Cidades

Encrencas nas paradas

O empresário Walter Volpato, que disputou a prefeitura de Sarandi, voltou a ser um nome comentado nesses dias. Ontem, seu irmão e sobrinho foram notícia porque tiveram gado apreendido ao levar os animais do Jardim Monte Rei até o centro da cidade, para um protesto defronte a prefeitura, o que também colocou em risco a vida de outras pessoas. Antes, conforme noticiaram blogs de Sarandi, sua mulher, Lúcia, foi acusada de agredir uma mulher que reside no Jardim Gralha Azul; seria sua cunhada, que teve um dedo injuriado e fez queixa na delegacia de polícia.

Protesto em Sarandi

O Maringá Manchete informa que, em Sarandi, o agricultor Maicon Jordão Volpato, que tem um terreno arrendado no Jardim Monte Rei, onde ele cultiva uma plantação de soja, e na manhã de hoje, cansado das invasões de animais na sua plantação resolveu levar o gado até a porta da prefeitura de Sarandi, para que as autoridades tomassem alguma providência. O dono do gado, Italino da Silva Tavares, foi avisado que os animais estavam defronte a prefeitura e foi até lá para resolver a situação. Os animais foram apreendidos por determinação do prefeito Carlos de Paula. Leia mais.

Por determinação do prefeito de Sarandi, Carlos De Paula, o secretário de meio ambiente, Antonio Del Nero apreendeu os animais em um terreno vazio próximo da sede da prefeitura até a chegada de uma caminhão da Viapar, que levaria os animais para um espaço adequado na cidade de Paranavaí.
Tanto o agricultor quanto o proprietário do gado entraram em acordo e ambos iriam “tocando” os animais de volta, mas o secretário não deixou e acionou a Policia Militar. (assista ao video)

Licitações

A Prefeitura de Mandaguari realiza licitação, no próximo dia 15, para contratar empresa de engenharia para a construção de 38 unidades habitacionais pelo programa Imóvel na Planta. Valor máximo não divulgado.
No próximo dia 14, a Prefeitura de Maringá realiza pregão presencial para aquisição de um automóvel 2011 para a Agência do Trabalhador. Valor máximo não divulgado.

Licitações

A Prefeitura de Sarandi vai contratar agência de propaganda para a prestação de serviços de publicidade e marketing, no dia 31 de março.  O valor da licitação foi não divulgado.
A Prefeitura de Apucarana vai contratar empresa de engenharia para execução de serviços de rede de recuperação asfaltica em tst com capa selante e recuperação de base, no próximo dia 14. Valor máximo: R$ 550 mil.

Licitações

A Prefeitura de Paranavaí realiza no próximo dia 14 tomada de preços para contratar empresa para execução da recomposição do canal celular em concreto na travessia da avenida Gabriel Esperidião. Valor máximo: R$ 377.207,11.
A Prefeitura de Jacarezinho realiza no dia 28 de março concorrência para recuperação e melhorias em pavimentações asfálticas, em habitações e pontes, com recursos do Ministério da Integração Nacional. Valor máximo dos três lotes: R$ 1,2 milhão.
A Prefeitura de Paranaguá promove concorrência pública no dia 27 de abril para a outorga de concessão para implantação, operação e exploração de aquário público, com prazo de concessão de 20 anos.
A Prefeitura de Marialva vai adquirir uniformes destinados às secretarias de Saúde e Esporte e ao Departamento de Cultura, em licitação marcada para o próximo dia 11. Valor máximo não divulgado.
A Universidade Estadual de Maringá , através de pregão presencial, vai contratar empresa para diagramação, impressão e distribuição do Jornal da UEM (tabloide) por 12 meses, com edições mensais. Valor máximo: R$ 122.656,20.

Esperando a eleição

As eleições no Conselho de Segurança de Sarandi só devem acontecer no ano que vem, mas se dependesse dos insatisfeitos o mandato de Nelson Bazotti seria encurtado. Desde já se falam em substitutos que possam tirar o Conseg da letargia; nas ruas da cidade são lembrados para ocupar o cargo nomes como Hilário Gomes, Antonio Santos e Ferlin.

