trânsito

Maringá

Quem se preocupa com o futuro da cidade?

Rouget Village
Do leitor:
Já em adiantado estado de construção, na zona sete, rua Jangada, está o ¨Rouget Village¨. Serão duas torres de dezenove lajes, sendo quatro apartamentos por laje, num total de 152 apartamentos. Considerando que a média é de mais de um carro por residência em Maringá, e calculando para baixo, teremos mais 152 veículos no complicado trânsito da Zona 7 que atende ao Colégio Maria Goretti, academia de natação, dois colégios privados, UEM e uma pré-escola bem ao lado das edificações. Antes tivéssemos um serviço de transporte coletivo eficiente a realidade seria outra. Será que nossos dirigentes políticos não estão preocupados com o futuro da cidade antes aclamada como planejada? Por que será que as autoridades competentes não estão atentas às alterações no Plano Diretor que estão descaracterizando nosso planejamento urbano? Já tivemos num passado recente um prefeito que nem casa geminada queria permitir devido à essa situação de caos que está de tornando nosso trânsito, lembram? Claro que essa última pergunta é sarcástica.

Cidades

Ruas de Sarandi mudam de sentido

A Secretaria Municipal de Trânsito de Sarandi (Transeg) alerta os motoristas para as mudanças no sentido de algumas ruas na região central. As mudanças foram feitas para que o trânsito possa fluir com maior facilidade. As ruas Tai, Guiapó e Jaçanã, agora são mão única em toda a sua extensão, o estacionamento permitido dos dois lados da via. A rua Salvador Jordano é mão única no sentido bairro centro. A avenida Antonio Volpato é mão única do contorno até a rua José Emiliano de Gusmão, e o estacionamento regulamentado é do lado direito da via.

Maringá

Educação no trânsito

Trânsito
Dentro das ações de trânsito, em Maringá, um grupo está conscientizando pedestres a utilizarem a faixa de segurança ao atravessar a rua. A foto, de Marcio Smolen, é da avenida Paraná com a rua José Clemente, na Zona 7, onde o trânsito é bem movimento ao longo do dia.

Maringá

Autuações de trânsito


Mais uma leva de autuações recentes feitas por agentes da Setrans de Maringá a veículos que cometeram infrações. Os prazos para recursos variam. O blog tem informações de que o dinheiro arrecadado com as multas está sendo utilizado até na revitalização da avenida Brasil, o que contraria a legislação.

Geral

Cena do trânsito maringaense

Aguardando o sinal
Na rua Farmacêutico Luis Andrade, na região do Mandacaru, em Maringá, o típico exemplo da folga em dia de forte calor: o caminhoneiro aguarda o semáforo abrir no meio da quadra, debaixo da sombra de uma árvore.

Geral

Sem margem para erros

http://youtu.be/bvLaTupw-hk
O vídeo foi produzido pela agência Clemenger BBDO para a Agência de Transportes da Nova Zelândia e prova que não importa se você é um bom motorista ou se sente sempre no controle do carro, dirigir em alta velocidade pode matar.

Maringá

Prossegue retirada da espinha de peixe

Avenida Brasil
Depois de algumas horas de transtornos, voltou a fluir o trânsito na região da praça 7 de Setembro (a do Peladão), em Maringá, onde começaram no sábado os trabalhos de retirada do estacionamento tipo espinha de peixe. No local há grande número de servidores públicos municipais, máquinas e caminhões da Semusp. A retirada na primeira quadra ainda não foi concluída. Agentes de trânsito auxiliam o trânsito, que está parcialmente interrompido nas duas pistas da avenida Brasil; os semáforos estão no pisca intermitente.
Avenida Brasil

Geral

Trânsito embaralhado

Por conta da retirada do estacionamento espinha de peixe, o trânsito nas imediações da praça 7 de Setembro, em Maringá, virou um caos. Mesmo com a presença de agentes de trânsito, transitar por ali é tarefa que requer paciência, muita paciência.

Geral

Privilégio de poucos

Sinalização
No cruzamento das ruas Alagoas com Gino Merigo, no Jardim Alvorada, a Setrans colocou placa proibindo o estacionamento de caminhões. Leitor informa que a sinalização só foi colocada porque por ali reside um funcionário da secretaria do capitão Ideval. O local tem baixo fluxo de trânsito, já que a Alagoas tem cinco quadras e não cruza com a Pedro Taques. Considerando que se um pode, todos podem, contribuinte protocolizou pedido para que placas semelhantes sejam instaladas em todas as esquinas de Maringá. No lugar da calçada se vê entulhos, o que também gerou uma outra reclamação na prefeitura.

