Agronegócio

Começa colheita de soja na região

Um pequeno produtor de soja de Floresta, município vizinho a Maringá, deu início à colheita da safra 2013/14, na região. Ontem Rogério Marques da Silva, dono de 12 hectares, colocou sua colheitadeira em operação, fato que chamou a atenção de outros produtores e até da Cocamar, para onde a produção está sendo levada. O gerente da unidade local da cooperativa, Frederico João Altrão, lembra que a maior parte dos produtores de Floresta mantém a tradição de semear mais cedo, “mas não é comum se ver uma colheita apenas poucos dias após o Ano Novo”. Silva, no entanto, não é o único: ainda esta semana, se não chover, mais um agricultor deve iniciar os trabalhos e há outro fazendo planos para a semana que vem.Continue lendo ›

Chuvas devolvem o otimismo aos produtores

O produtor Jurandir Valentin, de Paiçandu, município vizinho a Maringá, está confiante em relação à safra de soja. Depois de as lagartas atacarem a cultura no início do ciclo, que foi seguida de uma estiagem de várias semanas, ele conta que até que ficou preocupado, mas as chuvas intensas dos últimos dias devolveram seu otimismo. Valentin cultiva 60 hectares e sua expectativa é repetir a produtividade obtida na safra 2012/13, de 57 sacas por hectare. Valentim espelha o sentimento da maior parte dos agricultores na região, que é de confiança em fazer uma boa colheita e conseguir preço remunerador para seu produto. Continue lendo ›

Empreendedor Rural 2013

Premiação SENAR-2013
O presidente da Federação da Agricultura do Paraná, Ágide Meneguetti, Marina Araújo Azevedo e o zootecnista Luiz Gonzaga, por ocasião do Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais 2013, realizado no Expotrade, em Pinhais, no final de semana. Marina, de Candoi, é a autora do projeto premiado entre os 90 selecionados pela comissão julgadora. O prêmio é uma viagem internacional para aprimoramento no setor. Continue lendo ›

AgroCampo 2013 começa dia 11

Faltam 28 dias para a realização da 5ª edição da AgroCampo. Serão 14 dias para debater temas de interesse do agronegócio por meio de palestras, encontros técnicos e de produtores, cursos, provas equestres e workshops. Associados da Sociedade Rural de Maringá, produtores rurais da região, profissionais ligados ao segmento, técnicos, acadêmicos e a comunidade podem participar. O evento será realizado de 11 a 24 de novembro, no Parque Internacional de Exposições de Maringá.

Presidente da Abag critica relação com governo

“Não apenas o agronegócio deixou de ser uma prioridade para esse governo, como o setor, apesar de toda a sua importância para a economia do país, nem sabe mais com quem dialogar em Brasília”. A afirmação do presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Luiz Carlos Correa de Carvalho, resume o que foi a primeira edição do Fórum Nacional do Agronegócio realizada ontem àa noite em Maringá. De acordo com o presidente da Abag, durante o governo Lula o segmento sucroalcooleiro manteve “uma relação saudável e produtiva com o governo” mas, ressaltou, algo não explicado aconteceu já no início do mandato de Dilma Rousseff. “Hoje podemos dizer que a atividade, mesmo sendo estratégica em termos de desenvolvimento e geração de divisas, está completamente abandonada”, disse.Continue lendo ›

Após geada, produtores renovam seus cafezais

A sequência de fortes geadas este ano, que atingiu parte dos cafezais paranaenses, está levando cafeicultores a renovarem seus cafezais, segundo um novo modelo, adequado à mecanização. Com a crescente falta de mão de obra, esta é uma tendência natural, informa o engenheiro agrônomo Francisco Ubiratã Aires, o Bira, especialista em café da Cocamar. No município de São Jerônimo da Serra, segundo maior produtor de café do Paraná, o cafeicultor Dirceu Scerbo, dono de 218 hectares no distrito de Terra Nova, dos quais 73 hectares são ocupados com 390 mil pés em diversos espaçamentos e idades, é um dos que estão renovando a lavoura. “As mais velhas vinham de uma produção grande na última safra e sentiram muito com as geadas”, afirma.Continue lendo ›

