alep

Estadual

Comissão investigará entidades de utilidade pública

A Assembleia Legislativa já constituiu a Comissão Especial, proposta pelo deputado Caíto Quintana (PMDB), para levantar o número de entidades declaradas de utilidade pública do Paraná. Integram a comissão, além de Caíto, os deputados Antonio Anibelli Neto (PMDB), Cantora Mara Lima (PSDB), Pedro Lupion (DEM), Tadeu Veneri (PT), André Bueno (PDT) e Tercílio Turini (bloco PPS/PMN). Como suplentes, os deputados Gilberto Martin e Jonas Guimarães (PMDB), Rose Litro (PSDB), Elio Rusch (DEM), Toninho Wandscheer (PT), Fernando Scanavaca (PDT) e Dr. Batista (PPS/PMN). Ao propor a Comissão Especial de Investigação, o deputado Caíto Quintana argumentou que não se conhece o número exato das entidades existentes no estado. Segundo ele, não se sabe se, efetivamente, estão trabalhando em favor da população e se prestam contas de seus atos e dos recursos que recebem do Estado. A partir deste levantamento, o parlamentar sugere a elaboração de uma lei revogando os benefícios concedidos àquelas que não comprovarem efetivo trabalho.

Estadual

Restauração simbólica de mandato

A Assembleia Legislativa realizará amanhã, durante a sessão plenária que terá início às 14h30, no horário do Grande Expediente, ato solene de restauração simbólica do mandato do deputado estadual de José Rodrigues Vieira Netto (1912-1973), extinto em 13 de janeiro de 1948, em função da cassação do registro do Partido Comunista Brasileiro, ao qual era filiado. O pedido da restauração simbólica do mandato foi feito pelo presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, ao presidente da Alep, deputado Valdir Rossoni (PSDB). O advogado e professor Vieira Netto foi presidente da seccional paranaense da OAB, de 1957 a 1961. Para Juliano Breda, o ato simbólico desta terça-feira, na Assembleia Legislativa, é uma forma de reconhecer o imenso legado do deputado e de sua postura sempre intransigente em defesa dos direitos humanos e das liberdades públicas. No ano de 2000 a OAB Paraná instituiu, inclusive, em sua homenagem, a Medalha Vieira Netto, conferida a cada três anos a um advogado paranaense que tenha se destacado no exercício profissional pela ética, integridade e notório saber jurídico.

Estadual

CPI do Pedágio retoma os trabalhos

06/08 - CPI dos Pedágios
Os deputados que integram a CPI do Pedágio da Assembleia Legislativa realizaram a terceira reunião ordinária na manhã de hoje. Alguns requerimentos foram apresentados pelos parlamentares e deverão ser analisados e votados na próxima semana, e dizem respeito principalmente aos procedimentos internos da comissão, na composição de seu corpo técnico, além do apoio de instituições como o Ministério Público Federal acerca de situações envolvendo contratos e concessões de pedágio. Leia mais. Foto Sandro Nascimento/Alep.

Estadual

Teimosia 1

De Celso Nascimento, na Gazeta do Povo:
O presidente da CPI do Pedágio, deputado Nelson Luersen, é um homem de opiniões firmes. Mesmo tendo-lhe sido garantida toda a estrutura técnica e operacional para divulgar as atividades da comissão no portal da própria Assembleia, ele teima em manter um site à parte, extraoficial, entregue aos cuidados de uma empresa copiadora extinta em 2008, de que são sócios funcionários que ele demitiu de seu gabinete no mês passado em razão de irregularidades.Continue lendo ›

Maringá

Voto de pesar na Alep

O médico e deputado estadual Dr. Batista (PMN) registrou voto de pesar pelo falecimento do primeiro arcebispo de Maringá, dom Jaime Luiz Coelho, durante a sessão desta segunda-feira na Assembleia Legislativa.  Ele destacou a importância de dom Jaime, de quem era amigo, para o desenvolvimento do noroeste do estado. Por iniciativa do parlamentar, a Alep estará representada oficialmente amanhã, através de uma comissão de deputados da região, no velório e sepultamento do religioso.

