Deputados carismáticos

De Celso Nascimento:

A influência religiosa teve grande peso nestas eleições. Não é novidade, é claro, já que as várias denominações evangélicas sempre trabalharam para eleger seus representantes.

Nesse avanço das religiões sobre cadeiras nos Legislativos do país, a Igreja Católica também buscou ocupar espaço. A Renovação Carismática, umas das alas do catolicismo, se organizou e conseguiu eleger parlamentares.
Em 2014, os votos dos carismáticos foram fundamentais para elegerem Diego Garcia (deputado federal pelo PHS) e Evandro Araújo (deputado estadual pelo PSC). Foram votações apertadas. Garcia conseguiu apoio suficiente para ir direto para a Câmara Federal. Já Araújo ficou como suplente, mas a saída de Ratinho Jr. para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedu) abriu espaço para o ex-vice-prefeito de Marialva chegar à Assembleia Legislativa paranaense.
Em 2018, a história foi diferente e os dois foram reeleitos. Os carismáticos foram novamente em peso às urnas para apoiar os dois representantes. Evandro Araújo foi o segundo mais votado na coligação de Ratinho e o campeão de votos de seu partido, o PSC. Foram 64.767 votos neste ano contra 23.233 em 2014.
Diego Garcia (foto), agora no Podemos, teve 61.063 votos em 2014. Em outubro, saiu das urnas reeleito com 103.154 votos.

Advertisement
Advertisement