

armas
A Guarda Municipal de Sarandi recebeu hoje as armas letais que vão ser usadas pelos agentes: 24 pistolas calibre 380 e 10 escopetas calibre 12. A GM tem autorização da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro para a compra das armas letais. Os guardas municipais vão passar por um processo de treinamento com a Polícia Militar por quatro meses, e só depois terão o porte institucional de arma de fogo solicitado à Polícia Federal.

Ex-presidente de entidade é condenada a devolver recursos

A ex-presidente da Associação dos Fissurados de Londrina (Afilon), Veralúcia Turques Pacheco, foi condenada a devolver à Prefeitura de Londrina valores repassados e utilizados indevidamente. A decisão foi proferida com base em ação civil pública ajuizada em abril de 2011 pela 4ª Promotoria de Justiça de Londrina. A 1ª Vara de Fazenda Pública determinou a devolução do montante, devido à má utilização de verbas repassadas à entidade para subvenções sociais, através da Lei Municipal 471/98.
Em caso de não pagamento da quantia em até 15 dias, a promotora de justiça Sandra Koch requer a aplicação de multa de 10% sobre o valor e a penhora de bens. O município foi intimado como interessado a acompanhar o cumprimento da sentença. O montante atualizado, segundo apurou o setor de auditorias do Ministério Público, é de R$ 123.755,70.

Festa em Engenheiro Beltrão

leitão pururuca
O prefeito Elias Lima (PSD), de Engenheiro Beltrão, comemo0ra antecipadamente o sucesso da 10ª Festa do Leitão à Pururuca, que acontece no próximo domingo, com o tradicional almoço, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças. Restam poucos convites, à venda no paço municipal, nas secretarias, na Apae e no Rotary. São 1.200 convites com o preço de R$ 25,00, e quem comprar esses convites ganhará o prato personalizado da festa. Metade da renda arrecadada com o almoço será revertida à Apae do município, a outra metade ficará para cobrir as despesas do próprio almoço.

Novidades na Guarda Municipal. De Sarandi

A Prefeitura de Sarandi apresenta amanhã às 9 horas no gabinete do prefeito Carlos de Paula (PDT) as pistolas e escopetas que serão usadas pela Guarda Municipal. Também será anunciada a contratação de mais 12 guardas, a compra de uma caminhonete e a equiparação salarial dos guardas municipais com o piso nacional da categoria.

Doação de sangue em Mandaguari

O Rotary Club Mandaguari-Família e o Rotaract Club e a Secretaria Municipal de Saúde coletarão sangue amanhã, na praça Independência, das 8h30 às 16h. “Como a doação de sangue significa um gesto de amor, espera-se que possa contar com a colaboração de todos na divulgação desta coleta entre as pessoas com as quais se relaciona e têm possibilidade de realizar a doação, colaborar com a manutenção da vida de quem estará a dele precisar”, enfatiza o clube de serviço, presidido pela ex-prefeita Maria Inês Botelho.

Tirando o chapéu

Em seu blog, Hilário Gomes tira o chapéu para dois CCs de Sarandi: Elton Toy, secretário de Urbanismo (filiado ao PP), e “o esforçado Biriba da autarquia Águas de Sarandi, que quando existe o problema de ligação de água ou de vazamento , ele tem atendido com a máxima presteza, sem enrolação. Aliás, nas ligações de água, ele tem nos garantido que leva no máximo 10 dias, mas com uma ressalva: o local deve estar livre, porque muitas vezes está com entulho, tijolos, areia, pedra e outros materiais que impedem o acesso dos funcionários da autarquia”.