Política

Alep vota repasse de depósito judicial

A pedido do governo paranaense, a Assembleia Legislativa convocou sessões extraordinárias para hoje e amanhã, em pleno recesso parlamentar, para votar o polêmico projeto de lei que autoriza o repasse para o caixa do Executivo de 30% dos depósitos judiciais de posse do Tribunal de Justiça, informa a Gazeta do Povo. A intenção do governo é sancionar a matéria rapidamente até o fim desta semana, para evitar o risco de que decisões judiciais barrem o projeto já no nascedouro e a impeçam de sair do papel. Estimativas dão conta de que, com a proposta, o governo teria acesso imediato a pelo menos R$ 1,8 bilhão.
De autoria conjunta do Judiciário paranaense e do governo, o projeto foi aprovado pelo Órgão Especial do TJ na última segunda-feira – mesmo dia em que o ex-deputado estadual Fabio Camargo, filho do presidente do Tribunal de Justiça, Clayton Camargo, tomou posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O blog ficou sabendo que uma coisa tem tudo a ver com outra e que por isso Beto Richa trabalhou nos bastidores para eleger Camargo.

Estadual

Ainda e a propósito

Em Curitiba, sugeriram que o deputado estadual Evandro Junior (PSDB), que perdeu o gabinete de Fábio Camargo para sua colega de partido Mara Lima, continue protestando contra o ocorrido, já que o antigo ocupante e o primeiro secretário da Assembleia Legislativa haviam concordado com a mudança. A sugestão é para que lance o programa Meu Gabinete, Minha Vida.

Akino

Evandro tinha razão

Na briga pelo gabinete do ex-deeputado Fábio Camargo, que lhe tinha prometido, entendo que Evandro Junior tinha razão. Se Camargo ficou com o gabinete do seu avô, nada mais natural que desse o seu em troca.
Akino Maringá, colaborador

Política

Na Alep, disputa por gabinete

O deputado estadual Evandro Junior (PSDB) está às turras com a deputada Mara Lima (PSDB) por causa do gabinete do ex-deputado Fábio Camargo (PTB), que, aos 38 anos de idade, já renunciou ao mandato para assumir um gordo salário vitalício no Tribunal de Contas do Paraná. Evandro alega que Fábio havia prometido o gabinete pra ele, mas Mara pediu ao presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB), que autorizou. A questão deverá ser resolvida ainda hoje.
PS – O gabinete, no oitavo andar, é um dos que foram reformados, e a situação é pior do que se imagina. Em entrevista à BandNews, há pouco, Evandro Junior disse que pegou as chaves com Camargo, com autorização do primeiro secretário Plauto Miró (DEM), e que Rossoni “na calada da noite” invadiu o gabinete, tirou suas coisas e trocou o sistema eletrônico de fechadura. Depois de reclamar que não há democracia na Alep, o deputado maringaense disse que vai reassumir o gabinete e decidiu ficar de plantão na porta aguardando um chaveiro. O pessoal já fala que se trata de um episódio de Casos de Família: Evandro é neto de Hermas Brandão, que se aposentou no TCE e abriu a vaga que agora será ocupada por Fábio Camargo, filho do presidente do Tribunal de Justiça…

Estadual

Eleição do conselheiro do TCE será segunda

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), anunciou hoje que a eleição para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado será realizada na próxima segunda-feira, às 17 horas. Rossoni recebeu ontem o relatório da Comissão Especial criada para analisar as candidaturas e, após consultar o procurador-geral do Legislativo, decidiu marcar a data. O presidente lembrou que na segunda-feira ainda serão ouvidos os últimos doze candidatos aptos à disputa. O quórum mínimo para o início da sessão de eleição é de 28 parlamentares. Para ser eleito, o candidato precisa ter a maioria dos votos dos deputados presentes, ou seja, 50% mais um. Caso nenhum candidato atinja a maioria, será realizado um segundo turno entre os dois candidatos mais votados. Se no segundo turno houver empate, vencerá o candidato mais idoso.

Estadual

Comissão do TC entrega o relatório final

relatorio
O deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia, recebeu no início da tarde de hoje o relatório final da comissão especial criada para organizar o processo de escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas. Dos 45 candidatos inscritos, três desistiram de concorrer e dois foram eliminados por não apresentarem todos os documentos exigidos. De acordo com o presidente da Comissão, deputado Elio Rusch (DEM), 40 candidatos estão habilitados a participar da eleição. Na próxima segunda-feira, o plenário poderá ouvir ainda mais 12 candidatos para defender suas candidaturas. Foto Nani Gois/Alep.

