Cidades

Em breve, GM armada

arma
Reginaldo de Souza, servidor público de Sarandi, posa com uma das armas que em breve chegarão para a Guarda Municipal daquela cidade. Serão dez escopetas calibre 12 e 24 pistolas calibre 380. As armas ficarão armazenadas no 4º Batalhão da PM de Maringá até os agentes da GM estarem aptos para a utilização.

Evandro Jr. viabiliza recursos para Colorado

colorado
Em audiência na Secretaria de Estado da Saúde, ontem, o deputado estadual Evandro Junior (PSDB) acompanhou a equipe administrativa do Hospital e Maternidade Santa Clara, de Alto Alegre, distrito de Colorado, para levar junto ao secretário da Saúde, Michele Caputo, a reivindicação do aumento da disponibilização de 56 para 110 leitos, justamente para atender toda região, que se encontra reprimida. Além deste projeto, no valor de R$2,6 milhões, a equipe agradece o empenho do deputado Evandro Junior por viabilizar junto à Secretaria da Saúde o valor de R$296.054,00, destinado à aquisição de equipamentos para o laboratório e o centro cirúrgico, recursos estes que trouxeram uma melhora na estrutura e ampliação do hospital, afirma Zanardi. Colorado irá receber, fruto de uma indicação legislativa de autoria do parlamentar, uma ambulância para a melhoria da qualidade dos atendimentos aos usuários do SUS em conjunto com o Hospital e Maternidade Santa Clara.

Receita Federal cruza informações e ‘aperta’ empresas

Várias empresas do comércio de Londrina, que estão enquadradas no sistema tributário Simples, começaram a receber nos últimos dias uma informação indigesta da Receita Federal do Brasil. São as notificações do programa Alerta Simples Nacional. Hoje, mais de 3.404.735 contribuintes entregam declaração como optantes do Simples. O documento alerta sobre a existência de inconsistências entre os dados declarados ao Fisco e aqueles obtidos ou coletados pela Receita Federal do Brasil e/ou secretarias estaduais, municipais ou do Distrito Federal. Os casos mais comuns são os de empresas que em suas lojas recebem pagamentos dos clientes através do cartão de crédito, mas que não emitem notas fiscais da totalidade das vendas. Continue lendo ›

MP apura excesso de diárias

O promotor Alexandre Misael Souza, de Sarandi, instaurou no último dia 11 inquérito civil que leva o número MPPR-0138.13.000235-3. O inquérito apura notícias variadas, veiculadas pela imprensa regional e em páginas eletrônicas da internet, a respeito de excessos de gastos com diárias realizadas pelos vereadores da Câmara Municipal de Sarandi.

Investigações no Ministério Público

Além do inquérito civil instaurado pelo promotor Leonardo da Silva Vilhena, no último dia 11, para apurar a denúncia de superfaturamento na aquisição de doces, salgados, lanches e bebidas pela Prefeitura de Paiçandu, o Ministério Público investiga outras denúncias na área do patrimônio público. O promotor Pedro Ivo Andrade instaurou dois procedimentos prepatórios, no último dia 8: um para apurar a notícia de que servidores da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) estariam praticando diversos atos de improbidade; e outro dando conta que de que o servidor mpúblico municipal William Gentil (PMDB), ex-candidato a vereador, usufrui irregularmente de imóvel da Prefeitura Municipal (uma residência situada na Escola Municipal Fernão Dias, no Jardim São Domingos, distrito de Iguatemi), onde é o administrador nomeado pelo prefeito Carlos Roberto Pupin (PP).

