imóveis

Geral

Fiscalização vai notificar 300 proprietários por má conservação de imóveis

Cerca de 40 fiscais da Secretaria de Fazenda, da Prefeitura de Maringá, se mobilizam neste sábado, 8, para entregar notificações acerca de 300 proprietários em má conservação de seus imóveis. A ação reforça outras iniciativas da gestão no combate e prevenção da dengue, como o ′arrastão′ de limpeza em bairros da Zona Sul da cidade, que será realizado neste sábado.

O proprietário notificado por problemas de conservação do seu imóvel tem até 15 dias para realizar a limpeza. Caso não atenda a determinação no prazo, é gerada multa baseada na metragem do terreno (veja tabela abaixo). Caso sejam identificados focos de dengue, por exemplo, o que significa risco à saúde pública, o valor da multa é dobrado por metro quadrado.

Caso regularize a situação e informe a fiscalização, o valor da multa é reduzido em 50%. Do contrário, a prefeitura executa a limpeza e cobra a conta: R$ 136,86 + R$ 205,28 por carga de caminhão + multa. Este ano foram emitidas 675 notificações. Destas, 474 foram convertidas em multas. Ações específicas são realizadas em imóveis com piscinas.

Em fevereiro já foram realizadas sete vistorias em imóveis a partir de denúncias de supostos focos de mosquitos transmissores da dengue. Nestes casos, a multa pode chegar a R$ 17.850,00. O último levantamento feito pela Secretaria de Saúde confirmou 829 casos de dengue em Maringá. A prefeitura reforça o alerta para a prevenção. (PMM)

Blog

Fora da pauta

Todo o início de ano tornou-se praxe, não só em Maringá, a prefeitura anunciar que os proprietários de imóveis têm prazo para cortar o mato em suas propriedades, sob pena de multa.

Não se sabe se é coincidência com a interferência do Observatório Social, mas ninguém mais fala no tradicional assunto, que era pauta obrigatória dos veículos de comunicação.

Com o atraso na licitação (que deveria ter ocorrido em dezembro, mas por conta de ‘denúncia’ ocorreu apenas ontem), boa parte dos espaços públicos obviamente estão em situação complicado.

Geral

Aguardando explicação

A Receita Federal identificou mais de 2 mil brasileiros que devem explicar ao órgão como adquiriram imóveis nos Estados Unidos. Uma pesquisa indica que 44% dos 4.765 bens adquiridos entre 2011 e 2015 tem o que a Receita considera “origem suspeita”.
O prazo para a repatriação de recursos terminou e entre os 2 mil, avalia especialista, há vários paranaenses e, entre eles, alguns empresários maringaenses.

Geral

Mercado

maringá

Na semana passada o Sistema Secovi divulgou que o valor de venda dos imóveis em Maringá valorizam 12,27% ao ano desde 2012 e que o preço médio do metro quadrado comercial valorizou 8,47%, com o residencial atingindo 6,12%, anunciando que aplicar em imóvel por aqui é melhor que poupança.
Mesmo com essa chuva de bons ventos, Continue lendo ›

Akino

Um projeto ‘animal’

Flavio-Emundo

Uso a palavra animal, no sentido que foi aplicada por Osmar Santos para definir o jogador Edmundo, no auge do Palmeiras nos anos 90, para me referir ao projeto do vereador Flávio Mantovani, aprovado na última sessão da Câmara de Maringá dispondo sobre a implantação de sistema de cadastro digital dos proprietários de imóveis no Portal Acesso Cidadão do Município de Maringá.
Continue lendo ›

Maringá

Prefeitura vende lotes

Parque industrial

A administração Pupin/Barros, na véspera do segundo turno, marcou para o primeiro de dezembro a venda de 92 terrenos, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, avaliados em R$ 61 milhões 549 mil 892,70.
Entre eles estão imóveis localizados no Parque Cidade Industrial – aquele que, passados quatro anos, só funcionou no discurso do candidato do 11 -, Conjunto Residencial Guaiapó e na Gleba Ribeirão Morangueira, para empresas cadastradas.Continue lendo ›

