tarifa

Verdelírio

Nova tarifa

Em Curitiba está sendo analisado o aumento de tarifa no transporte coletivo urbano que passaria dos atuais R$ 4,25 para R$ 5,00 muito embora o estudo original aponte um aumento para R$ 6,00. Em Maringá o último aumento aconteceu em 2018 quando passou de R$ 3,90 para R$ 4,30.

Continue lendo ›

Maringá

Prefeitura descarta reajuste para a TCCC

transporte coletivo

Ofício encaminhado à Transporte Coletivo Cidade Canção , assinado pelo prefeito em exercício, Edson Scabora, a Prefeitura de Maringá descarta qualquer possibilidade de aumento da tarifa, como reivindica a empresa. “Rejeitamos qualquer atualização no valor da passagem e continuamos a cobrar da empresa melhorias do serviço”, afirma Scabora. 

No documento, a prefeitura também reafirma, como já comunicado à empresa, que não está autorizada o uso de micro-ônibus nos horários de pico, ou seja, em momentos em que o fluxo de passageiros é mais intenso, como no início da manhã e final da tarde. Inaceitável também, como reitera o vice-prefeito, eventual redução de linhas ou de veículos em circulação nesses horários.

Desde o início da gestão, a relação do município com a empresa do transporte coletivo tem sido mediada pela cobrança incessante de contínuas melhorias no sistema, de forma a garantir ao usuário  um serviço de qualidade sem a contrapartida de tarifas mais altas. O prefeito Ulisses Maia tem reiterado que a concessionária precisa melhorar seus serviços. “Isso é inegociável”, repete sempre.  (PMM

Blog

A administração vai ousar?

A interinidade do professor Edson Scabora termina hoje e no retorno de Ulisses Maia, na segunda-feira, deve se definir o reajuste do transporte coletivo, acordado há mais de uma semana. O subsídio à tarifa, que estaria em estudos, é uma ousadia que a administração poderá tentar mais à frente.Continue lendo ›

Blog

Cena brasileira

Leitor dá um exemplo de como a coisa funciona no Brasil: para quitar uma taxa no Serviço Militar no valor de R$ 1,38 a Caixa Econômica Federal cobra R$ 1,93 de tarifa bancária. “Alguém está ganhando”, observa.

Bronca

Tarifa básica

Conta de água

Leitor maringaense reclama, enviando os talões, que mesmo diminuindo o consumo de 10 metros cúbicos para 5 m3 o preço da tarifa básica de água continua o mesmo. “Antigamente podia-se gastar 10 m3. Agora passou de 5 m3 e se paga a diferença, fora o aumento”, registra.

Geral

Tarifa da Sanepar entre as mais caras

Água preço

A Companhia de Saneamento do Paraná uma das tarifas mais cara do país. O valor da água da Sanepar (R$ 33,74) por 10m³, de acordo com publicação feita esta semana pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, é o oitavo maior do Brasil e 50,75% mais caro que o valor cobrado pela Sabesp, de São Paulo.Continue lendo ›

Estadual

Propaganda enganosa

O deputado Nereu Moura, líder do PMDB, denunciou ontem que o governador Beto Richa (PSDB) está falseando a verdade ao anunciar que vai reduzir em 14,3% a tarifa de energia elétrica no Paraná.
Em discurso na Assembleia Legislativa, o parlamentar lembrou que, em março de 2015, quando a tarifa foi reajustada, o governador disse que a medida era determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).Continue lendo ›

Bronca

Sem crise

De Ulisses Maia (PDT)

A Prefeitura de Maringá aumentou a passagem da TCCC. No cartão vai para 3,40 e avulso 4,00. Um absurdo. Abusivo. Ainda mais com transporte sem conforto, ônibus demorados e lotados. Mais de 9% aumento. Diferente do que fez com os servidores, quando ofereceu 4%. Para a administração não tem crise!

Maringá

Prefeitura diz que, para atender pedido do Sinttromar, tarifa teria que subir para R$ 3,50

tabela

O secretário de Trânsito e Segurança de Maringá, Fábio Ribeiro, disse hoje, através de nota divulgada pela prefeitura, que para atender a solicitação do sindicato que representa os motoristas de ônibus, que quer vale alimentação para os funcionários da concessionária, a tarifa do transporte coletivo poderá chegar a R$ 3,50.
O Sinttromar está realizando assembleias, hoje e amanhã, e pode decidir pela greve.Continue lendo ›

Geral

Tarifa reajustada

O governador Beto Richa (PSDB) autorizou a Sanepar a aplicar reajuste médio de 8% nas tarifas dos serviços públicos de abastecimento de água tratada e de esgotamento sanitário, de acordo com decreto assinado ontem e publicado hoje.
É, os governadores tucanos fecharam mesmo com o governo federal.

