Cidades

Novas encrencas em Marialva

Image and video hosting by TinyPic
Marialva agora compete com Maringá em notícia ruim na área pública. Uma empresa que funcionaria nesta casa, em Ourizona, fechou um contrato de R$ 380.160,00 com a administração do prefeito Deca, de Marialva, para prestar serviços de atividades de aprendizagem esportiva e cultural. Legalmente, porém, a empresa foi constituída para atuar no ramo de locação de brinquedos para festas. Os indícios de fraude na licitação estão no site do vereador Neto (PP), que informa que o prefeito do PSB obrigou-se a demitir 27 funcionários no último final de semana, a maioria residente fora do município, e que foram contratados irregularmente. Detalhes.

Aliás, graças ao vereador a Justiça atendeu pedido do Ministério Público e concedeu liminar suspendendo o aumento na tarifa de água e esgoto do município, que entrou em vigor em janeiro último, determinando ainda a devolução dos valores pagos. A decisão inclui ainda que o a prefeitura religue os relógios que eventualmente tiveram corte originado pelo não pagamento das faturas neste período. A administração corre risco de multa diária de R$ 1 mil se não obedecer a Justiça.

Tipo exportação

As luminárias com a cor do PP chegam a Barbosa Ferraz. Em Maringá, a licitação milionária da troca das lâmpadas gerou ações judiciais, inclusive com a alegação de que a opção saiu R$ 500 mil mais cara aos cofres públicos. Leia mais.

Juiz determina afastamento de secretário mourãoense

O juiz Edson Jacobucci Rueda Junior, de Campo Mourão, determinou liminarmente o afastamento do secretário municipal de Saúde, Paulo Adriano Davidoff. A decisão atende ação civil pública apresentada no dia 22 de março pelas promotorias de Proteção ao Patrimônio Público e de Defesa da Saúde Pública da comarca. O Ministério Público sustenta que o secretário trabalha como dentista, quando o cargo que ocupa exige dedicação exclusiva ao Município. Conforme a liminar, a partir da intimação, o prefeito Nelson José Tureck tem 24 horas para afastar o secretário de sua função. Leia mais.

Recursos prejudicam combate à dengue

Para atender um município com quase 85 mil habitantes, a Prefeitura de Sarandi conta com uma equipe de apenas 12 agentes de combate à dengue. Segundo Joeval Ferreira Machado, da Secretaria de Saúde, “a gente está precisando”, mas confessa que é impossível trabalhar com tão pouca gente. Há algumas semanas foi realizado concurso e teste seletivo para preenchimento de vários cargos no município, mas recursos questionando a aplicação das provas estão atrasando as contratações. Para o combate à dengue seriam precisos no mínimo 50 agentes.

Habitação: municípios estão irregulares no SNHIS

No Paraná, 142 municípios estão irregulares perante o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social em relação à apresentação da lei de criação do Fundo e do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social, como prevê legislação de 2005,  e cinco municípios não aderiram ao SNHIS. Oito municípios da micro-região 9 (Amusep) estão nesta situação, além de uma grande cidade paranaense (Foz do Iguaçu). De acordo com a secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães, a lei que cria o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social e institui o Conselho Gestor do FNHIS foi “um importante avanço na reestruturação do planejamento da política habitacional para o país” e é essencial para que os prefeitos possam aderir ao SNHIS. Os municípios que não aderiram ao sistema e os que aderiram, mas não cumpriram os compromissos assumidos no termo de adesão, ficam impedidos de acessar recursos do FNHIS. “Os municípios que possuem contrato(s) de repasse ou termo(s) de compromisso assinado(s) poderão apresentar Lei de criação do Fundo e Conselho Local de Habitação de Interesse Social até o dia 30 de junho de 2010, conforme Resolução nº 30, de 16 de dezembro de 2009, do Conselho Gestor do FNHIS. Após essa data se o município não apresentar a referida lei, o repasse de recursos será interrompido”, explicou ela em correspondência endereçada a lideranças da Câmara dos Deputados, como o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB), a quem solicitou orientação aos municípios, afim de garantir a continuidade dos contratos de repasse.  “Somente por meio de ações conjuntas com as prefeituras será possível enfrentarmos os desafios colocados pela questão habitacional no nosso país”, frisou.

