O mesmo número
Das pesquisas para consumo interno, encomendadas por pré-candidatos, chama a atenção a avaliação dos prefeitos das cidades da região.Continue lendo ›
Das pesquisas para consumo interno, encomendadas por pré-candidatos, chama a atenção a avaliação dos prefeitos das cidades da região.Continue lendo ›
Um observador atento do quadro político paranaense faz uma previsão que dá calafrio.Continue lendo ›

A Depel, no Novo Centro, tem uma galeria com desenhos de prefeitos de Maringá. Ulisses Maia, embora sem identificação de placa, já está lá. A foto é de Marco Antonio Deprá.
Os deputados estaduais Alexandre Cury e Luiz Claudio Romanelli trabalham para atrair o pré-candidato ao governo Osmar Dias para o PSB.
O mais novo e poderoso instrumento de convencimento foi de que os depois parlamentares possuem 150 prefeitos alinhados com suas campanhas. Ou seja, Osmar Dias sairia com esse plus na campanha caso esteja filiado ao PSB.

Pois, pois. A briga intestina das universidades de Londrina e Maringá para não entrar no sistema da folha de pagamento do Estado pode ter uma explicação prosaica. Reside nos ganhos de seus reitores. Continue lendo ›

O reitor da Universidade Estadual de Maringá, Mauro Baesso, depois de ter inchado a folha de pagamento da instituição, conseguiu nesta terça-feira apoio de prefeitos, vereadores e secretários de todas as cidades onde a UEM mantém campi regionais contra as medidas do governo do estado para evitar o aumento de gastos com pessoal.
Continue lendo ›
O reitor da UEM, Mauro Baesso, convidou diretores dos campi regionais e com os prefeitos das cidades onde a instituição tem campus.
Será às 14h no auditório do PDE, no campus sede.
Continue lendo ›

Se pagarem décimo terceiro salário e abono de férias aos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, os 399 municípios paranaenses gastarão aproximadamente R$ 41,3 milhões por ano. Ao final de um mandato de quatro anos, o dispêndio com essas despesas atingirá R$ 165,3 milhões.
Continue lendo ›

Levantamento da plataforma Ctrl+X, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), mostra que prefeitos do PSDB lideram o ranking dos 126 candidatos deste ano que tentaram retirar dados de jornais e veículos de mídia, por meio da justiça.
Os políticos que alcançaram o cargo representam 32,45% de todos os processos verificados pela associação como tentativa de censura de informações de veículos noticiosos e online, além de rádio e TV. Continue lendo ›

O médico e deputado estadual Dr. Batista (PMN) parabenizou da tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná, nesta tarde, o prefeito eleito de Maringá, Ulisses Maia (PDT). Os dois foram companheiros de legislatura na câmara municipal (97-2000).
Dr. Batista também destacou a vitória em Curitiba de Rafael Greca, que é filiado ao PMN, partido que o maringaense preside no Paraná.

O que talvez resuma o encontro de candidatos a prefeito de Maringá, ontem, promovido pela Ordem dos Pastores Evangélicos: o eleitor não pode reclamar que não tem boas opções de voto.
Tem os penduricalhos de sempre, mas existem candidatos bem preparados para administrar a cidade.Continue lendo ›

Divulgado esta semana, levantamento do Tribunal de Contas do Estado do Paraná revela que 46 câmaras municipais não julgaram nenhuma das contas dos prefeitos dos seus municípios referentes aos exercícios de 2007 a 2014. Outras 23 câmaras não informaram o TCE-PR sobre os julgamentos.
Na região de Maringá, neste aspecto, as câmaras municipais mais atuantes são as de Colorado, Floraí, Marialva e Mandaguaçu. As menos atuantes são as de Munhoz de Mello, Ângulo e Santa Inês. Mas o TCE vai priorizar a fiscalização da Câmara de Astorga, que simplesmente não informou sobre o julgamento das contas.Continue lendo ›
O Blog do Tupan informa que os prefeitos Tarcísio Marques dos Reis (Paiçandu), Romualdo Batistão (Mandaguari) e Pedro Ivo Ilkiv (União da Vitória) e a prefeita Dona Vera (Sapopema) devem trocar o PT pelo PSD.
Quem não vai gostar nadinha é o deputado federal Enio Verri, que por sinal faz sua festa de aniversário neste Dia da Mentira.
Confira o vídeo em que o chefe de gabinete do chefe do Executivo de Maringá chama de irresponsáveis os prefeitos que deram a reposição da inflação aos seus servidores.
A reportagem é da TV Tibagi (Rede Massa/SBT) e traz a reação dos secretários e prefeitos à bobagem dita pelo assessor de Carlos Roberto Pupin, que todos sabemos, só obedece a Ricardo Barros.Continue lendo ›

