Cidades

Barbosa Neto é denunciado por improbidade

A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público protocolou hoje uma ação contra o prefeito Barbosa Neto (PDT) no caso em que ele é acusado de ter usado vigilantes contratados pela Prefeitura de Londrina, via Centronic, para trabalhar na rádio Brasil Sul, que pertence à família do pedetista. De acordo com o promotor Renato Lima Castro, Barbosa foi denunciado por improbidade administrativa, mas não há pedido de liminar – ou seja, não foi pedido o afastamento do prefeito. O promotor afirmou que entre as provas que sustentam a denúncia estão documentos apreendidos na casa do gerente da Centronic em Londrina, Paulo Iora, no ano passado, no procedimento que investiga a denúncia de que a empresa pagaria propina ao ex-secretário de Gestão Pública e hoje vereador Jacks Dias (PT). Leia mais.

Mudança para pior

A professora Ana Lúcia Rodrigues, do Observatório das Metrópoles, disse hoje, na CBN, que a mudança dos moradores do Mutirão (a antiga favela do ex-prefeito Hélio Gremes) para o Mauá foi o pior caminho escolhido pelo prefeito de Sarandi. Disse que em 60 as pessoas vão notar a diferença – infelizmente, para pior. Os moradores deixaram residências de suas propriedade para começar a pagar novos imóveis, em outro conjunto, sem garantia de equipamentos públicos, inclusive de escola para as crianças. É o imediatismo do prefeito Carlos de Paula, que demonstrou tremenda falta de visão administrativa.

Ela defendia que os recursos fossem aplicados na melhoria do próprio Mutirão. A entrevista, muito interessante, infelizmente não está disponibilizada no site da emissora.

CDH de olho na mudança do Mutirão

A Comissão de Direitos Humanos de Sarandi, que existe desde 2002, está atenta quanto à mudança dos moradores do Jardim Social, o Mutirão, diante da notícia de que está armada uma verdadeira operação de guerra para a transferência para o Conjunto Mauá. Serão mobilizados 250 militares, alguns vindos de Londrina e, segundo informações, irão cercar o local para impedir a entrada de pessoal não autorizado. A população próxima ao local fala que poderá haver resistência de alguns que não querem sair, mas que podem ter feito acordo com a prefeitura, o que também não se sabe se deu certo.

“A pergunta que não quer calar:  pra que tantos policiais? Esses policiais estarão prontos a respeitar os direitos das pessoas?”, questiona a entidade, preocupada com abusos ou violações dos direitos humanos.

(Foto: Imprensa Maior)

O prefeito e as candidatas a miss

O prefeito Cileninho (PP) recebeu ontem a visita de candidatas a miss Mandaguari, que participaram de sessões de fotos e gravação de clipe. O concurso faz parte das comemorações dos 74 anos de fundação da cidade e acontece no próximo dia 3. As candidatas são Adriana de Oliveira Passos, Angela Regina G. Cedran, Beatriz Tersão, Camila de Mello Baptista, Elizandra Patrícia Rosseto, Isa Carolina Rocha, Marciele M. C. Mantovani e Rafaela Schiaveto.

ISSQN do pedágio na região superou R$ 61 milhões

Uma parte do dinheiro arrecadado nas praças de pedágio da Viapar – o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – vai direto para os cofres dos municípios servidos pela malha de 476 quilômetros da empresa, nas regiões norte, noroeste e oeste do Estado. Somente nos primeiros três meses do ano, a Viapar recolheu mais de R$ 2,58 milhões em ISSQN para 23 municípios. Se somados os números desde que a empresa assumiu a administração do Lote 2 do Anel de Integração do Paraná, no final de 1997, a cifra passa dos R$ 61,5 milhões. O tributo equivale a aproximadamente 5% do total arrecadado pela concessionária e o valor destinado a cada município varia conforme a extensão das pistas em seu território. Continue lendo ›