Prática habitacional de Marialva entre as melhores do país

O Comitê de Avaliação Nacional da Caixa Econômica Federal, em Brasília, divulgou recentemente o resultado de 80 projetos finalistas da 8ª edição do Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local. Curitiba, Francisco Beltrão e Marialva aparecem como os únicos municípios paranaenses selecionados com projetos que resultaram em melhorias concretas na qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável de suas comunidades. Marialva concorreu ao prêmio através do projeto Yannis – Presente de Deus – fortalecimento rural através de trabalho interdisciplinar – Minha Casa, Minha Vida Rural. O trabalho, realizado pela Secretaria Municipal de Habitação, envolveu diversas famílias contempladas com moradia popular. A divulgação dos 20 projetos vencedores da edição 2013 do prêmio deve acontecer no dia 3 de dezembro, em Brasília.Continue lendo ›

Governador volta à região

(Atualizado) O governador Beto Richa (PSDB) estará na próxima quarta-feira em Maringá. O deputado estadual Dr. Batista (PMN), que trabalhou para viabilizar ambulâncias para Sarandi, acompanhará o governador. A agenda prevê a entrega de uma ambulância avançada (UTI) para o Hospital Metropolitano de Sarandi, uma Siate para o Corpo de Bombeiros e uma ambulância simples para a Secretaria Municipal de Saúde, em cerimônia marcada para as 15h; às 17h, no Hospital Universitário Regional Said Ferreira, em Maringá, o governador deverá entregar uma ambulância para Colorado e anunciar investimentos na área da saude.

IPTU, um tema atual

Esta semana o tema do IPTU está de volta à pauta, em Maringá e na região. Amanhã um grupo de trabalho entrega às 14h uma análise sobre o projeto do Executivo, que propõe aumento no imposto e taxas de serviços (a de limpeza pública, que funciona poucoa, aumentará entre 50 e 60%). Na Região Metropolitana de Maringá há municípios com valor defasado. Paiçandu é um deles. Lá, a última atualização é do século passado, o que implica em perda de receita, o que poderia explicar, por exemplo, a dificuldade financeira vivida pelo município (salgadinhos à parte, claro).

De prefeito novo

Jandaia do Sul
Aconteceu nesta tarde a posse do novo prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (PSC, foto abaixo) e Valdecir Albieri, o Cir (PDT). Eles substituem Dejair Valério, o Carneiro da Metafa (PTC), e o vice, Leandro de Souza Silva (PSB), que tiveram o mandato cassado pelo TRE do Paraná por abuso do poder político e prática de conduta vedada. O presidente da câmara municipal, José Aparecido Pereira, o Zé da Gruta (PSD), apareceu e comandou a cerimônia, que contou com a presença de vereadores. O novo prefeito começa a atuar de fato a partir desta segunda-feira. Foto Bruno Vacassani.Continue lendo ›

Vereador ‘desaparece’ e não dá posse a Ditão Pupio

jandaia
O presidente da Câmara de Jandaia do Sul, o empresário José Aparecido Pereira, o Zé da Gruta (PSD), teria sumido da cidade dapara não dar posse ao novo prefeito. Zé da Gruta, que estaria pescando no rio Paraná, é ligado ao atual prefeito, que por sua vez é ligado ao ex-deputado federal e ex-prefeito José Borba (PP). Na sexta-feira o juiz eleitoral mandou o Legislativo dar posse a Ditão Pupio (PSC) e Valdecir Albieri, o Cir (PDT), como prefeito e vice da cidade. O prefeito eleito, Dejair Valério, o Carneiro da Metafa (PTC), e o vice, Leandro de Souza Silva (PSB), tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral no mês passado, por abuso do poder político e prática de conduta vedada caracterizada (ganhos salariais aos servidores perto das eleições). A Justiça Eleitoral havia determinado que a posse acontecesse ontem às 9h, na câmara municipal, mas sem o presidente dar posse aos novos mandatários Jandaia do Sul vive uma situação inusitada. Foto Apucarana Notícias. Saiba mais.

Nova rodovia deve ligar Apucarana a Londrina

Lideranças políticas, empresariais e comunitárias do Norte do Paraná, entre as quais o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), se reuniram na sexta-feira na Associação Comercial e Industrial de Londrina, para defender a criação de uma nova porta de entrada para Londrina e municípios da região.”Ainda em fase de elaboração, o projeto prevê ligar Apucarana à PR-090, passando por Londrina, com a construção de uma ponte sobre o rio Tibagi. A importância dessa ligação é tão grande para o futuro da região que até já recebeu um nome sugestivo e compatível com a relevância: Rodovia do Desenvolvimento”, afirmou Beto Preto. Além de Beto Preto e o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), participaram da reunião empresários e prefeitos de Arapongas, Ibiporã, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, São Sebastião da Amoreira e Tamarana. As informação são do TNOnline.