Bronca

Transtorno no trânsito

Leitor reclamou, à tarde, que, com semáforo desligado, em vez de ter guarda orientando os motoristas no cruzamento da rua Mem de Sá com a Perimetral, em Maringá, simplesmente bloquearam a passagem com placas e fitas. O que sugere, por enquanto, um verso: com Ideval, continua mal

Opinião

Cisco nos olhos dos outros é refresco

Do maringaense Lucas Fiorindo:
Um agente do (des)governo, pelo poder concedido a si, me impôs uma taxa de R$ 53,00, ou melhor, me multou neste valor. Motivo: Eu estava tomando uma brisa no rosto, ou seja, estava pilotando uma motocicleta com a viseira do capacete aberta. A justificativa é que o vento no rosto é um fator de risco à minha integridade física e, assim sendo, eles devem me educar pela punição financeira. Portanto, eu, homem adulto, brasileiro, cidadão em gozo de todas minhas faculdades, pagarei ao órgão em questão R$ 53,00, ganhos com muito esforço. Farei isso pela minha segurança e contra minha própria autonomia de poder abrir a entrada de ar num dia de 38º C. Continue lendo ›

Geral

Cena do trânsito maringaense

Acidente
Nesta manhã, nna avenida Tiradentes defronte ao Colégio Marista, em Maringá, um motociclista bateu na traseira do carro prata. Ao lado vinha uma Kombi que ensina a como evitar acidentes no trânsito. Foi esse pessoal que acionou o Siate para socorrer o condutor da moto e deu assistência até a sua chegada. O trânsito pela manhã, que já estava um caos, ficou bem pior nessa região por conta desse acidente. Foto André Leandro Veneruci.

Do leitor

Pode isso, Arnaldo?

carro1
Leitor envia duas fotos tiradas na avenida Mandacaru do que seriam casos de abuso e desrespeito de quem deveria ser exemplo. Na foto acima, tirada em 24 de junho, a viatura da PM parou sobre a calçada da entrada do estacionamento do Supermercado Cidade Canção, na sexta-feira, um dos policiais entrou no Banco do Brasil e lá dentro estava tudo normal. “Uma falta de respeito aos pedestres em pleno dia de chuva, dificultando a passagem das pessoas e até mesmo a visibilidade dos veículos que fazem a curva para a direita”, comenta. Na foto abaixo, tirada no último dia 13, o guincho da Polícia Militar parou sobre a faixa elevada para os dois ocupantes tomarem sorvete no Gela Boca.
carro2

Midia

Uma tragédia brasileira

capaveja
Um levantamento feito pelo Observatório Nacional de Segurança Viária a pedido da revista Veja, com base nos pedidos de indenização do seguro obrigatório de veículos, demonstra que a violência no trânsito é muito maior no Brasil do que fazem crer as estatísticas oficiais. Reportagem especial da edição deste final de semana mostra as razões desse triste fenômeno e o que fazer para enfrentá-lo.

Má-ringá

Cresce violência no trânsito

transito
Dois casos de brigas no trânsito, registrados nos últimos dias na delegacia de polícia de Maringá, acendem o sinal de alerta. Não bastasse os muitos problemas verificados no trânsito, o estresse dos motoristas está a ponto de causar tragédias. Num dos casos, um motorista chegou a dar marcha-à-ré para atingir um outro carro, após uma discussão; noutra ocorrência, por causa de uma buzinada um caminhão foi jogado contra um carro de passeio. Nas ruas e avenidas, os ânimos estão cada dia mais exaltados e o temor é que a qualquer momento o trânsito comece a fazer vítimas além do que a fatalidade e a imprudência costumam produzir.

Maringá

Manifestação sobe a avenida Tiradentes

Gritando palavras de ordem, a manifestação contra o aumento na tarifa do transporte coletivo e contra a corrupção, dobrou de tamanho em relação ao número de pessoas que saiu do terminal urbano de passageiros. Há pouco, a turma subiu a avenida Tiradentes. O protesto segue de forma pacífica, sem registro de incidentes. Como não há ninguém da Secretaria de Trânsito e Segurança, os próprios manifestantes se antecipam, organizando o trânsito, e recebendo apoio dos motoristas. “Ôôôô, o gigante acordou”, gritam. Estima-se um público em torno de 5 mil pessoas. Boa parte parou há pouco defronte o McDonald´s, ao lado da praça da Catedral.
PS – Chegaram ao paço municipal. Um grupo defende que se vá novamente defronte o edifício onde reside o prefeito de Maringá.
PS – Para não incomodar moradores do Royal Garden, os manifestantes seguem para a avenida Colombo. Antes, cantaram o Hino Nacional. Sem incidentes, estão chegando à Vila Olímpica.

