Arquivos

Akino

Corrupção é pecado grave?

Neste sábado dia de profunda reflexão religiosa, sempre lembro do ex-prefeito Silvio II, que certa vez disse para cerca de 3500 prefeitos que devem prestar contas, antes dos tribunais de contas, para Deus. Ontem, conversando com amigos, discutimos se a corrupção e a desonestidade na política são naturais a ponto de pessoas honestas, antes, se tornarem corruptas e desonestas ao assumirem um cargo,eletivo ou não. Penso que não. Acredito que políticos desonestos, aparantemente honestos antes, no fundo tinham o germe da corrupção latente.
Falando em religião, será que os políticos evangélicos acreditam que corrupção é pecado?Continue lendo ›

Saúde

Dr. Batista faz palestra no Sistema Prever

Dr. Batista no Prever
O médico e deputado estadual Dr. Batista proferiu palestra sobre a importância da medicina preventiva para a manutenção de uma boa saúde, em Maringá. Foi durante recente Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) realizada pelo Sistema Prever., onde destacou pontos considerados fundamentais para uma qualidade de vida também no ambiente de trabalho. Dr. Batista realizou a palestra a convite do diretor da empresa, Reginaldo Czezacki.

Crônica

Grandeza que vai acabando

Do padre Orivaldo Robles:
orivaldoTemos a mesma procedência; se não todos, quase todos. Viemos, em grande parte, de Minas ou do interior paulista. Se apreciamos uma generosa carne de porco, talvez o façamos não por elaborada preferência culinária, mas por lembrança do estilo de vida que aprendemos com nossos pais e avós. Na vida roceira em que fomos criados, matar porco era um ritual que envolvia toda a família. Por vezes, até algum vizinho, chamado a ajudar. Era trabalho que começava de manhã bem cedo. A gritaria do animal causava impressão ruim. A mãe tentava impedir que as crianças deixassem a cama para assistir. Se já estavam de pé, aconselhava a que se mantivessem afastados. Não era bom que presenciassem a violência que cabia ao pai executar. Nem deviam sentir pena do bicho. Quanto maior o dó que dele tivessem, tanto mais ele demoraria a morrer. Era a crendice aceita por todos. No fim, as recomendações mostravam-se inúteis. Que moleque ia perder um espetáculo daquele? Pouco depois, lá estavam todos chutando a bexiga do infeliz transformada em bola enchida pelo sopro num canudo de mamona e amarrada num barbante.Continue lendo ›

Leitura

Trova

Vou brincar com pirilampos
e beijar as flores nuas
pra ver se encontro nos campos
a paz que fugiu das ruas!
José Lucas de Barros

Blog

Quem tentou sacanear o PCCR?

Na última terça-feira, a comissão de funcionários públicos municipais de Maringá que encarregou-se da revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração entregou o projeto para receber a assinatura do prefeito Carlos Roberto Pupin (PP), encaminhado de forma urgente à câmara municipal. Uma pessoa (ou mais) aproveitou a correria da turma para incluir no artigo 12 uma gratificação de 80% para os procuradores, que no ano passado já tinham conseguido 100% de reajuste. Felizmente a malandragem foi descoberta a tempo, mas ficou a dúvida: quem quis enganar os servidores? A comissão, certamente, não foi, pois desde o começo havia um compromisso de todos de que ninguém agiria em causa própria. O trabalho de revisão, aguardado há 15 anos, foi feito de forma exemplar, mas a pisada no tomate da gratificação quase manchou essa dedicação e é caso para Sherlock Holmes. Há dúvidas sobre quem fez. Uma das hipóteses é de que haveria um conluio entre dois secretários e o prefeito, para sanar uma pendência com os procuradores relacionada à produtividade. Os procuradores da Prefeitura de Maringá, que não estão entre os mais bem pagos do estado, também arcam com a pecha de participação numa tentativa de rasteira jamais vista no funcionalismo público municipal.

Política

Guerra de vices

Da IstoÉ desta semana:
Ao disputar o posto de vice de Gleisi Hoffmann na corrida pelo governo do Paraná, o deputado federal Zeca Dirceu reaviva fantasmas da Ação Penal 470. Seu rival é Osmar Serraglio (PMDB-PR), relator da CPMI que condenou José Dirceu, pai de Zeca, que ameaça mudar para o palanque tucano.

