ciclovia

Bronca

Na avenida Brasil…

brasil

O flagrante foi feito na quarta-feira da semana passada: entulhos jogadores na ciclovia sobre o canteiro central da avenida Brasil, região da Vila Operária, em Maringá. A coisa é cada vez mais feia.

Geral

Avenida repaginada

avenida

Prestes a ser finalmente entregue (o prazo contratato expirou-se em 28 de fevereiro), a licitada ciclovia da avenida Mandacaru não foi executada, deu lugar a uma ciclofaixa.
Os canteiros centrais perderam lindos flamboyants, foram reduzidos e ganharam placas de grama, flores e palmeiras.Continue lendo ›

Geral

Pontos para o transporte coletivo

19 de dezembro

Novidades na ciclovia licitada na avenida 19 de Dezembro, e que deveria ter sido entregue em 28 de fevereiro. Não, ainda não é a ciclovia.
Operários começaram a fazer os locais onde serão implantados os pontos de ônibus, na altura do meio-fio, avançando na faixa que será dividida com as bicicletas. A construção acontece sobre o asfalto recentemente recapeado.Continue lendo ›

Geral

Obra inconclusa

guaíra

Na próxima quinta-feira vai fazer dois meses que a ciclovia da avenida Guaíra, trecho entre as avenidas Paraná e 19 de Dezembro, deveria ter sido entregue pela empreiteira responsável.
O trecho do túnel ferroviário, proximidades da rua José de Alencar, que desmoronou há mais de um ano, continua aguardando reparos. Enquanto eles não foram feitos, a ciclovia não poderia ser concluída.

Blog

Faixa da ciclovia?

ciclovia

Leitor informa que desde que pintaram o asfalto, como se fosse continuação da ciclovia, na avenida Brasil, Vila Operária, em Maringá, tem visto muitos ciclistas que não percebem o sinal de ‘pare’ no cruzamento da avenida com a rua Mathias de Albuquerque e acham que o carro que está errado.Continue lendo ›

Maringá

Mais dois sinaleiros

avenida

Cresce a plantação de semáforos na avenida 19 de Dezembro, na obra que, no papel, seria uma mera ciclovia.
Com sinaleiros sendo implantados também nos cruzamentos com as ruas Rui Barbosa e Campos Sales, agora há semáforos praticamente em toda a extensão da avenida. Continue lendo ›

Bronca

Protesto na 19

Avenida

O protesto de comerciantes e moradores da região da avenida 19 de Dezembro, em Maringá, prosseguiu nesta sexta-feira, com pneus e cartazes nas proximidades dos buracos que surgiram nos dois locais onde colocaram avanços de concreto, retirados posteriormente.

Geral

Ciclovia será na lateral

19 de dezembro

Na cidade transparente, ninguém sabe como ficará a avenida 19 de Dezembro ao final da construção da ciclovia, desculpa para se mexer na importante via de entrada da cidade.
Ao contrário do que muitos pensam, a ciclovia/ciclofaixa será numa das laterais (sentido Colombo-praça 7 de Setembro), e o canteiro central será reduzido.  Continue lendo ›

Bronca

Área permeável diminuta

19

Além do rebaixamento das calçadas, o que continua proibido pela legislação municipal, e de avanços nos cruzamentos, estreitando a pista, a avenida 19 de Dezembro, tendo como justificativa a construção de uma ciclovia, passa por uma remodelação.
Como a prefeitura não dá detalhes, todos especulam. O certo, como se percebe na colocação de brita onde existiam dezenas de árvores, é que a avenida terá o mínimo de área verde.

Má-ringá

Planejamento capetex na 19

avenida

Aos poucos os motoristas que passam o inferno na avenida 19 de Dezembro vai percebendo o que a administração Pupin/Barros quer fazer, sem consultar ninguém, naquela via.
Na esquina das ruas Rui Barbosa e Campos Sales há um avanço sobre a pista. Na primeira quadra, entre a Colombo e a Rui Barbosa, como se vê na foto, o canteiro central ficará drasticamente reduzido, para caber as rodas das bicicletas.Continue lendo ›

Bronca

Transtorno e perigo na avenida

19 de Dezembro

Oficialmente, a ciclovia da avenida 19 de Dezembro deveria ficar pronta daqui a seis dias. No entanto, a obra ficou parada sem motivo aparente por mais de um mês e, se bem conhecemos a turma, vai se arrastar até perto do período eleitoral.
Quem sofre na pele são as pessoas que passam por lá e convivem com o verdadeiro caos que se transformou a avenida. Acima, o perigo em que ela se transformou nesta segunda-feira chuvosa. Continue lendo ›

Geral

Um mês depois…

19 de Dezembro

Esta semana fez um mês que as obras da ciclovia na avenida 19 de Dezembro estão paralisadas. A Prefeitura de Maringá, pra variar, oficialmente não deu satisfação à comunidade que aguarda o fim do transtorno naquelas imediações. A placa continua informando que o prazo para o término da ciclovia é no próximo dia 28.

