samu

Maringá

Servidores do Samu podem parar

Do blog do Sismmar:
Diante da grande insatisfação dos servidores(as) do Samu, que reclamam de falta de condições de trabalho (são muitas, entre elas ambulâncias quebradas), o Sismmar convoca a categoria para assembleia na sexta-feira (31), às 18h30. Em pauta está o indicativo de paralisação. Infelizmente, a assembleia não poderá ser realizada nas instalações do Samu, por conta de uma proibição da chefia. Por isso, o local foi alterado e a assembleia acontecerá no Plenarinho da Câmara.

Maringá

Samu: mais uma audiência no MPT

Acontece hoje, às 16h, mais uma audiência no Minisério Público do Trabalho entre o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e a administração municipal. Será mais uma tentativa de firmar um acordo para resolver os problemas do Samu, que não são poucos, observa a página do Sismmar.

Blog

Um tiro no pé

Em seu blog, Paulo Vidigal comenta sobre uma declaração do prefeito Carlos Roberto Pupin (PP) feita recentemente a um grupo de vereadores, durante confraternização numa chácara da cidade e revelada por este modesto blog. Pupin disse aos vereadores que os problemas verificados com as ambulâncias do Samu decorriam de sabotagem feita pelos motoristas do serviço. “Honestamente não posso afirmar que o prefeito fez ou não essa declaração. De acordo com a nota do jornalista, que tem suas fontes e legalmente deve preservá-las, os únicos que poderiam confirmar a declaração do prefeito, ou não, seriam os vereadores que teriam ouvido a suposta declaração. Pessoalmente acredito ser bem difícil que algum vereador toque no assunto. Afinal, se a declaração fosse confirmada se trataria de uma acusação. Sabotar significa danificar intencionalmente estabelecimento ou coisa nele existente. Isso é crime. Por outro lado, imputar falsamente a uma pessoa fato definido como crime trata-se de calúnia. Um seja, um tiro no pé”. Leia mais.

Má-ringá

Samu: só duas ambulâncias funcionando

Está marcada para esta tarde mais uma reunião para tratar das condições dos trabalhadores do Samu de Maringá, que também inclui temas como jornada de trabalho, insalubridade, risco de vida e pagamento de horas extras. O Minsitério Público do Trabalho acompanha as negociações. Justo hoje, dia de discutir sobre esses assuntos, estão funcionando apenas duas das quatro ambulâncias básicas do serviço. Deveriam estar atendendo quatro ambulâncias básicas e uma avançada. Dizem que, por causa da Expoingá, os veículos estão recebendo polimento…
Dias atrás, a vereadores, o prefeito Carlos Roberto Pupin garantiu que o que está havendo no Samu é sabotagem dos motoristas.

Blog

Teoria da conspiração

Nesta semana um dos assuntos que voltam a ser debatidos em Maringá é a situação do Samu, em especial as condições de trabalho oferecidas pela prefeitura. O Ministério Público do Trabalho participa das negociações. A curiosidade é saber se o prefeito Carlos Roberto Pupin (PP) finalmente se convenceu de que há problemas. Ele chegou a afirmar a vereadores, semanas atrás, que o Samu não tem problemas e que são os motoristas das ambulâncias que estariam sabotando os veículos, que ficam mais tempo na oficina do que atendendo a população.
Não foi a primeira vez que Pupin fica contra servidores municipais. Recentemente ele disse aos pais da menina Alhandra, que morreu no HU após passar pela UPA Zona Norte, que a saúde de Maringá é boa, o que não funcionam são seus profissionais,

Geral

Cena do trânsito maringaense

Acidente no Jardim Alvorada
Hoje, por volta das 19h, na avenida Alexandre Rasgulaeff esquina com a rua Gino Merigo, no Jardim Alvorada, em Maringá, um acidente envolveu um carro e uma motocicleta. O local do acidente fica a poucas quadras do posto do Corpo de Bombeiros no bairro mais populoso da cidade. O socorro, porém, demorou mais de 30 minutos e foi feito por socorristas do Samu. Foto Lucas Costa.

Má-ringá

Retrato da situação do Samu

Samu Maringá
Há cerca de meia hora, na avenida Colombo, um leitor flagrou uma ambulância do Samu sendo transportada por um caminhão da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Há reclamações sobre a situação do serviço, que tem poucas viaturas em boas condições.