Rolândia licita o Parque Yumê

A primeira concorrência da Prefeitura de Rolândia deste ano será realizada dia 17 de março e vai contratar empresa de engenharia para a construção do Parque Temático Yumê, cuja pedra fundamental foi lançada em junho de 2008 pelo príncipe Naruhito (na foto, plantando uma cerejeira no local). À época, comemoração do Imin 100, anunciou-se que o investimento no parque será de R$ 14 milhões. A primeira licitação refere-se à parte de edificações e equipamentos, com prazo de 18 meses para conclusão. A prefeitura da cidade estabeleceu valor máximo de R$ 4.101.404,31, recursos do Ministério do Turismo.

(Foto Jorge Woll)

Prefeitura de Marialva frauda licitação, diz vereador

Está no blog do vereador Neto (PP):

Prefeitura tenta fraudar licitação para a contratação de prestação de serviço de pinos e molas nos caminhões e ônibus pertencentes a frota municipal, alterando edital para favorecer empresa em troca de vantagem ilícita. A prefeitura mais uma vez passa por cima da lei de licitações e está exigindo que a comprovação de aptidão, para desempenho da atividade pertinentes a obras e serviços, seja feita por atestados fornecidos somente por pessoas jurídicas de direito público, devidamente registrados nas entidades profissionais competentes. Leia mais.

Tureck quer revogar lei que prevê transparência

O prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck, pediu através de projeto de lei a revogação da lei que determina a publicação de informações sobre funcionários e servidores, vinculados ao poder público municipal, no site da prefeitura. A iniciativa de autoria do vereador professor José Pochapski foi aprovada em 2009. Apesar de ter sido aprovada há quase dois anos, o Poder Executivo nunca chegou a cumprir a legislação. Quando da tramitação do projeto em 2009, Pochapski justificou que a “divulgação de listagens de nomes de funcionários públicos – com os respectivos cargos, locais de trabalhos são essenciais para a fiscalização de suas atividades.”

De Paula em Curitiba e Brasília

O pefeito de Sarandi, Carlos Alberto de Paula Junior (PDT), seguiu hoje pela manhã para Curitiba e Brasília, para cumprir agenda cheia, que inclui visita ao Dnit, onde vai tratar do  viaduto da avenida Londrina e transposição da BR-376 [a propósito, o viaduto do Contorno Norte de Maringá, que vai jogar milhares de automóveis dentro de Sarandi, reclamam leitores, parece que parou mesmo].
De Paula ainda estará com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a quem apresentará dossiê montado para instalação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, e com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para tratar da construção da Praça da Juventude no terreno da ALL defronte ao Caic.

Licitações em Sarandi

A Prefeitura de Sarandi realiza este mês licitação para compra de material escolar, destinado aos alunos da rede municipal de ensino. A abertura será no próximo dia 24, às 9h. Dois dias antes, acontece pregão presencial para a aquisição de gêneros alimentícios (carnes), também destinados aos alunos da rede municipal de ensino, centros municipais de educação infantil e Peti.

Tempos escuros em Mandaguari

Ainda a propósito de Mandaguari: leitor conta que um morador, cansado de pedir para que a prefeitura resolvesse um problema na rua onde mora, foi falar pessoalmente com o prefeito Cileninho (PP), que, segundo ele, “tirou sarro da cara dele dizendo que aquilo não era nada perto do que aconteceu no Rio de Janeiro. O rapaz perdeu a cabeça e jogou água na cara do prefeito.” Foi depois disso que fizeram a denúncia do problema para a RPC, que levou ao ar uma reportagem sobre a reclamação.

Ainda segundo o leitor, em represália, o prefeito foi à escola onde o denunciante dava aulas e fez com que as freiras o demitissem. Coisa da época da ditadura.

Reclamações em Mandaguari

Como se vê pelo comentário acima, no site da RPC/Globo, o pessoal de Mandaguari está brabo com o prefeito Cileninho (PP). A emissora fez uma reportagem sobre a reclamação de moradores a respeito nd que acontece os dias chuvosos naquela cidade – aqui.

Consórcio gasta R$ 4,5 mi com segurança

O Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania (Cismel), que reúne os municípios de Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Londrina, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana, vai adquirir este mês mais de R$ 4,5  milhões em equipamentos para guardas municipais. Serão cerca de R$ 1,8 milhão somente com a aquisição de veículos e motocicletas para as guardas municipais de Apucarana, Arapongas e Londrina, além de micro-ônibus, equipamentos como decibelímetro e etilômetro e a previsão de gastos de R$ 80.925,00 para comprar algemas e R$ 233.233,00 para jaquetas, conjuntos e uniformes.