Cocamar avança no ranking Valor 1000

Em comparação a 2011, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial avançou sete posições no ranking referente a 2012 das mil maiores empresas brasileiras, conforme listagem publicada pelo anuário Valor 1000, do jornal Valor Econômico, distribuído ontem. De acordo com a publicação, a cooperativa evoluiu no ano passado para ocupar a posição de 186ª maior empresa do país, contra o 203º lugar no exercício anterior. O anuário cita também que, no âmbito nacional do agronegócio, a Cocamar foi a 7ª em crescimento sustentável e a 3ª em receita líquida. Na região Sul, mantém a 26ª posição.Continue lendo ›

Santa Terezinha compra controle da usina Costa Bioenergia

usina
O grupo Santa Terezinha, o maior sucroalcooleiro do Paraná, comprou o controle acionário da usina Costa Bioenergia, de Umuarama (PR). A informação é de Fabiana Batista, no Valor. A unidade está processando neste ciclo 1,1 milhão de toneladas de cana-de-açúcar, mas tem capacidade para 1,5 milhão de toneladas. “Com pequenos investimentos, essa usina pode atingir 2,5 milhões de toneladas”, afirmou o diretor superintendente do grupo, Ágite Meneguette. Ele não informou o valor da aquisição. No atual ciclo, o 2013/14, o grupo vai processar 17 milhões de toneladas de cana-de-açúcar em suas usinas. A expectativa, segundo executivo, é que o grupo atinja sua capacidade plena, ou seja, processe entre 21 e 22 milhões de toneladas da matéria-prima, em 2015.

Governo deve apoiar replantio de café

Em razão dos danos causados pelas recentes geadas nas regiões produtoras, o governo do Estado deve anunciar, nos próximos dias, um programa de apoio aos cafeicultores que desejam replantar suas lavouras. O gerente comercial de café da Cocamar, Adenir Fernandes Volpato, participou ontem de reunião sobre o assunto no Instituto Agronômico do Paraná, em Londrina, à qual compareceram vários especialistas e também o secretário estadual de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara. De acordo com Volpato, foram registrados danos severos na maioria dos municípios, mas como parte dos cafezais não vinha recebendo investimentos, e alguns já estavam até mesmo abandonados, o cafeicultor tem a oportunidade de renovar sua lavoura, a partir de técnicas mais modernas. Continue lendo ›

Cocamar inaugura nova estrutura em Iporã

Atuando desde 1979 em Iporã, micro-região de Umuarama, a Cocamar inaugura no próximo dia 13 a nova estrutura da unidade, que segue o padrão arquitetônico das demais e possui escritório de atendimento com loja de produtos agropecuários, armazém de insumos e silos com capacidade para 24 mil toneladas de grãos, ao lado da PR-323, na saída para Guaíra. A chegada da cooperativa no município se deu, naquele ano, com a incorporação da cooperativa Coopérola, oferecendo apoio aos produtores. Nas décadas seguintes, a economia da região experimentou transformações. De tradição essencialmente cafeeira, passou também para o algodão e, com o final do ciclo dessas duas culturas, enfrenta o desafio de viabilizar novas propostas. Com sua localização estratégica, Iporã é sede de uma Unidade de Difusão de Tecnologias da Cocamar, cuja finalidade é testar e validar novos cultivos e tecnologias, incluindo o sistema de integração lavoura, pecuária e floresta. (Flamma)

Suspenso emplacamento de tratores

Está suspensa até 31 de dezembro de 2014 a obrigatoriedade de emplacamento de tratores. O Conselho Nacional de Trânsito publicou a decisão no Diário Oficial da União na última sexta-feira. A nova resolução justifica que levou em conta “as manifestações recebidas de entidades representativas do setor agrícola”. A suspensão havia solicitada formalmente pela Frente Parlamentar da Agropecuária ao ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e ao diretor do Departamento Nacional de Trânsito, Antônio Claudio Portella. O presidente da FPA, deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), avalia que a dilatação do prazo vai proporcionar a discussão do tema “até que se encontre um equilíbrio entre o aplicável e o impraticável”. (Agrolink)

