Cidades

Big Brother Beltrão

Do Boca Santa:

Os clics são dos vereadores de Engenheiro Beltrão, que depois que estourou o escândalo da “farra das diárias” vivem um verdadeiro “BBB – Big Brother Beltrão”. Três deles já foram eliminados, ou seja, estão afastados do cargo por ordem judicial. Outros quatro foram colocados no “paredão” pelo Ministério Público, que está pedindo o afastamento imediato do quarteto. Todo mundo acusado de pegar diárias para participar de eventos que nunca existiram. Restam dois imunes pra gente dar uma espiadinha.

Nem a pau, Juvenal

Do Twitter da Funverde, ONG maringaense:

– Acabou o encontro regional sobre resíduos, das cidades de Maringá, Sarandi, Paiçandu e Mandaguaçu. Problemas, reclamaram de não ter dinheiro para resolver o problema do lixo, mas para obras magalômanas eles têm dinheiro, porque resolver o problema do lixo não dá voto. Uma caca, exceto a palestra do Edson Ikeda, impecável, que foi cortada pelo nosso secretário que disse que ele estava falando demais. Na verdade ele estava falando a verdade e a verdade é dolorida para os incompetentes. De todo o encontro, só restou um slogan e um recado para nosso prefeito: Nem a pau Juvenal deixaremos o prefeito queimar recurso natural.

PSTU se mobiliza contra lixo em Sarandi

O PSTU está novamente preocupado com a questão do lixo em Sarandi. Agora à tarde a Regional Norte informou que “novamente se cogita a vinda de centenas de toneladas de lixo de outras localidades para o aterro privatizado na gestão Cido Spada (PT)” e que “se isso realmente vier ocorrer teremos perdas irreparáveis no meio ambiente, na saúde pública, na água e solo da cidade”.

O PSTU apoia a luta e a organização dos trabalhadores pela reestatização da gestão do lixo urbano e incentiva o projeto de lei de iniciativa popular, que prevê a coleta de, ao menos, 3 mil assinaturas para que a câmara municipal vote uma lei reestatizando a gestão dos resíduos sólidos e proibindo a vinda do lixo de outras localidades para aquela cidade.

Começa revitalização de avenida em São Tomé

Image and video hosting by TinyPic
Teve início na última segunda-feira uma obra que a população de São Tomé aguardava havia tempos: a revitalização da avenida José Madureira. A via é um corredor da PR-498, por onde passa todo o tráfego de veículos com destino a Japurá, atravessando o rio Ivaí rumo a São Carlos do Ivaí e Nova Esperança, dando acesso à Rodovia Assis Chateaubriand ligando o Paraná ao estado de São Paulo. Em 1990 construíram um muro divisor, mal projeto, que transformou a trajetória dos veículos neste espaço de mais de um quilômetro de avenida num martírio, principalmente para o tráfego de veículos pesados. O prefeito Leo, que condenava o transtorno causado pelo muro, “feio em todos os sentidos”, acompanhou o início da obra.

Imunidade suspensa

Atualizado – O delegado da Receita Federal em Maringá, Wagner Lopes da Silva, assinou ato declaratório executivo, na última sexta-feira, declarando suspensa a imunidade tributária da Fundação Hospitalar de Saúde, de Cianorte, nos anos-calendários de 2005 a 2008. A suspensão é foi tomada tendo em vista “tudo o que consta” de processo administrativo que tramita no órgão. A entidade, que administra a Santa Casa, esteve sob intervenção, solicitada pelo Ministério Público.

Maringá cresce, vizinhos diminuem

De acordo com os resultados da coleta do Censo 2010, divulgados hoje pelo IBGE, a população maringaense passou de 335.511 para 349.860. Bem ao contrário dos vizinhos, onde a população estimada para 2009 estava superestimada: Sarandi passou de 84.651 para 80.406 e Paiçandu de 36.876 para 35.307. Todas as cidades paranaenses aqui.

