Cidades
Desrespeito à natureza

A foto acima foi tirada por leitor na última sexta feira passada, próximo à mata do Cinturão Verde, em Cianorte. Ele percebeu que as máquinas já ameaçavam alguns frondosos coqueiros, lindos, sem nenhum perigo de cair ou quebrar com os ventos. Nesta quarta-feira, ao fazer o mesmo trajeto, ele percebeu que os dois coqueiros ja não embelezavam a mata; deles só restavam os troncos partidos, “arrancados pela mão desumana do homem que vive ávido pela ganância do dinheiro.”

Vereadores encampam causa oncológica em Paranavaí
Joaquim de Paula, de Paranavaí, informa em seu blog que na sessão de ontem à noite, os vereadores aprovaram por unanimidade os requerimentos dos vereadores Roberto (Pó Royal) Cauneto Picoreli, Utrila Garcia e Odair Xavier, que propõem a discussão de parcerias com a Uopeccan de Cascavel e Hospital Santa Rita, Hospital do Câncer e Clínica Santana de Maringá, para viabilizar atendimento oncológico junto à Santa Casa de Paranavaí. Ainda nesta semana, esses 3 vereadores devem ir a Maringá para iniciar conversações com diretores dos hospitais. “Caso esses diretores entendam que essa parceria seja viável, a Câmara irá convidá-los para virem a Paranavaí discutir o assunto. Sem dúvida, uma iniciativa elogiável de nossa Casa de Leis, pois os pacientes com essa insidiosa doença sofrem com esses deslocamentos a Maringá para se submeterem à quimioterapia e radioterapia. Com esses procedimentos realizados em Paranavaí, com a mesma qualidade que existe em Maringá, centenas de pacientes de nossa cidade e extremo Noroeste/PR serão beneficiados”, comenta. Leia mais.
Saúde de Paiçandu: MP apresenta ação contra o Estado
A Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública de Maringá apresentou ontem ação civil pública contra o Estado, para que interfira nos serviços de saúde prestado à população de Paiçandu. O Ministério Público do Paraná relata problemas diversos, como estrutura deficiente nas Unidades Básicas de Saúde – condições de higiene precárias, falta de sala de imunização, falta de profissionais de saúde (de médicos a agentes comunitários, além de casos de funcionários em desvio de função), falta de material e equipamentos danificados, entre outras situações – e a não realizações de diversas ações previstas na Política Nacional de Atenção Básica à Saúde. A Promotoria expõe também algumas situações que chegaram ao conhecimento do Ministério Público, como a falta de medicamentos básicos (benzetacil e adrenalina, por exemplo), a não realização de cirurgias, como catarata, ou de exames especializados (cintilografias). “A única resposta que os pacientes recebem é: ‘não estamos viabilizando’. O Município não nega expressamente o atendimento, mas não providencia a sua realização o que, em termos práticos, é a mesma coisa”. A Promotoria relata ainda que o Estado, através da 15ª Regional de Saúde, que atende a região, está ciente das irregularidades, mas limita-se a apontar as falhas e expedir recomendações, “sem vislumbrar qualquer providência para solucionar o impasse na prática.” Leia mais.
A bola foi cantada aqui em abril.
Em Campo Mourão, entidades ouvem vereadores
As entidades de Campo Mourão também vão se manifestar sobre o número de vereadores para a próxima legislatura. Mas, ao contrário do que aconteceu em Maringá, antes de tomar uma posição a respeito do tema as entidades irão conversar com os atuais vereadores, para avaliar toda a questão e levantar informações gerais sobre o Legislativo. Campo Mourão tem atualmente 10 vereadores e pode chegar, no máximo, a 17. A data da reunião ainda não foi marcada.
Licitação em Paiçandu
Licitação em Sarandi
Mais uma viatura para Sarandi

O prefeito em exercício de Sarandi, Rafael Pszybyski (PP), recebeu na última sexta-feira mais uma viatura policial. As chaves foram entregues pelo tenente coronel Chehade Elias Geha, comandante do 4 Batalhão, e pelo deputado estadual dr. Batista. A viatura foi repassada para o comandante capitão Mazeto, que repassou para o presidente do Conseg.
Recuperação do acostamento

