samu

Má-ringá

Seria o fundo do poço?

A saúde pública maringaense nunca esteve neste nível: neste domingo, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência) trabalha com apenas uma viatura – a avançada. Nenhuma das quatro ambulâncias básicas encontra-se em atendimento; todas estão na oficina. Enquanto isso, na Setrans, três viaturas novas, doadas pelo Ministério da Saúde, encontram-se paradas, aguardando liberação.

Má-ringá

Como se não bastasse…

Famílias na Escola Delfim Moreira
Além das condições terríveis em que foram colocadas na desativada Escola Municipal Delfim Moreira, que fica na zona rural de Maringá, as 17 famílias que dividem 13 pequenas salas e o corredor do prédio enfrentam um outro problema que filho de cargo comissionado do Pupin não tem. Além da água ter provocado vômitos e diarreia na turma, em especial nas crianças, e o lixo ser queimado a céu aberto, o pessoal não tem cobertura da saúde pública. Ontem uma criança de 8 anos, que assistia a queima do lixo, escorregou e caiu, sofrendo queimaduras. Acionado, o Samu negou-se a atender a ocorrência. Depois de muito custo, passadas longas 12 horas, o socorro apareceu. Não foi a primeira vez. Dias atrás o portão caiu em cima de um morador, e novamente o Samu informou que eles não realizam atendimento naquela região.

Geral

Cena da saúde pública maringaense

Desde ontem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Maringá está trabalhando com apenas uma ambulância. Enquanto isso, na Setrans, três ambulâncias novinhas entregues recentemente pelo Ministério da Saúde tomam banho de sol.
A cena, um descaso, repete-se na verdade em quase toda a máquina pública do governo Pupin/Barros. Desde outubro/novembro carros pertencentes ao município vivem mais na oficina que nas ruas, rodando, e ninguém se manifesta oficialmente.

Boa notícia

Ministério entrega viaturas para o Samu

samu
Os três veículos prometidos pelo Ministério da Saúde para o Samu foram entregues à Prefeitura de Maringá, informa o Sismmar, mas não são os que a prefeitura se comprometeu a comprar durante a greve dos servidores. A nova viatura é composta por três unidades da marca Peugeot, duas delas de suporte avançado e uma de suporte básico, devidamente equipados com a estrutura necessária para atender a população. Os veículos, segundo informações, terão ainda que aguardar o emplacamento e seguro para entrar em funcionamento. “Espera-se que desta vez não fiquem dois anos parados como já ocorreu no passado, pois do jeito que está não pode ficar, diversas vezes uma viatura para atender toda a demanda de Maringá, Iguatemi e Floriano”, diz o sindicato. Leia mais.

Maringá

Enquanto isso, as viaturas do Samu…

Veiculos
Em seu blog, ao citar a reunião entre vereadores e servidores do Samu, no ano passado, Paulo Vidigal lembrou que os legisladores disseram que tentariam viabilizar um veículo suporte avançado para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Ontem formalizou-se a devolução de R$ 2 milhões do Legislativo ao Executivo, que serão divididos entre Setrans e Sasc. “Deixemos sugestões. O Executivo poderia tranquilamente repassar essa verba para essas secretarias e adquirir um veículo para Suporte Avançado. Outra sugestão é que a Câmara pudesse ter adquirido o veículo e o doado para o Samu. E por fim, enquanto isso não acontece, o Executivo poderia disponibilizar para Suporte Avançado um dos veículos que foram devolvidos pelo Corpo de Bombeiros ao município e encontram-se parados na Semusp [fotos acima]”. Leia mais.

Bronca

Longa espera pelo Samu

Samu
Leitor conta que por volta das 2h50 de terça-feira passada sua mãe acionou o Samu de Maringá para prestar atendimento à tia, que havia convulsionando, e que o atendimento foi prestado somente por volta das 7h30, “ou seja, esperamos por um período de quase 5 horas, período esse suficiente para que minha tia tivesse outra convulsão à espera de socorro. Ao questionar o tempo de demora fomos informados de que Maringá conta com somente uma ambulância para atender toda a cidade, e que as demais estão paradas na oficina já há algum tempo. Importante salientar que a indignação aqui expressada e contra o descaso dos administradores para com a saúde pública, e que fomos bem atendidos pelos servidores do Samu que se esforçam com os poucos recursos que possuem para bem atender a população. Até quando essa vergonha e descaso com a população persistirá? Detalhe: O carnê do IPTU esta para chegar, IPVA etc…”.

