trânsito

Blog

Cena do trânsito maringaense

Acidente
André Leandro Veneruci costuma falar que perto de sua casa, na rua Pioneiro Guarino Augusto Basseto, em Maringá, tem, no mínimo, um acidente por semana e sempre tem quem duvide. Este foi o mais recente, na tarde de hoje. Felizmente ninguém se machucou. O local virou uma passarela de desrespeito as leis de trânsito.

Má-ringá

Questão de qualidade

O material contratado pela Prefeitura de Maringá para fazer a sinalização horizontal de trânsito em ruas e avenidas realmente não parece ser tão como antes. Na região da avenida Mandacaru, estão refazendo toda a sinalização, que havia acabado de ser feita.

Má-ringá

Esse pedestre atrapalhando o trânsito

Fotos da avenida Colombo com Herval, em Maringá, enviada por leitor:
DSCF0500
Retiraram aquela placa que estava em cima da rampa para cadeirante orientando o pedestre a cruzar na faixa e colocaram corrimões/grades amarelas no lugar
DSCF0502
A placa que estava na esquina foi agora colocada no canteiro central, em frente a UEM em cima de onde tinha também o lugar para cadeirantes atravessarem depois que saiam da faixa de pedestres
DSCF0503
A placa que estava na calçada da UEM foi também colocada no canteiro central, em frente a UEM do lado contrário da outra placa que foi tirada da esquina da Colombo com a Herval. “Um detalhe que observei é que a faixa que existe (ou existia) no local está bem apagada como se pode observar nas fotos. Se o cidadão estiver na calçada da esquina onde tem a pista de ciclismo, para atravessar a avenida Colombo até a calçada da UEM, ele precisa atravessar na faixa até a calçada do Colégio Gastão Vidigal, depois atravessar da esquina do Gastão até o canteiro central e ter toda paciência do mundo até que os sinais fechem para os carros, daí atravessa até a calçada do outro lado e espera de novo o sinal fechar para quem vem da rua Demétrio Ribeiro com sentido ao centro para poder atravessar a faixa ali existente e assim conseguir chegar na calçada da UEM. Para quem está na calçada da UEM, é só fazer o sentido inverso. Em resumo, o que faz um pedestre no trânsito de Maringá a não ser atrapalhar o tráfego de automóveis? Nosso trânsito não foi pensado para os pedestres, infelizmente.”

Blog

Strada travessa

Cena do trânsito
Como as aventuras do fietinho do vereador Bravin estão famosas, o pessoal também fica de olho no pessoal que trabalha em sua campanha. Hoje essa Strada foi flagrada estacionada em local não permitido, numa das ruas do Conjunto Sol Nascente. O carro é da equipe de cabos eleitorais do vereador do PP.

Justiça

Juizado Móvel do Trânsito

No último dia 20, a sessão do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais acatou proposta de alteração do número e da forma da remuneração dos conciliadores do Juizado Móvel do Trânsito da comarca de Maringá. Por unanimidade de votos foi acolhida a proposta apresentada pelo desembargador Ivan Bortoleto, relator, estabelecendo o aumento do número de vagas de conciliadores de cinco para dez, bem como a fixação de um mínimo de quatro audiências remuneradas aos mesmos, independentemente de sua ocorrência, considerando o tempo que ficam à disposição do Judiciário.

Opinião

Planejamento de trânsito

Do professor Wesley Romão, a respeito de evento esportivo realizado ontem em Maringá (sua opinião é compartilhada por muita gente que reclamou ao blog sobre o transtorno ocorrido ontem):
– Penso que poderia haver melhor planejamento do trânsito no centro de Maringá nos dias das maratonas. Pequenas medidas poderiam evitar o transtorno para atravessar o centro na direção norte-sul nos dias destes eventos. Algumas ideias: dividir a pista da perimetral, orientar os motoristas antes de entrarem na área impedida, etc.