Valeu a cobrança sobre o abandono da PR-498, no acostamento das proximidades do portal de entrada de São Tomé, feita pela Tribuna de Cianorte. Ontem pela mannhã uma equipe do DER começou a mexer no local. Assessores da Secretaria de Infraestrutura e Logística informaram que em breve melhorias, que ainda não foram feitas em razão da falta de cimento.
Precisando de reparos

O acesso a São Tomé está mais atrativo: foram investidos recursos federais na construção do portal de entrada, duas pistas de caminhada e iluminação. Mas a rodovia PR-498 sofre com a falta de manutenção; acostamento e canaletas, de responsabilidade do governo do estado, estão em estado lastimável, colocando em risco os veículos que passam por ali, reclama o prefeio Leo Hernandes. Leia mais.
Prefeito de Mandaguari assume vice da AMP
O prefeito de Mandaguari, Cileninho (PP), assumiu hoje a primeira vice-presidência da Associação dos Municípios do Paraná para o biênio 2011/2013, depois da eleição, que conduziu à presidência o prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samanha, o “Gabão”. Ele substitui o prefeito de Castro, Moacyr Fadel.
Assinada ordem de serviço para escola no Alvamar

O prefeito de Sarandi, Carlos Alberto de Paula Junior (PDT), esteve ontem em Curitiba acompanhado de vereadores para assinar com o governador Beto Richa a ordem de serviço da construção da escola no Parque Alvamar. A construção desta escola será próxima ao Ginásio de Esportes Coelhão, em terreno de 9mil metros quadrados; a construção terá 3,4 mil metros quadrados de área com 12 salas de aula, e vai atender 1,2 mil estudantes, do ensino fundamental. A obra foi orçada em R$ 4 milhões. Os recursos são do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Os recursos foram viabilizados pelo deputado estadual dr. Batista (PMN), que aparece na foto ao lado do prefeito e vereadores.
Licitação em Sarandi
Manifesto pede CQC em Londrina
D´O Bonde:
A crise enfrentada pelo setor da saúde de Londrina chamou a atenção de um grupo de internautas, que estão planejando convocar, por meio de um manifesto na rede social Facebook, o programa Custe o Que Custar (CQC), da TV Bandeirantes, para pelo menos tentar expor e até ajudar a resolver parte dos problemas já conhecidos pela população. A falta de médicos nos postos de saúde e a superlotação dos pronto-atendimentos e hospitais são duas das principais queixas do londrinense que depende do Sistema Único de Saúde. Leia mais.
Escola no Alvamar: ordem de serviço na terça-feira
O prefeito de Sarandi, Carlos Alberto de Paula Junior, esteve hoje na Escola Municipal Helena Kolody com a chefe do núcleo regional de ensino de Maringá, Maria Inês Teixeira, para ultimar os detalhes para a assinatura da ordem de serviço para a construção da escola estadual do Parque Alvamar II. O colégio vai ser construído numa área de 3,4 mil metros quadrados, terá 12 salas de aula, ambiente administrativo, banheiros, laboratórios, cozinha, refeitório, quadra poliesportiva. A obra, que beneficiará cerca de 1,2 mil estudantes, será construída pela Engedelp, de Maringá, e está orçada em R$ 4 milhões, recursos viabilizados pelo deputado estadual dr. Batista (PMN).
A assinatura da ordem de serviço acontecerá na próxima terça-feira, às 9h30, em Curitiba.
Sarandi amplia rede de esgoto

A autarquia Águas de Sarandi começou os trabalhos de ampliação da rede de esgoto da região central, onde serão implantados na cidade cerca de 5,8 mil metros de rede. O investimento será de R$ 500 mil reais e possibilitará 400 novas ligações. Segundo o superintendente Valdir Silva, a rede de esgoto do centro vai do Shopping Xaruá ao Jardim Paulista.
Castelo de Grayskull
Leitor conta que recentemente a prefeitura de uma cidade da Região Metropolitana de Maringá adquiriu uma propriedade que, no Plano Diretor de 2006, consta como macrozona rural de recuperação ambiental, onde o solo é de aptidão agrícola, com predominancia de monocultura de cana-de-açúcar. Segundo moradores, havia interese de construir obras públicas ou até mesmo uma outra zona rural com aparência urbana, por estar próxima à zona urbana. A administração municipal tenta passar a bola para uma grande construtora de Maringá, sendo que boa parte da população não tem informação dessa negociação, que, como praticamente a maioria das negociações públicas do município, causa descontentamento. Agora fica a pergunta: será que passar a bola para uma construtora abrir um loteamento, ou Zeis, para suprir a notória nescessidade imobiliária, será somente uma negociação visando o crescimento do município?
Um cemitério na Bacia do Pirapó