Verdelírio

Sem demagogia

De Verdelírio Barbosa:
Gustavo Fruet, prefeito de Curitiba disse que vai reajustar a tarifa do transporte coletivo urbano da capital, e ressaltou: “ Não dá para fazer demagogia com tarifa de ônibus. A consequência está aí”. Leia a coluna aqui.

Bronca

A revolta com o aumento da conta de luz

charge-cadeira-elétrica-internet
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) estabeleceu em 24,86% o novo reajuste médio da tarifa de energia. E depois de pouco mais de um mês, os paranaenses já sentem no bolso a diferença. O aumento na conta de luz pegou de surpresa a população paranaense, mas o aumento poderia ser ainda maior. O primeiro pedido de reajuste enviado pela Copel para a Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, foi de 32%. O senador Roberto Requião, candidato ao governo do Paraná pela coligação “Paraná com Governo” (PMDB/PV/PPL), criticou veementemente esse aumento da tarifa de energia elétrica. “A Copel está metendo reajuste na tarifa de 24,5% e já projetou 40% para o ano que vem. Como podemos aceitar seriedade?”, perguntou. Ele prometeu revisar todos os contratos feitos pela Copel. “Quando assumi o governo, a Copel tinha 23 diretores, absolutamente desnecessários, subsidiárias inúteis. Reduzi para sete. Hoje já são 16 diretorias, com salários que jamais sonharia ganhar o Joaquim Barbosa”, disse. A informação está aqui, mas basta perguntar para amigos, parentes ou conhecidos. Hoje mesmo ouvi de um empresário: sua conta de energia passou a custar mais da metade da folha de pagamento. Aí não há país que cresça…

Estadual

Prejudicando consumidores e beneficiando acionistas privados

saneparEm setembro de 2013, com o vencimento do acordo de acionistas, a Sanepar e o Governo do Estado tiveram a grande oportunidade histórica de diminuir a participação do setor privado na companhia e aumentar seu alcance social e atuação como empresa pública. No entanto, a decisão do governo foi a de renovar o acordo de acionistas por mais oito anos, ao mesmo tempo em que elevou a participação nos lucros dos acionistas de 25% para 50%, garantindo também que somente o acionista privado pode transformar um número significativo de ações ordinárias em preferenciais, o que lhe garante dividendos ainda maiores e, melhor ainda, sem aportar nenhum capital na empresa. E tudo isso irá vigorar até 2021 e já está em vigor. Ao final de 2013, o acionista privado já recebeu mais de R$ 50 milhões por conta deste acordo. A informação é de Norberto Staviski, do site do senador Roberto Requião. A tarifa mínima da Sanepar saltou de R$ 29,44 em 2010 para R$ 45,25, atualmente uma das tarifas de água mais altas do Brasil. Leia mais.

Geral

Reajuste da tarifa: nota da Copel

logocopelA propósito da postagem “O reajuste da tarifa de energia e a remuneração do capital especulativo”, a Copel enviou a seguinte nota: “A Copel participou do plano de redução de tarifa no ano passado, renovando sua concessão de transmissão de energia, por isso os paranaenses tiveram redução de 20% na tarifa em janeiro de 2013. Para isso, a Copel abriu mão de R$ 200 milhões de receita de transmissão e o Paraná perdeu R$ 450 milhões em ICMS. O contrato que a Copel não renovou é de uma usina pequena, de 260 megawatts, pouco significativo no parque de geração da empresa e no parque de geração nacional que estava sujeito à renovação pela MP 579. Se a Copel tivesse renovado o contrato dessa usina, o reajuste agora seria apenas 0,0036% menor, em vez de um reajuste de 24,86%, a Aneel receberia uma proposta de 24,8564%. O intenso uso de usinas térmicas, acionadas pelo Governo Federal, é que está causando grande aumento nas tarifas de luz em todo o Brasil. Companhia Paranaense de Energia”.