Leitura

Trova

Ao céu eu faço, baixinho,
um pedido, o dia inteiro:
que seja sempre vizinho
do meu o teu travesseiro…
Adalberto Dutra de Rezende

Política

Mudança feita por Nishimori foi legal, diz PR

carta
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, autorizou a desfiliação do deputado Luiz Nishimori (PR) em 1º de outubro, por meio de carta, que oficializou a legalidade do procedimento que transferiu o deputado Luiz Nishimori do PSDB para o Partido da República. A carta assinada por Neves garantiu a chamada “justa causa para desfiliação”, nos termos da jurisprudência firmada junto ao Tribunal Superior Eleitoral, de acordo com nota oficial do PR divulgada hoje., segundo a qual a inclusão do nome de Nishimori na lista do Ministério Público para eventuais cassações não altera a condição legal do parlamentar.” O pedido do MP pretende submeter ao Tribunal o julgamento dos casos em que houve mudança de partido indistintamente, sem levar em conta quais são os casos em que a mudança de partido aconteceu dentro da lei. “Informo que as razões apresentadas por Vossa Excelência no pedido de desligamento dos quadros do PSDB foram compreendidas e acatadas”, ressaltou Neves que renunciou ao direito que a legenda tucana teria para reclamar o mandato do parlamentar paranaense.

Política

Ministro nega pedido de Rosenmann

O ministro Dias Toffoli, do TSE, em decisão monocrática tomada na última quarta-feira, e que deverá ser publicada nos próximos dias, negou o pedido de Paulo Rosenmann, suplente da coligação PRB/PP/PPS/DEM/PSDB, que buscava a perda de cargo do deputado federal Luiz Nishimori, por ter deixado o PSDB pelo PR recentemente. O ministro considerou que Rosenmann (que é o sétimo suplente da coligação) não é parte legítima ativa para postular o mandato eletivo do titular, uma vez que não seria ele o sucessor imediato em caso de eventual declaração de vacância do cargo.

Maringá

Chefia da Guarda Municipal muda segunda

Rogério MelloO sargento João Carlos Virmond Porto, ex-assessor de capitão Ideval (PMN) na câmara municipal, assume na próxima segunda-feira a chefia da Guarda Municipal de Maringá, em substituição a Rogério Mello (foto). O blog antecipou o nome do novo diretor há quase um mês; o desejo de Ideval era de que este assumisse de imediato, Porto chegou a dar entrevista como chefe, mas somente agora foi confirmada a mudança, de acordo com reportagem da Rádio CBN. Assim como Porto, outros cargos comissionados da Secretaria de Trânsito e Segurança serão assumidos por policiais militares da reserva. Os guardas municipais, o blog soube, estão decepcionados com a troca de comando da GM, “já que lutamos tanto para que o Rogério ficasse na diretoria e que também ele fez um excelente trabalho”, disse um deles. “Lutamos para o prefeito ganhar não por ele mas pelo Rogério e agora ele permite essa troca”, acrescentou. Como se sabe, quem manda na prefeitura chama-se Ricardo Barros, e sem seu aval a troca não ocorreria.

Cidades

Sarandi terá exposição de flores

Começa no próximo dia 13 a primeira Feira de Flores de Sarandi, que comercializará flores e plantas de Holambra. A Expo-flores vai até o dia 22 de dezembro com funcionamento das 10 às 22 horas na praça da Matriz. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Sarandi, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Maringá

Câmara faz sessão no Gastão Vidigal

A Câmara Municipal de Maringá realiza na próxima segunda-feira, às 19h30, sessão solene para comemorar os 60 anos do Colégio Estadual Gastão Vidigal. A sessão será realizada no próprio colégio. Pelo estabelecimento já passaram personalidades da política regional, como o ex-vereador Basílio Baccarin, que foi diretor do Gastão Vidigal por duas vezes.

Geral

Na cidade

fomento
Diretor da Fomento Paraná, Jurandir Rodrigues Oliveira prestou atendimento ao prefeito Batistão,de Mandaguari, na sede regional da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, em Maringá. Hoje ele visitou a prefeitura e o Cesumar.

