estudantes

Educação

Protesto dos estudantes


(Atualizado) Estudantes de Maringá fizeram uma manifestação na praça Raposo Tavares, nesta manhã, e depois saíram em passeata até o paço municipal. Eles aproveitaram para protestar contra a o governador Beto Richa e a usina de incineração do lixo. Hoje é o Dia Nacional de Luta dos Estudantes. Segundo a organização, participaram do ato cerca de 400 estudantes. Fotos de Tabajara Marques.
PS – Houve queima de fotos do prefeito Silvio Barros II. Leia mais.

Educação

Revolução Bolchevique no campus da UEM

De Vitor Ottoboni Pavan, acadêmico de Direito:
É com muita revolta e indignação que vejo a atitude do DCE-UEM, que deveria representar os interesses do corpo discente da universidade, que ainda utiliza de meios arcaicos e ultrapassados da luta pela tutela de seus direitos, como um estudioso da área jurídica, que busca resolver os conflitos por meio do debate, da prova e contraprova, dos fatos e fundamentos, e não da altura de sua voz e do barulho que faz. Não consigo compreender o plano traçado por esses pseudocomunistas do século XXI, que, por não terem mais pelo que lutar, inventam causas e brincam de Revolução Bolchevique no campus da minha universidade, pois ela é pública e também me pertence, como a todos os outros estudante e cidadãos deste Estado. Como disse Von Ihering, “não há direito sem luta”, pena que algumas pessoas interpretem isso como luta por meios físicos e não intelectuais. Os acadêmicos de direito da UEM sempre estarão à disposição da diplomacia e democracia, pois, não é a toa, que este curso é extremamente bem conceituado e eleito como um dos melhores desse país, é justamente seu material humano que o engrandece. Torcemos para um desfecho saudável à nossa universidade e sabemos que assim também desejam nossos representantes no poder executivo, pois a causa dos professores e da universidade é justa e necessária, tanto a readequação salarial como das verbas de custeio, somente não consigo ver o modelo de luta por meio da greve como o mais eficaz.

Educação

Alunos da UEM encontram Dilma

A UEM divulgou há pouco que dois alunos de Farmácia da instituição, realizando mobilidade acadêmica pelo programa Ciência sem Fronteiras na Alemanha, encontraram-se com a presidente Dilma Rousseff naquele país no último dia 6. Lucas Araújo Caldi Gomes e Rafael Rinaldi Ferreira participaram de um encontro dos bolsistas do Ciência sem Fronteiras/Alemanha com a presidente e com a chancheler Angela Merkel, durante uma conferência na Feira Internacional Cebit, em Hannover.

Ivana Veraldo

É formado, mas não na UEM!

Não é uma exclusividade da nossa cidade o preconceito em relação a alunos egressos do ensino superior privado. A expansão exagerada desse setor na década de 90, baseada exclusivamente numa lógica mercantilista, que produzia fábricas de diplomas, deu margem ao nascimento dessa preocupação. Mas, o Ministério da Educação tem fechado o cerco sobre as escolas privadas e está aplicando um rígido programa de aumento de qualidade que tem dado alguns resultados. Hoje, há algumas escolas privadas comprometidas com a formação do aluno. Além disso, um bom profissional se constrói com a soma de uma sólida formação inicial, adquirida na instituição superior pública ou privada , mais uma experiência profissional profícua e a busca incessante de qualificação.
Ivana Veraldo

Ivana Veraldo

Dois casos de agressão na saída de colégio

Em frente ao Educação de Maringá (IEM), no dia 01.03, e nas imediações do Colégio Estadual Presidente Kennedy, no último dia 5, ocorreram casos de agressão entre alunos. Num dos casos a briga foi filmada e o vídeo postado na internet. Em ambos os casos as brigas foram desencadeadas por motivos banais. As ocorrências foram registradas na Polícia Militar (PM) e também na Delegacia de Maringá. A intolerância às frustrações, a dificuldade de obedecer às regras mínimas de convivência e o individualismo exacerbado contribuem para o uso da violência como forma de resolução de conflitos. Os gestores da educação não podem se calar!
Ivana Veraldo

Geral

Estágio na EBCT

A Diretoria Regional do Paraná da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos abriu inscrições no processo seletivo para estagiário de nível superior, para o preenchimento de 72 vagas e formação de cadastro para as cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Londrina.
Os estudantes interessados em se inscrever neste processo seletivo deverão enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida para o e-mail prgecorscrh@correios.com.br, ou
entregar pessoalmente na Seção de Captação de Recursos Humanos – Gerência de Educação Corporativa, rua João Negrão, 1251, Bloco II, 1º andar, Curitiba, no período de 27 próximo a 9 de março.

Opinião

Prefeito não respeita estudantes da EJA

De Josimar Priori, em seu blog:
Que uma das maiores virtudes do atual prefeito de Sarandi, Carlos de Paula, é não ser democrático todo mundo sabe, mas o difícil de mensurar é ate aonde vai sua capacidade de tratorar tudo e todos para atingir seus objetivos, que também é sabido por todos, isto é, a reeleição a qualquer custo. Hoje infelizmente participei de um incidente lamentável com o prefeito. Fui acompanhar uma reunião na qual o prefeito convidou os moradores do Jardim Novo Independência para falar tratar sobre o asfaltamento da região. Ótimo. Mas como sei que cada reunião dirigida pelo prefeito é um circo onde, lógico, ele é personagem principal, não era de se esperar que seu cajado autoritário fosse agir mais uma vez. Leia mais.