Geada compromete próxima safra de café

Ainda é cedo para uma avaliação mais detalhada dos efeitos das últimas geadas sobre a próxima safra de café no Paraná. É preciso que a planta volte a vegetar para apresentar a extensão real do dano causado pelas baixas temperaturas, o que demandará algumas semanas após a geada, segundo Antonio Carlos Spanhol, técnico agrícola da Cocamar no noroeste do Paraná, especialista em café. “É certo, entretanto, que a safra do próximo ano está comprometida”, afirma. As fortes geadas dos últimos dias, semelhante à de 1994, atingiram praticamente todas as áreas de café nas regiões Noroeste e Norte do Estado. “Dependendo da localização, as lavouras foram mais ou menos afetadas. Mesmo os cafezais plantados em regiões mais altas, onde é mais difícil gear, foram atingidos. É bem provável que os produtores terão que podar ou esqueletar o cafezal (corte dos ramos)”, comenta Spanhol. Em Altônia, os termômetros registraram 0 grau, e em Umuarama, -2 no campo.Continue lendo ›

Até quando a terra resistirá a três safras anuais?

Do professor Gilberto Pavanelli:
graosEstive em Palotina ontem. Vi algumas propriedades agrícolas terminando a colheita do milho “safrinha” e ao lado outras com o trigo já crescendo. Será que o solo suporta esse tipo de cultivo que envolve três safras anuais: soja, milho e trigo? É claro que precisamos produzir alimentos, mas será que a qualquer preço? Esse modelo de utilização da terra, que foi implantado há algumas décadas no Rio Grande do Sul pode ser eficaz em curto prazo, mas lá na frente virão as consequências negativas. Coincidentemente perto de Palotina existe uma cidadezinha muito bonita que é Nova Santa Rosa, fundada na década de 70. Eis alguns dados sobre ela: “possui cerca de 8 mil habitantes, sendo que 90% são descendentes de europeus, vindos da região de Santa Rosa no Rio Grande do Sul, o que resultou numa cultura avançada, sempre à frente de seu tempo”. No final de 2000 foi fundada uma nova Santa Rosa, agora no Piaui. Tem cerca de 5 mil habitantes e foi colonizada por ex-moradores de Nova Santa Rosa do Paraná. Acima do Piauí não existe mais lugar para ir. Isso é sintomático: precisamos aprender essa lição. Continue lendo ›

Dívida da Corol “suja” nomes de cooperados

Cerca de 300 produtores rurais associados à Corol – Cooperativa Agroindustrial de Rolândia – tiveram o nome inscrito na Serasa, empresa de proteção ao crédito, informa a Gazeta do Povo. Eles assumiram uma dívida de R$ 20 milhões com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, que não foi honrada pela cooperativa. Por enquanto, uma liminar da Justiça do Paraná suspende temporariamente os protestos, mas o banco afirma que está recorrendo da decisão e que pretende continuar executando a cobrança dos títulos. Mesmo assim, os que estão com nome sujo têm dificuldade para comprar maquinários, implementos e financiar a nova safra. Leia mais.

Cana põe Paraná na vanguarda industrial

Apresentação 1
Embora a colheita mecanizada avance, a cana ainda gera milhares de empregos no Paraná e é uma das principais referências agrícolas do Estado

Texto Airton Donizete
Fotos Flamma Comunicação

Não foi por caso que a colheita nacional de cana foi lançada este ano em São Pedro do Ivaí (a 80 quilômetros de Maringá, no noroeste do Paraná). Na ocasião, esteve presente o governador Beto Richa (PSDB), que lançou o programa Caminhos do Desenvolvimento Sucroalcoleiro. O objetivo é melhorar a infraestrutura nas estradas rurais entre as áreas de plantio da cana de açúcar até as usinas de processamento. Numa parceria entre o Estado e o setor produtivo, serão investidos R$ 300 milhões no setor até 2016. “Com este programa vamos dar competitividade à produção paranaense”, afirmou Beto Richa na solenidade em São Pedro do Ivaí. “É o governo agindo de forma decisiva na consolidação de um Estado forte e competitivo”.Continue lendo ›