Maringá

Samu: MPT convoca reunião

O Ministério Público do Trabalho convocou o Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá e o prefeito Carlos Roberto Pupin (P) para uma reunião na próxima sexta-feira, juntamente com os representantes dos trabalhadores do Samu eleitos em assembleia. Na ocasião, haverá a tentativa de fazer um acordo entre as partes e garantir uma situação decente a esses servidores. A informação é do Sismmar. Trabalhadores do Samu têm pedido melhores condições de trabalho e salários mais dignos, numa campanha em que já tiveram encontro com vereadores.

Má-ringá

Sobre prioridade

Em média, os cargos comissionados de Pupin (foram criados 515) ganham o dobro de um motorista de ambulância do Samu. Com a diferença de que, além de não ter que prestar concurso, não precisam fazer muita coisa. A anunciada paralisação por 48 horas dos servidores do Samu pode fazer com que a administração municipal repense suas prioridades: política ou atendimento à comunidade?

Blog

Tudo a ver

O professor Ademir Félix de Jesus, que perdeu o cargo comissionado de assessor da Igualdade Racial para o ex-candidato a prefeito Hércules Ananias de Souza (PSDC), ocupa agora o novo CC criado por Carlos Roberto Pupin (PP) no âmbito do Samu. Ele, que é servidor efetivo e professor de Educação Física, há alguns dias cuida do pátio do Samu, que costuma viver cheio de ambulância com problemas. É o responsável pela frota do serviço.

Maringá

Vereadores no Samu

samu
Cinco vereadores maringaenses estiveram reunidos ontem no Samu para tomar pé da situação no setor. Um dos problemas mais graves é a questão da manutenção das viaturas. Há relatos inclusive de ambulâncias que vão para a oficina e retornam com o mesmo problema. Por vezes o serviço que deveria rodar com três viaturas acaba rodando com apenas uma para atender toda a cidade, incluindo Floriano, Iguatemi e Sarandi. Os servidores também colocaram a questão da descentralização do serviço, medida que poderia diminuir o tempo de espera dos pacientes por uma ambulância, informa Paulo Vidigal. Leia mais.
Foto Assessoria Vereadora Carmen Inocente

Maringá

Vereador visita o Samu

Mariucci no Samu
O vereador Carlos Mariucci (PT) visitou na tarde de hojr o Samu em Maringá. Uma das principais constatações é com relação ao procedimento de manutenção (conserto) das ambulâncias. Ontem, apenas um veículo estava funcionando. Outro questionamento é com relação a ausência de bases operacionais em outros pontos da cidade. O gabinete do parlamentar protocolou requerimento cobrando informações sobre o caso.

Blog

Apenas uma viatura funcionando

Na administração Carlos Roberto Pupin, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mudou: houve a criação de mais um cargo comissionado (parte dos 515), desta vez para cuidar do pátio. Mas, fazer as viaturas funcionarem, que é bom..
Desde ontem às 23h, em Maringá, o Samu funciona com apenas uma viatura para dar atenção às urgências. No pátio estão paradas outras quatro viaturas, incluindo uma avançada que não funciona.

Blog

Samu e civilidade

Sismmar com Krevieski
Sismmar com Krevieski

Duas notícias do blog do Sismmar: Eduardo Krevieski (foto), novo coordenador do Samu em Maringá, recebeu hoje um relatório com todos os problemas registrados no serviço nos últimos 9 anos e pediu (e conseguiu) 30 dias para apresentar um cronograma para solucionar os problemas; Carlos Roberto Pupin (PP) decidiu entrar para a história como o primeiro prefeito (mesmo na eventualidade de ser tiro curto) a se recusar a receber o sindicato que representa o funcionalismo público municipal, na apresentação formal de início de governo, que era, até então, uma tradição, além de um sinal de civilidade.

Blog

Ex-diretor da PEM assume o Samu

Quinteiro e o Crevisaki
O coronel Eduardo Krevieski é o novo coordenador do Serviço Móvel de Emergência (Samu )em Maringá. Ele substitui o médico Enio Molina, que acumulava a função. Kreviski, advogado, foi diretor da Penitenciária Estadual de Maringá entre 2008 e 2011. Na foto, ele entre os Quinteiro.

Má-ringá

Os (muitos) problemas do Samu


Um servidor do Samu quase foi agredido pela família de uma pessoa que precisou do atendimento do serviço e, quando neste chegou, já havia entrado em óbito. Desde que houve centralização do atendimento na Zona Sul, dependendo do local da ocorrência, o atendimento demora bastante. A informação está na entrevista da sindicalista Cibele Campos a Gilmar Ferreira, da Rede de Rádios, que fala ainda da falta de funcionários, frota não disponível e problemas na construção do prédio. O secretário de Saúde não tem recebido representantes do Sismmar para tratar das queixas.

