tarifa
Londrina vota redução da tarifa do transporte coletivo
Por que não baixar a tarifa do transporte coletivo?
Sinttromar divulga fake news sobre preço da tarifa
Nova tarifa de ônibus entra em vigor no domingo
Prefeitura de Maringá informa que reajustará tarifa
Nova tarifa

Em Curitiba está sendo analisado o aumento de tarifa no transporte coletivo urbano que passaria dos atuais R$ 4,25 para R$ 5,00 muito embora o estudo original aponte um aumento para R$ 6,00. Em Maringá o último aumento aconteceu em 2018 quando passou de R$ 3,90 para R$ 4,30.
Continue lendo ›Prefeitura descarta reajuste para a TCCC


Ofício encaminhado à Transporte Coletivo Cidade Canção , assinado pelo prefeito em exercício, Edson Scabora, a Prefeitura de Maringá descarta qualquer possibilidade de aumento da tarifa, como reivindica a empresa. “Rejeitamos qualquer atualização no valor da passagem e continuamos a cobrar da empresa melhorias do serviço”, afirma Scabora.
No documento, a prefeitura também reafirma, como já comunicado à empresa, que não está autorizada o uso de micro-ônibus nos horários de pico, ou seja, em momentos em que o fluxo de passageiros é mais intenso, como no início da manhã e final da tarde. Inaceitável também, como reitera o vice-prefeito, eventual redução de linhas ou de veículos em circulação nesses horários.
Desde o início da gestão, a relação do município com a empresa do transporte coletivo tem sido mediada pela cobrança incessante de contínuas melhorias no sistema, de forma a garantir ao usuário um serviço de qualidade sem a contrapartida de tarifas mais altas. O prefeito Ulisses Maia tem reiterado que a concessionária precisa melhorar seus serviços. “Isso é inegociável”, repete sempre. (PMM
Transporte coletivo urbano:
Curitiba começa a copiar Maringá
Curitiba começa muito timidamente a copiar soluções já existentes no transporte coletivo urbano de Maringá.Continue lendo ›
Nova tarifa
Depois de 18 meses sem reajuste a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa concedeu aumento no transporte coletivo urbano, passando de R$ 3,80 para R$ 4,30, embora o Conselho Municipal de Transportes tivesse sugerido R$ 4,40. Continue lendo ›
Reajuste gera reclamações
Começaram a pipocar reclamações em relação ao último reajuste na tarifa da Sanepar.Continue lendo ›
Vapt-vupt
Paulada na cabeça do paranaense
De Pedro Ribeiro:
Se alguém ainda aposta que há um “acordo” entre o deputado federal Ricardo Barros, que coordena a campanha de sua esposa, Cida Borghetti, ao Governo do Estado, em um possível segundo turno, com o pré-candidato do PT, Osmar Dias, é bom rever a posição. Continue lendo ›
Vapt-vupt
Novos ônibus ficaram expostos

Ficaram expostos hoje, no Centro de Convivência Comunitária Deputado Renato Celidônio, os seis primeiros ônibus adquiridos pela empresa concessionária Transporte Coletivo Cidade Canção para atender os usuários do sistema em Maringá.Continue lendo ›
A administração vai ousar?
A interinidade do professor Edson Scabora termina hoje e no retorno de Ulisses Maia, na segunda-feira, deve se definir o reajuste do transporte coletivo, acordado há mais de uma semana. O subsídio à tarifa, que estaria em estudos, é uma ousadia que a administração poderá tentar mais à frente.Continue lendo ›
Fake news em Cascavel

O prefeito Paranhos, de Cascavel, tem que puxar a orelha de seus assessores. Na página da prefeitura no Facebook sua equipe postou na última segunda-feira uma informação inverídica ao se referir ao índice de reajuste da tarifa do transporte coletivo urbano.Continue lendo ›
Cena brasileira
Leitor dá um exemplo de como a coisa funciona no Brasil: para quitar uma taxa no Serviço Militar no valor de R$ 1,38 a Caixa Econômica Federal cobra R$ 1,93 de tarifa bancária. “Alguém está ganhando”, observa.