Giro pela internet

Um – Frustrada tentativa de fuga da cadeia de Goioeerê.

Dois – Homem mata a namorada em Ubiratã.

Três – Ex-agricultor vive como homem das cavernas em Pitanga.

Quatro – Homem morre atropelado por motocicleta em Mandaguari.

Cinco – Em Sarandi, polícia apreende vendedores de CDs e DVDs piratas.

Seis – Aposentado morre atropelado em Barbosa Ferraz.

Sarandi amplia rede de esgoto

O Serviço Municipal de Saneamento (Águas de Sarandi) abriu concorrência nacional para realizar obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário daquele município. A licitação tem valor máximo de R$ 485.617,26 e será realizada no dia 18 de março.

Vapt-vupt

Vapt – Prefeitura de Maringá não discrimina órgãos de comunicação que recebem dinheiro público.

Vupt – População reclama e Foz do Iguaçu retoma modelo anterior de transporte coletivo.

Giro pela internet

Um – ExpoParanavaí começa no próximo dia 10.

Dois – Som automotivo irrita população de Janiópolis.

Três – Ex-delegado de Apucarana deve assumir delegacia de Jandaia do Sul.

Quatro – Em Guarapuava, multas no dia da padroeira.

Cinco – Ex-secretário paranaense é nomeado para órgão do Ministério da Agricultura.

Seis – Os dez mandamentos do cidadão consciente.

Licitação em Tapejara

A Lepavi Construções Ltda., de Maringá, venceu licitação realizada no último dia 24 pela Prefeitura Municipal de Tapejara. A obra, que deverá estar concluída em 12- dias, custará R$ 212.807,96.

Fora do ar

O site da Prefeitura Municipal de Sarandi está fora do ar. Aproveitando: leitores observam que outros sites de municípios, como o de Paiçandu e Mandaguaçu, não estão atualizados, especialmente no que se refere às contas públicas.

Ifet pode sair este ano

O Instituto Federal de Educação Tecnológica pode ser implantado em Sarandi ainda este ano, informa reportagem de Murilo Battisti na CBN Maringá. A prefeitura daquela cidade reservou terreno e deputados e senadores se comprometam a destinar verbas, adiantou Gilberto Pavanelli, do Codem. O Ifet vai atender os municípios da rgião metropolitana e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de Sarandi. Saiba mais.

Onde as ligações passam a ser locais

O Conselho Diretoria da Agência Nacional de Telecomunicações publicou hoje a resolução sobre áreas locais para o serviço fixo comutado destinado ao uso do público em geral, concedendo o prazo de até 120 dias para implementação das alterações – que transforma em chamadas locais as ligações feitas nas regiões metropolitanas. De acordo com a resolução, na região de Maringá se enquadrarão na nova regra: Ângulo, Astorga, Atalaia, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Flórida, Iguaraçu, Itambé, Ivatuba, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Munhoz de Melo, Ourizona, Paiçandu, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, São Jorge do Ivaí e Sarandi.

Licitação em Paranavaí

O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, assinou aviso de licitação de duas unidades básicas de saúde de uma só vez. Uma, de 340,07 m², será no Jardim Morumbi; a outra, de 320,06 m², na Vila Operária. O valor máximo a ser pago será de R$ 400 mil por posto de saúde. A licitação acontecerá no próximo dia 14.

Asfalto em Sarandi

A Prefeitura Municipal de Sarandi abriu licitação para contratação de empresa especializada para executar, sob a forma de empreitada global, obra de pavimentação asfáltica em vias públicas no Jardim Bela Vista. A abertura será no dia 1º de março, às 9h.

Nada a registrar

A transparência da Prefeitura Municipal de Paiçandu está atrasada em um ano. Não há no site daquele município nenhuma informação sobre as contas públicas de 2010, ano que, para o prefeito Vladão, parece não ter existido.

Uniflor terá centro artesanal

A Prefeitura Municipal de Uniflor, na região de Maringá, realiza no próximo dia 10 tomada de preços para a construção do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais, que terá área de 250 metros quadrados e se localizará na rua Lírio. O valor máximo a ser pago é de R$ 205.813,12 e a obra deverá ser concluída em 150 dias.