Blog

Seguindo para o hospital

Bravin no Samu
O vereador Belino Bravin Filho (PP) entrando na ambulância do Samu, que o atendeu quando estava dentro de seu carro, no subsolo da Câmara de Maringá, após ter passado mal durante a sessão ordinária da tardeb desta quinta-feira. Ele está internado no Hospital Santa Rita.

Má-ringá

Ambulância do Samu é veículo de carga

192
A ambulância de suporte avançado do Samu, placa AOZ-2459, da Prefeitura de Maringá, foi multada por avançar sinal vermelho no dia 13 de junho último, às 6h32, na avenida Morangueira. Segundo informações, a Setran emitiu a multa porque a viatura está como espécie “carga” e não como ambulância. Seria caso de documentação irregular? A multa de R$ 191,54 vence hoje. Os condutores já avisaram não vão mais rodar com ela até que se regularize a situação. Abaixo, a notificação com o destaque para a espécie do veículo: carga.
192b

Geral

Cena da saúde pública maringaensse

Desde as 11h55 de hoje um senhor, que tem problemas de saúde e passou mal quando andava na avenida Brasil, proximidades do Edifício Transamérica, aguarda atendimento do Samu. Populares e comerciantes ajudaram o senhor, que está sentado numa cadeira há mais e duas horas aguardando o atendimento. Justo hoje, quando saúde foi o tema abordado pelo candidato da situação. O Samu, como registrou o blog dias atrás, vive uma situação de penúria: há pouca gente interessada em resolver os seus (muitos) problemas.

Saúde

Denúncias revelam precariedade no Samu

samu
Denúncias sobre a precariedade das condições de trabalho do Samu em Maringá foram feitas a autoridades da área de saúde, ao Ministério Público e ao prefeito em exercício, há algumas semanas. São alarmantes. Além da crítica à centralização do sistema – que faz, por exemplo, um atendimento no Jardim Alvorada demorou o dobro do que demorava antes -, há referência a desleixo no trabalho, por parte dos que deveriam dirigir e cobrar condições de serviço, a antena que saiu de uma torre de 40 metros para uma baixada e com apenas 5 metros, falta de rádio e GPS, entre outras. Acima, as fotos de uma viatura de suporte avançado, com equipamentos caríssimos, “apodrecendo” no tempo; abaixo, a atual viatura avançada, que molha dentro quando chove. Continue lendo ›

Bronca

No armário

O blog ficou sabendo que o Samu de Maringá ainda não distribuiu os novos uniformes que foram entregues pelo governo em março passado. Eles seriam bem recebidos agora que o frio chegou.

Saúde

Material de proteção

A Prefeitura de Maringá adquiriu R$ 55.600,00 em botas padronizadas do Ministério da Saúde para o uso dos servidores do Samu como equipamento de proteção individual, para atender a demanda da Secretaria de Saúde. O contrato foi fechado no último dia 21 com a Alpin Comércio de Enxovais Ltda., de Apucarana.

Má-ringá

Discurso e prática

Os puxa-sacos estão de plantão, para a inauguração da UPA, nesta manhã, em Maringá. O que falta mesmo é povo.
Já a respeito do Samu, cuja central será inaugurada hoje pelo ministro da Saúde: ontem só tinha uma ambulância rodando na cidade e amanhã as viaturas “novas”, adquiridas em 2010 e entregues hoje, voltarão para a garagem.

Blog

Samu: inauguração de central em Maringá é só de fachada

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Maringá, está mantida para o próximo domingo. Ele cancelou, por causa de agenda, programação que teria no sábado. O blog ficou sabendo que a inauguração da central do Samu vai ser apenas um teatrinho, já que a falta de ambulância no serviço não deverá mudar. Hoje, por exemplo, o Samu funcionou com apenas duas ambulância. As três viaturas “novas”, entregues no ano eleitoral de 2010, estarão lá no domingo, mas na segunda-feira voltarão ao pátio da Setran porque não têm autorização para rodar. Até os uniformes que serão utilizados pelos funcionários na cerimônia terão que ser devolvidos.
As ambulâncias somente entrarão em operação quando acontecer a regionalização do serviço. Como isso implica em injeção de dinheiro, pelos prefeitos da região, tudo indica que as viaturas permanecerão mofando como acontece há quase dois anos. Enquanto isso, é propaganda pra lá, propaganda pra cá…

Saúde

Onde estão?


A propósito de postagens abaixo, sobre a mulher, com dores e hemorragia, que esperou quase quatro horas e não foi atendida por nenhuma ambulância: a foto foi tirada às 15h30 e mostra duas ambulâncias do Samu, no estacionamento, em Maringá. Estariam elas quebradas?