Geral

Problema na manutenção

samu
Leitor tirou a foto no último dia 26, na rua Santos Dumont, em Maringá. As viaturas do Samu são flagradas mais paradas em cima de caminhões da Semusp do que realizando atendimentos na cidade.

Má-ringá

Capacidade reduzida

Os dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá receberam ontem a informação de que mais uma vez o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está atendendo com apenas duas ambulâncias básicas e uma avançada. “Lembramos que a greve foi suspensa, mas isso não significa que os servidores estão desmobilizados!”, observa o blog do Sismmar.

Má-ringá

Sobre condições de trabalho

Samu Maringá
Na noite de sábado, uma viatura do Samu ficou emperrada na rua Julio Mesquita, perto da Igreja Nossa Senhora da Liberdade, em Maringá. Como o socorro não viria, tiveram que levar o veículo para o pátio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. “Dava para ouvir o barulho do motor se arrebentando. O cheiro de queimado foi sentido pelas pessoas que estavam dentro de casa”, conta leitor. A propósito de condições de trabalho, no Facebook o pessoal está cobrando o cumprimento dos motivos que levaram à greve há algum tempo, com0 ambulâncias novas, vale alimentação, hora extra e uma base adequada para o Zona Norte.

Maringá

Eles falam, eles não fazem

samu
Representantes do Sismmar estiveram reunidos ontem com trabalhadores do Samu; eles reclamam que a prefeitura ainda não cumpriu com as exigências da categoria, que foram asseguradas em ofício após a greve do setor em julho passado. Em ofício entregue à comissão de negociação, formada por dirigentes do sindicato e socorristas, Pupin aceitou a redução da jornada de trabalho – de 40 para 36 horas semanais (6 horas por dia) – dos teleatendentes e controladores de frota do Samu. Também formalmente, Pupin prometeu que o Samu será uma das três prioridades na revisão do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração, que tem implementação prevista para novembro. “Lembramos que o movimento grevista do Samu está apenas suspenso e que a qualquer momento o serviço pode deixar de operar novamente”, avisa o sindicato.

Blog

E assim segue a vida

No início da noite de ontem, quando a chuva era intensa em Maringá, um homem de cerca de 60 anos que estava no Aeroporto Regional Silvio Name Junior passou mal e teve um princípio de infarto. Chamada, a ambulância do Samu demorou mais de uma hora para realizar o atendimento, em virtude do fuzuê provocado pelo aguaceiro.
Hoje, por conta da vinda da presidente Dilma Rousseff, uma ambulância do Samu estacionou pela manhã defronte o mesmo aeroporto e só foi embora quando a presidente seguiu viagem.

Geral

Cena da saúde maringaense

No último sábado à noite o Samu de Maringá enfrentava o velho e conhecido problema de falta de viaturas para atender a demanda. Amigos de um homem que sofreu um infarto não entendem até agora o que leva o poder público a não priorizar a saúde. Quando buscaram a ajuda do Samu, ouviram que, infelizmente, teriam que se virar por conta própria, pois não havia ambulância disponível para o atendimento. O homem foi transportado em carro de um dos amigos para a UPA Zona Sul, onde chegou morto.

Má-ringá

Servidor do Samu fica sem marmita

marmita
Os problemas do Samu não cessam, informa o Sismmar. Como se a falta de servidores e de condições de trabalhado já não fossem o suficiente, tem trabalhador ficando sem alimentação. O Sismmar recebeu a denúncia de que, no domingo, faltou marmita a pelo menos um servidor. Será que o prefeito e o secretário de Saúde também trabalharam sem refeição no domingo?

Má-ringá

Samu para de atender por falta de pessoal

O Samu de Maringá voltou a parar – pelo menos até as 7h desta segunda-feira não poderá realizar atendimentos. Mas não é greve, não. Quem parou o Samu foi a administração Pupin/Barros. Desde as 19h não há controlador de frota no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, sem o qual não pode ocorrer atendimento. Uma das reivindicações feitas durante a recente paralisação dos servidores do Samu foi justamente a contratação de pessoal.  Hoje, só existem três controladores de frota contratados para um serviço que funciona 24 horas.  Nas redes sociais, cobra-se a responsabilidade pelo fato.