Há alguns anos, por inspiração do então presidente Lula, surgiu a Frente Nacional dos Prefeitos. Objetivo: fazer frente à Confederação Nacional de Municípios, cuja postura em defesa de seus representados era considerada muito anti-governo. O ex-prefeito Silvio Barros II (PHS), colocado no barco pelo irmão mais novo, despejou dinheiro do IPTU maringaense na nova entidade, e, apesar de denúncia ao Ministério Público, o atual prefeito deu continuidade à gastança, inclusive viajando ao exterior em nome da entidade, mas gastando dinheiro do maringaense.
Até a viagem a Paris para o Cop 21 seria bancada pela prefeitura, em nome da FNP (o maringaense ‘só’ perdeu a taxa de inscrição, de R$ 140 mil). Pois agora, a gastança será maior.Continue lendo ›
Até o final da tarde de ontem, 137 câmaras municipais do Paraná ainda não haviam enviado ao Tribunal de Contas do Estado informações sobre o resultado do julgamento das contas dos prefeitos referentes aos oito últimos exercícios financeiros. Das 399 casas legislativas do Estado, 202 já responderam o questionário (66% do total).
Outras 68 (17%) iniciaram o preenchimento e 69 (17%) ainda não abriram o questionário eletrônico enviado pela Diretoria de Execuções do Tribunal.Continue lendo ›

O Congresso Mundial de Prefeitos, realizado em Lisboa, Portugal, pela Premium Brasil Group, reuniu dez prefeitos do Brasil, que se dispuseram a pagar R$ 7.490,00 pela taxa de inscrição. O ‘se dispuseram a pagar’ é exagero, pois o dinheiro é do erário. Do Paraná foram Carlos Roberto Pupin, de Maringá, muito animado como se vê na foto; Maria Regina Della Rosa Magri (DEM), de São Pedro do Ivaí; e Lourdes Banach (PPS), de Ortigueira. Eles se somaram a outros como das cidades de Angelândia (MG), Paraná (RN), Orobó (PE) e João Costa (PI). O prefeito de Quatro Barras, Loreno Bernardo Tolardo, que iria pagar mais de R$ 10 mil pelo prêmio, cancelou sua viagem diante da pressão popular, já que o município tem outras prioridades. Os promotores do evento anunciaram que o Brasil compareceria com 100 prefeitos, “escolhidos criteriosamente a partir de suas ações e gestões em seus municípios”.
Pelas fotos disponibilizadas no Blog do Roque, o prefeito de Maringá não cumpriu toda a programação de visitas nem estava na festa de entrega do troféu The Management Century.
O prefeito Valdomiro Lopes (PSB), de São José do Rio Preto, um dos municípios mais progressistas do estado de São Paulo, nunca viajou para o exterior em seu mandato, garantiu um assessor a um leitor do blog. Ele, que é mais rico que muito prefeito por aí, acha que não é justo, pois dificilmente as viagens trazem retorno. Isso nos remete a Maringá, onde o ex-prefeito João Paulino Vieira Filho inaugurou as viagens internacionais no Executivo, por conta das chamadas cidades-irmãs.
Said Ferreira, que foi prefeito por dez anos, viajou ao exterior apenas uma vez – e ao ver que era puro gasto, retornou antes da viagem terminar.
A subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Samia Saad Gallotti Bonavides, formalizou na semana passada o arquivamento de cinco procedimentos investigatórios criminais contra os prefeitos de Nova Londrina, Dornelis José Chiodelli (foto/PSD), de Uniflor, Antonio Zanchetti Neto (PP), de Astorga, Arquimedes Ziroldo (PTB), de Atalaia, Fábio Fumagalli Vilhena de Paiva (PT), e de Maringá, Carlos Roberto Pupin (PP).
Eles estavam sendo investigados, respectivamente, por dispensa de licitação irregular; uso ilegal de royalties do petróleo para contratar empresas da área de informática; suposta fraude em concorrência para alienação de imóvel no Parque Industrial Ricieri Resquetti; utilização indevida de bens e serviços públicos em proveito particular; e, no caso de Pupin, por não obedecer as leis que preveem exigência de realização de audiência pública para a implantação de empreendimentos de significativo impacto urbanístico ou ambiental – neste caso, a c(*)gada na revitalização da avenida Brasil. Considerou-se que “a decisão administrativa foi tomada e a obra está construída” e que “a situação de fato está consolidada e é irreversível”. Uma possível ação de improbidade contra o prefeito será analisada pelo MP.