Cocamar inaugura unidade em Prudente

cocamar2Uma unidade de atendimento voltada principalmente a atender ao segmento pecuário será aberta pela Cocamar na próxima sexta-feira em Presidente Prudente (SP). Com essa primeira estrutura na região oeste paulista, a cooperativa pretende oferecer suporte aos produtores que atuam na área, fornecendo-lhes insumos, medicamentos, implementos e ferramentaria. Um dos objetivos da cooperativa na nova região é apresentar aos produtores, também, as vantagens de programas inovadores como a integração lavoura, pecuária e floresta, que começam a ganhar impulso em municípios próximos, como Rancharia. Com a integração, propriedades que mantêm a atividade pecuária de forma extensiva, potencializam de forma sustentável a sua presença no segmento e se tornam, ao mesmo tempo, produtoras de grãos. A unidade de Presidente Prudente está localizada na avenida Coronel José Soares Marcondes, 4.862. (Flamma)

Abertura da safra

O Paraná sedia hoje a abertura oficial da safra 2013/14 da cadeia de cana-de-açúcar na região centro sul do país. Com a presença de autoridades dos governos federal e estadual, lideranças e empresários do setor, o evento acontece na unidade do Grupo Renuka Vale do Ivaí em São Pedro do Ivaí, a 83 km de Maringá. Está prevista uma reunião com prefeitos e, às 14 horas, no interior da usina, a solenidade que, além de marcar o início da safra, vai formalizar a implementação do programa “Caminhos alternativos do agronegócio paranaense”.

Em Londrina, cooperados e autoridades celebram 50 anos da Cocamar

O jantar em comemoração ao aniversário de 50 anos da Cocamar, realizado na noite de ontem no Restaurante Planalto, em Londrina, contou com a presença de cerca de 250 cooperados e diversas autoridades. O presidente Luiz Lourenço, o diretor-secretário Divanir Higino da Silva, os superintendentes José Cícero Aderaldo e Arquimedes Alexandrino, e vários gerentes, recepcionaram lideranças políticas, empresariais e do agronegócio do município e região, dentre as quais o prefeito e o vice-prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff e Guto Belucci, o deputado estadual Tercílio Turini, vários secretários municipais, o presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) Florindo Dalberto, o presidente do Sindicato Rural de Londrina Narciso Pissinatti, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) Flávio Balan, o presidente da Sicredi União PR Wellington Ferreira, e outros. Foi lida também, na oportunidade, uma mensagem enviada pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, em saudação pela data.Continue lendo ›

Cocamar chega aos 50 anos em forte expansão

cocamarFundada em 1963 por um pequeno grupo de cafeicultores, a Cocamar completa 50 anos amanhã congregando 11,4 mil cooperados e entre as maiores e mais industrializadas cooperativas do país. Recebe e processa soja, milho, trigo e café, além de atuar também com laranja. Depois do recorde de 2012, quando faturou R$ 2,360 bilhões – volume 17% maior que os R$ 2,010 bilhões de um ano antes -, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial não perde o foco: projeta chegar a R$ 2,5 bilhões em 2013 e, até 2015, ultrapassar R$ 3 bilhões. O crescimento está apoiado em várias apostas, segundo explica o presidente Luiz Lourenço. No noroeste, sua região tradicional, a cooperativa trabalha para que os produtores aumentem a produtividade de suas lavouras de soja e milho. Em paralelo, fomenta nos solos pobres do arenito, tomados por pastos degradados, um programa que visa integrar a atividade pecuária à produção de soja e eucalipto. “Ao gerar mais riquezas, a integração dinamiza as propriedades e a própria economia regional”, frisa Lourenço. Para ele, o maior desafio ainda é convencer produtores e pecuaristas a usarem práticas e tecnologias mais modernas.Continue lendo ›

Abertura oficial da safra

O Paraná vai sediar no início de abril a abertura oficial da safra 2013/14 da cadeia de cana-de-açúcar na região centro sul do país. Com a presença de autoridades dos governos federal e estadual, lideranças e empresários do setor, o evento será no dia 5 na unidade do Grupo Renuka Vale do Ivaí, em São Pedro do Ivaí. Pela manhã, está prevista uma reunião com prefeitos e, às 14 horas, no interior da usina, a solenidade que, além de marcar o início da safra, vai formalizar a implementação do programa “Caminhos alternativos do agronegócio paranaense”.