Verdelírio

Miami Latina

assuncion

O jornalista Oswaldo Militão publicou em sua coluna na Folha de Londrina uma nota que é confirmada por maringaenses, como o Nestor José Ribeiro Filho, que estiveram em Assunção. O valor do imóveis na capital paraguaia está mais caro que Maringá, Londrina e Miami.Continue lendo ›

Verdelírio

A diferença

Enquanto em Maringá a Prefeitura investe altos valores no aluguel de imóveis, com alguns beirando à casa dos R$ 40 mil mensais, mais despesas com reformas, em Londrina, o maior aluguel pago pela Prefeitura é de R$ 18 mil para a instalação da Secretaria do Trabalho. O valor de todos os imóveis alugados pela Prefeitura, para instalação de diversos setores, é de aproximadamente R$ 100 mil.Continue lendo ›

Geral

Patrocínio

A Caixa Econômica Federal, que tem financiado a derrubada de centenas de grevíleas, feita pela Prefeitura de Maringá, deu R$ 50 mil para patrocinar a 19ª Feira de Imóveis de Maringá. O contrato, sem licitação, foi assinado com o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação, Administração, Incorporação e Loteamentos de Imóveis e dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais e Shopping Centers do Paraná.

Bronca

Leitor reclama de desrespeito da Prefeitura de Maringá

Leitor reclama do que chama de desrespeito, o fato de a Prefeitura Municipal de Maringá estar multando proprietários de imóveis do Jardim Dias II sem antes enviar a notificação para eles.
“Somente depois que passa o prazo de regularizar é que a multa está chegando”, diz, acrescentando que a alegação de falta de conservação também é contestável. “Creio que a grama com pendão de semente não alcança os 80 centpimetors que a lei municipal diz que é passível de multa”.Continue lendo ›

Justiça

Justiça condena Gianoto e mais 9 por improbidade na avaliação de imóveis no Novo Centro

Em decisão publicada na última quarta-feira, o juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública de Maringá condenou por improbidade administrativa o ex-prefeito Jairo Gianoto, a Engedelp Construções Civis e Incorporações Ltda. e outras oito pessoas, entre elas servidores municipais e conhecidos imobiliaristas locais, por terem causado prejuízo ao erário na avaliação incorreta de dois imóveis na avenida Horácio Raccanello, no Novo Centro. O prejuízo foi avaliado em mais de R$ 1 milhão.
Todos os réus tiveram os bens bloqueados pela justiça, os direitos políticos suspensos e a construtora está impedida de contratar com o poder público por cinco anos. Todos deverão ressarcir os cofres públicos e pagar multa civil.Continue lendo ›

Justiça

Ação que contesta valores de imóveis do Novo Centro não chegou ao fim, 15 anos depois

novo centro

Ainda não chegou ao fim uma ação civil pública por improbidade administrativa contra o ex-prefeito Jairo Gianoto, servidores públicos municipais, imobiliaristas e uma construtora de Maringá, e que questiona valores pelos quais imóveis do Novo Centro foram dados à empresa em pagamento de dívida. Em agosto de 2009 a 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná anulou sentença do juízo da 1ª Vara Cível de Maringá, que havia julgado improcedente a ação ajuizada pela promotoria de Proteção ao Patrimônio Público.
O TJPR considerou contraditório e duvidoso o laudo utilizado em primeira instância, e determinou nova perícia. A ação, iniciada em 2001, encontra-se agora na 1ª Vara da Fazenda Pública mas ainda não foi concluída.Continue lendo ›

Geral

Para fazer caixa

praca

Entre os 61 imóveis que o governo do Paraná quer vender para juntar dinheiro, conforme projeto enviado ontem à Assembleia Legislativa, estão dois localizados em Maringá. Um fica no cruzamento das avenidas Jinroku Kubota, Lucílio de Held e rua Buenos Aires (procurei no Google Maps e não achei), de 6.952 metros quadrados; o outro, de 2.393 metros, fica na praça Ary Barroso (acima), na Zona 5.
A Gazeta do Povo publicou a relação dos imóveis.