“Prefeitos de cidades do Rio Grande do Sul se valem de brechas na legislação para comprar – com dinheiro público – supostos prêmios que visam destacar os melhores gestores do Brasil. Os pacotes pagos com o recurso dos contribuintes incluem, além do troféu, a hospedagem em hotéis de luxo Brasil afora. É possível também levar quantas pessoas quiser, desde que paguem”, informa reportagem veiculada em junho passado no Zero Hora, de Porto Alegre (RS), por Paulo Rocha. “Os critérios para a escolha dos 50 melhores prefeitos do Brasil são completamente obscuros”, diz o texto.
A empresa Brasil Premium Group, de Balneário Camboriu (SC), é a responsável pela organização do chamado Congresso Nacional dos Prefeitos, realizado no Wish Resort Golf Convention, em Foz do Iguaçu; antes, o evento já aconteceu em Gramado e Costa do Sauípe, na Bahia. Trata-se da mesma empresa que promove o Congresso Mundial de Prefeitos em Lisboa, Portugal, e vai entregar a eles um prêmio chamado Manegement Century. Além de Pupin, receberão o prêmio os prefeitos das pequenas Angelândia (MG), Paraná (RN) e João Costa (PI), esta com 2.960 habitantes e IDH baixo. O prefeito de Quatro Barras (PR), Loreno Tolardo, gastou R$ 10.980,00 só com inscrição.

(Corrigido) Na última sexta-feira o deputado federal Luiz Nishimori (PR) esteve em Flórida, na comemoração dos 54 anos do município. Na foto ele aparece ao lado do prefeito de Iguaraçu, Sebastião Aurélio (DEM), do ex-prefeito Fausto Tomazini (Flórida), do empresário Eduardo Pasquini (PSD), candidato a estadual, da prefeita de Flórida, Rosemery Aparecida Lavagnolli Molina (PP) e do vice-prefeito Luiz Tomazini.

Foi, ao que parece, um aperitivo do que vem por aí: o governador Beto Richa (PSDB) bateu firme no senador Roberto Requião, na manhã de hoje, ao participar de evento em Sarandi, com a presença de vários deputados estaduais e federais, onde confirmou a construção de dois viadutos. Richa referiu-se ao ex-governador como mentiroso e preguiçoso e apresentou números que desmentem discurso pré-eleitoral do peemedebista. Na oportunidade, ele recebeu o apoio dos prefeitos da região, representados pelo presidente da Amusep; doze dos prefeitos presentes manifestaram apoio a Richa, a começar do anfitrião, Carlos Alberto de Paula (PDT), que anunciou que se licenciará 20 dias de seu cargo para ajudar na campanha à reeleição do tucano.
Um dos principais empresários de Maringá, cuja empresa realiza obras em diversos municípios do Paraná, disse que dá gosto trabalhar com prefeitos do PT, que pagam em dia, recebe bem os empresário e não exigem nenhum ágio. Citou como exemplo os prefeitos de Itambé e Paraíso do Norte.Continue lendo ›

