Em audiência
O governador Beto Richa (PSDB) recebeu hoje em audiência o deputado estadual Dr. Batista (PMN). Não há detalhes sobre o assunto conversado, mas o parlamentar saiu com um sorriso que ia de orelha a orelha.
Candidata defende expropriação de imóveis ociosos

A candidata à prefeita de Maringá pela coligação PSol/PSTU, Débora Paiva, foi a terceira que concorre ao pleito a apresentar propostas na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, ontem. Ela iniciou a apresentação elogiando a oportunidade de apresentar seu plano de governo, ainda mais tendo em vista que tem um tempo reduzido para explanação em programas gratuitos de televisão e rádio. Entre as propostas da candidata está a mudança da “lei orgânica para a expropriação de imóveis que estão ociosos há mais de cinco anos sem cumprir sua função social”. Outra proposta é a destinação de 6% do orçamento para a construção de casas populares.Continue lendo ›
Prestação de contas
O deputado estadual Dr. Batista, presidente estadual do PMN, registra a aprovação das contas do partido pelo Tribunal Regional Eleitoral, no final de semana. Hoje, o TRE julgará as contas do Partido dos Trabalhadores relativas a 2010; o PT é presidido pelo deputado estadual Enio Verri.
Santinho do Saboia
Não seria prevaricação?
Tenho a informação de que o prefeito Silvio II, o vice Pupin, quando em exercício, e o procurador jurídico foram intimados diversas vezes para que executem a sentença sobre bens de Paulichi e Jairo Gianoto, que estão bloqueados, e nenhuma providência foi tomada. O Ministério Público Federal teria proposto o leilão de um apartamento de Paulichi, em Curitiba, e a Prefeitura informou que tinha alugado, e por esta razão pediu para que o leilão fosse efetivado. Este é só um exemplo, há outros bens bloqueados esperando ação da administração. Por que que não tomam providência? Será que não querem recuperar o dinheiro? Isto seria prevaricação?
Esta denúncia é da maior gravidade. Gostaria que o candidato Wilson Quinteiro, que parece ser o único candidato que pretende ir fundo em questões nebulosas, envolvendo denúncias contra a atual adminstação, apurasse a veracidade da informação. Que os vereadores Humberto, Marly, Mário Verri e dr. Manoel requeressem informações. Que o MP, através do dr. Cruz ‘checasse’.
Akino Maringá, colaborador
Impugnado, Feltrin desiste
Humberto Feltrin (DEM) teve o registro da candidatura a prefeito de Marialva indeferido ontem pelo TRE do Paraná. Foi uma confirmação da decisão de primeira instância do últim o dia 2, atendendo o Ministério Público Eleitoral, que apresentou impugnação alegando sua inelegibilidade por causa de contas rejeitadas quando foi prefeito daquela cidade. Feltrin poderia recorrer, como fez, por exemplo, o PP de Maringá. Mas ele reuniu-se com o grupo e decidiu sair fora da disputa.
Agora, o TRE deve julgar a impugnação da candidatura do também ex-prefeito João Celso Martini (PP), igualmente indeferida pela juíza Mylene Rey de Assis Fogagnoli. Confirmando-se seu indeferimento, permanecerá na disputa, sozinho, o atual prefeito Edgar Silvestre (PSB), que desta forma corre o risco de ganhar por WO.
Tentativa de achaque
De Curitiba vem a informação de que um órgão ligado ao governo estadual foi vítima de tentativa de achaque. O governador Beto Richa (PSDB) teria sido informado. O caso envolveria aliados.
Jingle de campanha
Jingle da campanha de Roeling, candidata a vereadora pelo PSB de Maringá. É versão de uma música sertaneja.
Só os mais próximos
Na reunião do último domingo, no Cesumar, dos doze partidos que integram a coligação “A mudança continua” apenas dois formaram a mesa principal: Umberto Crispim (PMDB) e Marco Antonio Rocha Loures (PP). Os demais presidentes presentes ficaram chateados, para dizer o mínimo. Um deles referiu-se aos dois privilegiados de “Ricardo´s boys”.
Ah: um dos que discursaram disse que o PP prefere perder no voto popular do que ganhar “roubado” no tapetão da Justiça Eleitoral.
Casa de ferreiro
A respeito da estreia da coligação comandada por Ricardo Barros no horário eleitoral gratuito, lembro de alguém que comentaria:
– Eu não gosto de coisa de amador, sabe Leo?