Obra de asfalto

A prefeitura de Sarandi entrega oficialmente amanhã às 9h30 trecho de asfalto na “curva do XV”, na avenida Maringá, próximo ao cemitério. “Na oportunidade serão apresentadas as melhorias realizadas no campo santo”, diz o convite.

“Ruas de Sarandi continuam me dando vergonha”

Do Câmera no Rec:

Recebi a visitas de familiares de cidades do estado de São Paulo e me comentaram sobre as ruas a maioria esburacadas, eu disse que o antigo prefeito estava arrumando mas a máquina quebrou e não prosseguiu, entrou novo prefeito, tapou alguns buracos, etc e tal…. Ouvindo a Rádio Sarandi FM 91,3 na manhã desta quarta-feira (13) não sei qual o nome do programa nem os nomes dos apresentadores, eles estavam comentando sobre os buracos das ruas, inclusive um na esquina ali no começo da Avenida Cuiabá. Disseram que na era Milton Martini os blogueiros desciam o pau na prefeitura e agora só elogiam o prefeito Carlos de Paula, sendo que os problemas continuam o mesmo, concordo com vocês essas pessoas me enojam, hoje passei também por acaso em uma  inauguração da prefeitura e o número de “chupins” eram enormes nossa Sarandi não merece isso.

Propaganda largada

A Justiça Eleitoral de Cianorte anda um pouco lenta mesmo, reclama leitor, que enviou as fotos de placas que passaram quase que o dia inteiro esparramadas pelo chão, inclusive no meio da rua, e foram destruídas por carros. Ele imagina que nas próximas eleições a coisa tende a piorar.

Casas para São Tomé

O prefeito Leo Hernandes assinou na última  sexta-feira o edital de concorrência publica para a construção de 131 casas pelo programa Minha Casa Minha Vida. Hoje existem mais de 500  famílias cadastradas.

MP investiga denúncia em Paranavaí

O promotor de justiça de Paranavaí, Vilmar Antônio Fonseca, fala em entrevista ao repórter Pedro Artur sobre a investigação de supostos  pagamentos irregulares de horas extras a pessoas que prestam serviços no Pronto Atendimento Municipal. Segundo as denúncias, para viabilizar pagamentos de funcionários sem vínculos com o município, inclusive de médico já exonerado a bem do serviço público, eram feitos pagamentos de horas extras a funcionários vinculados à Secretaria de Saúde e esses recursos eram repassados a esses  prestadores de serviços no P.A. Entre médicos, enfermeiros e atendentes, nos últimos 20 dias, o MP ouviu cerca de 30 pessoas que estariam envolvidas nessas irregularidades. Aqui.

Já em Paranavaí…

Do Praxedes:

Quando todo mundo imaginava que o vereador Pó Royal tinha se tocado da grande pisada na bola que deu ao sugerir para o prefeito RL que concedesse um salário mensal aos presidentes de associações de bairro, o edil surpreendeu a todos e disse que houve um erro: não era salário e sim uma ajuda de custo. Ah bom! Isto por acaso muda a essência da proposta indecente? O prezado edil começou seu palavrório na tribuna da Câmara reclamando dos “anônimos” que o criticaram nos blogs, incitando-os a se identificarem. Esqueceu que os donos dos blogs também emitiram opinião contrária. E se identificaram. Não satisfeito em violentar a lógica e a coerência, Pó Royal defendeu a ajuda de custo com justificativas de ações assistencialistas que já levaram muitos políticos aos tribunais. Acabou o tempo de ficar dando dentaduras e cadeiras de rodas, adquiridas com dinheiro público, para conseguir votos. Outras práticas ainda vão demorar um pouco mais. Como o uso das estruturas públicas de atendimento, por exemplo.

PS – No Portal Caiuá, um vídeo mostrou a votação. Em qualquer cidade séria de país sério do mundo, era capaz do autor receber no mínimo um desconto no próprio salário – ou na “ajuda de custo” – por conta da “ideia”.

São Tomé na fita


A RPC/Globo levou ao ar recentemente reportagem sobre a internet gratuita em São Tomé, informação antecipada pelo blog no início de maio último. Em Maringá, o pessoal continua aguardando o cumprimento da promessa feita na última campanha.