Procon pede informações sobre reajuste da Sanepar
As reclamações em relação ao aumento da tarifa de água, feita pela Sanepar, só continuam. O Procon entrou na parada, em Maringá. A RPC exibiu hoje uma reportagem mostrando a rejeição do maringaense à mudança na tarifa mínima. Deve ser o presente de aniversário da empresa aos 70 anos da cidade.
Tarifa básica
Transporte coletivo: reajuste, só com melhorias, reafirma prefeito
O prefeito Ulisses Maia descarta conceder o reajuste da tarifa do transporte coletivo, previsto para entrar em vigor dia 1º de junho, sem a contrapartida de melhorias no serviço prestado pela empresa concessionária. Nota divulgada hoje à tarde pela prefeitura informa que ele reitera posição manifestada em abril ao diretor da TCCC, Roberto Jacomelli.Continue lendo ›
Não convenceu
Uma consumidora reclamou junto ao Ministério Público Estadual e este instaurou inquérito civil público no último dia 10, em Maringá.
Motivo: Continue lendo ›
Câmara de Sarandi deve ouvir Volpato sobre reajuste da água
Com menos de uma semana no cargo, o prefeito de Sarandi, Walter Volpato (PSDB), reajustou a tarifa de água em 7,19%, valor correspondente à correção pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) acumulado em 2016.Continue lendo ›
Tarifa da Sanepar entre as mais caras
A Companhia de Saneamento do Paraná uma das tarifas mais cara do país. O valor da água da Sanepar (R$ 33,74) por 10m³, de acordo com publicação feita esta semana pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, é o oitavo maior do Brasil e 50,75% mais caro que o valor cobrado pela Sabesp, de São Paulo.Continue lendo ›
Propaganda enganosa
O deputado Nereu Moura, líder do PMDB, denunciou ontem que o governador Beto Richa (PSDB) está falseando a verdade ao anunciar que vai reduzir em 14,3% a tarifa de energia elétrica no Paraná.
Em discurso na Assembleia Legislativa, o parlamentar lembrou que, em março de 2015, quando a tarifa foi reajustada, o governador disse que a medida era determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).Continue lendo ›
Morda-se, Maringá
Parece Curitiba, mas o ponto de ônibus em policarbonato foi colocado pela prefeitura de uma cidade da região de Maringá e onde a tarifa custa R$ 2,20. Leia mais.
Sem crise
De Ulisses Maia (PDT)
A Prefeitura de Maringá aumentou a passagem da TCCC. No cartão vai para 3,40 e avulso 4,00. Um absurdo. Abusivo. Ainda mais com transporte sem conforto, ônibus demorados e lotados. Mais de 9% aumento. Diferente do que fez com os servidores, quando ofereceu 4%. Para a administração não tem crise!
Prefeitura diz que, para atender pedido do Sinttromar, tarifa teria que subir para R$ 3,50
O secretário de Trânsito e Segurança de Maringá, Fábio Ribeiro, disse hoje, através de nota divulgada pela prefeitura, que para atender a solicitação do sindicato que representa os motoristas de ônibus, que quer vale alimentação para os funcionários da concessionária, a tarifa do transporte coletivo poderá chegar a R$ 3,50.
O Sinttromar está realizando assembleias, hoje e amanhã, e pode decidir pela greve.Continue lendo ›
Tarifa reajustada
O governador Beto Richa (PSDB) autorizou a Sanepar a aplicar reajuste médio de 8% nas tarifas dos serviços públicos de abastecimento de água tratada e de esgotamento sanitário, de acordo com decreto assinado ontem e publicado hoje.
É, os governadores tucanos fecharam mesmo com o governo federal.
Sem demagogia
De Verdelírio Barbosa:
Gustavo Fruet, prefeito de Curitiba disse que vai reajustar a tarifa do transporte coletivo urbano da capital, e ressaltou: “ Não dá para fazer demagogia com tarifa de ônibus. A consequência está aí”. Leia a coluna aqui.