Geral

CAD busca alternativa para que Afuem e Aduem continuam com imóveis

Afuem

Integrantes do Conselho de Administração da UEM estão avaliando a possibilidade de ser firmado um termo de permissão temporária de uso para que a Associação de Funcionários da Universidade Estadual de Maringá e da Associação dos Docentes da UEM continuem utilizando os imóveis, que originalmente pertencem à instituição, até que uma nova alternativa possa ser encontrada. A informação foi dada nesta manhã pela Reitoria, que se manifestou a propósito da retomada dos imóveis, recomendada pela Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público, conforme revelado pelo Maringá News no último sábado.Continue lendo ›

Blog

Mais três inquéritos no MP

O Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil no último dia 22 para apurar possíveis irregularidades na contratação de servidores pelo município de Floresta, no ano passado. Floresta é comandada por um prefeito do PP, ex-secretário de Administração de Maringá. Outro inquérito aberto no MP investiga possível desvio de finalidade na utilização de imóveis doados pelo município de Maringá a trêrs associações, incluindo dois sindicatos. A apuração cabe à promotora Stella Maris Sant´Anna Ferreira Pinheiro. Já o promotor Pedro Ivo Andrade instaurou inquérito civil, no último dia 19, por causa de denúncia feita por aluno de graduação em Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá, que alegou que a instituição não oferece condições materiais e de pessoal suficientes para os alunos, prejudicando a formação esperada e a futura inserção no mercado de trabalho.

Maringá

Golpe da desapropriação incluía ‘misterioso investidor de São Paulo’


A ação civil pública sobre o chuncho com a desapropriação de imóveis para a implantação do Parque Industrial Barros – aquela em que o Ministério Público diz que o ex-prefeito Silvio Barros II (PHS) e dois secretários agiram com desonestidade e deslealdade -, ao descrever como funcionava o golpe, conta num trecho que os atravessadores obtiveram as opções de compra “de forma ardilosa e fizeram com que os proprietários acreditassem que as propostas de aquisição estavam sendo feitas em nome de um suposto e misterioso investidor de São Paulo, quando é certo que por trás dessa mentira estavam os servidores públicos do município de Maringá, que a tudo acompanhavam. Quando algum dos proprietários tentava resistir à proposta de compra, os habilidosos e mal intencionados corretores/intermediários pressionavam e insistiam com os recalcitrantes, dizendo-lhes que se não vendesse pelos valores agora ofertados, em um eventual processo judicial de desapropriação receberiam valores muito menores do que esses e em data incerta. A ação desses intermediários foi respaldada pelos agentes públicos, que os nutriram com informações privilegiadas e, por inércia, asseguraram-lhes o sucesso do golpe”.

Geral

Alienação de imóveis em Maringá

Na última quarta-feira, o prefeito Carlos Roberto Pupin (PP) assinou aviso de licitação para duas concorrências (que levam os números 16 e 17), marcadas para os dias 27 e 30 de junho. Uma refere-se à alienação do lote nº 51-A/C-4, da quadra 51-A, da Zona 1, com 936,00 m2, e outra à alienação do imóvel localizado na avenida Joaquim Duarte Moleirinho, esquina com a rua Marino Paolichi, esquina com a rua Afonso Hernandes Bittencourt, lote 245-D da Gleba Patrimônio Maringá, Zona 20, com 26.448,40 metros quadrados. Nos dois casos, não há mais detalhes, inclusive sobre preço mínimo, pois ainda não foram disponibilizados no Portal da Transparência. Coincidentemente, as licitações foram assinadas um dia depois deste modesto blog publicar a decisão do Tribunal de Justiça do Paraná em relação ao Prodem.