Da região de Maringá estão irregulares e podem ricar sem recursos para as casas os municípios de Floraí, Floresta, Ivatuba, Lobato, Mandaguaçu, Nossa Senhora das Graças, Santo Inácio e Uniflor. Entre as 142 cidades na mesma situação estão ainda Apucarana, Corumbataí do Sul, Farol, Fênix, Inajá, Ivaporã, Jandaia do Sul,. Juranda, Paranaguá, Porto Rico, Rondon, Sabáudia, São João do Ivaí e Tuneiras do Oeste.

Ação contesta reajuste de tarifa

A informação é do vereador Neto (PP): o Ministério Público ajuizou mais uma ação civil pública contra a administração municipal de Marialva, desta vez por causa do reajuste na tarifa de água e esgoto. O MP pediu a suspensão imediatada da lei que autorizou o aumento, aprovadas recentemente – com o voto contra, claro, do vereador.

Verri entrega veículos em Marialva

O deputado estadual Enio Verri (PT) entregou esta manhã em Marialva uma ambulância e uma Kombi ao prefeito Edgar Silvestre (PSB). Os veículos foram doados pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Saúde e do Provopar. A ambulância será utilizada pela Secretaria de Saúde, para transporte de pacientes, e a Kombi irá servir a população assistida pela Secretaria de Assistência Social. Leia mais.

Entidades de Sarandi podem paralisar atividades

Representantes das entidades de utilidade pública de Sarandi entregaram ontem ao presidente da câmara municipal, Cilas Morais, um documento  solicitando apoio da casa para a agilização, por parte do Executivo municipal, do repasse de recursos necessários à manutenção das atividades desempenhadas pelas entidades. O documento salienta que, diante da gravidade da situação, não restará alternativa às entidades  a não ser paralisar seus trabalhos, pois as diretorias, que são  voluntárias, já não conseguem mais arcar com as despesas no custeio e manutenção dos programas  se não houver o  repasse dos recursos. Assinaram o documento a APMI- Associação de Proteção à Maternidade e Infância; Amas- Associação Maternal de Sarandi; Larcra – Lar da Criança Recanto do Amor; Lar Nossa Senhora da Esperança; Pastoral da Criança; Assistência Betel; Apae – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais.

Expectativa em Paiçandu

Há cerca de 40 minutos uma comissão do sindicato dos servidores municipais de Paiçandu (Sismup) está reunida com o prefeito Vladão (PMDB) para tratar do atendimento a uma série de reivindicações, inclusive salariais. A categoria ameaça greve se não for atendida. Do lado de fora da prefeitura vários funcionários públicos aguardam o resultado da conversação.

Nova manifestação em Paiçandu

Dentro da programação de protestos do funcionalismo municipal de Paiçandu – que amanhã poderá entrar em greve -, hoje na hora do almoço os manifestantes vão permanecer defronte a prefeitura. Na última segunda-feira, o funcionalismo levou faixas de protesto durante a sessão da câmara municipal e ontem à noite realizou passeata pacífica. Amanhã à tarde está prevista a conversa com o prefeito e, dependendo do que for acordado, a greve pode começar.

O super-herói londrinense

O Pé Vermelho é o primeiro super-herói da Ecometrópole Londrina e desde a tarde de ontem está a postos para defender o meio ambiente da cidade, informa o site Londrix. Concebido para combater os maus hábitos da população e o micro-lixo nas ruas, além das florestas e animais nativos, o Pé Vermelho foi apresentado publicamente por seus idealizadores.

O super-herói londrinense é uma criação conjunta da ONG Meio Ambiente Equilibrado (MAE) e da Associação dos Quadrinistas de Londrina. A tarefa do novo personagem é proteger o meio ambiente local, combater crimes ambientais em aliança com as Ongs e divulgar a causa ambientalista. A apresentação pública do super-herói integra a Semana da Água e das Boas Práticas Ambientais na Ecometrópole, com programação completa até o dia 28. Leia mais.

Desembargador lembra a história do fusca

Foram entregues na manhã de hoje as obras na Vara do Trabalho de Campo Mourão. O prédio foi reformado e ampliado – agora tem 817 metros quadrados, com novas salas de audiência e maior espaço para a Secretaria e para o atendimento, além de nova rede elétrica, rede lógica e ar-condicionado. Também foram feitas as adaptações para garantir a acessibilidade às pessoas com dificuldade de locomoção ou outras deficiências. O presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Ney José de Freitas (na foto com o prefeito Nelson Tureck), relembrou em seu discurso o ex-prefeito Milton Luís Pereira, que administrou Campo Mourão na década de 1960 e que depois seria ministro do Superior Tribunal de Justiça. Em 1967, Milton Luís Pereira, ao descer as escadas da Prefeitura, foi saudado por uma multidão e presenteado com um carro, um fusca comprado pelos moradores em sinal de reconhecimento pelo seu trabalho. Esse carro, um fusca azul 1967, testemunhou o desembargador, é o que o ministro utiliza até hoje.