Dia de Santo Cura d´Ars

Amanhã é feriado municipal em Paiçandu, dia do padroeiro, Santo Cura d’Ars. A agenda de comemoração prevê às 10h passeio ciclístico com a imagem do santo pelas principais vas da cidade. A concentração será em frente à paróquia. As pessoas podem participar levando 1 kg de alimento não perecível. Será sorteada uma bicicleta entre os participantes.  A partir das 16h o Santíssimo Sacramento será exposto para adoração. Neste mesmo horário os padres estarão atendendo confissões. A santa missa do padroeiro está marcada para as 20h.

Escola e comunidade

No dia 17 de junho passado o médico e deputado estadual dr. Batista (PMN) ministrou palestra para estudantes do Colégio Estadual Professor Giampero Monacci, de Itambé. Foi dentro do projeto Escola e comunidade pela superação dos desafios contemporâneos, coordenado pela professora Marly Amélia Mesquini e pela diretora do estabelecimento, Sueli Baraldo. O prefeito Antonio Carlos Zampar (PT), do vereador Sebastião Farias (PTB) e do ex-vereador Wilson Capocci (PSDB).

Tarifa sobre em Londrina

Londrina amanheceu com a tarifa do transporte coletivo urbano mais cara: de R$ 2,10 passou para R$ 2,25, com autorização judicial.

Em Maringá, a nova tarifa autorizada pelo prefeito Silvio Barros II está em vigor desde o último domingo, quando passou de R$ 2,50 para R$ 2,60 (no cartão, antecipadamente, de R$ 2,10 para R$ 2,20).

Cesta básica: Sarandi investiga irregularidade

A Prefeitura do Município de Sarandi divulgou comunicado há pouco informando que, diante da especulação de uma eventual irregularidade na compra de cestas básicas para atendimento a famílias carentes do município, por parte da Secretaria de Ação Social, através de portaria, no último dia 2 foi aberta sindicância para tratar do assunto. A sindicância administrativa deverá estar concluída em 30 dias; três servidores integram a comissão.

Sessão termina sob protesto

Em Paranavaí, a última sessão da câmara municipal não chegou ao final por falta de quorum – sete vereadores. No Legislativo estavam presentes lideranças de bairro, que reclamaram da situação. “Achei isso uma palhaçada”, reclamou Miriam Gouveia. Leia mais.

TCE ordena demissão de secretário de Farol

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná determinou a exoneração de Gilmar Aparecido Cardoso do cargo de secretário da Procuradoria-Geral de Farol (região Centro-Oeste). Ele também deve deixar, dentro de 15 dias após notificação, qualquer outra função para a qual tenha sido indicado e que configure situação de nepotismo. Gilmar ocupou, segundo a Corregedoria-Geral do TCE, três diferentes cargos em comissão na prefeitura. Todos eles, durante os dois mandatos consecutivos (2005-2012) da atual prefeita, Dirnei de Fátima Gandolfi Cardoso, que é sua mulher. Leia mais.

[Sei de gente que deve estar comemorando a decão, lá pelas bandas de Campo Mourão]

Pesquisa aprova fusão em Paranavaí

Pesquisa divulgada ontem mostra que 74,8% dos paranavienses aprovam a incorporação da Fafipa pela UEM ou à adesão da instituição à Universidade Estadual do Paraná, revela Joaquim de Paula. O levantamento, feito pela DataVox (instituto que os leitores conhecem), provoca polêmica, já que há (ou havia) resistência de parte daquela comunidade à fusão.

Tarifa local na RMM: quase uma realidade

Do Jornal de Maringá:

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações abre a partir da próxima terça-feira uma consulta pública para avaliar a possibilidade de incluir 33 municípios na área de tarifa local das regiões metropolitanas de Curitiba, Londrina e Maringá. A proposta – votada na tarde de quinta-feira – contemplará 27 regiões metropolitanas e três regiões integradas de desenvolvimento do país. Caso entre em vigor, a medida permitirá a realização de chamadas telefônicas a custo de ligação local entre todos os municípios de uma mesma região metropolitana (ou de região integrada de desenvolvimento) que contenham continuidade geográfica e o mesmo DDD. Leia mais.