Akino

Pignata precisa explicar

Li no blog do Linjardi e reproduzo: “A proximidade das eleições provoca vários milagres administrativos na cidade. Um deles é o sumiço das placas que proibiam o estacionamento ao lado do canteiro central da avenida das Palmeiras. A faixa amarela que reforçava a proibição foi pintada de preto. Milagre tão forte que a imprensa não encontra ninguém da Setran para explicar.” [O caso foi divulgado aqui domingo e ontem]
Meu comentário (Akino): O secretário Pignata precisa explicar. Há informações de que a retirada contraria o código de trânsito. E na Morangueira, como fica?
Akino Maringá, colaborador

Geral

Infrator contumaz

Carro do Bravin
A foto é de 22 de junho de 2009, às 16h40, no cruzamento das avenidas Tiradentes com Duque de Caxias, em Maringá. O blog já havia publicado esta foto, que somada às outras duas referidas em postagem de ontem, torna o carro vereador Belino Bravin (PP) num verdadeiro desafiador da legislação de trânsito.

Bronca

Transtorno na Farroupilha

Praça Farroupilha
Transeuntes têm que trocar a calçada pelo asfalto em parte da praça Farroupilha, no Jardim Alvorada, em Maringá, interditada com cones para a instalação de um comitê eleitoral. Como se não bastasse, a sinalização horizontal de trânsito em toda aquela região está sendo repintada, ocasionando até engarrafamentos na avenida Alexandre Rasgulaeff.

Geral

Vídeo impactante na campanha da Viapar

A passos seguros um homem caminha por um corredor escuro. Enquanto isso, em uma boate, jovens se divertem em uma festa regada a música e bebida alcoólica. O homem continua sua caminhada pelo corredor. Alegres, os jovens entram em um carro; detalhe: com garrafas em mãos. Um rapaz liga o motor. De volta ao corredor, o homem é recebido por um enfermeiro, que o convida a entrar em uma sala. Uma geladeira é aberta e dela é retirado um corpo. O homem leva a mão ao rosto e chora. Está é a campanha publicitária da concessionária de rodovias Viapar “Quando a noite começar quente, não deixe que termine fria”, que começa a ser veiculada, nesta semana, nos principais veículos de comunicação do Paraná onde a empresa atua.Continue lendo ›

Bronca

Quando vão melhorar o trânsito em Sarandi?

(Corrigido) Leitora de Sarandi reclama do trânsito naquela cidade, que está caótico. “Tudo bem que a prefeitura vem tentando melhorar este problema, mas assim como Maringá, acredito que a providência deve ser total. Por exemplo: no cruzamento da avenida Londrina com a Colombo assim que abre o sinal existe uma “trava”, o trânsito é aberto para os dois sentidos, tanto para quem vai em direção ao pronto-socorro, quanto quem vem em direção a Igreja Católica; tudo bem, isto é desde que me conheço por gente. Mas é preciso uma intervenção do poder público nisto, se notavelmente o trânsito não flui é necessário modificar o modo como é aberto o sinal, seja cada um de cada vez, ou fazendo da avenida Londrina uma mão só. Cresceria o comércio e fluiria o trânsito que está horrível e, diga-se de passagem é praticamente a unica saída de Sarandi. O segundo problema é a falta de respeito que estão tendo com as pessoas que transitam pela Colombo. Continue lendo ›

Geral

O violento trânsito de Maringá

No Facebook, um médico maringaense escreveu que está impressionado com a violência no trânsito na região. Em 12 horas de plantão, relata, foram 10 vítimas atendidas, sendo dois óbitos, 6 em estado moderado e dois em estado gravíssimo, com necessidade de ventilação mecânica. “A maioria jovens”, ressaltou.
Duas horas depois de postar o comentário, foram atendendidos mais dois acidentes, com mais duas vítimas fatais. Ou seja, em 24 horas de plantão, foram registradas vítimas em óbito no trânsito de Maringá! “Quantas famílias destruídas!”, completou.