Governador anuncia investimentos

beto
O deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB) acompanhou nesta sexta-feira o governador Beto Richa (PSDB), que esteve em Barbosa Ferraz, Godoy Moreira, Fênix e Quinta do Sol anunciando investimentos. Entre Barbosa Ferraz e Godoy Moreira, será realizada pavimentação com pedras irregulares de cinco quilômetros de estrada, atendendo antiga reivindicação da população dos dois municípios. Este investimento integra o programa Caminho das Pedras, que deverá recuperar mais de 1.200 quilômetros de estradas rurais até o fim de 2014. Em Fênix e Quinta do Sol, o anúncio é para melhorias nas estradas rurais e rodovias estaduais que passam pelos municípios. Continue lendo ›

Reunião discute proibição de pesca no Ivaí

reunião
Aconteceu hoje em Campo Mourão reunião de trabalho envolvendo pesquisadores da UEL, UEM, Fecilcam, UFPR (Palotina) e Unioeste (Toledo), representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Instituto Ambiental do Paranáe Força Verde, Ministério Público e comunidade afetada, para discussão sobre a política estadual de proibição de pesca nas bacias dos rios Ivaí e Piquiri. É o desdobramento de protocolo feito pela Patrulha Ambiental (formada por pescadores profissionais do Porto Ubá, Lidianópolis, impedidos, por portaria do IAP, de exercer as atividades tradicionais, organizados no coletivo) e suas relações institucionais na região do médio Ivaí. A Patrulha Ambiental vem desenvolvendo, desde novembro de 2012, destacadas atividades de conscientização ambiental da população ribeirinha e usuários do rio Ivaí, bem como atividades de limpeza do rio, afluentes e margens, inclusive em relação a agrotóxicos.

Dr. Camargo: condenação por improbidade

Integrantes da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná manteve a condenação do ex-prefeito de Doutor Camargo, Paulo Roberto Jardim Nocchi (PMDB), em ação civil pública por ação de improbidade administrativa, por ter, em 2001, contratado sem licitação uma advogada para atuar em causas envolvendo aquele município da micro-região de Maringá. Foi mantida a condenação do juízo da 2ª Vara Cível ao ex-prefeito – ressarcir o valor de R$ 1.150,00, referentes aos serviços prestados pela advogada no interesse particular de uma conhecida sua, suspensão dos direitos políticos por três anos e pagamento de multa civil arbitrada em uma vez o valor de seu último vencimento de prefeito, o que corresponde a R$ 4.125,00 – e reformada a sentença em relação à advogada Rosicler Adriana Lourenço de Almeida, que havia sido absolvida em primeira instância. Ela deverá ressarcir integralmente o dano no valor de R$ 1.150,00 e pagar multa civil no valor de R$ 5 mil. A decisão é do último dia 17 e foi publicada hoje.

Licitação em Paiçandu

Está marcada para o dia 20 de novembro a abertura dos envelopes da concorrência que a Câmara de Paiçandu abriu no último dia 14 para contratação de empreiteira para realizar a obra de conclusão do Legislativo, no Jardim Gerotto. O valor máximo é de R$ 460.777,78.
PS – O presidente Diego Matheus Sanches (PT) tem que puxar a orelha de quem escreveu o edital, que traz a palavra Paiçandu, citada quatro vezes, com um inexistente acento na letra “u”.

Salgadinhos: prefeito exonera duas funcionárias

Após repercussão negativa da polêmica de registro de preços por parte da Prefeitura de Paiçandu, onde o município pretendia adquirir R$ 412.791.74 em lanches, o prefeito Tarcisio Marques dos Reis (PT) resolveu exonerar uma diretora do Departamento de Compras e a secretária de Administração e Finanças, não só por esse motivo, mas, segundo informações, por outros problemas já existentes na secretaria, sendo a “gota d’agua” a polêmica dos salgadinhos. A informação é do site Manchete. O prefeito após receber algumas pessoas em seu gabinete que pediram o cancelamento da futura aquisição, somada a repercussão negativa divulgada pela imprensa regional, devido a distorções nos preços dos produtos, resolveu cancelar com as empresas Carol Comercial de Mandaguaçu e Caraçato & Caraçato de Paiçandu o prosseguimento da negociação. Uma CPI foi formada para investigar a denúncia feita esta semana na câmara municipal daquela cidade.