Maringá

Prefeitura promete o fim do lixão do Colina Verde até segunda

Caminhão da prefeitura é flagrado jogando lixo em um terreno   G1 Paraná   Paraná TV 1ª Edição   Vídeos   Catálogo de Vídeos
A RPC TV (Globo) fez reportagem (aqui) sobre o lixão alimentado pela Prefeitura de Maringá no Jardim Colina Verde, ao lado do Contorno Norte. Apesar das imagens (vídeo e fotografias, como as de baixo) mostrarem que caminhões da Semusp despejaram lixo comum no local, o secretário de Serviços Públicos, Vagner Mussio (PP), disse que “a prefeitura tem limpado este local” e que a sujeira é feita por terceiros. Ele garantiu que o lixo será retirado até segunda-feira. O blog soube que pelo menos uma vez um carro da Semusp chegou a servir de batedor para garantir que caminhões de empresas particulares despejassem lixo no terreno. Os vizinhos reclamam da situação há meses ao 156 e à secretaria, inclusive com a denúncia de aterramento. Em cerca de meia hora que o blog ficou no local, ontem à tarde, três caminhões da Semusp jogaram lixo (doméstico, e não folhas e galhos como o secretário afirmou) ali. No dia anterior, lixo do cemitério chegou a ser despejado ali.
lixo

Expressão

Migalhas

Mercê de Deus, não é capacidade que nos falta; talvez alguma indolência e certamente a mania de preferir o estrangeiro, eis o que até hoje tem servido de obstáculo ao desenvolvimento do nosso gênio industrial – Machado de Assis

Política

Evandro Junior reúne mais de 500 lideranças regionais em confraternização

evandro4
Mais de 500 pessoas participaram da confraternização organizada pelo deputado estadual Evandro Junior (PSDB) na noite de ontem na Associação dos Funcionários Municipais de Maringá. O evento reuniu prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias e partidárias de mais de 50 municípios das regiões Norte e Noroeste do Paraná. O encontro festivo, já tradicional, ganha expressão mais relevante a cada ano, sublinhando o trabalho do deputado. Foi a terceira edição do evento. Continue lendo ›

Maringá

Homenagem ao Sismmar

iraides
Fundado em 1989 tendo como primeiro presidente Claudemir Romancini, o Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar) foi homenageado ontem pela câmara municipal junto com sua presidente Iraídes Baptistoni. Com cerca de 10.000 servidores e crescente número de filiações, a entidade, filiada a CUT-Central Única dos Trabalhadores, acaba de construir prédio próprio na avenida Paissandu e celebra então 25 anos de sua fundação.

Akino

Como serão gastos?

Vamos acompanhar minuciosamente como serão gastos o R$ 1,5 milhão doados pelos vereadores maringaenses, menos Humberto, Mario Verri, Manoel e Mariucci, Ulisses e Bravin, para a feira aeronáutica. Queremos comprovar, também, se os organizadores investirão os R$ 3,5 milhões anunciados, o que duvido muito. Trataremos este caso como o caso Pupin, não esqueceremos até as próximas eleições. Há quem diga que desse dinheiro sairão os motivos e muito mais. É preciso que os vereadores de oposição fiquem muito atentos. Não vamos dar trégua para essa turma.
Akino Maringá, colaborador

Maringá

Crime ambiental: terreno da prefeitura vira lixão a céu aberto

Um terreno da Prefeitura de Maringá foi transformado em lixão a céu aberto, atrás do Jardim Colina Verde, ao lado do Contorno Norte. Ontem o blog flagrou três caminhões da Secretaria de Serviços Públicos despejando lixo no local. De detritos orgânicos a sofás, passando por tampas de bueiros de ferro, há todo o tipo de dejeto despejado no terreno, onde foi feito um enorme buraco, que é constantemente aterrado por tratores da própria prefeitura – o que é crime ambiental. Esta semana foram colocados ali contâineres de lixo levado do Cemitério Municipal de Maringá. A legislação proíbe lixão a céu aberto em todo o país.
No IAP, orientaram o blog a fazer uma queixa no site do órgão, mas não souberam informar se o local tem autorização do instituto. O blog apurou que somente três locais da cidade estão licenciados pelo IAP para receber resíduos de construção e demolição. Na Semusp, informaram que apenas as pedreiras Ingá e Mauá podem receber este tipo de resíduos.