A revolta com o aumento da conta de luz

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) estabeleceu em 24,86% o novo reajuste médio da tarifa de energia. E depois de pouco mais de um mês, os paranaenses já sentem no bolso a diferença. O aumento na conta de luz pegou de surpresa a população paranaense, mas o aumento poderia ser ainda maior. O primeiro pedido de reajuste enviado pela Copel para a Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, foi de 32%. O senador Roberto Requião, candidato ao governo do Paraná pela coligação “Paraná com Governo” (PMDB/PV/PPL), criticou veementemente esse aumento da tarifa de energia elétrica. “A Copel está metendo reajuste na tarifa de 24,5% e já projetou 40% para o ano que vem. Como podemos aceitar seriedade?”, perguntou. Ele prometeu revisar todos os contratos feitos pela Copel. “Quando assumi o governo, a Copel tinha 23 diretores, absolutamente desnecessários, subsidiárias inúteis. Reduzi para sete. Hoje já são 16 diretorias, com salários que jamais sonharia ganhar o Joaquim Barbosa”, disse. A informação está aqui, mas basta perguntar para amigos, parentes ou conhecidos. Hoje mesmo ouvi de um empresário: sua conta de energia passou a custar mais da metade da folha de pagamento. Aí não há país que cresça…
Prejudicando consumidores e beneficiando acionistas privados
Em setembro de 2013, com o vencimento do acordo de acionistas, a Sanepar e o Governo do Estado tiveram a grande oportunidade histórica de diminuir a participação do setor privado na companhia e aumentar seu alcance social e atuação como empresa pública. No entanto, a decisão do governo foi a de renovar o acordo de acionistas por mais oito anos, ao mesmo tempo em que elevou a participação nos lucros dos acionistas de 25% para 50%, garantindo também que somente o acionista privado pode transformar um número significativo de ações ordinárias em preferenciais, o que lhe garante dividendos ainda maiores e, melhor ainda, sem aportar nenhum capital na empresa. E tudo isso irá vigorar até 2021 e já está em vigor. Ao final de 2013, o acionista privado já recebeu mais de R$ 50 milhões por conta deste acordo. A informação é de Norberto Staviski, do site do senador Roberto Requião. A tarifa mínima da Sanepar saltou de R$ 29,44 em 2010 para R$ 45,25, atualmente uma das tarifas de água mais altas do Brasil. Leia mais.
Requião promete congelar a tarifa da água
O senador Roberto Requião (PMDB) disse ontem que vai repetir o que fez da última vez em que foi governador: se eleito, a tarifa de água da Sanepar, cujo preço considera um escândalo, não será reajustada nos quatro anos de governo.
Reajuste da tarifa: nota da Copel
A propósito da postagem “O reajuste da tarifa de energia e a remuneração do capital especulativo”, a Copel enviou a seguinte nota: “A Copel participou do plano de redução de tarifa no ano passado, renovando sua concessão de transmissão de energia, por isso os paranaenses tiveram redução de 20% na tarifa em janeiro de 2013. Para isso, a Copel abriu mão de R$ 200 milhões de receita de transmissão e o Paraná perdeu R$ 450 milhões em ICMS. O contrato que a Copel não renovou é de uma usina pequena, de 260 megawatts, pouco significativo no parque de geração da empresa e no parque de geração nacional que estava sujeito à renovação pela MP 579. Se a Copel tivesse renovado o contrato dessa usina, o reajuste agora seria apenas 0,0036% menor, em vez de um reajuste de 24,86%, a Aneel receberia uma proposta de 24,8564%. O intenso uso de usinas térmicas, acionadas pelo Governo Federal, é que está causando grande aumento nas tarifas de luz em todo o Brasil. Companhia Paranaense de Energia”.
O reajuste da tarifa de energia e a remuneração do capital especulativo
A propósito da questão do reajuste das tarifas de energia elétrica da Copel e Cemig, o professor Sérgio Inácio Gomes, do curso de Engenharia Elétrica da UEM, diz que o objetivo fundamental é garantir a continuidade da remuneração do capital especulativo parasita da economia brasileira e paranaense. Segundo ele, “o modelo que vigora no setor elétrico brasileiro (Lei 10847/2004 e do Decreto 5184/2004) é voltado basicamente à “garantir” a remuneração do capital especulativo, além de promover a retomada dos investimentos no setor elétrico, que encontrava-se sucateado como resultado da política neoliberal do governo FHC, lembrando da crise de energia de 2001, que ficou conhecido como o “apagão do setor elétrico brasileiro”.