[Neste caso, há que se agradecer ao ex-reitor Gilberto Pavanelli, conforme o blog noticiou no final de maio]

Convênio prorrogado

Ao contrário do que aconteceu com o convênio do Restaurante Popular, firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o município de Maringá, que expirou sem que a obra fosse entrega, foi prorrogado o prazo de execução do convênio assinado em 2006 pela Prefeitura Municipal de Sarandi e o governo federal. A prorrogação, que foi assinada em abril de 2009 e vencida em maio último, é para o Complexo Cooperativo dos Trabalhadores do Setor de Materiais Recicláveis de Sarandi, Maringá e Paiçandu – Central de Comercialização, Processamento e Industrialização.

Miss Japurá 2010

Karla Mazoni foi eleita Miss Japurá, na noite do último sábado. Onze candidatas disputaram o título. A primeira princesa foi Kátia Lima e a segunda princesa, Thaís Natany (também Miss Fotogenia), enquanto Ana Paula Rodrigues foi escolhida Miss Simpatia. Continue lendo ›

Recursos para Marialva

O deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB) entregou ontem à tarde, em Marialva, na presença de políticos e lideranças locais, R$ 500 mil em recursos federais, viabilizados através do Ministério do Turismo e Funasa. R$ 300 mil serão aplicados em obras de infraestrutura no Parque da Uva e R$ 200 mil para aquisição de um caminhão coletor de lixo.

Paiçandu terá Biblioteca Cidadã

O prefeito Vladão (PMDB) já recebeu a notícia: Paiçandu acaba de ganhar uma Biblioteca Cidadã, viabilizada pelo deputado estadual dr. Batista (PMN). A Biblioteca Cidadã é um programa do governo estadual e contempla edificação, acervo, equipamento (acesso à internet, computadores, DVDs e aparelho de televisão) e treinamento de pessoal.

Cidadão honorário de Jussara

O deputado federal Odílio Balbinotti (PSDB) recebeu o título honorário de Jussara, em solenidade que teve as presenças do vereador Primo Ranzoni, da prefeita Luciana Barbosa, dos deputados estaduais dr. Batista e Jonas Guimarães e do prefeito de Cianorte, Edno Guimarães.

Recursos para Sarandi

Image and video hosting by TinyPic
O deputado estadual dr. Batista (PMN) comunicou ao prefeito de Sarandi, Carlos de Paula (PDT), a liberação de recursos do governo do estado para a construção de uma escola no Parque Alvamar e de uma unidade básica de saúde, para mulheres e crianças, no mesmo bairro. Foi na última quarta-feira.

Alvamar ganha escola e UBS

O deputado estadual dr. Batista (PMN) entrega amanhã às 10h ao prefeito de Sarandi, Carlos de Paula (PDT), a liberação de recursos do governo do estado para a construção de uma escola no Parque Alvam ar, reivindicação antiga daquela comunidade. O parlamentar viabilizou o atendimento ao pedido, feito pelo vereador Nildão (PPS).
Além da garantia da construção da escola, dr. Batista deve repassar recursos para a construção de uma unidade básica de saúde, para mulheres e crianças, também no mesmo bairro.

Municípios da RMM terão tarifa local

Pelo menos 13 municípios da Região Metropolitana de Maringá (que começou com 8 e hoje, por razões eleitoreiras, tem 25!) poderão ter tarifa telefônica local. A reivindicação é antiga mas parece que agora vai sair do papel.
Na semana passada, Gilberto Pavanelli, o assessor executivo do Codem, esteve na Anatel, em Brasília, reunido com o gerente geral de Competição da agência, José Gonçalves Neto, e assessores técnicos, pedindo o benefício da tarifa local aos 13 municípios (Ângulo, Iguaraçu, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Paiçandu, Sarandi, Astorga, Doutor Camargo, Itambé, Ivatuba  e Presidente Castelo Branco).