Geral

Muro de arrimo

ciclovia

Quem passa pela avenida Brasil, depois da praça Souza Naves, e vê a ciclovia feita em asfalto no canteiro central imagina que a prefeitura agora vai construir muro de arrimo ao longo da obra.
Chama a atenção a diferença entre a pista e a altura da grama/terra.

Geral

Trânsito deve piorar

19 dezenov3e

Há três semanas as obras da ciclovia na avenida 19 de Dezembro estão paradas. Com a volta às aulas, o que era complicado vai beirar o caos, naquela avenida.
A propósito, como se vê do lado esquerdo da foto, o matagal sobre o tunel ferroviário, entre a avenida e a rua Arlindo Planas cresce que é uma beleza.

Geral

Na avenida Guaíra

Ciclovia

Enquanto as obras da ciclovia na avenida 19 de Dezembro estão paradas, seguem as da avenida Guaíra, entre as avenidas Paraná e 19 de Dezembro, ao custo de R$ 354.316,02. A ciclovia “pula” um trecho onde houve deslizamento no túnel da via férrea. (Foto: Marco Antonio Deprá)

Geral

Tudo parado

19 de dezembro

Na avenida 19 de Dezembro, as obras da ciclovia entram na segunda semana de paralisação.
O motivo teria a ver com os dutos de uma operadora de telefonia.

Bronca

Vitrô no canteiro

canteiro

Vitrô jogado por contribuinte mal-educado na ciclovia do canteiro central da avenida Mandacaru, em Maringá. A prefeitura só irá retirar, porém, se não tiver mais nada para limpar defronte a escola do casal Ricardo Barros-Cida Boghetti.

Bronca

A semana promete

image 

Não bastasse a falta de água, as obras da ciclovia da avenida 19 de Dezembro, que tiram o sossego de todos, continuam paradas, enquanto a buraqueira na via aumenta.

Geral

Ciclovia ‘pula’ trecho onde houve deslizamento no túnel ferroviário

ciclovia

Começaram na semana passada as obras para a implantação de uma ciclovia na avenida Guaíra, ligando as avenidas Paraná e 19 de Dezembro, em Maringá.

ciclovia4

O traçado “pula” um pedaço no cruzamento com a rua José de Alencar, onde, em março do ano passado, houve um deslizamento de terra numa das laterais do túnel ferroviário. O deslizamento fez cair blocos de concreto, que por sua vez abriu um buraco na avenida Guaíra. Continue lendo ›

Maringá

Planejamento capeta

Ciclovia

Na avenida Brasil, a segunda etapa da ciclovia da avenida Brasil – entre as praças Rocha Pombo e Souza Naves – é bem diferente da primeira, iniciada num sábado chuvoso de janeiro de 2014, com a retirada das espinhas-de-peixe.
A começar do asfalto substituindo o concreto e do espaço entre as faixas e o meio-fio.Continue lendo ›

Má-ringá

Retrato da Maringá 2015

Avenida 19 de Dezembro

Com o canteiro central pelado, sem nenhuma árvore, a avenida 19 de Dezembro é a mais recente mostra do desprezo da administração municipal com o meio ambiente.
No local será construída uma ciclovia – que o ex-prefeito Silvio Barros II (PHS) prometeu que iria estar pronta em 2008, com o custo saindo da ciclovia milionária da avenida Mandacaru -, e deverão ser plantadas árvores exóticas, como palmeiras.Continue lendo ›

Má-ringá

Ciclovia no deserto

Av. 19 Dezembro

O blog já registrou duas vezes, mas a indignação do maringaense continua: aproximadamente 30 árvores sadias estão sendo decepadas ao longo do canteiro central da avenida 19 de Dezembro. “Ciclovia precisa ser no deserto? Lamentável e triste”, resume um deles.