Como resultado dessa orientação macro-econômica norteadora do setor elétrica, verifica-se o absurdo de que o Brasil, mesmo tendo uma matriz energética baseada preponderantemente na hidroeletricidade, que é a modalidade mais barata, tem uma das tarifas de energia elétrica mais altas do planeta.Continue lendo ›
O vereador e a turma do aumento
O vereador Mário Verri (PT), durante o pequeno expediente na Câmara de Maringá, da última terça-feira, fala que nunca tinha visto a galeria lotada de pessoas “a favor do aumento da passagem do transporte coletivo”.
Prefeitura escondeu: aumento na tarifa foi de R$ 0,31
A reunião entre vereadores e representantes da Prefeitura de Maringá, realizada ontem na câmara municipal, trouxe mais uma descoberta sobre o alto preço da tarifa do transporte coletivo em Maringá. Segundo o vereador Humberto Henrique (PT), o usuário pagou três vezes mais pelo custo real da integração. A diferença aponta que o aumento foi R$ 0,11 maior do que o valor divulgado pelo prefeito no último domingo. Humberto explica que os representantes da Administração deixaram escapar durante a reunião que o custo real da meia integração foi de R$ 0,04, enquanto a isenção de impostos (ISS e ICSM) concedida para viabilizar o benefício representou R$ 0,15 na tarifa. Com os R$ 0,20 oficiais, mais o sobrepreço de R$ 0,11 na integração, para o vereador o aumento concedido pelo prefeito foi de R$ 0,31 (leia mais). Também no site do petista há informação sobre a possibilidade de pedido de Comissão Processante contra o prefeito Carlos Roberto Pupin (PP) por descumprimento do relatório da CPI do Transporte Coletivo e omitir informações sobre o custo da integração (leia mais).
Tarifa: convocação para a sessão no Legislativo
No Facebook, a convocação é para as 17h de hoje, na câmara municipal. Os vereadores apreciarão a esticada da isenção do ISSQN para a concessionária do transporte público por mais doze meses. Pupin ignorou todo o resultado dos protestos do ano passado, quando o pessoal parava defronte o luxuoso prédio em que reside e gritava um famoso bordão.
Com aparato, Guarda Municipal acompanha protesto contra aumento da tarifa
O primeiro protesto contra o aumento da tarifa do transporte coletivo em Maringá, realizado no início da noite de hoje, foi bem vigiado. Viaturas da Guarda Municipal acompanharam de perto a manifestação, realizada no terminal urbano, no centro da cidade; a GM é ligada à Setrans, comandada pelo vereador licenciado capitão Ideval de Oliveira (PMN), que no ano passado integrou a CPI do Transporte Coletivo e defendia a redução da tarifa em R$ 0,20. Segundo leitor, a Guarda Municipal deveria estar no local em outro horário, entre 6h e 7h30, quando, denuncia, grupinhos se reúnem para consumir drogas. “Nesse horário muitas senhoras estão ali indo para o serviço, e estão expostas ao risco de serem assaltadas ou até coisas piores. A Guarda Municipal poderia estar ali dando um pouco de segurança para a comunidade, mas não um só guarda, uns três fazendo rondas, já ajudaria a colocar a malandragem para correr”, sugere. Outras manifestações estão sendo convocadas na internet para esta semana.
PS – A administração acabou não fazendo o balanço sobre a isenção do ISS, conforme combinado, de acordo com reportagem da RPC TV.
Feabam cheia dos trocos

Se tem uma entidade que está com os cofres cheios em Maringá é a tal Federação das Associações de Moradores de Bairro (Feabam), ligada à família Barros, embora boa parte de seus integrantes recebam dinheiro público. Os outdoors cobrando o governador Beto Richa (PSDB) a destinar R$ 750 mil mensais para o transporte coletivo de Maringá, tomaram conta da cidade. São dezenas, espalhados por toda a parte. A ideia é passar ao usuário do transporte coletivo que a tarifa subiu por culpa exclusiva do governador do estado.
*/ ?>