Opinião

O reajuste da tarifa de energia e a remuneração do capital especulativo

energiaA propósito da questão do reajuste das tarifas de energia elétrica da Copel e Cemig, o professor Sérgio Inácio Gomes, do curso de Engenharia Elétrica da UEM, diz que o objetivo fundamental é garantir a continuidade da remuneração do capital especulativo parasita da economia brasileira e paranaense. Segundo ele, “o modelo que vigora no setor elétrico brasileiro (Lei 10847/2004 e do Decreto 5184/2004) é voltado basicamente à “garantir” a remuneração do capital especulativo, além de promover a retomada dos investimentos no setor elétrico, que encontrava-se sucateado como resultado da política neoliberal do governo FHC, lembrando da crise de energia de 2001, que ficou conhecido como o “apagão do setor elétrico brasileiro”.
Como resultado dessa orientação macro-econômica norteadora do setor elétrica, verifica-se o absurdo de que o Brasil, mesmo tendo uma matriz energética baseada preponderantemente na hidroeletricidade, que é a modalidade mais barata, tem uma das tarifas de energia elétrica mais altas do planeta.Continue lendo ›

Maringá

Prefeitura escondeu: aumento na tarifa foi de R$ 0,31

A reunião entre vereadores e representantes da Prefeitura de Maringá, realizada ontem na câmara municipal, trouxe mais uma descoberta sobre o alto preço da tarifa do transporte coletivo em Maringá. Segundo o vereador Humberto Henrique (PT), o usuário pagou três vezes mais pelo custo real da integração. A diferença aponta que o aumento foi R$ 0,11 maior do que o valor divulgado pelo prefeito no último domingo. Humberto explica que os representantes da Administração deixaram escapar durante a reunião que o custo real da meia integração foi de R$ 0,04, enquanto a isenção de impostos (ISS e ICSM) concedida para viabilizar o benefício representou R$ 0,15 na tarifa. Com os R$ 0,20 oficiais, mais o sobrepreço de R$ 0,11 na integração, para o vereador o aumento concedido pelo prefeito foi de R$ 0,31 (leia mais). Também no site do petista há informação sobre a possibilidade de pedido de Comissão Processante contra o prefeito Carlos Roberto Pupin (PP) por descumprimento do relatório da CPI do Transporte Coletivo e omitir informações sobre o custo da integração (leia mais).

Maringá

Tarifa: convocação para a sessão no Legislativo

No Facebook, a convocação é para as 17h de hoje, na câmara municipal. Os vereadores apreciarão a esticada da isenção do ISSQN para a concessionária do transporte público por mais doze meses. Pupin ignorou todo o resultado dos protestos do ano passado, quando o pessoal parava defronte o luxuoso prédio em que reside e gritava um famoso bordão.

Maringá

Com aparato, Guarda Municipal acompanha protesto contra aumento da tarifa

O primeiro protesto contra o aumento da tarifa do transporte coletivo em Maringá, realizado no início da noite de hoje, foi bem vigiado. Viaturas da Guarda Municipal acompanharam de perto a manifestação, realizada no terminal urbano, no centro da cidade; a GM é ligada à Setrans, comandada pelo vereador licenciado capitão Ideval de Oliveira (PMN), que no ano passado integrou a CPI do Transporte Coletivo e defendia a redução da tarifa em R$ 0,20. Segundo leitor, a Guarda Municipal deveria estar no local em outro horário, entre 6h e 7h30, quando, denuncia, grupinhos se reúnem para consumir drogas. “Nesse horário muitas senhoras estão ali indo para o serviço, e estão expostas ao risco de serem assaltadas ou até coisas piores. A Guarda Municipal poderia estar ali dando um pouco de segurança para a comunidade, mas não um só guarda, uns três fazendo rondas, já ajudaria a colocar a malandragem para correr”, sugere. Outras manifestações estão sendo convocadas na internet para esta semana.
PS – A administração acabou não fazendo o balanço sobre a isenção do ISS, conforme combinado, de acordo com reportagem da RPC TV.

Blog

Feabam cheia dos trocos

outdoor
Se tem uma entidade que está com os cofres cheios em Maringá é a tal Federação das Associações de Moradores de Bairro (Feabam), ligada à família Barros, embora boa parte de seus integrantes recebam dinheiro público. Os outdoors cobrando o governador Beto Richa (PSDB) a destinar R$ 750 mil mensais para o transporte coletivo de Maringá, tomaram conta da cidade. São dezenas, espalhados por toda a parte. A ideia é passar ao usuário do transporte coletivo que a tarifa subiu por culpa exclusiva do governador do estado.