Geral

Cena do trânsito maringaense

Vaga reservada
Na esquina da rua Santos Dumont ncom avenida Getúlio Vargas, em Maringá, uma senhora tem seus próprios cones para garantir a vaga para seu veículo. Ela tem comércio nas imediações e, se sai para fazer qualquer coisa, guarda vaga com os cones. Até agora não foi incomodada pela Setrans. Leitor diz que, se alguém reclama, ela também dá dura.

Má-ringá

É, o que aconteceu?

Pelo jeito, o trânsito em Maringá flui somente nos comerciais de televisão. Veja o comentário feito há pouco por uma maringaense no Facebook:
– 15 minutos pra cruzar a Paraná até a Duque [de Caxias]… O que aconteceu com a tranquilidade do trânsito em Maringá?

Má-ringá

Repete-se o caos

O trânsito na região central de Maringá vive mais uma noite de problemas. A lentidão atinge as principais vias do centro, em razão do fechamento da avenida Horácio Raccanello para o desfile de aniversário (apesar disso, hoje não é feriado na cidade). E acreditar que o prefeito Pupin relotou os engenheiros da prefeitura; e pensar que tem engenheiro no cemitério, perseguido politicamente…

Má-ringá

Trânsito lento e buzinas

transito
Leitora envia fotos tiradas por volta das 18h30 de ontem no Novo Centro de Maringá. “O trânsito estava caótico por conta das preparações para o desfile. Descobri que os maringaenses gostam sim de buzinar”, comenta. Um outro leitor disse que, pelo jeito, a despedida de Pupin será barulhenta, ao som de buzinas.

Má-ringá

Noite de caos no transporte urbano

Maringá viveu um atípico começo de noite. O trânsito travou em vários pontos, o que quase significou colapso no sistema de transporte coletivo. O blog recebeu diversas reclamações sobre atrasos em diversas linhas bairros-centro. O atraso teria Em algua ver com a bagunça verificada na área central, e que teria ligação com o desfile de aniversário da cidade, que acontecerá amanhã (a avenida Horácio Raccanello, no Novo Cerntro, foi fechada ao tráfego ontem). Há reclamações de atraso de mais de 1h30, já que os ônibus tinham horário de recolhimento.

Geral

Cena do trânsito maringaense

Leitor informa que o trânsito está lento vai na avenida Morangueira, um dos principais acessos a Maringá, da Acema até a avenida Colombo, em Maringá. Como se sabe, há um mutirão envolvendo inúmeros funcionários públicos municipais para deixar pronta para as comemorações dos 66 anos da cidade a praça Altino Cardoso, que será mais uma homenagem à comunidade nipo-brasileira local. Há muitos operários recapeando o asfalto nas proximidades da praça e da associação. “O recapeamento é de primeira, mas só pra japonês ver”, observa. Há muitos motoristas irritados.

Maringá

Flagrante na Festa da Canção

festa
Essas fotos foram tiradas ontem à tarde na Festa da Canção, em Maringá. Leitora que foi ao evento na noite anterior confirmou que a calçada do Centro de Convivência Renato Celidônio havia se transformado em um verdadeiro estacionamento. “Quando vi aquilo chamei o agente de trânsito, que não deixou barato para os que desrespeitaram a lei de trânsito. Notem que esses dois carros estavam literalmente atrapalhando a passagem dos cadeirantes, além de um estar em cima da calçada e outro em frente a uma placa que indica que é proibido parar e estacionar naquele local. Um verdadeiro desrespeito mesmo. Alguns motoristas que chegaram diziam que um flanelinha estava “comandando” o estacionamento ali, inclusive cobrando adiantado pela “olhadinha”. E os motoristas que se deram mal pois além de pagar adiantado ainda terão que pagar as multas… Parabéns e muito obrigado ao agente por ter cumprido o seu papel sem se preocupar se o carro era de alguém importante, precisamos de agentes assim!”.

Geral

Cena do trânsito maringaense

Sinal vermelho e faixa
Hoje pela manhã, 7h40, próximo ao Colégio Marista. “O semáforo acabara de fechar no sentido Tiradentes para travessia de pedestres (sua principal função) para, depois, abrir para os carros da rua S. Marcelino Champagnat, quando o veículo cruzou irregularmente. A foto mostra o veículo arrancando para virar à esquerda na Tiradentes. Bela propaganda, não!? Pelo menos chamou minha atenção…”, conta o leitor que enviou a foto. “Ironias a parte, o trânsito, na minha opinião, e sem ser antropólogo, é a maior demonstração que o cidadão comum dá do sentimento coletivo de impunidade que ocorre em nosso país. O caminho da civilidade é árduo, mas espero, certo!”, completou.