Maringá

Irregularidade ocorre há tempos e agora piorou

Lixão Colina Verde
O lixão clandestino utilizado pela própria Prefeitura de Maringá recebe irregularmente, há anos, resíduos de construção civil e demolição. De uns tempos para cá os caminhões da Semusp passaram a levar todo o tipo de resíduo sólido para o local, inclusive orgânico, plástico e metal, onde são constantemente abertos buracos, onde o lixo é depositado, e um trator joga terra por cima. Moradores já reclamaram para o 156 da administração municipal, mas nenhuma providência foi tomada. Terceiros também jogam entulhos no local. Ontem à tarde o blog também flagrou caminhões jogando grama e restos de poda. Além do crime ambiental, o lixão da prefeitura prejudica a região, depreciando o valor dos imóveis, além da poeira provocado pelos caminhões, que chegam a fazer fila para despejar o lixo. Percebe-se que o aterramento vem sendo feito há tempos, por causa da altura alcançada pelos resíduos de construção civil. Como a prefeitura nunca tomou providência, certamente por ela estar diretamente envolvida na irregularidade, terceiros se viram liberados para fazer o mesmo. Hoje pela manhã não houve aterramento do lixo. Veja mais fotosContinue lendo ›

Akino

Setenta mil motivos?

O vereador Mário Verri falou da tribuna sobre a possibilidade da existência de setenta mil motivos para que vereadores votassem determinadas matérias. Não percebi que alguém rebatasse, logo, quem cala…
Isto é grave.
Akino Maringá, colaborador

Blog

Carteirinhas recolhidas

Outrora cobiçada, a carteirinha de comissário de menores já foi sinônimo de prestígio de Maringá. Pessoas da área de comunicação e empresários, entre outros escolhidos por critérios insondáveis, predominavam na lista dos comissários. Recentemente, a justiça local começou a acabar com a farra, recolhendo carteirinhas concedidas há poucos anos e com validade irregularmente estendida.

Maringá

Lançamento de livro

pavanelli
O professor Gilberto Pavanelli, há pouco, no Nupelia, onde acontece o lançamento do livro “Parasitologia de peixes de água doce do Brasil”, organizado pelo ex-reitor da UEM, Ricardo M. Takemoto e Jorge C. Eiras.

Maringá

Licitações na prefeitura

Entre as próximas licitações da Prefeitura de Maringá estão a contratação de empresa de produção e/ou organização de solenidades, de eventos e programas artísticos, sociais, esportivos, educativos e culturais e de locações de equipamentos de som, imagem e iluminação para atendimento das atividades das secretarias municipais (dia 16 de dezembro); para locação de caminhões tipo baú, com motorista e sistemas de som interno e externo, para serviços de coleta seletiva recicláveis (dia 16); e para aquisição de livros destinados ao ensino da língua inglesa, em atendimento às atividades da Secretaria de Educação (dia 17). Em todos os casos não há detalhes em relação a valores máximos a serem pagos, já que ainda não foram disponibilizados no Portal da Transparência.

Igreja

Detentos receberão Batismo, Eucaristia e Crisma

Um grupo de detentos da Penitenciária Estadual de Maringá vai receber os sSacramentos do Batismo, primeira Eucaristia e Confirmação (Crisma) durante santa missa que será celebrada amanhã a partir das 14h. Os detentos da PEM são atendidos durante o ano pela equipe de missionários da Pastoral Carcerária, cujo assessor é o padre Antônio Carlos da Silva. A missa será presidida pelo arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, que destaca a presença da Igreja no sistema prisional: “A Pastoral Carcerária é um sinal concreto da presença misericordiosa da Igreja nas cadeias e nos presídios. Significa que estamos próximos daqueles que mais precisam da misericórdia de Deus. Temos certeza que isso tudo contribui para que os detentos tenham motivação para mudar de vida”.

Maringá

Esterilização de cães e gatos

A Prefeitura de Maringá vai abrir novamente credenciamento de clínicas veterinárias interessadas em prestar serviços veterinários para realização de cirurgias de esterilização de cães e gatos machos (orquiectomia) e fêmeas (ovário salpingo histerectomia). O preço único não foi divulgado, pois o aviso de licitação ainda não foi disponibilizado no Portal da Transparência. Os envelopes devem ser entregues em 13 de janeiro. Houve reclamações de que, nas gestões Silvio Barros II, o sistema não funcionou, por ser burocrático.