Produzimos a melhor uva fina de mesa

Por Cezar Lima:
No começo, éramos tímidos produtores de uvas itália e de niágara, depois apareceu a rubi e desta, a benitaka. Segundo Mazzia, um expert em uvas e que trabalhou com afinco na Emater, “da Itália, houve mutações genéticas extraordinárias e aliada à pesquisa, variedades e variedades, foram surgindo”, como foi o caso da brasil, venus, bordeaux, santa isabel, benefugi, goldem red, super rubi e, para o coroamento da vitória da viticultura, a Embrapa, lançou este ano a vitória, uva de excepcional qualidade e de um paladar refinado, prometendo ser a “coqueluche” no mercado brasileiro, para próxima década. Um viticultor português, Silvestre Ferreira, da ilustre “Casa Silvestre Ferreira!, tradicional e centenário produtor de vinhos de castas europeias, ao residir em Maringá, introduziu a variedade dona maria Continue lendo ›

Ter muita laranja não é bom

Produtores de laranja de São Paulo – estado que concentra 85% da produção nacional – estão com as frutas apodrecendo nos pomares, informa o Globo Rural. Estima-se que pelo menos 5 milhões de caixas de 40,8 quilos da fruta já tenham estragado, na pior crise do setor dos últimos anos. Até fevereiro de 2013, as previsões são de que 83 milhões de caixas podem deixar de ser processadas pela indústria de suco de laranja do país, mesmo com uma safra 5% inferior a do ano passado. Um prejuízo avaliado em mais de R$ 1,2 bilhão.
A notícia preocupa algumas pessoas em Maringá, onde a quantidade de laranjas na política é considerável.

Nishimori e o Pró-savana

O deputado federal Luiz Nishimori (PSDB) foi o entrevistado de hoje de Amneres Santiago, apresentadora do programa “Palavra Aberta” da TV Câmara, e falou sobre o projeto Pró-savana, uma parceria entre Brasil, Japão e Moçambique que tem o objetivo de promover o desenvolvimento agrícola na África. Nishimori  é presidente dos grupos parlamentares Brasil-Japão e Brasil-Moçambique.
PS – O vídeo deu problema, mas pode ser acessado aqui.

Tranin é reeleito na Alcopar

O empresário de Nova Londrina, Miguel Rubens Tranin foi reeleito presidente executivo da Alcopar (Associação Paranaense de Produtores de Bioenergia do Paraná). Miguel é o primeiro diretor da entidade eleito pelo estatuto, que prevê uma gestão executiva voltada ao desenvolvimento do setor no estado. Em entrevista ao Diário do Noroeste, de Paranavaí, ele falou das expectativas para os próximos três anos na direção da Alcopar e sobre o setor no Paraná, que figura entre os maiores produtores de álcool e açúcar no país. Aqui.

Um supermamoeiro

Mamão em Marialva
O programa “Caminhos do Campo” da RPCTV de Maringá (Globo), apresenta no próximo domingo (a partir das 6h50) uma reportagem com o marialvense José Luiz Boromelo. O policial rodoviário aposentado, escritor, cronista e agricultor (ele é colaborador do blog) mostra sua chácara na área rural de Marialva, onde plantou, entre diversas outras frutas, um mamoeiro que produziu nada menos que 136 frutos.