Agradinho com dinheiro público

veiculo_oficial
Do Jornal do Interior:

A Prefeitura de Corumbataí do Sul adquiriu, recentemente, um novo veículo oficial para o prefeito. O modelo escolhido é o Chevrolet Astra Hatch, de quatro portas, com rodas de liga leve. O detalhe interessante no veículo, que custa mais de R$ 45 mil, é a placa AOP 5007, que, segundo dizem, seria as iniciais de Administração Osney Picanço. Já os números fariam referência ao aniversário do prefeito.

Aguardando melhorias

Até o ano passado era a empresa Planeta que fazia o transporte coletivo intermunicipal entre Ivatuba e Maringá. Este ano, assumiu a TCCC – e os usuários aguardam melhorias, como maior número de ônibus para fazer a linha, que hoje oferece apenas dois horários pra ida e volta(6h30-11h e 13h30-18h). Por conta da pouca oferta de horários, os ônibus acabam circulando lotados. Hoje, no distrito de Floriano, teve até troca de carro por causa da lotação.
Considerando-se que ainda não começaram as aulas no Instituto Adventista do Paraná, e a maioria dos usuários hoje é de pessoas que trabalham em Maringá, a situação poderá piorar se não houver melhoria no serviço.

STF arquiva ação que queria suspender reabertura de estrada

O presidente do STF, ministro Cezar Peluso, negou seguimento (arquivou) à suspensão de liminar ajuizada por Presidente Castelo Branco, na Região Metropolitana de Maringá, com o objetivo de suspender decisão da Justiça estadual que determinou a reabertura da estrada municipal LK 002, conhecida como Estrada Velha. A decisão estadual atendeu pedido do Ministério Público, segundo o qual a estrada é rota de passagem para se chegar às cidades de Nova Esperança (Capelinha) e Paranavaí (Nova Brasilândia). O trecho foi interditado pela prefeitura após a construção da rodovia BR 376, que, segundo a municipalidade, possui infraestrutura adequada para atender os motoristas. Para isso, ela abriu uma vala na estrada e colocou placas obstando o acesso a ela. No entanto, após a implantação de pedágio na rodovia federal, a “estrada velha” passou a ser utilizada como rota de fuga por diversos veículos e caminhões como forma de não efetuar o pagamento da tarifa. Leia mais.

Sarandi diz não ao lixo

A audiência pública do Instituto Ambiental do Paraná sobre a destinação de lixo de outras cidades para Sarandi, ontem à noite na Casa da Cultura, melou. A maioria dos presentes manifestou-se contra a proposta. “Saímos de lá com a sensação de dever cumprido e defendo que sempre que os trabalhadores e a juventude se põem em movimento é possível vencer”, comentou o advogado Avanilson Araújo, do PSTU. A indignação da população presente na Casa da Cultura e as intervenções de diversas lideranças dentre elas dos militantes do PSTU fez com que o IAP recuasse na tentativa de, no apagar das luzes, legitimar a Ambisul (grupo Pajoan) a ampliar o aterro sanitário da cidade, suspendendo a realização da audiência pública e com isso não permitindo a concessão da ampliação do aterro, pelo menos nesse momento. “Nenhum representante da Prefeitura de Sarandi compareceu, demonstrando, mais uma vez, de que lado está o prefeito Carlos de Paula, quando precisa se posicionar em favor dos interesses da população trabalhadora da cidade. O prefeito tem poderes legais para barrar a vinda do lixo e reestatizar o aterro mas não o faz. Por isso seguimos na luta, apoiando a mobilização dos trabalhadores e da juventude de Sarandi e defedendo a aprovação do projeto de iniciativa popular contra a vinda do lixo e pela reestatização da gestão do lixo”, informou nota do partido. Leia mais no blog de Hilário Gomes.

Entidades entram com ação para suspender audiência pública

O Comitê de Lutas de Sarandi ingressou hoje no fórum local com uma medida cautelar com pedido de liminar para tentar suspender a audiência pública chamada pelo IAP para o próximo dia 27, no apagar das luzes de 2010. O objetivo da audiência é legitimar a concessão de ampliação da área do aterro sanitário, hoje nas mãos da empresa privada Ambisul (Grupo Pajoan). No último dia 10 os moradores da cidade e mais de uma dezena de entidades promoveram uma audiência pública popular que ao final votou pela rejeição da vinda de lixo de outras localidades para Sarandi, contra a ampliação do aterro sanitário e, ainda, pela implementação de lei popular que prevê a retomada do controle estatal sobre a gestão do lixo.
O conselho considera a atitude do IAP no mínimo suspeita, já que no primeiro dia de janeiro se inicia um novo governo e a audiência foi chamada propositalmente para o dia 27 de dezembro, dois dias depois do Natal, afim de dificultar a participação popular. O processo está nas mãos da juíza de Direito, Heloísa Kroll, que deve analisar o caso até segunda-feira.