Má-ringá

Cena administrativa maringaense

A administração municipal de Maringá, que só fala em projetos milionários, como fábrica de aviões e helicópteros, não consegue fazer o básico. Nesta quinta-feira, por exemplo, novamente, só há uma viatura do Samu que está realizando atendimentos. Outras quatro estão no pátio, paradas.
PS – Durante a recente greve, e apesar dela, o número de viaturas à disposição da população era maior.

Maringá

O pito que dona Maria deu no prefeito

http://youtu.be/thMMQYwtUrg
Depoimento de popular gravado durante a paralisação dos servidores do Samu de Maringá. “Para de pagar pra quem não trabalha na prefeitura, que fica sentado, só olhando na cara de um e de outro, e não tem coragem de trabalhar. Para pra quem trabalha e ‘ranca’ esses (inaudível) daí de dentro, que tá comendo nosso suor”.

Maringá

Após 55 horas, greve do Samu chega ao fim

Paralisação Samu 126 - procuradores
Em nova rodada de negociações nesta quarta-feira, por volta das 11 horas, o prefeito Carlos Roberto Pupin (PP) apresentou contraproposta aos servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Em assembleia, realizada no início da tarde, a categoria aceitou a proposta, abrindo mão da gratificação mensal de R$ 450 e, portanto, suspendendo a paralisação (na foto, procuradores do município com os servidores). Desde que foi deflagrada, às 7 horas de segunda-feira, a primeira greve do governo Pupin teve 54 horas de duração. Em ofício entregue à comissão de negociação, formada por dirigentes do Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar) e socorristas, Pupin aceitou a redução da jornada de trabalho – de 40 para 36 horas semanais (6 horas por dia) – dos teleatendentes e controladores de frota do Samu. Em busca desse benefício, o sindicato já havia ingressado na Justiça contra a Prefeitura de Maringá. “Por lei eles têm de trabalhar no máximo 6 horas diárias e isso não vinha sendo respeitado pela administração”, explica a presidente do Sismmar, Iraídes Baptistoni.Continue lendo ›

Má-ringá

Sem médico para atender emergência, UPA Zona Sul pede socorro ao Samu

saude
O Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá informou que recebeu, por volta das 13 horas de hoje, denúncia de que a UPA Zona Sul está sem médico. Com paciente em estado grave, a unidade contatou o Samu, pedindo que o médico do serviço se deslocasse, urgentemente, à unidade de pronto-atendimento. O problema é que o Samu, por prestar um serviço de emergência, também não pode ficar sem seu médico. O Sismmar cobra que a situação é grave e a falta de médico na UPA Zona Sul merece explicações da administração municipal – que, enquanto isso, manda caravana de CCs a Brasília para bater palmas para o secretário de Saúde.

Maringá

Pupin nega valorização e greve do Samu continua

A mesa de negociação entre a administração municipal e a comissão que representa os trabalhadores em greve teve nova rodada nesta quarta-feira, às 8 horas, desta vez com a presença do prefeito Carlos Roberto Pupin (PP). Ao final da reunião, nenhuma novidade. Até novembro, quando deve ser implementado o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração, Pupin negou qualquer valorização salarial aos socorristas que salvam vidas.Continue lendo ›

Maringá

Prefeito veta servidor na reunião

(Atualizado) O prefeito Carlos Pupin (PP) vetou o servidor Paulo Vidigal na reunião marcada para esta manhã com representantes dos funcionários do Samu, em greve desde ontem, e do Sismmar.  Vidigal, como mostra este vídeo, tem participação ativa no movimento. Supõe-se que Pupin fez gosto ruim por causa do vídeo. Vidigal, que foi eleito pelos servidores para representá-los, disse que a alegação era de que poderiam participar somente celetistas – e ironizou:  “Talvez ele não tenha gostado do video em que critico o grande número de cargos comissionados. Ontem ele já não havia comparecido à reunião; Pupin tem preferido enviar secretários que residem em outros municípios (São Jorge do Ivaí, Munhoz de Mello e Sarandi) para tratar da questão do Samu. O sindicato considerou que o prefeito não tem bom senso. Socorristas do Samu recebem por mês apenas R$ 1,1 mil por jornada de 40 horas, enquanto cargos comissionados ganham entre R$ 1.591 e R$ 10,6 mil. Uma das auxiliares do prefeito ganha mais de R$ 6 mil para comparecer ao serviço, até semana passada, somente depois do almoço.