Horário eleitoral começa sem o PP

Um grande urubu paira sobre a coligação “A mudança continua”. Na estreia do horário eleitoral gratuito na televisão, agora há pouco na televisão, os únicos ausentes foram os candidatos a vereador dos doze partidos que apoiam Carlos Roberto Pupin (PP). A agência que produz o programa entregou o material à RPC TV, que faz a geração das imagens, depois do horário combinado (9h) e, com isso, os 11 minutos da coligação foram tomados pelo aviso acima. Um prejuízo e tanto, principalmente porque as pessoas começam a ligar a ausência à cassação do registro do candidato a prefeito.
PS – Também o programa de Wilson Quinteiro não foi ao ar. Foram entregues três programas numa mesma mídia, o que não é permitido.
Obra de hipermercado incomoda vizinhança

Leitora reclama do mau começo do Hipermercado Angeloni, que está se instalando em Maringá. Os caminhões (enormes com peças pré-fabricadas gigantes) ficam estacionados nas ruas ao redor por três dias ou mais, atrapalhando o trânsito de ruas que são de mão dupla, os motoristas ficam acampados em frente às residências e usam a rua como banheiro. Lembra que seria necessário um relatório de impacto de vizinhança antes da autorização à obra, ou que alguma coisa fosse feita para reduzir o incômodo provocado, já que ela tentou junto aos responsáveis pela obra e com a Cassol, que fornece o material, e nada foi feito. Agora, é aguardar a prefeitura fazer a sua parte.
Obituário/Maringá
Aqui.
Fiel agredida em sessão de exorcismo
A 2ª câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão que condenou a Igreja Universal a indenizar em R$ 10 mil, por danos morais, uma fiel que teria sofrido um ataque epilético no interior do templo religioso, quando foi agredida fisicamente por representantes da igreja, sob a alegação de que se encontrava “possuída pelo demônio”. De acordo com o desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez, relator do processo, “ainda que comprovado que o ataque partiu de ato voluntário de empregados ou terceiros, a requerida responde pelos danos causados, independentemente de culpa, observados os termos do CDC, aplicável à época dos fatos, considerando que, como visto, é incontroversa a presença do autor no culto religioso”. Leia mais.
Ingenuidade ou esperteza
Ainda na entrevista da RPC, notei de que duas uma: ou Pupin é muito ingênuo e não percebe o que está acontecendo, ou é esperto e participa das armações do chefe. Quem sabe vai ganhar um cargo do Ministério da Agricultura ou o lugar de Osmar Dias no Banco do Brasil.
Acredito que seja ingênuo, o que é um perigo.
Akino Maringá, colaborador
Propaganda eleitoral por consulta especializada
Está no blog do Sismmar:
Chegou até o Sismmar a denúncia de diretora de um posto de saúde estaria cobrando a colocação de cartazes de campanha eleitoral nas casas de pessoas que conseguiram consulta especializada. O sindicato esclarece os servidores(as) que a oferta de consultas (e outros atendimentos públicos de saúde) à população não é um favor do governo, mas, sim, uma obrigação constitucional. Portanto, quem conseguiu consulta especializada não deve favor a ninguém. Casos como esses precisam ser denunciados à Justiça Eleitoral. Contudo, é sempre importante coletar provas antes de fazer a denúncia.
Preocupante
Depois de assistir a entrevista de Pupin à RPC fiquei preocupado com a possibilidade de, eleito, Ricardo Barros continuar mandado. Ele já havia respondido a mesma questão na CBN e não foi claro, deu a entender que vai contar com a ‘ajuda’, ou seja tudo continuaria na mesma.
Akino Maringá, colaborador
Gleisi pede por Enio
A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, estreou nas inserções da propaganda eleitoral gratuita pedindo votos para Enio Verri. A partir de hoje, conviveremos com as inserções e com os programas com os candidatos a vereador, prefeito e vic.
Responsabilidade indireta
Quando você dá responsabilidades a alguém sabida e reconhecidamente ímproba, você não pode aguardar nada além de…improbidades. Daí a importância da ficha limpa para se montar uma equipe, um secretariado. É o tal negócio: depois não diga que não sabia e que foi pego de surpresa.
Por que uma contra?
Interessante a resposta do dr.. José Busato, um dos advogados de RB, sobre os recursos para tentar reverter a impugnação da candidatura de Pupin, em entrevista a Murilo Gatti. Disse ele: “Vamos ingressar com embargo de declaração ( …) para que o desembargador declare porquê, dentro de tantas jurisprudências ao nosso favor, decidiu usar uma contra para cassar o registro da candidatura.”