Estadual

TCE: comissão da Alep prepara agenda

elioInstalada na última segunda-feira, a Comissão Especial criada na Assembleia Legislativa para coordenar o processo de eleição do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, na vaga aberta com a aposentadoria de Hermas Brandão, faz sua primeira reunião hoje às 11h, na sala de reuniões da presidência da casa, para definir o cronograma dos trabalhos e a data das sabatinas a serem aplicadas aos candidatos inscritos e homologados. A comissão é presidida pelo deputado Elio Rusch (DEM – foto) e tem como relator o deputado Wilson Quinteiro (PSB). Integram-na ainda os deputados Caíto Quintana (PMDB), Francisco Bührer (PSDB) e Tadeu Veneri (PT), na condição de membros titulares. Os suplentes são os deputados Gilberto Martin (PMDB), cantora Mara Lima (PSDB), Pedro Lupion (DEM), Elton Welter (PT) e Hermas Brandão Júnior (PSB).

Estadual

TCE: Quinteiro será relator da comissão especial

Wilson Quinteiro
Os deputados Elio Rusch (DEM) foi eleito presidente e Wilson Quinteiro (PSB) o relator da Comissão Especial da Assembleia Legislativa encarregada de coordenar o procedimento de eleição do novo conselheiro do Tribunal de Contas, devido à vaga aberta pela aposentadoria de Hermas Eurides Brandão. A partir da publicação da lista de inscritos abre-se o prazo de três dias para eventuais impugnações. A próxima etapa será o agendamento das oitivas dos postulantes pela CE, que então serão entrevistados pelos deputados, e a elaboração do relatório final, que será lido e votado pelo plenário. Continue lendo ›

Estadual

Maringaenses homenageados na Alep

24/06 - Homenagem aos 105 anos da imigração japonesa
Os deputados Luiz Nishimori, Wilson Quinteiro e Dr. Batista prestigiaram ontem a sessão solene da Assembleia Legislativa do Paraná para lembrar os 105 anos da imigração japonesa no Brasil, iniciativa do deputado Teruo Kato (PMDB), de Paranavaí. De Maringá foram homenageados o empresário João Noma e o escritor Oscar Fussato Nakasato, vencedor do Prêmio Jabuti de 2012 com o romance “Nihonjin”. Também esteve presente o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão, Yoshiaki Oshiro, que residiu em Maringá. Foto Sandro Nascimento/Alep.

Estadual

Frente da Indústria vai à Fiep

Os deputados Wilson Quinteiro (PSB), Elio Rusch (DEM) e Pedro Lupion (DEM), da Frente Parlamentar da Indústria na Alep, reuniram-se com representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, para tratar de diversos temas de interesse da indústria paranaense, como o piso regional, a criação de inventário florestal e também assuntos da área tributária e de infraestrutura. A frente tem como objetivo manter amplo diálogo entre as federações e o governo, desenvolvendo políticas públicas que atendam a necessidade da indústria paranaense. “Vamos ouvir as reivindicações, e informações técnicas para servimos como instrumento de um novo modelo de legislação que atenda com mais eficiência a demanda da indústria”, disse o deputado Quinteiro. Além dos deputados, participaram da reunião as advogadas representantes da Fiep, Priscilla Caetano e Letícia Rezende, o secretário executivo Eduardo Knechtel, e o assessor parlamentar Eduardo Krukoski.

Geral

Comissão de Segurança em Maringá

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Mauro Moraes (PSDB), promoverá reunião em Maringá na próxima sexta-feira, na sede da câmara municipal. O evento, proposto pelo deputado Wilson Quinteiro (PSB), terá inicio às 17 horas e colocará em discussão o combate à criminalidade em Maringá e Região Metropolitana.

Política

Dr. Batista é líder da nova bancada

Os deputados Dr. Batista, Douglas Fabrício e Tercílio Turini comunicaram na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta segunda-feira a criação da liderança da agremiação partidária recém-criada, chamada Mobilização Democrática (MD), em razão da fusão dos partidos PPS e PMN. De acordo com o requerimento assinado pelos três deputados, Dr. Batista responderá pela liderança do MD e Douglas Fabrício, pela vice-liderança. A decisão sobre a fusão das duas legendas foi tomada em congressos extraordinários realizados na semana passada, em Brasília.

Saúde

Alep discute revisão da tabela do SUS

alep
O cumprimento da Emenda nº 29, que prevê os percentuais mínimos de aplicação em saúde por parte da União, estados e municípios, e o reajuste na tabela de procedimentos médicos e hospitalares por meio do Sistema Único de Saúde, foram debatidos em audiência pública na manhã desta terça-feira, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná. O encontro foi promovido pela Comissão de Saúde Pública da Casa, a pedido da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Paraná, com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde, médicos e gestores hospitalares. O objetivo é que o governo federal direcione ao menos 10% dos recursos do orçamento para a saúde. Somente no Paraná, o valor seria de R$ 30 bilhões. “Existe uma preocupação muito grande quanto aos investimentos em saúde e que a União passe a aplicar este percentual. Temos ainda que fortalecer o movimento, que é nacional, para o reajuste na tabela do SUS. Isso é muito importante para a população, que passará a contar com um atendimento melhor em saúde”, afirmou o presidente da comissão, deputado Dr. Batista (PMN). Leia mais. Foto Sandro Nascimento/Alep.