Engenheiro Beltrão tem internet gratuita

Engenheiro Beltrão tem internet gratuita desde a última sexta-feira. “Aproveitando a fibra óptica da Copel, o prefeito Elias de Lima comprou um provedor empresarial e oferece a ligação da internet sem fio para 3 mil pessoas, que passam a ter todas as informações disponíveis na rede, colocando o mundo à disposição da população de Engenheiro Beltrão”, disse Requião. Com investimento de R$ 120 mil e antenas distribuídas no centro e nos quatro distritos, a internet foi levada a 100% da área do município com velocidade de conexão de 128 kbps. Leia mais.

(Foto: Jorge Woll)

Justiça do Trabalho amplia sede de Campo Mourão

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná  inaugura amanhã a obra de ampliação e reforma da Vara do Trabalho de Campo Mourão. A solenidade será às 11h, com a presença de autoridades locais e do presidente do TRT-PR, desembargador Ney José de Freitas. A VT de Campo Mourão fica na rua Goioerê, 779.  O local era pequeno para a quantidade de processos em andamento e pela movimentação de pessoas – estão em trâmite na unidade 4.837 processos, sendo 2.113 protocolados somente no ano passado, uma média de 176 novas ações a cada mês. Entre as melhorias estão ampliações da área de espera, das salas de audiência, da secretaria e dos gabinetes dos juízes, além de criação de mais um gabinete e de local para arquivamento dos processos, bem como instalação de novo sistema de climatização e adaptação do edifício às normas de acessibilidade, incluindo a execução de banheiros acessíveis aos servidores e ao público e sinalização visual e tátil. A unidade contará com elevador para o acesso de pessoas com deficiência física, equipamento que já foi contratado, com instalação programada para abril. Com a ampliação, a obra passa de 785 m2 para 817 m2, sendo 735 m2 totalmente reformados.

Moradores cobram paz do prefeito de Paiçandu

O Paiçandu Blog News informa que hoje às 9h lideranças locais civis, religiosas, moradores, o 4º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Civil e vereadores, terão audiência com o prefeito Vladimir da Silva (PMDB). Vão cobrar providências em relação a reclamações que constam de abaixo-assinado entregue na semana passada por um grupo de moradores, na câmara e na prefeitura, sobre o som alto, veículos barulhentos e o consumo de bebida alcoólica em via pública, principalmente na avenida Curitiba e praça central. A bagunça, que havia parado, voltou há algum tempo, incomodando o sossego das famílias paiçanduenses. Por questões eleitorais, vereadores e prefeito esquivam-se de cumprir suas obrigações.

O prefeito verde

Estas são as botas do vice de Austin (Texas, EUA), Rodney Gonzáles, que tem o apelido de “O prefeito verde”. Ele participou da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras, em Curitiba. A foto é de Marco André Lima.

Prefeitura interdita Casa da Cultura

Construído há pouco mais de cinco anos, o prédio que abriga a Casa da Cultura de São Tomé foi interditado por não oferecer segurança aos frequentadores. A construção, levantada a toque de caixa e inaugurada em ano eleitoral, começou a se desintegrar. Construído na gestão Arlei Hernandes de Biazzi (PSDB), o prédio pode mesmo vir a ser demolido. A Tribuna de Cianorte publicou reportagem a respeito em sua edição de domingo.

Cidade digital

O prefeito Leo Hernandes (PMDB) anunciou esta semana que São Tomé já está incluído entre os municípios brasileiros que experimentam o Programa Cidade Digital. Nesta primeira fase será atendido o setor público; numa segunda, os agricultores do município, em seguida as famílias comprovadamente de baixa renda e depois a abertura será gradual até atender toda a população que possua computadores. Estas etapas deverão estar completadas no inicio do segundo semestre de 2010.