A aventura de viajar

estrada
Fotos e vídeos de autoria do casal de aventureiros Inês Calixto e Franco Hoff – do projeto Histórias de Alice – estarão expostos no Colégio Estadual Antonio Lacerda Braga, de Goioerê, até a próxima sexta-feira. O material retrata a aventura de viajar pelo Brasil em uma Kombi, pesquisando narrativas orais, enquanto fotografavam a diversidade cultural do país. O casal já participou de vários programas de TV e escreve regularmente para o National Geograph e para a Folha de S. Paulo. O objetivo da mostra é compartilhar com alunos e comunidade goioerense parte das narrativas, fotos e vídeos coletados nos primeiros seis meses da aventura, onde o casal viajou pelo rio São Francisco, da nascente até a foz, informa o GoioNews. Inês e Franco confirmaram que passarão por Maringá, mas rapidamente, e que têm sugestão para visitar a rota turística do café. Quem tiver uma dica – eles procuram histórias interessantes, curiosidades, lugares que, de alguma forma, diferenciem a cidade – pode enviar sugestões para o e-mail deles (ines.vcalixto@globo.com).

Mister Frango: relação de credores

A 1ª Vara Cível de Paranavaí publicou ontem o segundo edital dos autos do pedido de recuperação da Avícola Felipe (Mister Frango), com a relação de credores elaborada pelo administrador judicial, Sergio Henrique Miranda de Sousa. Habilitaram-se no prazo legal (15 dias da publicação do primeiro edital) os bancos Santander (R$ 8.137.375,98), Banco do Brasil (R$ 1.965.889,79) e Bradesco (R$ 1.551.592,21); após o prazo, habilitou-se a Copel (R$ 2.460.850,24). As dívidas trabalhistas somam R$ 829.768,32 e os quirografários, que não possuem direito real de garantia, somam R$ 26.365.083,68. Desde ontem, e pelos próximos nove dias, qualquer credor, devedor ou seus sócios podem apresentar impugnação ao juízo. Saiba mais.

Ainda não foi desta vez

Mais uma semana e o projeto que destina quase R$ 1 milhão para o lixo não foi votado em Paiçandu. Deste valor sairá o pagamento da transferência do lixo para o aterro particular da ex-Pajoan em Sarandi. Manifestantes, com  cartazes e nariz de palhaço, reivindicam uma usina de lixo para Paiçandu e contestam a aplicação do dinheiro. Leia mais.
(Foto: Paiçandu Avante)

Deca e o Coelhinho da Páscoa

Marque na agenda: sexta-feira, 20h, o Coelhinho da Páscoa chega a Marialva. “A magia da Páscoa vai invadir a Capital da Uva Fina” nesta “iniciativa inédita” do prefeito Deca (PSB), dando início a um reinado que vai “encantar adultos e crianças com alegria e espírito pascal”, diz o texto oficial (leia mais). É, a coisa deve estar mesmo tranquila em Marialva.

Zoológico ganha tigres. Em Cascavel

O Zoológico Municipal de Cascavel recebeu na últimasexta-feira um casal de tigres. Um filhote (Hu), de 8 meses, foi doado por um criador de Maringá. Uma fêmea adulta (Shang), tia do tigrinho, foi emprestada e ficará por um ano na cidade. “Nosso zoológico sempre teve felídeos, mas privilegiamos a fauna local. Agora apareceu a oportunidade de recebermos o tigre, que por ser uma espécie emblemática, um grande predador, nos esforçamos para consegui-los. A intenção do zoológico é ter animais que chamem atenção e atraiam os visitantes, para que as pessoas venham e reflitam sobre a preservação. Hoje existem mais tigres nessa situação [em locais fechados] do que em seu ambiente natural”, explica o veterinário do zoológico Luiz Eduardo Delgado, em reportagem do jornal Hoje. Enquanto isso, em Maringá, o durepóxi domina a reserva natural do Parque do Ingá, que recentemente perdeu o leão Kimba.

(Foto Lorena Manarin/Hoje)

Paiçandu licita aterro municipal

O prefeito de Paiçandu, Vladimir da Silva (PMDB), assinou no último dia 6 o aviso de licitação referente ao edital de tomada de preços nº 2/2011, tornando público que realizará no próximo dia 28, às 14h, a licitação para contratação de empresa especializada para a execução da primeira e segunda etapas do aterro municipal. Os interessados poderão adquirir o edital completo e obter maiores até as 14h do próximo dia 25.