São bem diferentes: Pupin nomeou e mantém 17 comissionados, não servidores de carreira, na Procuradoria Geral, ao arrepio de uma decisão judicial. Kireeff, só 1, o procurador geral, como manda a lei. Todos os demais comissionados de Londrina são servidores de carreira. Kireeff respeita o Gaeco e o MP. Pupin tem as costas largas de Ricardo Barros para peitá-los. (foto do facebook de Kireeff, tirada domingo durante o jogo em Londrina)
Akino Maringá, colaborador

Levantamento feito pela Gazeta do Povo revela a disparidade na remuneração de prefeitos paranaenses. Reportagem de Bruna Komarchesqui verificou que em 18 cidades paranaenses com mais de 100 mil habitantes há uma relação pouco lógica entre a remuneração do prefeito, a população total e o orçamento anual do município. O prefeito de Maringá, por exemplo, recebe bem mais que o de Londrina, cidade que tem mais habitantres e quase o dobro do orçamento público. Leia mais.
Em abril passado, em Foz do Iguaçu, o governador Beto Richa (PSDB) lançou o Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios, com a presença de mais de 300 prefeitos. Há cerca de dez dias, em Curitiba, anunciou-se a liberação dos recursos prometidos para 240 prefeituras. Mas nem todos estão contentes. Consta que a maioria dos prefeitos, inclusive da região, ainda não viu a cor do dinheiro.
Aliás, ao término do evento, realizado no parque de exposições, o secretário de Indústria e Comércio de Beto Richa, Ricardo Barros (PP), que, para justificar o apelido de “Leitão vesgo” (aquele que, diz o ditado popular, aproveita para mamar em duas tetas) estava sábado junto com os ministros petistas, andou se oferecendo para pagar almoço para os prefeitos que estavam presentes. Ele está em plena campanha para deputado federal, acreditando que a Lei da Ficha Limpa será revogada até as eleições do ano que vem.

A ministra-chefe da Casa Civil, senadora licenciada pelo PT-PR, Gleisi Hoffmann, fez a alegria de deputados e prefeitos no sábado em Paranavaí e Marialva, onde esteve para fazer a entrega de 154 equipamentos do Programa de Aceleração do Crescimento, sendo 102 retroescavadeiras e 52 motoniveladoras, para 102 municípios das regiões Norte e Noroeste do Paraná. Na foto, entre outros, ela ao lado dos deputados Luiz Nishimori (PSDB) e Enio Verri (PT).
De Claudio Humberto:
O jurista Luiz Moreira dará uma dica aos prefeitos no II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília, para evitar rolos na Justiça: “Não assinem Termos de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público. Isso restringe o mandato de vocês.”
Ponta Grossa tem uma população 16% menor que Maringá. Lá a prefeitura tem 166 cargos comissionados (143 preenchidos), aqui são 515 (cerca de 320 já preenchidos). Um secretário ganha, em Ponta Grossa, R$ 9.313,64; em Maringá R$ 10.600,00. A remuneração dos cargos comissionados, em Ponta Grossa varia de R$ 1.994,09 a R$ 3.872,99 (há duas exceções de R$ 5.253,15), em Maringá Varia de 1.591,59 a R$ 5.766,79. Em Ponta Grossa não há assessores I, II, III e IV, sem definição do que fazem. No Gabinete do Prefeito, por exemplo são um chefe de Gabinete (cargo equivalente a secretário), um diretor executivo (salário de R$ 3.872,99), dois assessor de Gabinete, um Assessor de cerimonial, um assessor de Assuntos Comunitários (lá não tem Secretaria de Assuntos comunitários). Vejam bem são seis comissionados no Gabinete do Prefeito. O do vice tem dois (lá o Vergueiro teria vez legalmente). Em Maringá, são 37. Repito, em Ponta Grossa o Gabinete do Prefeito tem seis comissionados, em Maringá 37. Alguma coisa está errada, aqui ou lá.Continue lendo ›
Um prefeito queria construir uma ponte e chamou três empreiteiros: Um japonês, um norte-americano e um brasileiro. – Faço por US$ 3 milhões – disse o japonês: – Um milhão pela mão-de-obra. – Um milhão pelo material.- E um milhão para meu lucro.- Faço por US$ 6 milhões – propôs o norte-americano: – Dois pela mão-de-obra. – Dois pelo material.- E dois para mim. Mas o serviço é de primeira! – Faço por US$ 9 milhões – disse o brasileiro. – Nove paus? Espantou-se o prefeito. Isso é demais! Por quê? – Três para mim. Três para você.- E três para o japonês fazer a obra.- Negócio fechado! Respondeu o prefeito. (do blog do José Pedrali)
Meu comentário (Akino): Parece piada, mas não é. Dizem que isto acontece com mais frequência do que se pensa, em prefeituras da região. Não é mesmo, *? Não posso dizer o nome. O denorex é lembrança daquela propaganda dos anos 80 (os mais novos nem lembram). O que tem de prefeito denorex por ai, é uma grandeza. Parece que é honesto, mas… Claro que há honrosas exceções.
Akino Maringá, colaborado
Acontece daqui a pouco, no auditório do Crea-PR, em Maringá, o Encontro de Prefeitos e Lideranças Políticas 2013, promovido pelo deputado federal Edmar Arruda (PSC). O evento, que visa preparar as lideranças políticas para a administração pública, orientando-os como fazer projetos para trazer recursos federais e estaduais aos municípios, vai até as 13h, com palestras de técnicos do governo federal e do governo estadual. Foram convidados prefeitos e lideranças políticas de 160 cidades da região. A programação começará às 9h, com palestra do deputado, seguida de Eglaisa Micheline Pontes Cunha (Ministério das Cidades), Luna Viana e Dirceu Klitze (Ministério da Saúde), e, depois de um cofee break, Jair Bertocco (Caixa), Carlos Ossamu Ogawa (Funasa) e, das 12h às 12h30, com palestra do secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior. O encerramento será feito pelo parlamentar, das 12h30 às 13h.