Sarandi deve receber escolas e asfalto

O contato entre o prefeito de Sarandi, Carlos de Paula (PDT), e o governador Roberto Requião (PMDB), que participaram de almoço ontem em Curitiba, apresentou sinal verde para a construção de mais duas escolas e a agilização no processo de asfaltamento das vias da cidade, muitas ainda esburacadas.  Além do deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB), que viabilizou o encontro, também participou do encontro e reforçou as solicitações o deputado estadual dr. Batista (PMN).

O exterminador do futuro

Depois da queda do palanque, é a educação que se espatifa em Paiçandu. O prefeito Vladão (PMDB), empenhado em fazer a pior administração que a cidade já teve, inclusive com a coleta de lixo mais deficiente da história, além de descumprir o Fundeb (não paga o piso nacional do magistério e um terço de hora-atividade), agora praticamente cortou parte dessa última conquista da categoria.
A partir da próxima segunda-feira, os professores vão perder duas das quatro horas-atividades que os mesmos realizam semanalmente, em seus locais de atuação. “Isso significa corte no salário e, pior, profissionais ainda mais insatisfeitos, revoltados e sem tempo para preparar aulas para nossas crianças”, explica o Paiçandu Blog News.

Blog denuncia roubo de terra

Caminhões levam lixo para Sarandi e trazem terra. A denúncia é do Blog do Gauchão: caminhões de Maringá levam lixo para Sarandi e voltam carregados de terra, “roubada” dos fundos do bairro São José. Ele faz o alerta e pede ação da Secretaria de Meio Ambiente daquela cidade. Máquinas ficariam escondida no matagal, aguardando os caminhões. Leia mais.

Colégio terá quadra coberta

O deputado federal Odilio Balbinotti participou ao lado do prefeito de Sarandí, Carlos de Paula, há pouco, da assinatura para início das obras de uma quadra coberta do Colégio Cora Coralina. Na próxima quinta feira, Balbinotti acompanha o prefeito de Sarandí em uma audiência com o governador Roberto Requião.

(Foto: Amarildo Torres)

O protesto em Mandaguari

Agricultores de Mandaguari protestaram hoje pela manhã contra o mau estado de conservação das estradas rurais do município, dirigido pelo prefeito Cileninho (PP), presidente da Amusep. O movimento terminou em frente ao prédio da prefeitura onde foram apresentados vídeos das estradas danificadas. Leia mais.

(Foto: Mandaguari Online)

O que é público e o que é privado?

A foto, do blog de Osvaldo Machado, mostra funcionários da Prefeitura de Astorga derrubando muro na faculdade da cidade, que seria serviço particular não autorizado. Ele questiona o que é público e o que é privado na Astorga do triprefeito Bega, uma cidade que pode ser sem lei e sem vergonha, como define o Astorga Urgente.

Concurso e teste seletivo: último dia

Interessados a participar do concurso público e teste seletivo da Prefeitura Municipal de Sarandi e Águas de Sarandi – Serviço Municipal de Saneamento Ambiental têm até hoje para se inscrever. As taxas variam entre R$ 30,00 a R$ 80,00. As inscrições devem ser feitas pela internet ou na Agência do Trabalhador Municipal localizado na rua Salvador Jordano, 548, até as 17h. São mais de 250 vagas, incluindo as 60 para agentes de saúde, por teste seletivo.

Domingueira espera sanção

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), que retorna de viagem à Índia, deve sancionar esta semana a lei que institui a Domingueira. A proposta, que em Londrina foi feita pelo deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB) e em Maringá por Wilson Quinteiro (PSB), na campanha de 2008, prevê tarifa do transporte coletivo urbano a R$ 1,00 aos domingos.

A fila da casa própria

Quase duas mil pessoas compareceram hoje ao Ginásio Zicão, de Marialva, para receber a senha e fazer o cadastramento para a casa própria. Serão constrruídas 140 unidades. A distribuição da senha continuará sendo feita conforme a demanda. Leia mais.

O Observatório de Paiçandu

As professoras Carla Almeida e Ana Lúcia Rodrigues, do Observatório das Metrópoles, durante capacitação com voluntários de Paiçandu, onde surge o Observatório Social das Metrópoles. “Desde janeiro, alguns integrantes do curso e mais convidados se reuniram, no Jardim Pioneiros, para prosseguir nos trabalhos. Enquanto muitos estarão se divertindo ou descansando, no feriado de carnaval, alguns deles já têm encontro marcado para estudar”, conta o Paiçandu Blog News.