Saúde

Alep debate situação das santas casas

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa realiza hoe, às 10 horas, no Plenarinho, uma audiência pública com as Santas Casas de Misericórdia e os hospitais filantrópicos. A iniciativa é do deputado Dr. Batista (PMN), presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia, por solicitação da Federação das Santas Casas de Misericórdia e dos Hospitais Beneficentes do Paraná (Femipa). Membros do governo do estado também são esperados para a discussão, conforme adiantou o parlamentar. Segundo ele, esta será a oportunidade para que as Santas Casas possam apresentar suas reivindicações, junto ao Executivo. “Será uma reunião em que ouvirmos os pleitos que serão levados ao governo”, afirmou o presidente da comissão.

Blog

Tempo nublado

A base aliada ainda tenta blindar os secretários de Planejamento do Paraná, Cássio Taniguchi, e Reinhold Stephanes, que amanhã às 10h vão à Assembleia Legislativa tratar do bilionário projeto Tudo Aqui. Como o blog já comentou a ideia é antiga, vinha sendo trabalhada para ser implantada perto da campanha de reeleição do governador Beto Richa, já que, nos bastidores, circula que a empresa vencedora irá privilegiar a contratação de cabos eleitorais da campanha tucana de 2010.

Estadual

Fiep discute Agenda Legislativa

Fiep
O deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB) participou ontem do 9º Encontro de Convergência da Agenda Legislativa da Indústria, realizado pela Federação das Indústrias do Paraná, reunião que expôs o interesse da Fiep aos projetos do setor industrial que tramitam na Assembleia Legislativa. “O trabalho da Agenda Legislativa é importante para que possamos fazer uma leitura de quais áreas precisamos atuar junto ao Legislativo, para fornecer os subsídios necessários para que os deputados não aprovem leis que prejudiquem o setor produtivo”, disse o presidente da Fiep, Edson Campagnolo. Leia mais.

Política

Quinteiro comenta a liderança

Wilson Quinteiro
Em entrevista em vídeo (que pode ser conferida aqui), o deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB) comenta sobre sua confirmação como novo líder do partido na Assembleia Legislativa. Como líder, ele afirma que terá mais oportunidade de participação e discussão nas discussões e nas comissões permanentes da casa.

Blog

Visita à Alep

nelson lima
O vereador Nelson Lima (PCdoB), de Sarandi, esteve ontem em Curitiba e visitou o deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB), na Assembleia Legislativa. Acompanhado de sua assessora Eliene Santana, tratou de assuntos ligados àquele município.

Blog

Quinteiro assume vaga na Alep

Posse Quinteiro
O advogado Wilson Quinteiro (PSB) assinou nesta manhã o termo de posse como deputado estadual. Ele foi um dos quatro suplentes que assumiram com a vitória dos titulares nas eleições municipais deste ano. No caso de Quinteiro, ele assumiu na vaga aberta com a eleição de Reni Pereira para a Prefeitura de Foz do Iguaçu. Ex-candidato a prefeito de Maringá nas últimas eleições, ele torna-se o quarto representante da cidade na Assembleia Legislativa do Paraná nesta legislatura. Entre os que prestigiaram a cerimônia estava o ex-secretário municipal Advanir Alves Ferreira,  da Igreja Presbiteriana Renovada de Maringá.

Estadual

Dr. Batista integra CPI dos Planos de Saúde

O deputado Adelino Ribeiro (PSL), líder do bloco PP-PV-PTB-PSL e vice-presidente das comissões de Saúde e de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, presidirá a CPI que vai investigar as operadoras de planos de saúde que atuam no Paraná. O deputado Anibelli Neto (PMDB) foi escolhido para ser o relator da CPI, em reunião que contou ainda com as presenças dos deputados Mauro Moraes (PSDB), Douglas Fabrício (PPS), Leonaldo Paranhos (PSC), Péricles de Melo (PT) e Stephanes Júnior (PMDB), membros titulares da mesma comissão. Os deputados Teruo Kato (PMDB), Cantora Mara Lima (PSDB), Dr. Batista (PMN), Tadeu Veneri (PT), Gilson de Souza (PSC), Rasca Rodrigues (PV) e Luiz Eduardo Cheida (PMDB) integram a comissão como suplentes.Continue lendo ›