O deputado federal Luiz Nishimori (PSDB) acompanhou um grupo de prefeitos e representantes de municípios da região, na última quarta-feira, para uma visita à secretaria de Família e Desenvolvimento Social do Paraná, Fernanda Richa. Os 14 prefeitos trataram de assuntos relativos à área, em seus respectivos municípios, e agradeceram o empenho do parlamentar. Fogto Rogério Machado/Seds
O prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin (PP), foi para Brasília na última segunda-feira para participar do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Levou junto os secretários de Habitação, Sergio Bertoni (PPS), e da Assistência Social e Cidadania, Flávio Vicente (PSDB), mas na abertura do evento estava acompanhado do ex-coordenador de campanha, Ricardo Barros (PP), nas horas vagas secretário de Indústria e Comércio de Beto Richa. Barros, que não tem mandato – e na capital federal, como se diz, em gente sem mandato nem o vento bate nas costas -, foi barrado e não pôde ficar na área reservada aos prefeitos; Pupin, em solidariedade ao criador (os atos mostram que RB é o prefeito de fato ), preferiu então ficar com Ricardo Barros, na área destinada aos assessores – uma grande sala, onde um telão transmitia o discurso de abertura, feito pela presidente Dilma Rousseff.
Na história política de Maringá poucas foram as demonstrações tão intensas de amizade como esta.
Durante a semana o gabinete do deputado federal Edmar Arruda, do PSC de Maringá, foi “invadido” por prefeitos eleitos e reeleitos da região. Dez ou doze prefeitos estiveram no Gabinete, procurando garantir apresentação de emendas para seus municípios.Continue lendo ›
Não sei se foi reflexo de nossa postagem, mas a verdade é que não apareceu foto e nenhuma declaração que comprove que Pupin tenha participado do encontro de prefeitos eleitos da região da Amusep. Talvez por prudência ele não tenha ido. Afinal, até que o TSE não julgue o recurso da coligação “Maringá de toda nossa gente”, Maringá não tem prefeito eleito.
Akino Maringá, colaborador