A foto acima foi feita há cerca de duas semanas em lotes localizados na bacia do rio Pirapó, em Apucarana, onde se constroi o Cemitério Portal do Céu, empreendimento da família do vereador Mauro Bertoli (PTB), ex-presidente daquele Legislativo. O rio nasce no meio da cidade e abastece a Cidade Alta e Maringá. A liberação dada pelo IAP para a obra provocou revolta da população, em 2008, já que o Instituto Ambiental do Paraná não submeteu o fato à consulta popular. Um relatório feito na época pelo professor Jorge Ulises Guerra Villalobos, da UEM, destacava que as características construtivas da obra, “realizada essencialmente no subsolo, em área de alta vulnerabilidade das águas subterrâneas”, reforçava o temor da localização em manancial de abastecimento. A própria Unidade Regional da Sanepar em Apucarana atestou em ofício que, no futuro, por fatores psicológicos, a qualidade da água poderá ser questionada.
No Estudo de Impacto Ambiental emitido, técnicos do órgão afirmaram que a “profundidade está relativamente adequada para a disposição dos jazigos”. A foto, porém, mostra que o jazigos estão implantados nas pedras (neossolo).
Licitações em Sarandi
A Prefeitura de Sarandi vai contratar empresa para realizar serviços de poda e erradicação de árvores em vias públicas do município, no próximo dia 7 às 14h. O valor máximo não foi divulgado.
No dia 25 será a vez da concorrência que vai selecionar um banco oficial para prestação de serviços de centralização e processamento da movimentação financeira do executivo.
Praça em Sarandi
Revista questiona ExpoParanavaí
A edição deste mês da revista Grande Noroeste, de Paranavaí, faz perguntas sobre a validade da ExpoParanavaí, a feira-exposição da cidade, principalmente para o comércio. Questiona, por exemplo, se o evento promove evasão de divisas, quais seus verdadeiros benefícios e como o Ministério Público vê a utilização do parque de exposições. Aqui.
(Via Blog do Joaquim de Paula)
Entrevista com o promotor
A atuação do promotor Vilmar Antonio Fonseca, responsável pela área de Patrimônio Público na comarca de Paranavaí, tem deixado os homens públicos daquele município com “a pulga atrás da orelha”. Ontem ele concedeu entrevista ao radialista Cláudio Luiz Declcuando e falou sobre várias ações que estão tramitando em sua área. Ouça no blog de Joaquim de Paula.
São João do Ivaí pede mais segurança

