crianças

Geral

Natal Super Feliz

angeloni

O Angeloni comemora hoje o Natal com festa para 100 crianças de escolas e creches de Maringá, com a presença de Papai Noel, música, lanche e brincadeiras, a partir das 14h30 na praça de alimentação do supermercado.
Cada criança, integrante da campanha Natal Super Feliz vai ganhar roupa, calçado e brinquedo. Continue lendo ›

Geral

Instituto Alex Santos recebe apoio do deputado Luiz Nishimori

Alex-Nishimori

O ex-jogador Alessandro dos Santos, acompanhado de Douglas Mattos, reuniu-se com o deputado federal Luiz Nishimori (PR) na última quinta-feira para tratar da criação do Instituto Alex Santos, organização não governamental que terá como um dos objetivos contribuir com a formação de crianças e adolescentes por meio de atividades esportivas, educacionais e culturais no contraturno escolar.
A ONG pretende atender cerca de 300 crianças e adolescentes, a partir de 2017.Continue lendo ›

Saúde

Mão-pé-boca

sindrome

Pelo menos um centro municipal de educação infantil teria registrado vários casos de uma síndrome conhecido como mão-pé-boca, altamente contagiosa.
O blog soube que a direção da creche municipal teria tentado esconder a informação dos pais. Há pelo menos sete casos neste CMEI.Continue lendo ›

Flagrante

Crianças na pirataria

Pirataria

Desde que deixou de ser prioridade da Guarda Municipal, o comércio de CDs e DVDs piratas em Maringá cresceu. Pior: agora os piratas colocam crianças para vender os produtos, colocados principalmente nas proximidades de supermercados da cidade, como este (Cidade Canção), na avenida Mandacaru.

Bronca

Vaquinha

O blog soube que em mais de uma escola da rede municipal de ensino, em Maringá, professores e funcionários estão sendo chamados a colaborar para a festa do Dia das Crianças. Também comerciantes foram procurados para ajudar financeiramente. Como nem café os servidores têm recebido do poder público (só o chá é gratuito), e os tempos bicudos são vividos por todos, é claro que há reclamações.

Geral

Extintor intoxica alunos

Alunos da Escola Municipal Diderot Alves da Rocha Loures, localizada na rua Tucuruí, 1.365, zona norte de Maringá, foram intoxicados quando brincavam com um extintor de incêndio do estabelecimento, na semana passada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou quatro crianças para atendimento clínico, realizado na Unidade de Pronto Atendimento.
A direção da escola informou que houve acompanhamento médico e que também a Secretaria Municipal de Educação fez o monitoramento do caso, que não foi divulgado pela mídia até agora. Havia várias crianças brincando na quadra de esportes na hora do recreio, mas somente quatro crianças teriam recebido atendimento médico. O blog soube que a escola ressente a falta de funcionários, e está sem professor de Educação Física.

Gossip

Por favor, caia fora

Conhecido político aliado ex-líder do prefeito na Câmara de Maringá, foi praticamente expulso no último domingo ao aparecer numa tradicional festa para crianças, que ocorreu num bairro da zona sul da cidade. Acompanhado de cinegrafista, fazia imagens cumprimentando as pessoas, como se fosse dono da festa. Este, comerciante do bairro, apareceu e tratou de pedir a saída do político.

Geral

Festa para a criançada

Festa das crianças
Mantendo a tradição, o conselheiro tutelar  Vandré Fernando promoveu ontem uma festa para crianças no Jardim Industrial, em Maringá. Nesta terça-feira ele recepciona o senador Alvaro Dias (PSDB), reeleito para o quarto mandato, que tem coletiva marcada com a imprensa às 15h no Bristol.

Geral

Em Curitiba, MP trabalha pelas crianças

Garantir que as 10 mil crianças que estão à espera de vagas no sistema público de educação infantil de Curitiba tenham assegurada a matrícula, até o início de 2015, é o que pretende o Ministério Público do Paraná, que ontem ingressou com ação civil pública, com pedido de liminar, contra o município. Na ação, a Promotoria de Educação requer ainda que o município seja compelido a constituir a estrutura necessária para a universalização gradativa da pré-escola, de maneira que, até o começo de 2016, sejam atendidas pela rede pública municipal também as crianças nas faixas etárias de 4 e 5 anos (ou seja, todas as crianças nascidas em 2011 e 2012).
Em Maringá, onde o número de crianças fora das creches é grande, bem que tentaram, mas o Ministério Público não demonstrou interesse em ajuizar ação semelhante para cobrar a obrigatoriedade da prefeitura. E há quem diga que o MP é uno…