Sarandi: UPA tem novos números

A Unidade de Pronto Atendimento de Sarandi (UPA) está com novos números de telefone. A mudança foi feita porque a empresa que prestava atendimento para a Unidade não estava atendendo satisfatoriamente. Agora são quatro linhas: 3264-2541, 3264-3128, 3264-2544 e 3264-2823.
Qualquer dúvida, sugestão, reclamação pode ser feita à rua José Munhoz, 286, Jardim Castelo, região sul. Os números do celular do diretor da UPA são: 8456-6639 e 9887-0469.

Sarandi: TJ-PR homologa desistência no caso do Posto Juninho

A desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima, em despacho da última sexta-feira publicado no início da tarde desta segunda-feira, homologou a desistência da apelação solicitada há cerca de um mês pelos ex-vereadores Cleiton Damasceno do Carmo e Claudinei Aparecido Vitorino da Silva do processo conhecido como caso do Posto Juninho, de Sarandi (uma lei aprovada irregularmente para beneficiar o estabelecimento). Com a homologação, eles se reconhecem culpados por improbidade e terão que pagar multa, cerca de R$ 40 mil cada um. Além disso, complicam a situação de outros envolvidos no processo, como o presidente da câmara municipal, Rafael Pszybylski (PP), e o prefeito Carlos Alberto de Paula (PDT). O caso terá prosseguimento agora apenas quanto à apelação interposta pelo Ministério Público. A relatora entendeu que o caráter unitário do litisconsórcio não impediria o exercício da renúncia ao recurso. Por trás da estratégia da desistência está o ex-prefeito Cido Spada (PV), que acredita que novas eleições acontecerão em Sarandi nos próximos três meses. Leia a íntegra do despacho no blog de Hilário Gomes.

Vereadores de Paiçandu investigam nova denúncia contra prefeito

paicandu
A Câmara de Paiçandu instalou na sessão ordinária desta segunda-feira uma Comissão Parlamentar de Investigação, depois de aceitar mais uma denúncia contra a administração do prefeito Tarcísio Marques dos Reis (PT). A denúncia, feita por um munícipe, é de que teria havido fraude e superfaturamento em licitação que adquiriu salgadinhos e refrigerantes para a prefeitura, no valor de mais de R$ 400 mil. Foram sorteados para integrar a CPI os vereadores Carlos Cesar Martins (PDT), o Carlos da Creche, que será o presidente, Benito Moreno Betine (PSL) e Valdomiro Lunardelli (DEM), escolhido relator. A CPI terá cinco dias para iniciar os trabalhos. A licitação dos salgadinhos teve grande repercussão, como esta reportagem exibida pelo SBT.

Para MP, ex-prefeito queria monitorar sucessor

nilson2O Gaeco de Maringá ofereceu à justiça, na última quinta-feira, denúncia contra o ex-prefeito de Atalaia, Nilson Aparecido Martins (foto), que seria responsável pela instalação de equipamentos de vigilância no gabinete do prefeito, para monitorar seu sucessor, Fábio Vilhena (PT), eleito em 2012. Segundo a Promotoria, valendo-se de dispensa de licitação para a aquisição de peças e serviços de manutenção das câmeras de vigilância no Departamento de Obras, Serviços e Transportes e no Departamento de Saúde do município, o ex-prefeito aplicou verba pública em local diverso do previsto na dispensa licitatória. “O denunciado, com o fim de instalar algumas câmeras de segurança no seu gabinete e também na sala de reunião da procuradoria jurídica, aplicou verba pública em local diverso do previsto na dispensa licitatória, tudo com o fim, em tese, de fiscalizar o futuro prefeito que assumiria o cargo”, argumenta a Promotoria. O ex-prefeito foi denunciado como incurso nas sanções do artigo 1º, inciso III, do decreto-lei 201/67, que dispõe sobre os crimes de responsabilidade de prefeitos. A pena prevista é detenção por período variando entre 3 meses e 3 anos.