Geral

Cenas do trânsito maringaense

acidente
Duas fotos de Márcio Naka: acima, um Agile entrou numa árvore após se chocar com uma F100. A motorista foi hospitalizada, mas passa bem. Abaixo, duas motocicletas se chocaram por volta das 18h10 na avenida Nildo Ribeiro da Rocha. Ferimentos leves.
acidente2

Geral

Briga no trânsito maringaense

http://youtu.be/7HURI3uTwuw
Vídeo gravado há algumas horas e postado no YouTube mostra, de longe, uma briga de trânsito em Maringá. Não dá pra ver muita coisa, mas pelo áudio se percebe o estresse que domina muito motorista da cidade.

Bronca

Cena irritante maringaense

Em plena sexta-feira em horário bancário, e com sol de estourar mamona, eis que a Prefeitura de Maringá realiza recapeamento asfáltico nas duas quadras mais complicadas da região central: na avenida Duque de Caxias, entre a Néo Martins e a Brasil. Toda a região, reclama motorista, foi afetada. Os que não possuem ar-condicionado estão cozinhando dentro dos carros, que enfrentam congestionamento.

Maringá

Sugestão para a segurança

Do leitor:
A comissão de estudo sobre a segurança da câmara de vereadores de Maringá deveria estudar uma forma de melhorar as condições de trabalho e salários dos servidores que atuam na Setrans (agentes de trânsito e guardas municipais). A exemplo do governo estadual, a administração municipal deveria investir no pessoal, dando-lhes condições dignas de exercer suas atividades, capacitando e equipamento os mesmos além de conceder-lhes uma remuneração digna.

Má-ringá

Trânsito interrompido

Herval x Raccanello
Do leitor:
Metrópoles têm problemas que não existem em cidades pequenas. E, por isso, precisam adotar soluções diferenciadas. É o caso do trânsito de veículos, que estressa os habitantes dos grandes centros urbanos e provoca prejuízos. Não é admissível que em plena manhã de quarta-feira a Secretaria de Serviços Públicos faça reparos em uma das vias da avenida Herval, interrompendo o fluxo de veículos, causando engarrafamentos em toda a região central e incômodo aos motoristas que, justamente neste período do dia, vão de casa para o trabalho no centro da cidade. Acredito que tais serviços devem ser realizados durante a noite ou em finais de semana, embora mais custosos para o Município, com o pagamento de horas-extras ou adicional de trabalho noturno aos servidores, por exemplo. Outra sugestão, é que a Semusp faça um comunicado com antecedência para que os motoristas possam escolher outro trajeto para chegar ao trabalho, sem contratempos.

Geral

Cena do trânsito maringaense

Acidente
Do André Leandro Veneruci, a propósito de recente postagem: “Como eu disse dias atras aqui em seu modesto blog, em frente da minha casa, na rua Pioneiro Guarino Augusto Basseto, no Batel, aqui em Maringá, há no mínimo um acidente por semana. Há pessoas que duvidam disso. Mais uma vez aí está a prova. Esse foi há pouco. Se fizerem uma pesquisa sobre os bairros que mais tem acidente em Maringá, penso eu que o Batel está entre os campeões. Continue lendo ›

Bronca

A realidade é cruel

Hoje pela manhã, na avenida Mandacaru, confirmou-se que o trânsito em Maringá só flui na propaganda da prefeitura. Fazia tempo que não via a coisa tão encruada por ali. Agora à noite, confirma leitor, o caos se repetiu: ninguém anda, está tudo travado.

Bronca

Sábado com avenida fechada

Leitor usa o blog para expressar sua revolta com a Setran, por fechar parte da avenida São Paulo em pleno sábado de manhã, para fazer campanha para aparecer na televisão e em jornais. “Não concordo que uma simulação de acidente vá contribuir para a melhora dos trânsito, afinal vemos acidentes de verdade diariamente pela cidade. A gente, cidadão comum, sabe da dificuldade de estacionar, transitar pelo centro e andar de ônibus, ao contrario do sr. Valdir Pignata que provavelmente não paga o EstaR e não anda de TCCC. Eu como motorista, e em nome de tantos que estão revoltados exigimos nosso direito de ir e vir não seja negado. Afinal pagamos todos os impostos que são cobrados”, reclama.