Recursos federais: Sarandi está bem no ranking

O governo federal repassou este ano R$ 1.638.569.501,42 ao governo do Paraná, e deste montante R$ 990.064.726,59 foram destinados aos municípios. Sarandi, segunda maior cidade da micro-região de Maringá, está entre as 15 cidades que mais receberam recursos federais, de acordo com o Portal da Transparência. O ranking de repasse é este:
Curitiba, R$ 110.428.190,25; Londrina, R$ 29.726.819,63; Maringá, R$ 23.359.300,41; Foz do Iguaçu, R$ 19.121.829,10; Pato Branco, R$ 15.145.215,82; Ponta Grossa, R$ 13.623.337,54; São José dos Pinhais, R$ 13.172.072,58; Cascavel, R$ 12.810.790,79; Colombo, R$ 12.135.567,65; Guarapuava, R$ 11.066.169,14; Araucária, R$ 10.711.422,47; Apucarana, R$ 9.496.561,36; Umuarama, R$ 9.061.715,22; Paranaguá, R$ 8.298.275,73; e Sarandi, R$ 8.295.196,60.

Município da micro 9 é o lanterna

Entre os municípios que menos receberam recursos federais neste início do governo Dilma Roussef estão alguns da região de Maringá; Santa Inês segura a lanterna do ranking estadual. Pitangueiras, que fica ao lado de Astorga, recebeu R$ 982.379,44; Porto Rico, a praia dos maringaenses, R$ 976.260,91. Dos municípios que pertencem à micro-região 9 (Amusep), quatro estão entre os que menos receberam recursos do governo federal: Flórida, R$ 962.907,15; Uniflor, R$ 961.650,68; Ivatuba, R$ 953.425,95; e Santa Inês, R$ 937.976,61.

Farmácias: o retrocesso de Mandaguaçu

Os vereadores de Mandaguaçu, na contramão do mundo, aprovaram na última segunda-feira lei que restringe a concorrência no comércio farmacêutico. A lei dá às farmácias daquela cidade o mesmo horário de funcionamento do comércio em geral: até as 18h, de segunda a sábado. A grande ideia partiu da dupla de vereadores Fernanda Regina da Silva Rafael (PDT), a Fernanda da Farmácia (que, apesar de ser da farmácia, declarou não possuir nenhum bem à Justiça Eleitoral), e João Ramos Costa (PTB), o João do Alto. A lei dá um passo atrás, e volta ao sistema antigo de plantão, em forma de rodízio.
Há dois anos as cinco farmácias de Mandaguaçu funcionam até as 22h, até que uma rede de farmácias de Maringá abriu uma filial por lá e ampliou o horário de atendimento e o plantão, tornando-se praticamente 24h. O patrão da vereadora Fernanda, que trabalha numa farmácia concorrente, foi obrigado a também ampliar seu horário de funcionamento. O projeto – possivelmente inconstitucional – veio então resolver dois problemas: o do patrão da vereadora, que não vai precisar gastar dinheiro com hora extra e manter o estabelecimento aberto por causa da concorrência, e o da própria Fernanda, que não vai precisar ficar tanto tempo na farmácia, trabalhando. Quem perde? Ora, o povo, inclusive os que votaram na dupla do PDT e do PTB. Saiba mais lendo os blogs de Aucenir Gowveya e de Paulo Ramires.

A lama em Goioerê

Deste a década de 1990 se pretendeu melhorias no local de instalação de dois cursos universitários, extensão da Universidade Estadual de Maringá e a construção de um bairro, chamado Jardim Universitário. O município de Goioerê, já em 2011, não forneceu um acesso considerado básico para seus cidadãos. O assunto foi abordado aqui há alguns dias.

Lama pura em Goioerê

O Jardim Universitário fica ao lado do campus da UEM em Goioerê e, como se vê nas fotos, vive numa situação lastimável – isso desde a década de 90, época em que começou a se falar na intenção do poder público de asfaltar suas ruas. Antes, o cascalho até que ajudava; agora, com o local preparado para asfaltar, a lama tomou conta. Há moradores que nem acreditam na possibilidade de asfaltamento, alegando que assim que as máquinas passam as casas começam a apresentar rachaduras.

A desculpa agora é que as chuvas atrapalharam os trabalhos de pavimentação, mas, apesar do sol desta quarta-feira, as máquinas passaram o dia estacionadas no campus, estacionadas na frente do bloco da Engenharia Têxtil. Tem gente apostando as galochas que o asfalto vai demorar mais alguns anos para sair.

Licitação em Sarandi

A Prefeitura de Sarandi realizará pregão presencial no dia 26 de abril para aquisição de equipamentos de academia da terceira idade, a serem instaladas em vários locais do município. O valor máximo não foi divulgado.