Hoje pela manhã moradores de São João do Ivaí saíram às ruas pedindo mais segurança. O pessoal pede a nomeação de um delegado de polícia, mais PMs, viatura para a Policia Militar, a presença de pelo menos uma vez por semana da Rotam e a implantação do Pelotão da PM. Leia mais.
(Foto: Blog do Roque)
Licitação em Sarandi
A autarquia Águas de Sarandi vai realizar no próximo dia 21 às 9h licitação para contratar empresa de engenharia especializada em prestação de serviços de corte e religação de água. O edital, do último dia 25, é assinado pelo superintendente do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental, Valdir da Silva.
Justiça dá prazo para Tureck fornecer documentos
Por determinação da juíza Luzia Terezinha Grasso Ferreira, o prefeito de Campo Mourão, Nelson José Tureck, tem prazo de 10 dias para fornecer todas as informações e documentos requeridos pelo Observatório Social da cidade. A entidade foi obrigada a impetrar mandado de segurança – com pedido de liminar – porque a administração municipal se negava sistematicamente a atender os pedidos formulados, assim posicionando-se contra a transparência no poder público e contrariando a legislação federal, estadual e municipal.Continue lendo ›
Vereador denuncia prefeito de Mandaguari
O vereador Nilton Boti (DEM), de Mandaguari, vai denunciar o prefeito Cileninho (PP) ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público por causa de dois projetos de suplementação orçamentária que foram enviados ontem para a câmara e aprovados em regime de urgência. O dinheiro é para pagar os troféus e as medalhas da corrida pedestre que aconteceu no último domingo. Ele disse que o prefeito não poderia ter comprado e distribuído os troféus sem ter no orçamento a dotação pra essa despesa. Não é a primeira denúncia que o vereador faz contra Cileninho. Ele tem levado várias irregularidades da administração municipal pro Ministério Público e pro Tribunal de Contas. A última foi o problema do aterro sanitário, que rendeu multa de R$ 70 mil pro prefeito e mais R$ 70 mil para a prefeitura.
Vereadores da Turma do Amém poderia se espelhar no trabalho de Boti, pois em Maringá é comum o prefeito fazer as c(*)gadas e depois correr atrás para consertá-las
Leilão em Nossa Senhora das Graças
Região de Londrina é mais rica que a de Maringá
Leitor aponta que a região metropolitana de Londrina é mais rica que a de Maringá e cita quatro municípios de cada região que estão próximos na mesma proporção, em relação ao PIB per capita: Londrina tem o PIB per capita de R$ 16,5 mil; Cambé, de R$ 14mil; Ibiporã, R$ 17 mil; e Rolândia, R$ 15 mil. Já em Maringá é de R$ 18 mil; Sarandi (população equivalente à de Cambé) R$ 6 mil; em Paiçandu R$ 6mil; e em Marialva R$ 11 mil. “Somada a população das duas regiões metropolitanas e dividido o PIB também somado você encontra que o PIB per capita da Região Metropolitana de Londrina é de R$ 15,3 mil e o de Maringá é de R$ 14,1 mil. E a diferença se amplia somando mais municípios de cada região. Tudo isto pode ser confirmado pelo Censo do IBGE de 2009 e 2010 que está na internet. Continue lendo ›
Sarandi vai substituir 6,5 mil hidrômetros
A autarquia Água de Sarandi vai trocar 6.500 hidrômetros “para diminuir o desperdício de água”. Serão substituídos os medidores que estiverem avariados, adulterados ou parados. Também está sendo substituída a canalização da rede de distribuição de água e estão sendo construídos novos reservatórios, que vão triplicar a capacidade de armazenamento. “A troca será a primeira medida adotada a ser tomada para conter o desperdício de água. Em alguns pontos da cidade ainda é comum ver as pessoas varrerem as calçadas com mangueiras, apesar de todas as campanhas que fizemos. Agora os medidores novos vão frear este desperdícios, porque os consumidores vão pagar o que for gasto, e certamente vai diminuir o desperdício”, disse o superintendente Valdir Silva.
Paiçandu, vereadores e urubus
A Câmara de Paiçandu, em sessão extraordinária realizada na surdina ontem à tarde, rejeitou a instalação de CPI para apurar irregularidades contra o prefeito Vladão (PMDB). A alegação é de que o pedido não trazia provas suficientes. O placar final foi de 6 a 2. Leia mais.
Não deve ter nenhuma ligação com o que os vereadores fizeram, mas hoje pela manhã o Avante Paiçandu flagrou uma revoada de urubus sobre a cidade.
Concorrência do Tecnocentro

Enquanto não se ouve mais falar em Tecnoparq em Maringá, a Prefeitura de Londrina publicou hoje aviso de licitação da concorrência para execução da obra para implantação do Tecnocentro – Parque Tecnológico Francisco Sciarra. O aviso, assinado pelo secretário municipal de Gestão Pública Marco Antonio Cito, é do último dia 16 e informações adicionais podem ser encontradas no site daquele município.
Enquanto isso, é musiquinha pra lá, musiquinha pra cá…
Prisão foi feita pelo Gaeco de Londrina
A prisão do prefeito de Santo Inácio, João Batista dos Santos (PMDB), ao final da tarde de ontem em Astorga, foi feita pelo Gaeco de Londrina. Astorga e Santo Inácio pertencem à Amusep, polarizada por Maringá. Ainda não há detalhes do caso, mas ele pediu propina a uma construtora que venceu licitação para construir uma creche na cidade; o proprietário da empresa, em Curitiba, também foi preso.
PS – O MP publicou texto a respeito.
Paiçandu terá passarela
A Prefeitura de Paiçandu realiza no próximo dia 3 às 9h licitação (tomada de preços) para contratar construtora para execução de uma passarela para pedestres na PR-323, quilômetro 158+200, proximidades das ruas Mário Montéschio e Antônio Novele. O edital foi publicado hoje pelo Setor de Engenharia daquele município.
Gaeco prende o prefeito de Santo Inácio