Geral

Ciclovia de R$ 1,6 milhão

Foi publicado na sexta-feira o contrato de prestação de serviços entre a Prefeitura de Maringá e a Santa América Equipamentos e Obras Ltda., para a execução das obras de readequação e recuperação em trechos da Zona 6 (avenida 19 de Dezembro, trecho entre a praça 7 de Setembro e avenida Colombo) e Zona 7 (avenida Guaíra, trecho entre a avenida 19 de Dezembro e avenida Paraná), visando implantação de ciclovia.
Valor da obra: R$ 1.615.054,96. Continue lendo ›

Bronca

Travessia confusa

Semáforo

O semáforo para pedestres na avenida Brasil, entregue esta semana, só confunde, alerta Lauro Barbosa.  “Tanto para pedestre como para motorista, principalmente motorista que vem da travessa Guilherme de Almeida. Se estiver desligado corre o risco de pegar um pedestre, porque o sinal abre para os dois. Outro problema é a ciclovia no canteiro central. Repare na imagem que as cores dos sinais de pedestre não são as mesmas. Uma é verde e outra é vermelha. A sorte dos pedestres é que a ciclovia é meio que um elefante branco. Se não, seria confusão na certa”.

Bronca

Espaço público sujo

Ciclovia

Leitor observa a quantidade de lixo espalhado ao longo da ciclovia da avenida Pedro Taques, no Jardim Alvorada, maior bairro de Maringá. Boa parte dos porcos são comerciantes, que colocam seus sacos de lixo no canteiro central. Enquanto não houver repreensão à altura, a bagunça continuará, enfeiando a cidade.

Maringá

Sobrepreço na ciclovia

Uma auditoria constatou nove irregularidades e sobrepreço de ao menos R$ 1,4 milhão nos contratos feitos pela gestão Fernando Haddad (PT) para a construção das ciclovias da avenida Paulista e do Minhocão, na cidade de São Paulo. Juntas, elas custaram cerca de R$ 18 milhões (aqui).
A ciclovia milionária da avenida Mandacaru, construída na gestão Silvio Barros II (PHS), e que se estenderia até a avenida Brasil em 2008, foi objeto de reclamação no TCU, que por sua vez recomendou à Câmara de Maringá que apurasse o suposto superfaturamento e o sumiço de dezenas de luminárias e lâmpadas. Como no Legislativo existia a Turma do Amém, nunca se tratou do assunto.

Geral

Prefeitura de Maringá licita ciclovia anunciada sete anos atrás

A Prefeitura de Maringá realizará concorrência, no dia 15 de setembro, para contratar a empresa que vai realizar as obras de readequação e recuperação em trechos da Zona 6, entre a praça 7 de Setembro e a avenida Colombo, e na Zona 7, na avenida Guaíra, entre a 19 de Dezembro e a Paraná. As obras (calçadas, canteiros e 6.226,79 metros quadrados de pavimentação) são para a implantação de ciclovias, e a prefeitura está disposta a pagar até R$ 1.631.396,38.

ciclovia

Acima, release divulgado pela Prefeitura de Maringá na primeira gestão de Silvio Barros II (PHS), em 2008, onde se anuncia a obra agora realizada. Com uma diferença, sete anos e duas gestões depois: antes, a ciclovia entre a praça 7 de Setembro e a avenida Colombo sairia dos mais de R$ 1 milhão que custou, ao final, a ciclovia milionária da avenida Mandacaru. Como se vê, mentiram à população.

Má-ringá

Na Brasil, prefeitura planta grama sobre a grama já plantada

Avenida Brasil
Dando continuidade à série de c(*)gadas na avenida Brasil, iniciada em janeiro deste ano, sem projeto e sem planejamento, só com a ideia fixa de fazer a principal via do Centro desembocar no futuro mega-empreendimento do dono da cidade, agora funcionários da Secretaria de Serviços Públicos de Maringá estão plantando grama sobre a grama já plantada naquele canteiro central. O desperdício ocorre porque em um longo trecho da avenida Brasil entre as avenidas Paraná e Cidade de Leiria, onde se faz a implantação da ciclovia, uma boa parte de grama já havia sido plantada. Funcionários disseram que, por um erro de cálculo, a grama plantada anteriormente estava mais baixa que a ciclovia, fazendo-se necessário o novo plantio de placas de grama, explica a postagem no site Manchete. Alguém se preocupará em reparar mais um prejuízo no bolso do maringaense?

Maringá

Trabalho dobrado

Avenida Brasil ciclovia
Na avenida Brasil, operários da Prefeitura de Maringá e funcionários da empreiteira que realiza a ciclovia trabalhavam na obra nesta tarde calorenta. Estavam sendo colocada terra, já que a construção da pista desnivelou em relação ao solo, e a grama estava sendo recolocada. A falta de planejamento deve ter custado muito caro aos cofres públicos.

Geral

Dando um jeito

Avenida Brasil
No início do mês o blog abordou, além do perigo do traçado da ciclovia da avenida Brasil, a questão da altura do meio-fio, que apesar de ter sido no início do ano vinha esfarelando. Estão refazendo o meio-fio e retirando a diferença da massa asfáltica, e, portanto, não será preciso fazer novo recapeamento,