Ministro conhece projeto de internet gratuita na região

O ministro das Comunicação, Paulo Bernardo (que estará hoje em Maringá, na festa de aniversário do deputado Enio Verri), recebeu uma comitiva da Amusep, Sebrae e Cesumar Empesarial na última quarta-feira, que foram apresentar o projeto de criação das cidades digitais na região. O projeto prevê aplicação de 15 a 20 milhões de reais na implantação de uma rede de banda larga sem fio comunitária, nos 30 municípios da micro-região. De acordo  com Freud Oliveira, coordenador técnico do projeto sob responsabilidade do Cesumar Empresarial, o intuito da reunião foi buscar orientações e alinhar o projeto às políticas do Governo Federal. O ministro Paulo Bernardo disse aos representantes da região que o governo está definindo políticas que promovam a massificação da internet junto à população brasileira  pediu que os prefeitos aguardem essas definições, para que o projeto “Cidades Digitais” se torne compatível com essas orientações.

Doação de veículo

O deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) formalizou requerimento à Delegacia da Receita Federal de Maringá solicitando a doação de veículo para atendimento das necessidades do Lar dos Idosos Santa Rita de Cássia, de Barbosa Ferraz. O requerimento foi aprovado esta semana pela Assembleia Legislativa.

Sarandi: decisão fica para o dia 29

O julgamento do recurso do prefeito de Sarandi, Carlos Alberto de Paula Junior (PDT), e dos vereadores Rafael Pszybylski (PP), João de Lara Vieira (PSC), Belmiro da Silva Farias (PDT) e Luiz Carlos de Aguiar (PPS), que tiveram os direitos políticos suspensos por três anos (saiba mais), por conta do caso do Posto Juninho, foi mais uma vez adiado. O julgamento era para ter acontecido nesta terça-feira, mas um pedido de vistas do juiz substituto Fabio Andre Santos Muniz e a decisão foi transferida para o próximo dia 29, próxima terça-feira.

Licitações

A Prefeitura de Sarandi vai adquirir uma varredoura mecânica rebocável e um trator agrícola, em pregão presencial marcado para as 14h do próximo dia 19. O valor máximo não foi divulgado.
Já a Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam) vai contratar pessoa física para prestação de serviços profissionais na área de comunicação social e assessoria de imprensa, no próximo dia 5 às 10h. O valor máximo será de R$ 33.669,84.

Metalúrgicos de Londrina têm aumento real de 4,6%

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina e o Sindicato dos Metalúrgicos assinaram na sexta-feira o novo acordo coletivo de trabalho. Houve aumento real de 4,6% de aumento real.
A data base da categoria é 1º de dezembro. As negociações foram iniciadas em novembro, mas só agora foi firmado o acordo. O reajuste salarial será de 10,08%. O piso salarial da categoria passou de R$ 710,00 para R$ 820,60 a partir do dia 1º de fevereiro. Os trabalhadores também receberão um abono de 27% no quinto dia útil de abril.

Sarandi diz não ao lixo de outras cidades

O Comitê de Lutas de Sarandi, composto de associações de bairro, grêmios estudantis, DCE da UEM e alguns partidos políticos, promoveu manifestação ontem à tarde naquela cidade: houve um ato defronte a prefeitura, foi protocolizado documento assinado por mais de 3 mil eleitores exigindo uma lei que proíba que o lixo de outras cidades seja enviado para Sarandi e uma passeata até a câmara municipal, onde um projeto de lei de iniciativa popular foi entregue. O advogado Avanilson Araújo, presidente do PSTU de Maringá, prestou queixa na delegacia de polícia por ter sofrido ameaças do proprietário da empresa que recebe o lixo de outras cidades (o homem tem histórico de brabeza). Leia mais.

(Fotos Paulo Vidigal)

Entidades pedem que prefeito respeite a lei e a sociedade

Associação comercial e industrial, Rotarys, OAB, Conselho de Segurança, Clube dos Diretores Lojistas, Sindicato dos Contabilistas, Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares, Maçonarias, entre outras entidades, assinam carta aberta na qual pedem que o prefeito respeite a sociedade civil, reafirmam a isenção do Observatório Social e exigem da administração municipal mais transparência e respeito pelas leis e pelo povo da cidade, além de avalizar iniciativa do presidente da entidade, que mostrou o descaso do prefeito para com a sociedade e com o trato do dinheiro público. É em Campo Mourão. Leia carta na íntegra.