O prefeito de Santo Inácio, na micro-região de Maringá, João Batista dos Santos (PMDB), foi preso em flagrante no final da tarde de hoje pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em frente a uma cooperativa, em Astorga. Dentro do carro dele foi encontrado R$ 9 mil, que teria sido entregue pelo funcionário de uma empresa que está construindo uma creche na cidade. Este funcionário da Vale Sul, Ademilson Aparecido Jacob, também foi preso. Em Curitiba, o Gaeco localizou o proprietário da construtora, Marcio Juliano Kazou. Ele e o funcionário serão indiciados por corrupção ativa. O prefeito de Santo Inácio vai ser indiciado por corrupção passiva. As informações são d´O Bonde.
São Tomé escolhe a Rainha do Rodeio

A jovem Daniela Lombardo foi eleita Rainha do Rodeio, no último dia 14, em concurso realizado na Associação dos Servidores Publicos Municipais de São Tomé. Mais de 800 convidados acompanharam o evento, em que deis candidatas se apresentaram em traje social e country diante dos jurados. O rodeio, tradicional na cidade, acontecerá de 22 a 24 de julho. A organização da festa foi de Meire Pazini, do Departamento de Assistência Social, de Ismael Piza do Departamento de Esportes, com colaboração de Océlio Leite, com o apoio do prefeito Leo Hernandes. A renda do evento será destinada para o Grupo Harmonia da Terceira Idade e para investimentos no setor de esportes do município.
Aterro de Paiçandu: licitação dia 30
A Prefeitura de Paiçandu republicou hoje, com data da última segunda-feira, o edital de licitação (tomada de preços) para contratação de empresa para execução da primeira e da segunda etapas do aterro municipal, que acontecerá no próximo dia 30. Os interessados podem adquirir o edital completo até as 14h do próximo dia 27. O aviso de licitação foi republicado porque o primeiro certame foi declarado deserto, sem nenhum participante.
Gaeco prende procurador jurídico de Londrina
O procurador jurídico de Londrina, Fidelis Canguçu, foi detido na manhã desta terça-feira pelo Grupo de Atuação de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A operação, chamada de Antisepsia, teve início às 6h da manhã e vários mandados de prisão estão sendo cumpridos. Pelo menos 15 pessoas já foram detidas. Promotores e policiais apreenderam documentos na Procuradoria Jurídica, no prédio da Prefeitura, além de documentos e computadores em institutos que prestam serviços na área da saúde. Todos estão envolvidos com corrupção, desvio de dinheiro público e formação de quadrilha. Leia mais. O MP programou coletiva para as 15h.
Um esquema tão cabeludo como, e na mesma área, era ter caído em Maringá na semana passada, mas…
PS – Cláudio Humberto revela que Oscip planejava até sequestro de criança.
Licitação em Sarandi
A Prefeitura de Sarandi prorrogou a abertura da licitação que vai contratar empresa empresa especializada para executar serviços de coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos produzidos pelos serviços de saúde. Agora, a abertura dos envelopes será no próximo dia 20. O valor máximo não foi divulgado.
Negociação
Dinheiro para asfalto em Mandaguaçu
Além da boa notícia de que o governador Beto Richa vai assinar na próxima segunda-feira a liberação de R$ 2,2 milhões para a conclusão do bloco administrativo do Hospital Universitário, o deputado estadual dr. Batista (PMN) fechou a quarta-feira, em Curitiba, com a confirmação de recursos para Mandaguaçu. O prefeito Ismael Ibraim Fouani, que acompanhou o parlamentar, terá em breve R$ 1,460 milhão para realizar pavimentação asfáltica naquele município.
*/ ?>