Geral

Cena do trânsito maringaense


Dois rapazes de 20 e 23 anos que estavam numa motocicleta ficaram levemente feridos após o veículo se chocar contra um Gol, hoje por volta das 15h, na esquina das avenidas Brasil e Riachuelo. Foi um dos onze acidentes envolvendo motos que aconteceram até as 19h de hoje em Maringá.

Geral

Se beber, não dirija

“Não importa como. Matar seus amigos é matar seus amigos”, diz o comercial por Rodrigo Garcia Saiz, feito em Los Angeles para o movimento Convivência sem Violência, que existe desde 2005.

Geral

Cena do trânsito maringaense

Acidente em Maringá
Por volta das 12h40 de hoje, uma camionete Hilux teria atravessado a avenida Horácio Raccanello, no Novo Centro, em Maringá, sem dar a preferência; o Astra colidiu na lateral da camionete, que só parou chocando-se com o Gol que estava estacionado.
Acidente em Maringá

Blog

E dá-lhe multa!

Quem viu o presidente da Ordem dos Pastores Evangélicos de Maringá, Nilton Tuller, agora à tarde no centro de Maringá notou que ele não estava muito cordial com o pessoal da Setran. Ao celular, ele reclama que tinha recebido outra multa de trânsito…

Geral

Alunos da Apae terão noções de trânsito

Vinte alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Maringá vão participar hoje  da Oficina de Trânsito Rodoviário promovida pela concessionária de rodovias Viapar. A aula terá início por volta das 14 horas, na sede da empresa, instalada na PR-317, saída para Campo Mourão. Na concessionária eles vão aprender sobre trânsito em uma mini-rodovia, similar a uma verdadeira, com sinalização vertical, horizontal, semáforo, passarela e contorno. Quem conhece o programa em Maringá ainda tem a oportunidade de visitar as instalações do Centro de Controle Operacional, local de onde a concessionária monitora, por meio de câmeras, todas as praças e trechos administrados.Continue lendo ›

Má-ringá

Problemas

Trafegar sábado pela manhã no centro de Maringá está se tornando impossível. Trânsito, falta de espaço no cemitério e local apropriado para destinação do lixo urbano são problemas que se arrastam há anos. Incrível como não pensaram em resolvê-los. De nada adianta construir prédios, isso, mais aquilo, se somos afetados por questões graves como estas.
Donizete Oliveira

Geral

Cena do trânsito maringaense


(Atualizado) Está no blog de Maycon Pereira: Nesta madrugadaum motorista de 23 anos bateu neste carro, na rua Santos Dumont, em Maringá, e tentou fugir do local.  Uma viatura da polícia passava pelo local, seguiu o rapaz, abordou-o e constatou que ele estava embriagado, sem CNH e sem documentos do carro. Mais fotos aqui.

Opinião

Trânsito de Maringá

De Elton Julio:
Segundo o jornal O Diário de hoje, Maringá teve 1.512 internações em 2011 relativas à acidente de trânsito e liderou o ranking de internações de feridos no trânsito no Paraná. E depois o povo reclama de indústria da multa. Com pouca fiscalização está assim imagina se não tivesse. Na minha opinião deveria reduzir o limite de velocidade em todas as vias e fazer com que o motorista cumpra, além de investimentos em transporte coletivo e infraestrutura para bicicleta. As vias de Maringá viraram pista de corrida.

Maringá

Aventura na praça 7 de Setembro

http://youtu.be/4V3dfx5JO70
Maringaense postou no YouTube as imagens ao passar pela praça 7 de Setembro: “Eu estava com a seta ligada para entrar à direita, mas percebam que o primeiro “motorista” que me fechou, estava dando seta para entrar a direita, mas foi para a esquerda e me fechou; se ele tivesse dado seta para a esquerda eu teria continuado e refeito o balão pois eu não estava na pista certa, mas como ele estava dando seta eu acompanhei, ainda mostra o dedo achando que está certo. O segundo viu que eu estava entrando mas não teve paciência de esperar, foi se metendo no meio e me fechou também e bem na faixa parou, meu Deus. Fala sério.”