Maringá

Greve do Samu: reunião na prefeitura

O prefeito Carlos Pupin (PP), que estava em Brasília, deverá participar da reunião na manhã desta quarta-feira com representantes do Sismmar e dos servidores do Samu, que estão em greve desde ontem. Os representantes dos servidores serão o socorrista Clayton e o servidor e blogueiro Paulo Vidigal. “Espero que o senhor prefeito tenha sensibilidade e atenda as justas reivindicações dos trabalhadores pondo fim a greve do Samu. Afinal, quem sofre é a população”, escreveu.
PS – Vidigal tem atuação firme no movimento, como se vê neste vídeo.

Maringá

Servidores merecem respeito, diz vereador

Servidores do Samu
Durante a sessão desta terça-feira da Câmara de Maringá, servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) entraram ao plenário do Legislativo segurando faixas e cartazes. Os servidores estão em greve e pediram apoio dos vereadores para buscar suas reivindicações junto ao poder Executivo. Segundo o vereador Mário Verri (PT), a greve é justa e a principal causadora é a prefeitura. “Onde está a justiça da nossa cidade? É um absurdo o que está acontecendo. É muita falta de respeito ao trabalhador. A greve que está acontecendo, e que é justa, é fruto de uma administração que não olha para seus trabalhadores”, disse Mário Verri.

Maringá

Servidores do Samu rejeitam proposta

Há pouco, os servidores do Samu de Maringá, que entraram em greve nesta manhã, recusaram contra-proposta feita pela administração municipal. A proposta foi levada para consideração dos grevistas, que se encontam nas proximidades do paço municipal. A paralisação, por melhores condições de trabalho, continua.

Blog

Sem maringaense na negociação

(Atualizado) A semana em Maringá começou a paralisação dos servidores do Samu e com o prefeito prestigiando seu secretário de Saúde em Brasília. Agora à tarde acontece reunião de negociação dos servidores do Samu, com representantes do Sismmar e da prefeitura. Os três representantes de Pupin são, vejam só, José Luiz Bovo (secretário de Gestão e de Fazenda, ex-prefeito de São Jorge do Ivaí), Gilmar da Silva (secretário de Recursos Humanos, ex-prefeito de Munhoz de Mello) e o procurador geral Luiz Mandato, que reside em Sarandi, por onde quase saiu candidato a prefeito.
PS – Na frente do paço, um caminhão de som dá detalhes do que levou a turma a apelar à greve. No Planalto Central, Pupin poupou-se de um começo de semana dolorido.

Maringá

Servidores no Samu protestam no paço

Paralisação no Samu
Nesta manhã, servidores do Samu, que paralisaram suas atividades reivindicando melhores condições de trabalho, fizeram protesto no Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio, ao lado do paço municipal. O prefeito Caqrlos Pupin (PP) não está no paço. Seguiu para Brasília com seu secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi. Foto Paulo Vidigal.

Blog

Cena da saúde maringaense

Enquanto os servidores o Samu de Maringá entram em greve, clamando por melhores condições de trabalho, em Brasília, há pouco, o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, foi reeleito para o terceiro mandato como presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A propósito, em Maringá, em caso de emergência, deve-se evitar ligar para o 192; por causa da paralisação, o correto é ligar para 193 (Siate).

Maringá

Oficialmente em greve

Paralisação no Samu
Começou há mais de uma hora a paralisação no Samu de Maringá. A administração Pupin não se mostrou sensível às reivindicações dos servidores. Ministério Público do Trabalho e vereadores da cidade não conseguiram convencer o prefeito de que o serviço é muito importante e é preciso dar as condições necessárias de trabalho aos funcionários. Duas ambulâncias basicas e uma avancçada atenderão conforme deliberação da assembleia. Foto Paulo Vidigal.

Maringá

Começa a paralisação no Samu

A paralisação dos servidores do Samu de Maringá foi marcada para começar às 7h de hoje (leia mais). A respeito do assunto, escreveu Paulo Vidigal que ontem recebeu a informação de que na última assembleia os servidores do Samu decidiram que “questões relativas aos servidores estatutários não poderiam servir de impedimento para negociações”. “A interpretação não poderia ser outra senão a de que estatutários estão fora desse movimento. Me submeto à deliberação dos servidores mas discordo dela. A meu ver, celetistas e estatutários somos todos servidores, pertencemos à mesma classe: a classe trabalhadora. E a luta é uma só. Vou respeitar a decisão dos servidores pela não participação de estatutários para o não travamento das negociações. Porém, por entender que somos todos trabalhadores e a luta deveria ser unificada, tomei a decisão de participar da greve em solidariedade aos companheiros do Samu”.