Pró-Savana

O deputado federal Luiz Nishimori (PSDB) foi citado ontem na Voz do Brasil, na notícia de que o governo federal assinou em 2010, um acordo triangular entre Brasil, Japão e Moçambique, que visa melhorar o desenvolvimento agrícola da savana. Nishimori, que participou da viagem a Moçambique, ressaltou que o Brasil está preparado para ajudar no crescimento do país africano. Ele explicou ainda que o projeto Pró-Savana tem o objetivo de aplicar os conhecimentos adquiridos em parceria entre Brasil e Japão, buscando a melhoria da produtividade agrícola da vegetação.

Complexo da Embrapa

Dois leitores apontam a notícia da inauguração, em Londrina, de um novo completo de laboratórios do Núcleo Tecnológico de Sementes e Grãos da Embrapa Soja (ocorrido esta semana, com a presença do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho e do presidente da Embrapa, Pedro Arraes), e um deles pergunta: “Ao invés de discutirmos se a Feira de Londrina deve ou não se a “oficial” do Paraná, por que não brigamos por coisas mais importantes para nossa região?”.
PS – O complexo foi construído com recursos de uma emenda do deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB), empresário rural da área de semente n o Mato Grosso.

Pró-Savana: grupo vai a Moçambique

O deputado federal Luiz Nishimori (PSDB), através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vai chefiar, como representante da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, um grupo de autoridades brasileiras e japonesas, que embarcará ainda este mês para Moçambique para conhecer a área destinada ao projeto internacional pró-Savana. Este acordo triangular entre os países, que visa o desenvolvimento agrícola na África, foi assinado em 2010 pelo ex-primeiro-ministro japonês Taro Aso, o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente moçambicano, Armando Guebuza. Com o apoio da Jica, órgão japonês que apóia o crescimento e a estabilidade sócio-econômica de países em desenvolvimento, o governo japonês está enviando recursos para revitalizar os portos de Moçambique e a construção de rodovias, com o intuito de facilitar as exportações e importações do país. Além da Jica, o projeto também conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM).

Safra: dificuldade com as pragas

Na safra de verão 2011-2012, além da estiagem que afetou em graus diferentes a produtividade na região de Campo Mourão, os produtores rurais enfrentaram outro problema: o surgimento de plantas daninhas resistentes a herbicidas. Os agricultores também tiveram dificuldades no controle de algumas pragas, entre elas, os percevejos, que além da diminuição da produtividade, afetam a qualidade dos grãos, principalmente de sementes. As informações são do coordenador do curso de Agronomia da Faculdade Integrado de Campo Mourão, professor Roberto Carlos Guarido. Segundo ele, a produtividade da última safra de milho e soja em Campo Mourão foi menos afetada, devido à estiagem, do que em outras áreas da região. Continue lendo ›

Aumentam prejuízos com a seca

O Paraná tem 34% de seus 399 municípios em situação de emergência por causa da falta de chuva, avaliou ontem o governo do estado. Depois de um encontro com prefeitos da Região Oeste, o governador Beto Richa (PSDB) decretou estado de emergência para 137 municípios, incluindo os 20 que já contavam com notificações e decretos municipais. Apesar de ainda não haver avaliações precisas, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento estima que o estado já perdeu 2,55 milhões de toneladas de grãos (11,5% da safra de verão projetada em 22,13 milhões de toneladas), ou R$ 1,52 bilhão. Se computados os efeitos em setores que dependem do agronegócio, a cifra passaria de R$ 2 bilhões. Leia mais.

Entre as terras mais caras do mundo

De José Rocher, na Gazeta do Povo:
As terras agrícolas do Paraná tiveram alta de aproximadamente 20% no ano passado e, em regiões produtivas e logisticamente bem estruturadas, estão entre as mais caras do mundo, mostram os dados do setor. A valorização foi identificada pelo Departamento de Economia Rural e está relacionada aos preços dos grãos.
Um hectare (10 mil metros quadrados) passa de R$ 30 mil em municípios como Cascavel (Oeste) e Maringá (Noroeste), patamar considerado recorde. A cotação média nessas regiões chega a R$ 25 mil/ha, considerando apenas negócios efetivados. Conforme as últimas pesquisas divulgadas pela imprensa norte-americana, as áreas produtivas não atingem média equivalente a R$ 20 mil no cinturão de produção de grãos, o Corn Belt, mesmo depois de valorização anual de 30%. Leia mais.