Meu comentário: Se eu fosse o desembargador, promotor eleitoral ou advogado das coligações contrárias diria que ficou claro que os 100 dias foi uma farsa, uma mentira deslavada (desculpa de coordenar prefeitos na Rio+20), cujo objetivo foi beneficiar a candidatura de Pupin, que assumiu seis meses antes do pleito para fazer campanha eleitoral. Este foi o motivo da escolha da jurisprudência. Se eu fosse advogado das coligações de Quinteiro e Enio Verri, entraria com a ação, conforme sugerido no acórdão, por abuso de poder econômico e político, contra a coligação, pedindo que o eventual substituto de Pupin seja declarado inelegível também, pelo uso da verba de publicidade e outras traquinagens que estão sendo reveladas, que caraterizam abuso de poder econômico e político do eterno candidato indireto, Ricardo Barros.
Akino Maringá, colaborador
Entrevistas na TV Tibagi
Foram sorteadas agora pela manhã as datas da entrevistas que os candidatos a prefeito de Maringá darão à TV Tibagi (Rede Massa/SBT). Serã 10 minutos, com perguntas de tema livre, nos noticiosos da emissora. Começa no dia 27 deste mês, com Enio Verri (PT), e termina dia 4 de setembro, com Alberto Abraão (PV). Hércules Ananias de Souza (PSDC) não está entre os entrevistados.
Sinopse
Ricardo Barros passou a segunda-feira em Curitiba. O blog soube que foram dados a ele todos os sinais possíveis de que será impossível o retorno à cadeira de secretário de Indústria e Comércio.
Barros teria comentado que acredita ser igualmente difícil reverter a situação de Carlos Roberto Pupin no TSE e lamentando sobre o pouco tempo que tem para elaborar uma nova estratégia de campanha.
Mequetrefe
Ontem na Prefeitura de Maringá, um assessor disse: “Que profissionalismo mequetrefe do Ricardo e do PP. O Ricardo está se ferrando, Pupin e Cláudio Ferdinandi se ferraram, e até o profissionalismo do time do Zebrão é mequetrefe”.Continue lendo ›
Dormindo no ponto
Ação por danos é julgada improcedente
A juíza Mylene Rey de Assis Fogagnoli, de Marialva, julgou improcedente ação de indenização por danos ajuizada por um motorista contra a Rodovias Integradas do Paraná (Viapar). O autor dirigia seu veículo em uma rodovia na área administrada pela concessionária quando este foi atingido por pedras; as pedras foram atiradas por três rapazes que estavam numa passarela. À época, foi registrado boletim de ocorrência, mas ele preferiu não representar criminalmente contra um dos supostos autores. A juíza considerou que a empresa não pode ser responsabilizada por atos praticados por terceiro, especialmente quando este terceiro foi devidamente detido pela polícia, “somente não tendo sido devidamente identificado por livre e espontânea vontade do autor”, e citou entendimento do Tribunal de Justiça do Paraná Continue lendo ›
Um final nem sempre feliz
De Cláudio Osti:
Todos dizem que ele é exímio e competente, um ganhador, vencedor – que usa tudo a seu alcance para as disputas eleitorais: o dialeto PAMG (Promete, Acusa, Mente e Grita). Este é Ricardo Barros, só que em épocas de fichas limpas é preciso lembrar o que acontece com ele e os seus comandados: Ricardo Barros, ex-prefeito em Maringá – condenado no STJ e sem recurso algum e como ex-secretário de Estado já com pedido de prisão no TJ do Paraná; Silvio Barros, atual prefeito e irmão – já condenado em segunda instância por improbidade administrativa; Antonio Belinati condenado no TSE e depois nem tem o recurso julgado no STF e perde a eleição de 2008; Homero Barbosa é seu pupilo no terceiro turno e aí é julgado por tudo e pouco mais, cassado com os votos do PP que Ricardo Barros fez apoiar em março de 2009.Continue lendo ›
Na Bienal do Livro
Prejuízo à imagem

Está na página 9 do semanário Impacto Paraná, de Curitiba, desta semana. Clique para ampliar.