Má-ringá

A mudança continua

samu
Foto disponibilizada no Facebook do Samu de Maringá – cujos servidores devem parar no próximo dia 8 – com o seguinte comentário: “Realmente a prefeitura dando estrutura: de papelão, esparadrapo,etc.” Como diria aquele observador: “E o bonitãoviajando…”.

Maringá

Greve no Samu deve começar no dia 8

Os servidores do Samu de Maringá marcaram para 8 de julho o início da greve. A administração municipal pediu mais 30 dias para analisar a proposta de remuneração apresentada pelos servidores. Indignados com o descaso de uma administração que vinha se negando a negociar avanços, a categoria deu ao prefeito metade do prazo solicitado, ou seja, o período até o início da data marcada para a greve. Pautada no péssimo salário da categoria, a decisão pela paralisação foi unânime. Enquanto o piso do Samu de Londrina é superior a R$ 1.400,00 por 30 horas semanais, em Maringá o mínimo é de piso R$ 1.054,00 por jornada de 40 horas a socorristas que salvam vidas. Revolta saber que secretários em cargos de confiança ganham mais de R$ 10 mil por mês. Leia mais.

Maringá

Não queriam deixar o Samu entrar

Vídeo postado no YouTube mostra a discussão na frente do Teatro Marista, na noite da última sexta-feira, quando servidores do Samu de Maringá foram barrados na Conferência Municipal da Saúde. Deu trabalho para que eles pudessem participar como observadores do evento.

Maringá

O Sismmar e a situação no Samu

http://youtu.be/5IBNwjUrmRY
A presidente do Sismmar, Iraídes Baptistoni, falou hoe na TV Maringá (Band) sobre a assembleia com os servidores do Samu. O estado de greve foi mantido, mas o dia da paralisação ainda não foi definido, à espera da melhora na contrapoposta da administração municipal.

Maringá

Decisão sobre paralisação no Samu é adiada

A administração do fantoche de plantão encaminhou ontem à tarde uma proposta para os servidores do Samu, que à noite decidiriam um dia para iniciar a paralisação. A assembleia aconteceu no pátio do Samu, com presença dos vereadores Carlos Mariucci (PT) e Ulisses Maia (PP). A proposta foi rejeitada, mas a paralisação foi adiada. Os trabalhadores deliberaram, por unanimidade, que o sindicato apresente contraproposta à prefeitura, estipulando prazo para a resposta. O estado de greve permanece até a próxima assembleia, agendada para o próximo dia 18.

Maringá

Samu decide hoje o dia de paralisação

Será às 19h de hoje a assembleia que vai discutir a paralisação do Samu de Maringá. A categoria não aguenta mais o descaso da administração municipal e quer dar um basta, observa o Sismmar, acrescentando que o clima é de indignação dos servidores, que não lutam apenas por melhores salários, mas também por condições dignas de trabalho – sem as quais fica cada vez mais difícil exercer a função e salvar vidas.

Maringá

Servidores do Samu aprovam indicativo de paralisação

Paulo Vidigal informa em se blog que os servidores do Samu de Maringá aprovaram na assembléia de ontem, de forma unânime, o indicativo de paralisação. A data da paralisação será decidida em assembleia a ser realizada nos próximos dias. Também foram aprovados alguns encaminhamentos que devem ser realizados antes de fixar a data da paralisação. Essa atitude demonstra a responsabilidade dos servidores que antes paralisar pretendem que todas as possibilidades de negociação sejam esgotadas.

Maringá

O Samu pede socorro

http://youtu.be/Vw1hkDZeKPM
Em entrevista a Soares Manzzane, no programa Tribuna da Massa (Rede Massa/SBT) na tarde desta quinta-feira, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá, Iraídes Baptistoni, informou que será realizada uma Assembleia com os servidores do Samu amanhã, 31. A assembleia acontecerá no meio da rua já que a administração, que não é nada democrata, não permite esse tipo de manifestação pública. Dessa reunião poderá ser deflagrada a greve dos socorristas do Samu, que reclamam de várias situações que fazem a qualidade de trabalho e de atendimento ao público serem as piores possíveis.Continue lendo ›