Ato público em Sarandi

De Hilário Gomes:

Amanhã os partidos de esqureda e lideranças de Sarandi prometem fazer um manifesto em frente a prefeitura às 16h, quando entregarão ao prefeito o abaixo-assinado para a estatização do lixo de Sarandi que hoje pertende a Ambisul, antiga Pajoan. Depois se dirigirão à câmara municipal para entregar o abaixo-assinado ao presidente. Muitos veeradores não estão gostando de ver suas caras estampadas em um cartaz que circulou fartamente hoje na feira-livre.

PS – O at, de acordo com o PSTU, será contra a vinda do lixo, contra as taxas ilegais e abusivas e pela reestatização do sistema de resíduos sólidos urbanos de Sarandi. O ato exigirá do prefeito Carlos de Paula a retomada do aterro sem indenização e proibir imediatamente a vinda de lixo de outras localidades para Sarandi e a partir das 17h30 na Câmara Municipal para protocolar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular que coletou milhares de assinaturas exigindo mudança na Lei Orgânica para: a) incluir a proibição da vinda lixo de outras localidades para Sarandi; b) reestatizar o sistema de tratamento do lixo, incluindo, a coleta e a destinação final do lixo; c) rever todas as taxas públicas, reduzindo imediatamente o seu valor e direcionando os recursos para um serviço público de qualidade, deixando de repassar o dinheiro de nossos impostos para as empresas privadas de lixo.

Festa do costelão

Os deputados Douglas Fabricio (estadual) e Rubens Bueno (federal) prestigiaram neste domingo a tradicional festa do costelão em comemoração a São José, o padroeiro de Campo Mourão. O evento é realizado anualmente e reúne milhares de pessoas.

A ponte e a poesia

Em Paranavaí, uma ponte caída há mais de três meses e ainda não recuperada, que dificulta o acesso a uma parte da cidade, está dando o que falar. Nesta semana o médico Lupérsio M. de Carvalho, que lá mora há mais de 50 anos, publicou no Diário do Noroeste um artigo-desabafo contra a demora na solução do caso da ponte, artigo reproduzido na íntegra no Blog do Joaquim de Paula. No dia seguinte, o secretário de Comunicação do município, Jorge Roberto Pereira da Silva, o Parafuso, respondeu o respeitado médico.

A polêmica ganhou os versos feitos por José Roberto Balestra, que “poemizou” o assunto – aqui.

Lixo: Spada diz que cassaria licença

O ex-prefeito de Sarandi, Cido Spada (PT), disse em entgrevista a Antonio Santos, na Banda 1 AM, que, se fosse prefeito hoje, cassaria a licença da Ambiental Sul Brasil, que está recebendo lixo de grandes geradores de Maringá e na semana passada começou a receber lixo de Paiçandu. Segundo ele, o contrato firmado originalmente quando deixou o governo estabelecia, assim como a licença, somente o depósito de resíduos gerados em Sarandi. “Se o IAP concedeu licença sem que houvesse audiência pública a respeito, há irregularidade e o contrato está nulo”, disse ele.

Lixo: a polêmica continua

O vereador Valdir Fonseca (PT), de Paiçandu, em entrevista que acontece neste momento a Antonio Santo, na Rádio Banda 1, comenta, claro, sobre a questão do lixo de sua cidade, que o prefeito Vladão (PMDB) começou a enviar para Sarandi. Ele confirma o que o blog publicou no final de semana, a votação programada para hoje para regularizar o contrato de emergência feita com a Ambiental Sul e, o mais interessante: em dezembro, a Prefeitura de Paiçandu anunciou a regularização da destinação do lixo, por valores mensais bem menores do que os contratados.

Paiçandu, Sarandi, lixo e legalidade

O prefeito Vladão (PMDB), de Paiçandu, contratou a Ambiental Sul Brasil para levar lixo produzido pelos seus municípios para a vizinha Sarandi durante três meses, mas ainda há poucas informações sobre a forma como a empresa foi contratada. Maringá utiliza os serviços da Controeste, que, ao que consta, não chegou a ser consultada. A Ambiental Sul Brasil receberá R$ 83,10 por tonelada, e há muita gente apostando que o preço poderia ser menor se houvesse licitação (a Controeste recebe R$ 71,00 da Prefeitura de Maringá).