Má-ringá

Marginais destroem horta no Sol Nascente

Horta destruída
(Atualizado) Seu Toninho e dona Fátima moram na rua Pioneiro José Faian, no Conjunto Sol Nascente, em Maringá, nos fundos de um bar que possuem. Nos fundos da casa existia uma horta/pomar, que eles cuidavam com extremo cuidado havia mais de dez anos. Na última sexta-feira à tarde eles descobriram que a horta, cercada com alambrado, havia sido invadida e completamente destruída. Os marginais cortaram todas as hortaliças, legumes e frutas que haviam ali: dezenas de bananeiras (eram quatro variedades de banana), cebolinha, almeirão, morango, chuchu,  maracujá vermelho, pimenta, milho, mandioca, quiabo, mamão, entre outras variedades. Sobraram apenas alguns pés de mamão. Para desgoto do casal de idosos, tudo foi covardemente destruído, a golpes de foice ou ferramenta semelhante. Ninguém viu os autores, certamente de dois a quatro, e que levaram boa parte do dia cometendo o crime, percebido somente no início da noite. Seu Toninho evitou ontem entrar no local, estava deprimido e choroso.Continue lendo ›

Má-ringá

Objetivo seria ‘limpar’ imóvel colocado à venda em fevereiro


(Atualizado) Os vizinhos, sabendo que cuidar da horta também era uma espécie de terapia para dona Fátima e seu Toninho, dividem a tristeza provocada pelo ataque, que teve como objetivo “limpar” o terreno colocado à venda. No entanto, o restante do lote, que não é ocupado, possui bastante mato, que não foi cortado. O terreno da horta, que antes de ser ocupado por eles acreditava-se ser um “retalho” do município, pertencia a terceiros, segundo informações que obtiveram na prefeitura. No terreno há uma saída de água/óleo vinda de um posto de gasolina, que degradou o solo (foram feitas reclamações aos órgãos ambientais, mas eles nunca apareceram por lá).Continue lendo ›

Maringá

Igreja Assembleia de Deus discute dia 24 a venda da Tododia FM 106,5

tododiaA Rádio Tododia FM, centro de uma polêmica envolvendo imóveis penhorados da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Campo Eclesiástico de Maringá, poderá ser vendida. A deliberação sobre a venda da emissora, que tem como razão social Rádio Catedral de Santa Fé Ltda., será feita na próxima segunda-feira, durante assembleia geral ordinária convocada no último dia 8 pelo presidente da Ieadcemar, pastor Robson José Brito. Só poderão participar da assembleia, porém, os fiéis que estiverem em dia com o dízimo entre janeiro e dezembro do ano passado. A possível venda da emissora – que teria custado cerca de R$ 5 milhões à AD, cinco vezes mais do que o preço de mercado da concessão – é o quarto item do edital de convocação, que inclui também a deliberação sobre a sugestão de proposta na plástica da programação da Tododia FM 106,5, “com vistas ao aumento de audiência, com a consequente majoração do faturamento da mesma”. O caso envolvendo a compra da emissora e a alienação de imóveis foi denunciado ao Gaeco e à Receita Federal. Pastores da AD que criticaram a penhora dos bens para pagamento da rádio foram afastados de suas igrejas.