Política

Alep instalará cinco CPIs amanhã

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), instala amanhã às 11 horas, na sala da Presidência, as cinco Comissões Parlamentares de Inquérito que já foram aprovadas pela casa. São elas a CPI dos Grandes Devedores de Tributos; a CPI das Pesquisas do Ibope nas Eleições de 2012; a CPI dos Planos de Saúde; a CPI das Operadoras de Telefonia Móvel e a CPI das Obras da Copa de 2014. A CPI dos Síndicos e Administradores dos Processos de Falência e Recuperação Judicial e a CPI dos Pedágios ficarão, portanto, na fila de espera. Os partidos e blocos partidários representados na Assembleia também já indicaram os membros das respectivas comissões. De Maringá, Dr. Batista (PMN) fará parte da CPI das Pesquisas do Ibope. São os seguintes os membros titulares:Continue lendo ›

Estadual

Pedágio: documentos serão encaminhados

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB,) anunciou hoje que nos próximos dias enviará à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal os documentos das investigações feitas pelos deputados sobre a concessão das rodovias do Paraná em 2003 e em 2007. Rossoni disse que a medida foi adotada para dar lisura ao processo de investigação do pedágio no Paraná. “Já tivemos CPI e CEI aqui na Assembleia e a imagem ficou arranhada porque padeceu de um bom relatório. Não podemos expor o poder neste momento em que fazemos um esforço muito grande de recuperação da credibilidade”, afirmou.Continue lendo ›

Eleições 2012

Verri pede licença da Alep

O deputado estadual e presidente do PT paranaense, Enio Verri, encaminhou pedido de licença do cargo à direção da Assembleia Legislativa, informou o Bem Paraná. Verri se afastou do cargo “para tratar de assuntos particulares” – leia-se a campanha para prefeito de Maringá – entre amanhã e o próximo dia 7 de outubro. O petista é o primeiro dos dez parlamentares candidatos a prefeito a se afastar do trabalho na Assembleia nesse período eleitoral.

Saúde

SUS: deputados voltam a Maringá

Instalada há pouco mais de um mês, a comissão especial que vai fiscalizar e aferir o grau de satisfação da população quanto ao atendimento dos serviços públicos prestados pelo SUS estará em Maringá na primeira semana de junho. O deputado Leonaldo Paranhos (PSC), autor do requerimento que criou a comissão, que por sua vez é uma consequência da CPI dos Leitos do SUS, disse que o objetivo é acompanhar a qualidade dos serviços e especialmente da solução dos problemas levantados pela CPI. No caso de Maringá, houve avanços, com a redução do tempo de espera no setor de ortopedia. A primeira visita programada é ao Hospital Universitário.

Expoingá 2012

Homenagem à presidente da SRM

16/05 - Sessão de Interiorização/Maringá
Os deputados estaduais dr. Batista, Evandro Junior, Valdir Rossoni e Enio Verri na entrega de um ramalhete à presidente da Sociedade Rural de Maringá,  Maria Iraclézia de Araújo, ontem à noite, após a sessão da Assembleia Legislativa ocorrida na Expoingá.

(Foto Nani Gois/Alep)

Blog

Convite para a sessão

O deputado estadual Evandro Junior (PSDB) publicou nos jornais da cidade um convite para a sessão itinerante da Assembleia Legislativa, que será realizada hoje às 18h, embora não faça parte da mesa diretora da Alep. A população está entendendo que, com o convite em mãos, não se pagará para entrar hoje, naquele horário, no parque de exposições.

Má-ringá

O rei não respeitou nem a Alep

De Maria Newnum:
Entre a população crítica ao governo do atual prefeito de Maringá, está consolidado que ele comporta-se como um rei soberano e autoritário que não tolera ser contrariado. Até entre seus simpatizantes há relatos sobre a dificuldade que possui em ouvir algo que não seja o eco de sua própria voz. Prova pública disso têm sido os constantes arroubos de arrogância no trato da sua Usina de Incineração. A população, as igrejas (só falta o Papa) se manifestaram contrário ao investimento de 350 milhões para queimar os resíduos sólidos da cidade; algo que vai na contramão das políticas públicas mundiais. Leia mais.

Blog

Na Alep


O patrulheiro Mauro Dias visitou esta semana a Assembleia Legislativa e conversou com vários deputados, como Valdir Rossoni, Waldyr Pugliesi, Enio Verri e dr. Batista (PMN). Está no blog do Carlão, que é primo do Mauro.