Licitações na região

A Secretaria de Estado da Educação realizará licitação para serviços de reparos no Colégio Estadual Tomaz Edison de Andrade Vieira, em Maringá, no próximo dia 21. O preço máximo a ser pago será de R$ 149.999,98. A licitação para o Colégio Estadual Parigot de Souza, em Mandaguaçu, acontecerá no dia 25.Estado do Paraná, e o preço máximo será de R$ 149.999,11. O certame do Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, de Floresta, será no próximo dia 21, com valor máximo de R$ 149.995,56. Outra licitação, marcada para o dia 25, é para reparos no Colégio Estadual Humberto de Campos, de Atalaia, tamb[em micro-região de Maringá, com valor máximo de R$ 149.994,86.

Ação pede inelegibilidade de prefeito interino

ciaO juiz eleitoral Osvaldo Taque, da 95ª Zona Eleitoral, de Colorado, micro-região de Maringá, notificou o prefeito interino de Santa Inês, vereador Marcel André Regovichi, o Cia (PSD), candidato a prefeito pela coligação “Santa Inês no caminho certo”, e seu candidato a vice, Victor Hugo Saraiva Carvalho Silva, da existência do pedido de ação de investigação judicial eleitoral, proposta na última terça-feira pela coligação “Amigos de Santa Inês” (PV/PSDB/PR/PTB/PSC/PP). Santa Inês, que tem 1.800 habitantes e 1.755 eleitores, terá eleições extemporâneas no próximo dia 3, depois que o mais votado em outubro de 2012, José Pedro Rodrigues da Silva (PTB), foi impugnado por decisão judicial (reprovação de contas).
Regovichi é acusado de praticar diversas condutas vedadas por lei, se beneficiando do cargo que ocupa interinamente, “em prejuízo de uma campanha eleitoral limpa, justa e igualitária”. Continue lendo ›

Em Sarandi, diárias barulhentas

rivaroli
Guilherme Rivaroli, apresentador do Balanço Geral da RICTV Maringá, continua a sacudir a audiência no horário do almoço. Ele foi à Câmara de Sarandi procurar os vereadores para falar da gastança em diárias, denunciada há alguns dias pelo Portal do Controle Social daquela cidade.  Teve gente que se escondeu no banheiro. A reportagem repercutiu muito. A RPC TV também exibiu matéria ontem.

TCE quer devolução de dinheiro gasto com merchandising

Inspeção do Tribunal de Contas do Estado do Paraná revela que a Prefeitura de Apucarana autorizou, mediante duas leis municipais de julho de 2011, o repasse de R$ 140 mil para o financiamento de despesas estranhas ao interesse público. A Associação Nacional das Indústrias de Bonés, Brindes e Similares (Anibb) aplicou R$ 100 mil na inserção publicitária do produto boné e similares na novela das sete horas da Rede Globo de Televisão, “Ti Ti Ti”, exibida entre dezembro de 2010 e setembro de 2011. O restante custeou a Expoboné 2010, entre os dias 24 e 27 de agosto do mesmo ano. O TCE cobra a devolução integral do valor. Leia mais.

Médicos responderão por fraude no cartão-ponto

Os promotores de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público em Londrina ajuizaram ontem ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra 14 médicos do Hospital Universitário, devido a fraudes nos cartões-ponto. O Ministério Público aponta que auditoria interna, realizada pela Universidade Estadual de Londrina, apurou a prática de fraudes nos registros de cartões-ponto dos médicos do HU, no período compreendido entre abril e maio de 2007. As ilicitudes foram constatadas pela comparação dos espelhos dos cartões eletrônicos com as imagens gravadas nas câmeras de segurança do hospital. Além disso, documentação demonstra que alguns dos médicos estabeleceram esquema ilícito para revezamento no registro do controle de frequência eletrônica. Segundo os promotores Renato de Lima Castro e Leila Schimiti Voltarelli, um dos médicos, de posse do crachá funcional de outro, realizaria o registro do horário de entrada e/ou saída do colega, sem que este prestasse o serviço público para o qual foi contratado e sequer tivesse que se deslocar até o HU para efetuar a fraude. Leia mais.