Maringá

Venda de outros imóveis e plano de contenção também estão na pauta

A assembleia geral ordinária da Assembleia de Deus de Maringá, que vive uma das maiores crises de sua história, discutirá outros assuntos, como a prestação de contas, contratação de consultores voluntários para assessorar a diretoria, aprovação de nomes para compor uma comissão especial de membros da Iadcemar para ajudar no gerenciamento e o estabelecimento do plano de negociações e pagamentos dos compromissos financeiros que irão vencer e os assumidos com as cooperativas de crédito e com administradoras de consórcio. Também estão na pauta a apreciação de um plano de contenção de despesas, a proposta do Conselho de Planejamento e Finanças (Conplaf) para vender imóveis subutilizados de reserva de domínio ou vazios e a prestação de contas sobre o andamento da proposta da Padrão Empreendimentos Imobiliários, aprovada em setembro do ano passado, para a incorporação de imóvel da AD na rua Saulo de Porto Virmond, 271, em Maringá, para a construção de um edifício de vinte andares no local; como a construtora não pagou o sinal de compromisso no tempo acordado, será discutida a venda do imóvel à vista ou prazo curto, além da venda de outro imóvel localizado na rua Nassib Haddad, na Zona 5.

Maringá

Caso da tia do ex-prefeito: município é condenado

silvio2O município de Maringá (leia-se contribuinte maringaense) terá que pagar por um erro cometido pelo ex-prefeito Silvio Barros II (PHS), numa troca de terrenos entre a prefeitura e uma tia do fratelo mais velho. Em primeira instância o juiz Frederico Mendes Junior, da 1 Vara da Fazenda Pública de Maringá, julgou procedente em parte a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual contra o município e familiares do ex-prefeito (Dulce Barros Perioto, Fábio Barros perioto e Joice Marisa Barros Treichel), que não foram condenados solidariamente quanto à obrigação de fazer. Na sentença, o juiz condenou somente o município a adquirir outra área, dentro do Jardim Itália II (2.806,53 metros quadrados) e Jardim Botânico (983,38 metros quadrados), em idênticas metragens e de mesmo valor, sendo destinadas a equipamentos urbanos e comunitários, tal como previsto na aprovação dos loteamentos, no prazo máximo de um ano. Continue lendo ›

Maringá

Município violou leis federal, estadual e municipal

Na decisão sobre a permuta de imóveis, o juiz Frederico Mendes Junior concordou que o município, na gestão Silvio Barros II, cometeu irregularidades. A administração do fratelo mais velho entregou aos familiares imóveis que foram destinados para a construção de equipamentos comunitários (praças, postos de saúde, escolas etc), embora estivesse em vigor a lei complementar municipal 334/99, que em seu artigo 12 dispunha que as áreas de equipamentos comunitários não poderão ter a sua destinação alterada pelo poder público municipal. “Portanto, ao editar a lei municipal 7506/2007, o poder público municipal violou não só a legislação federal e estadual, como a própria legislação”. A lei em questão afrontou as leis maiores, pois foram repassadas pelo loteador para atender a um dos requisitos de aprovação e registro do loteamento, ou seja, a implantação de equipamentos comunitários e em atenção à proporcionalidada de densidade de ocupação prevista no Plano Diretor do município.Continue lendo ›

Maringá

Aluga-se ou vende-se

Levantamento feito por empresário maringaense aponta que na avenida Brasil, a principal de Maringá, entre as avenidas Paraná e a praça Souza Naves, na Vila Operária, existem 45 salas térreas para alugar ou para vender.
Ele considera o número preocupante.

Maringá

Alienação de imóveis

A Prefeitura de Maringá vai alienar novamente imóveis localizados no Conjunto Maurílio Correia Pinho, oficialmente para fins de gerar recursos para o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social, da Secretaria Municipal de Habitação de Interesse Social. Os envelopes devem ser entregues no dia 21 de novembro. No final da administração passada parentes do ex-prefeito Silvio Barros II arremataram alguns imóveis. Embora seja legal, não dá pra imaginar, por exemplo, um João Paulino Vieira Filho ou um Adriano Valente permitindo que parentes arrematassem terrenos durante suas gestões.

Maringá

Alienação de imóveis

A Prefeitura de Maringá continua se desfazendo de imóveis públicos. No dia 2 de julho haverá nova alienação de imóveis. São lotes de terras da Gleba Ribeirão Maringá, que somam mais de 273 mil metros quadrados. A alienação será conduzida pela insuspeita Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.