Lixo: situações iguais, tratamento diferente

Curioso que no site do IAP estão divulgando duas audiências a de Sarandi e a de um aterro sanitário de Itambé. A de Sarandi foi publicada no diario oficial no dia 03-12 e a de Itambé foi publicada no dia 06-12 ou seja 03 dias de diferença, porém a de Sarandi tem prazo de 24 dias para realização, enquanto a de Itambé tem prazo de 50 dias, vai ser realizada somente em 26 de Janeiro de 2011 Tratamento diferente para situações iguais. Estranho não? Tem uma armadilha nessa audiência de Sarandi ela foi marcada para o dia 27 de Dezembro, período que o povo viaja e os vereadores estão em recesso. está no blog do vereador Bianco. Leia mais.

Vereadores tentam confirmar denúncia

A Caixa Econômica Federal e a prefeitura de Sarandi estão “tabelando” para não fornecer os nomes das famílias contempladas com casas do Conjunto Residencial Mauá, de Sarandi, projeto que tem recursos da instituição. Os vereadores Bianco e Reginaldo, do PT, receberam denúncias de favorecimento ilegal, foram até a Caixa, onde o gerente disse que a lista estava na prefeitura; na prefeitura, informaram que está na Caixa. Os dois resolveram oficiar para obter a relação e admitem ir ao Ministério Público para confirmar a denúncia. Leia mais.

Lixo: audiência pública hoje em Sarandi

Acontece hoje a audiência pública do lixo de Sarandi. Será a partir das 20h, na câmara municipal. O PSTU, que integra o Comitê de Lutas e apóia a audiência pública, informa que estarão em pauta a luta contra a vinda de mais lixo para Sarandi e um projeto de lei de iniciativa popular que luta pela reestatização da gestão do lixo na cidade. A mesa será composta pelo professor e ambietalista Jorge Vilallobos que debaterá as implicações e os danos causados pelo lixo em Sarandi e, num segundo momento, pelo advogado da CSP – Conlutas – Central Sindical e Popular e presidente do PSTU-Maringá, Avanilson Araújo, que debaterá o tema da reestização e o projeto de iniciativa popular.

Região Metropolitana de Maringá é a 27ª mais populosa

A Região Metropolitana de Maringá subiu um grau no ranking das regiões metropolitanas mais populosas do país, em relação a 2000. Este ano, de acordo com o IBGE, passou da 28ª para a 27ª posição. Londrina caiu um degrau, de 22ª para 23ª, com 764.258 habitantes. Curitiba manteve a oitava posição (população de 3.168.980 de pessoas). O país tem 36 regiões metropolitanas. A RM de Maringá é uma das que mais possui municípios, alcançando uma população de 612.617 habitantes. Leia mais.

Vila rural vira chácara de lazer

Moradores de área urbana estão adquirindo lotes na Vila Rural Elza Lerner, em Mandaguaçu, e transformando-os em chácaras de lazer. O projeto lançado pelo ex-governador era originalmente um assentamento rural com área para subsistência familiar. “Tem gente de Maringá, comprando lote aqui para construir área de lazer! Compra para vir fazer churrasco, montar piscina e até campo de futebol!”, diz um morador. Leia mais.

(Foto Paulo Ramires)

Prefeito retira benefícios de servidores

Será votado na sessão de amanhã da Câmara Municipal de Paranavaí o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município que põe fim a alguns benefícios dos servidores públicos, como  o fim da licença-prêmio de 40 dias, auxílio-transporte, auxílio-refeição, auxílio-creche e auxílio-saúde, entre outros. A iniciativa do prefeito Rogério Lorenzetti já se anuncia como a polêmica da semana naquela cidade. Leia mais no Portal Caiuá.

Umuarama tem novo bispo

O papa Bento XVI anunciou hoje a transferência do bispo auxiliar de São Paulo, dom João Mamede Filho, para a diocese de Umuarama, no Paraná. O novo bispo de Umuarama, dom Mamede é da Ordem dos Frades Menores Conventuais e tem 59 anos. Natural de Caçapava (SP), foi ordenado bispo em 2006. Seu lema episcopal é “No evangelho força de Deus”. Leia mais.