Processo em fase de aprovação

Atualmente apenas Sarandi e Paiçandu gozam desse benefício, porém só quando falam com Maringá. A solicitação é para que todos os 13 municípios tenham a tarifa diferenciada entre si e não apenas com a cidade-pólo. A Anatel informou que, aproveitando a solicitação de Maringá, resolveu regularizar esse procedimento, já que existem outras solicitações semelhantes aguardando para serem atendidas. O parecer da área técnica é favorável desde que as regiões alguns pré-requisitos, como a conurbação entre os municípios.

O processo encontra-se em fase de aprovação pelo Conselho da Anatel, com parecer favorável pela área técnica, que será apresentado pelo conselheiro João Rezende, ex-secretário de Fazenda de Londrina. Após a aprovação pelo Conselho, a proposta será submetida à Chamada Pública e, posteriormente, Audiência Pública.

Internet grátis em São Tomé


São Tomé é o 35º município brasileiro (e o segundo paranaense) a contar com internet grátis para toda a população, através do programa Cidade Digital. O programa foi inaugurado na sexta-feira, quando o prefeito Leo Hernandes entregou também a praça central toda remodelada com recursos do governo federal de emenda do deputado Rodrigo Rocha Loures, que acessou a internet de seu celular no palco para a  multidão que foi à praça ver e assistir as inaugurações e show com a banda Edição Especial.

[Depois de Engenheiro Beltrão e São Tomé, quando a moderna Maringá vai ter a promessa de campanha cumprida?]

Sarandi recebe R$ 350 mil

O deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB) entregou R$ 350 mil para Sarandi, recursos que serão destinados à reforma da Clínica Materno Infantil. O prefeito Carlos de Paula e secretários prestigiaram o ato.

O fim do Mutirão

O prefeito de Sarandi, Carlos Alberto de Paula (PDT), reuniu-se com moradores do Mutirão e propôs aos mesmos a possibilidade de receber novas casas populares, do programa Minha Casa, Minha Vida, que estão sendo construídas no Residencial Mauá e que beneficiarão 343 famílias. As casas são de 37 metros quadrados, contendo ainda um aquecedor solar cada uma, além de reservatório de água, iluminação pública, galerias pluviais e asfalto. Leia mais.

Falta água em bairros de Sarandi

A autarquia Águas de Sarandi informou agora à tarde que por conta de um rompimento na rede de abastecimento alguns bairros permanecerão sem água por tempo indeterminado. São eles: Parque Alvamar I e II, Jardim Tropical, Novo Panorama, Panorama e Jardim Independência. Os trabalhos estão sendo feitos, acrescentou a autarquia, para que o serviço seja restabelecido o mais rapidamente possível.

Sarandi anuncia projeto do viaduto na Londrina

Image and video hosting by TinyPic

Atualizado – O prefeito de Sarandi, Carlos Alberto de Paula (PDT), informou agora à tarde que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – o mesmo que garantiu mais R$ 48 milhões para uma obra suspeita de superfaturamento em Maringá – deu o ok para execução do projeto do viaduto da avenida Londrina. Foram disponibilizados R$ 250 mil e o prazo para terminar o projeto é de 90 dias. O projeto prevê a transposição da avenida Londrina com a BR-376 nos sentidos Norte-Sul em sua parte superior, possibilitando conversões que ajudarã a desafogar o transito naquele local. A construção custará cerca de R$ 15 milhões.

O bolo dos 73 anos

Image and video hosting by TinyPic
Um bolo de 73 metros foi servido na Associação Rural de Mandaguari, ontem, para comemorar o encerramento da festa de aniversário do município, do qual Maringá já foi distrito. A cidade sediou no último dia de comemorações uma reunião conjunta de três associações de municípios (Amusep. Amepar e Amuvi), com a presença de mais de 50 prefeitos, deputados, dois senadores e do governador Orlando Pessuti.