Vice-prefeito de Pontal do Paraná é preso

prisão
O vice-prefeito de Pontal do Paraná, Danilo Garbellotti (PPS), foi preso nesta terça-feira acusado de envolvimento com pedofilia. Ele foi levado para o destacamento da Polícia Militar, em Praia de Leste, e depois à delegacia de Ipanema, onde está sendo autuado pelo delegado Iberê Toniolo por porte ilegal de arma. Ele estava armado na hora da prisão, informa a Folha Pontal do Paraná. O processo tramitava em segredo de Justiça desde 2007 , quando ele teria abusado de uma menina de 13 anos. Outra situação que está sendo apurada também diz respeito a documentação falsa envolvendo áreas de terras no município.

Quinteiro acompanha entrega de UTIs móveis

quinteiro
O deputado Wilson Quinteiro acompanhou o governador Beto Richa nesta segunda-feira, na entrega de duas UTIs Móveis para o Siate de Maringá e uma para Sarandi. “Estes novos veículos garantirão mais agilidade e qualidade nos serviços de urgência, e quem sairá beneficiado mais uma vez é a população. Estou muito contente com os investimentos do governador pela saúde de Maringá, além dessas UTIs móveis, semana passada foi autorizado repasse de 10 milhões para ampliação de 100 leitos e melhorias no HU”, disse o deputado.Continue lendo ›

Utilidade pública

A sessão de hoje da Assembleia Legislativa do Paraná votará, em terceira discussão, o projeto de nº 353/13, do deputado Dr. Batista (PMN). Essa proposição declara de utilidade pública a Associação de Proteção aos Animais de Marialva – Amigo Fiel.

Falta de energia afeta abastecimento de água

(Atualizado) As fortes chuvas que atingiram a região na noite de ontem afetaram o fornecimento de energia elétrica em Paiçandu, interrompendo o funcionamento de cinco, dos seis poços artesianos da Sanepar responsáveis pelo abastecimento de água em toda a cidade. O fornecimento de água deverá ser retomado somente após o restabelecimento da energia. O retorno do abastecimento à população será gradativo, sendo que a normalização total do sistema deverá ocorrer somente no domingo. A Sanepar informou ainda que poderá interromper o abastecimento em Doutor Camargo, também devido à falta de energia elétrica. omente um dos dois poços responsáveis pelo fornecimento de água para a cidade está em funcionamento. Por este motivo a produção de água para a população está em apenas 30% da sua capacidade. O abastecimento começará a ser normalização assim que for retomado o fornecimento de energia elétrica.

Bolo de aniversário terá 32 metros

Sarandi comemora no próximo dia 14 32 anos de emancipação políticaum bolo de 32 será distribuído em dois pontos da cidade. O feriado será na segunda-feira (14), como ficou decidido em reunião realizada entre a prefeitura e a Associação Comercial de Sarandi. O bolo será servido no dia 12 de outubro, sábado, a partir das 9h30 na quadra coberta da praça Ipiranga, centro. À tarde a partir das 14 horas a festa será na quadra do Jardim Panorama. Além do tradicional bolo a administração está preparando para as crianças muitas brincadeiras, pipoca, algodão doce, cama elástica, apresentações artísticas.

Ação contra Deca e assessores é julgada improcedente

deca
O juiz Devanir Cestari, de Marialva, julgou improcedente ação civil pública de ato de improbidade administrativa ajuizada em 2001 pelo Ministério Público Estadual contra o prefeito Edgar Silvestre, o Deca (PSB), atual presidente da Amusep, seus assessores Eduardo do Nascimento Santos, Edgar Martins Zucoli, Bruno Grego dos Santos, Maria Angela Martins Molina Silvestre, Marco Aurélio Ruiz Dolce e Charme Flores e Decorações Ltda. O MPE alegava que um pregão presencial para decoração natalina na praça Santos Dumont, em 2009, no valor de R$ 39 mil, havia sido direcionado. De acordo com o juiz, em sentença do último dia 18 e publicada ontem, “há provas robustas e convincentes que o contrato foi executado e, em que pese não haver prova técnica, pode-se concluir, a olho nu, que se tratou de extensa, caprichosa e considerável decoração que, certamente, consumiu o valor do contrato (certamente por isso o MP não o questionou eficazmente)”.