Cultura

Crianças fazem releitura das obras de Romero Britto

Obra de Romero Britto
As crianças atendidas pelo Centro de Educação Infantil Pertinho da Mamãe da UEM (CEI) visitaram hoje a mostra com seus trabalhos que estão expostos na Biblioteca Central. As crianças, com mediação das educadoras, fizeram uma releitura das obras de Romero Britto, dentro do projeto pedagógico que está sendo desenvolvido neste semestre, denominado Artistas Brasileiros e suas Diferentes Expressões. A educadora Iracema Capelli explica que as crianças tiveram a liberdade de escolher as figuras e as cores de seus trabalhos artísticos e receberam informações sobre o autor das obras e seu trabalho. Continue lendo ›

Má-ringá

“Onde foi parar o Estatuto da Criança e do Adolescente?”

Dom Anuar na Escola Delfim Moreira
O arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, o padre Manoel Silva Filho, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e o Observatório das Metrópoles visitaram as famílias abrigadas na desativa Escola Municipal Rural Delfim Moreira na última sexta-feira. Para o arcebispo, o local não tem as mínimas condições para abrigar seres humanos. “Não queremos achar culpados. Queremos apenas que os direitos dessas famílias sejam respeitados. Com a equipe da rádio Colmeia, levamos cestas básicas para as famílias. Um gesto simbólico. Que Deus abençoe a todos e esperamos que essa situação seja resolvida o quanto antes”, escreveu. Seu artigo semanal, publicado hoje em O Diário, é sobre o tema: “Não basta olhar. É preciso agir!”. Para ele, “não podemos ficar de braços cruzados diante de situações graves como esta” e que a prioridade é dar dignidade às crianças, “a começar pelo direito de frequentar a escola, de se alimentar com dignidade, de ter um lugar digno para dormir e brincar” e pergunta: “Onde foi parar o Estatuto da Criança e do Adolescente?”. Espera-se que alguém do Judiciário, sensível, responda, pois sensibilidade no Executivo não existe.

Geral

Lei sancionada

wilson-quinteiro-1O projeto de lei 352/2013 do deputado Wilson Quinteiro (PSB) foi sancionado pelo governador Beto Richa (PSDB). Agora a lei nº 17901 de 2013 prevê que os hospitais, postos de saúde e clínicas que integram as redes pública e privada de saúde do Estado são obrigados a comunicar imediatamente ao Conselho Tutelar, aos pais ou responsáveis legais, o atendimento de criança ou adolescente recebido em estado de embriaguez ou consumo de drogas. Alguns dados alarmantes são evidenciados em pesquisa feita pela Organização Mundial de Saúde – OMS: uma em cada quatro crianças de 9 anos já provou alguma bebida alcoólica, a idade média em que os jovens ficam bêbados é de 13 anos e 29% dos adolescentes de 15 anos bebem toda semana. Com relação à dependência, pesquisa feita pela Secretaria Nacional Antidrogas – mostrou que 22% dos jovens estão em risco de desenvolver alcoolismo.Continue lendo ›

Geral

Crianças na creche: denúncia ao CMDCA

Ao vereador Carlos Mariucci (PT), agora à tarde, a secretária de Educação de Maringá, Solange Lopes, confirmou notícia dada pelo blog: a prefeitura não irá transportar para a creche as crianças menores de 6 anos que estão alojadas na desativada Escola Municipal Delfim Moreira, na zona rural. As crianças nesta faixa etária são a maioria das 31 que estão em condições pouco humanas naquele local, por decisão judicial, que atendeu reintegração de posse do Executivo. Assim, Mariucci formalizou denúncia ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O Conselho Tutelar, que tem conhecimento da situação em que se encontram as crianças, também deverá se posicionar.

Má-ringá

Crianças correm risco de ficar sem creche

Além de problemas com abastecimento de água (que acabou causando diarreia e vômitos) e com a falta de recolhimento de lixo, as famílias que haviam ocupado casas no Moradias Atenas e que hoje estão nas instalações da desativada Escola Municipal Delfim Moreira, na zona rural de Maringá, têm mais do que reclamar. A prefeitura, que havia se comprometido com a justiça garantir creche para as crianças, a partir de amanhã, pipocou e agora diz que não terá como transportá-las. O Conselho Tutelar foi acionado para fazer com a administração Pupin/Barros, que tem mostrado uma insensibilidade incomum, cumpra o que determina a legislação.