De onde sairão os mais de R$ 200 mil para pagar a empresa de Sarandi? Depois do contrato assinado e em vigência é que o prefeito de Paiçandu vai atrás de regularizar a situação: somente agora encaminhou aos vereadores o projeto de previsão orçamentária para tal operação, que deve ser votado na segunda-feira.

Licitação em Sarandi

A Prefeitura de Sarandi vai adquirir materiais para recuperação e manutenção de vias públicas (pó de pedra, brita graduada, pedra ½, brita 4 e pedrisco). A licitação será aberta no dia 13 de abril, às 14h. O valor máximo não foi divulgado.

Detran realiza leilão em Campo Mourão

No próximo dia 30, a partir das 9h30, no Tiro de Guerra de Campo Mourão, o Detran realiza leilão de veículos automotores de diversos tipos, apreendidos em Curitiba, Ponta Grossa, Guaratuba, Paranaguá,
União da Vitória, Pato Branco, Cascavel, Campo Mourão, Cruzeiro do Oeste, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Nova Esperança, Telêmaco Borba, Rio Negro, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Santa Izabel do Oeste, Toledo, Guaíra, Santo Antônio da Platina, Lapa, Palmas, Castro, Ibiporã, Cambé, Mandaguari, Chopinzinho, Pitanga, Sarandi e Medianeira. Os veículos serão leiloados na condição de sucata, sem documentos, unicamente para reaproveitamento de peças, sendo vedada a sua circulação em via pública. Os motores sem identificação da sua numeração não poderão
ser comercializados, destinando-se exclusivamente para desmonte e reaproveitamento de suas peças e partes metálicas.

Reforma do Albino Turbay

A Prefeitura de Cianorte publicou hoje o aviso de edital de licitação para a contratação de empresa para execução da obra de ampliação e melhorias no Estádio Olímpico Albino Turbay. Será na modalidade tomada de preços, tipo menor preço, no próximo dia 25, às 9h, na Sala de Reuniões da Divisão de Licitações. O valor máximo não foi divulgado.

Até frango na beira da estrada

Além da ameaça de passar a receber o lixo produzido por Paiçandu, a pobre rica Sarandi enfrenta os “marginais do lixo”, classificação dada há pouco pelo prefeito Carlos de Paula ao saber que até um caminhão de frango foi despejado às margens das estradas rurais do município, principalmente na região do Vale Azul, onde caminhões costumam despejar restos de construção.

Ele admite que Sarandi receba lixo de grandes geradores de Maringá, porque também envia para cá o lixo de lá, mas mostrou-se indignado com o depósito irregular feito nas estradas vicinais.

“Não pode, não virá, não admito”

O prefeito de Sarandi, Carlos de Paula, acabou de afirmar na Banda 1, a respeito do lixo que Paiçandu começa a enviar hoje para o lixão de sua cidade:

– Eu avisei o Vladão (prefeito de Paiçandu). O lixo não pode vir, não virá, não admito que venha.

Ele já mandou um fiscal pra entrada da empresa, que não pode receber mais que uma certa quantidade de lixo por dia.

Sarandi receberá lixo de Paiçandu

O Paiçandu Blog News informa mais uma conquista da administração Carlos de Paula:

A Prefeitura de Paiçandu contratou uma empresa particular, localizada em Sarandi, para receber todo o lixo da cidade. Em vias com uma ação da 7ª Vara Cível, que no início de fevereiro, pediu a cassação dos direitos políticos do prefeito, Vladimir da Silva (PMDB), exatamente por não cumprir a legislação ambiental, a prefeitura contratou por três meses os serviços da única empresa de toda a região, com licença para operar tal serviço. Nossos administradores simplesmente adiam a solução para uma questão vital da cidade. O aterro sanitário do município não tem licença ambiental,  já houve contaminação do solo e o lixo é revirado por pessoas que procuram objetos que possam ser aproveitados ou vendidos. Leia mais.

Licitações em Sarandi

No próximo dia 21 a Prefeitura de Sarandi realiza pregão pesencial para aquisição de equipamentos odontológicos, destinados a Secretaria Municipal de Saúde. Valor máximo não revelado.
No dia 23 a compra será de cestas básicas, destinadas aos servidores municipais. Valor máximo não revelado.