Nildão filia-se ao SDD

zanchim
O vereador Eunildo Zanchim, de Sarandi, mais conhecido como Nildão, que era filiado ao PPS desde 1999, é um dos 200 vereadores do Paraná que desfiliaram de seus partidos para apoiar e filiar-se ao novo Partido Solidariedade. O SDD conta com cerca de 10 prefeitos paranaenses e também 50 deputados federais. Em Maringá, Ulisses Maia, presidente da Câmara, deixou o PP para ser a principal figura do Solidariedade.

Dilma não passará em Maringá

A presidente Dilma Rousseff (PT) estará em Campo Mourão na próxima sexta-feira, para participar de alguns eventos, entre eles a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação de duas rodovias federais. Havia expectativa de que ela passasse por Maringá, a caminho de Campo Mourão, mas ela irá direto até aquele município.

Mandaguari: nota de esclarecimento

A Câmara de Mandaguari divulgou nota de esclarecimento a respeito de postagem feita no bloog de ALysson Nathan, reproduzida nesta manhã. Diz a nota: “Em relação aos fatos citados no blog do servidor público Alysson Nathan, cujo conteúdo foi reproduzido em outros blogs e sites de notícias, o presidente da Câmara de Mandaguari, Jocelino Tavares, esclarece que, ao contrário do que foi publicado, seu comentário sobre o respeito ao decoro parlamentar não foi dirigido a nenhum vereador em específico. Continue lendo ›

Tempo quente na Câmara de Mandaguari

O clima esquentou após o fim da sessão de ontem da Câmara de Mandaguari, conta Alysson Nathan. Durante as explicações pessoais, o vereador Pedro Ricieri (PMDB) “reclamou” de vereadores que estariam zombando de um requerimento seu. Seu alvo seriam os vereadores Vilma Pavani (PP) e Aroldo das Antenas (PDT), que teriam zombado do seu requerimento que solicitava a contratação de um gerente administrativo para o PAM. No final da sessão o presidente da Câmara, Jocelino Tavares (PT) informou, em clara menção aos vereadores Vilma Pavani e Aroldo que possíveis manifestações durante as explicações pessoais dos vereadores poderiam ser interpretadas como “quebra de decoro parlamentar”. Após a sessão ainda no plenário,  Aroldo e Pedro Ricieri começaram uma discussão, com direito a “dedo na cara” de ambos. Leia mais.

Parlamento Metropolitano discute saúde

A pauta da reunião do Parlamento Metropolitano, marcada para amanhã, será saúde pública. A reunião será na Câmara de Mandaguaçu e terá a presença do padre Luiz Knupp, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Maringá. Padre Knupp iniciou um movimento regional que reivindica melhorias imediatas na saúde pública das cidades da região metropolitana de Maringá.

Prefeito de Marilena é afastado do cargo

O prefeito de Marilena, Brasílio Bovis (PSD), acusado de participar de um esquema de corrupção, foi afastado do cargo, a pedido do Ministério Público Federal em Paranavaí. O afastamento foi determinado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que deu provimento ao agravo de instrumento interposto pelo MPF em função de ação de improbidade administrativa. De acordo com o juiz federal Roger Raupp Rios, que assina a sentença, o MPF tem razão em em pedir o afastamento do prefeito, uma vez que “é evidente que a permanência de Brasílio Bovis na chefia do Poder Executivo Municipal causa constrangimento e coage as testemunhas, tendo o prefeito todos os instrumentos para ‘convencer’ as testemunhas a mudarem suas versões em juízo.”  Leia mais.

Olha a banana!

bananeiras
Do blog de Paulo Ramires:
Cansado de esperar que a Prefeitura de Mandaguaçu desse jeito aos inúmeros buracos que tomam conta das ruas do distrito de Pulinópolis, em Mandaguaçu, um morador apelou para uma forma divertida e irônica de protestar: plantou um pé de banana em um dos buracos existentes.