Patrulha mecanizada

O Ministério da Agricultura vai repassar R$ 107.250,00 para o município de Maringá adquirir mais uma patrulha mecanizada, pelo programa Prodesa. O município, que assinou convênio há dois dias, entrará com contrapartida de R$ 22.550,00.

PS – Os recursos foram viabilizados pelo deputado federal Luiz Nishimori (PSDB).

1% detém 85% das terras mourãoenses

Em Campo Mourão, 85% das terras com agricultura e pecuária estão concentradas em 636 proprietários. A informação é de Ely Rodrigues. A cada 10 hectares, 8,5 estão nas mãos de apenas 1% da população mourãoense. O mesmo levantamento mostra que os arrendatários são responsáveis por 6 mil 510 hectares, assentados sem titulação definitiva estão em 1.914 hectares, 955 hectares são ocupados por parceiros. Hoje a população rural de Campo Mourão, que inclui o distrito de Piquirivaí, é de 4 mil 518 pessoas, apenas 5 por cento do total de habitantes.

Coamo distribuirá R$ 54,5 milhões

A Coamo Agroindustrial Cooperativa, de Campo Mourão, anunciou hoje à tarde que fará a distribuição de R$ 54,5 milhões, referente às sobras de 2011. Esse valor representa entre 30 e 35% do total das sobras. O restante do valor será entregue na assembleia geral, que acontece em fevereiro, informou a Tribuna do Interior.

III Encontro das Mulheres Rurais

Cerca de 200 mulheres devem participar amanhã, a partir das 13 horas, no Buffet Paradise (avenida Paranavaí, 2219, Zona 19), em Maringá, do III Encontro das Mulheres Rurais. O tema central será “Mundo Feminino: da semente à flor e aos frutos da transformação”. Às 14 horas, os engenheiros agrônomos Mary Sílvia Cobra Ferro e Pedro Francio Filho vão falar sobre alternativas concretas para geração de renda. Às 16 horas, Sueli Bachim dos Santos, presidente do Sindicato Rural de Uraí, debaterá sindicalismo e associativismo. A programação abrirá espaço para apresentações culturais sobre dança e música. Promovido pela Comissão de Mulheres Sindicato Rural de Maringá, o evento conta com o apoio da Federação da Agricultura do Paraná, Senar, Sicredi e Campos Verdes.

Coamo é a grande campeã do prêmio Melhores do Agronegócio

A Coamo recebeu na noite da última segunda-feira o título de Campeã das Campeãs do prêmio Melhores do Agronegócio 2011, concedido pela revista Globo Rural. A cooperativa sediada em Campo Mourão foi eleita como a grande vencedora da noite por um júri formado por personalidades do agronegócio e jornalistas da área agrícola entre as 30 empresas ganhadoras setoriais, também premiadas durante o evento realizado no hotel Unique, na capital paulista. “A emoção é muito grande. Nós como uma empresa do interior do Paraná temos muito orgulho de nossos 24 mil associados e nossos 5,5 mil funcionários ficarão muito felizes com esse resultado”, disse Claudio Rizatto, vice-presidente da Coamo, durante o discurso de agradecimento. Leia mais.

Mais um ano

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) renovou por mais um ano o contrato com a Bolsa de Cereais e Mercadorias de Maringá para efetuar, em recinto adequado, pregões públicos para realização de oferta e de operações a serem previamente definidas
pelo órgão, através de editais e avisos específicos. O contrato foi assinado no último dia 16 por
Evangevaldo Moreira dos Santos e Marcelo de Araújo Melo (Conab) e Giocondo Zanutto (BCMM).

Stédile em Maringá dia 5

João Pedro Stédile, líder do MST, estará em Maringá no próximo dia 5 para a formalização do Comitê Regional da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida! Além do lançamento do cômitê e da campanha na região noroeste do Paraná haverá também o lançamento do documentário “O Veneno está na mesa”, além do anúncio de calendário de mobilização e atividades da campanha. Leia mais.