Receita faz doações para observatórios
Em pouco mais de dois anos, ONGs que fazem o chamado controle público (acompanhamento de gastos do setor público) nos estados do Paraná e Santa Catarina receberam da Receita Federal mais de R$ 800 mil em doações, incluindo mercadorias para a realização de bazares. A maior parte das doações foram feitas para a Sociedade Eticamente Responsável, Observatório Social de Maringá (departamento da SER) e Observatório Social do Brasil, que tem sede em Maringá. Também receberam doações, como material de informática, os observatórios sociais de Goioerê, Paranavaí e Itajaí (SC). Só o Observatório Social de Maringá, que passa por uma crise junto com a SER, da qual é uma vice-presidência, recebeu cerca de R$ 220 mil. Algumas dessas ONGs são compostas por funcionários da Receita Federal. As informações sobre as doações são públicas e podem ser confirmadas no site da Receita Federal.
Vapt-vupt
SRM e conselhos ouvem candidatos
A Sociedade Rural de Maringá sorteia na próxima sexta-feira as datas de participação dos candidatos a prefeito durante a reunião da diretoria executiva da entidade, que acontece semanalmente. A ideia é que cada candidato apresente suas propostas e fale um pouco sobre seu plano de governo, especialmente ao que diz respeito ao setor do agronegócio.
Além da SRM, promoverão encontros com candidatos a prefeito os conselhos municipais Antidrogas (Comad) e do Turismo, e os conselhos tutelares farão a entrega de uma carta de intenções a todos eles.
RPC TV inicia entrevistas
Começa hoje à noite, no Paraná TV 2ª Edição, na RPC TV, a série de entrevistas com candidatos a prefeito de Maringá. Serão duas rodadas, nos noticiosos da tarde e da noite, em agosto e setembro. O primeiro a ser entrevistado será Carlos Roberto Pupin (PP).
Política é um grande negócio
Para o palestrante Francisco Turra, política é a arte e a oportunidade de fazer o bem comum. Discordo, em geral e para um grande líder (de alienados e interesseiros) de Maringá, politica é um grande negócio. Mas há quem diga que política seja a arte de tentar atrapalhar os negócios deste negociante, que já foi mais esperto. Hoje está em baixa.
Akino Maringá, colaborador
No Impacto Paraná

À página 23 do semanário Impacto Paraná, de Curitiba, o conhecido Naym Libos, de Londrina, faz referências pouco elogiosas ao ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Maringá, ex-vereador Valter Viana. Clique para ampliar.
O acórdão da inelegibilidade de Pupin
Para melhorar, basta morrer

Fez um barulho danado no Facebook a placa da Prefeitura de Guarapuava, colocada no Cemitério Santa Terezinha. Nas redes sociais e nos sites especializados em propaganda, como o Blue Blus, o assunto foi um dos mais comentados. Afinal, para a vida melhorar em Guarapuava, já chamada de Sucupira, só morrendo mesmo.
Incinerador e companhia
Vídeo que vazou na internet traz mais uma conversa entre o prefeito de Maringá, Silvio Barros II (PP), e o secretário de Saneamento Básico, Leopoldo Fiewski. Tudo indica que a conversa faz parte do pacote de gravações feitas no ano passado, com autorização da justiça, e que embasam denúncia crime contra Ricardo Barros no Tribunal de Justiça. Prefeito e secretário conversam sobre convite da Foxx Soluções Ambientais para uma visita à França para conhecer o sistema de incineração do lixo, e discutem se chamam um jornalista ou alguém do Fórum Intermunicipal Lixo & Cidadania, que encabeçou movimento da sociedade que fez os fratelli desistirem do empreendimento. Dá para se ter uma noção de que estava tudo realmente acertado para a Foxx vencer a licitação para a destinação dos resíduos sólidos urbanos da cidade.
E agora?
A mudança continua ou será interrompida? O que foi levantado até o momento?
Akino Maringá, colaborador
Gabriel Gomes vence o 2º Campeonato de Skate Chabelo
No último final de semana, foi realizado em Maringá o 2º Campeonato de Skate Chabelo. A pista, localizada dentro da UEM, foi construída pelos skatistas maringaenses em parceria com a universidade, em homenagem ao professor Matheus Chabelo que dava aulas de skate no local e se transformou um dos principais picos da cidade. O público, que lotou as arquibancadas, conferiu de perto um skate de alto dos skatistas amadores que vieram de vários estados do Brasil, mas foi o curitibano Gabriel Gomes o vencedor da principal categoria do evento.Continue lendo ›
*/ ?>