Má-ringá

Multa detrás de árvores

Em seu blog, o pastor Daniel Ramos, de volta a Maringá, constata que “o trânsito está largado, a Polícia Militar parece não ter contingente suficiente para a realização de diligencias que mudem o comportamento dos motoristas, enquanto que agentes do Setran mais parecem ter que cumprir uma meta de emissão de multas”. “Se por um lado, estamos assistindo uma turba de motoristas estressados e sem respeito pela suas próprias vidas e também pelas dos outros cidadãos de bem, também estamos vendo agentes de trânsito mais interessados em pontos onde podem preencherem seus blocos de multas. (…) infrator que seja multado, mas por favor, que a vossa existência seja mais que emitir multas detrás de árvores”.

Maringá

Mudanças no trânsito

Praça 7 de Setembro
O secretário de Transportes de Maringá, Valdir Pignata, antes de entrevista a um canal de televisão, na praça 7 de Setembro, sábado passado, dia em que começaram a funcionar os semáforos naquele local. A partir de hoje dá para se ter uma ideia sobre a eficácia das mudanças no trânsito naquela região.

Geral

Cena do trânsito maringaense

Um acidente entre dois carros foi registrado na manhã de hoje no movimentado cruzamento das avenidas Mauá e Pedro Taques, em Maringá. O acidente, que aconteceu por volta das 8h20, foi o quarto envolvendo veículos registrado neste início de sexta-feira. Fotos de Jefferson Correia de Araújo.

Bronca

Trânsito bagunçado

A realização de uma assembleia geral do Sicoob Metropolitano, ontem à noite, em Maringá, deixou à mostra novamente um sério problema de trânsito. O evento aconteceu na Excellence, perto da Coca-Cola, e novamente entupiu o acesso pela BR-376. Virou uma zona.

Maringá

Reflexão sobre as mudanças na Morangueira

Moradores e comerciantes da região da avenida Morangueira estão convidados a participar de uma reunião de reflexão sobre as mudanças promovidas no trânsito nas últimas semanas. A reunião é uma iniciativa da Associação Comunitária da Vila Santo Antônio com o apoio da Associação de Ação e Reflexão Social (Aras) e Paróquia Santo Antônio de Pádual, e acontecerá hoje a partir das 19h30 no Centro Pastoral Arquidiocesano (Cepa), à rua Vereador Joaquim Pereira de Castro, 267, ao lado da igreja Santo Antônio.

Blog

Tem pra todos

A Setran parece não estar perdoando mais ninguém. Um dos últimos multados na rua dos Jasmins, em Maringá, foi Moisés Camargo Vieira, chefe de gabinete do vereador Paulo Soni, da base do prefeito. Quase R$ 500 de multa por excesso de velocidade.

Maringá

Reboque

Olhaí um negócio que dá dinheiro em Maringá: o prefeito em exercício, Carlos Roberto Pupin, assinou licitação para contratação de empresa para prestação de serviços de reboque por carro guincho e guarda de veículos leves e pesados apreendidos pelos agentes de trânsito e fiscais de transportes da Secretaria Municipal de Transportes dentro do perímetro urbano da cidade. A abertura dos envelopes será no próximo dia 10. O valor máximo a ser pago não foi divulgado.

Blog

Futuro complicado

Pressionado por causa da dinheirama gasta na milionária ciclovia da avenida Mandacaru, há alguns anos, o prefeito Silvio Barros II disse que iria esticar a pista até a praça 7 de Setembro. Pra variar, no trecho o que ele fez foi cortar árvores. Pano rápido. Ontem à noite, na avenida Kakogawa, um senhor deixa o trabalho da Acema e aguarda a circular – que só passou cerca de duas horas depois.
O que esperar de um município que não privilegia o ciclista e o transporte coletivo, que vê suas vias incharem de carros e seu trânsito ficar cada vez mais caótico?