lixo

Maringá

Inabilitadas

No site da transparência da Prefeitura de Maringá, a última informação sobre a concorrência para contratação de aterro sanitário pra a destinação final dos resíduos sólidos domiciliares e comerciais é a retomada do certame, diante do acolhimento do pedido de modificação da medida cautelar junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná.Continue lendo ›

Blog

Querendo legislar

O economista Gilberto Donizetti Delgado, que foi presidente do Saop na gestão Ricardo Barros e secretário de Habitação durante a administração Silvio Barros II, e que foi candidato a vereador em 2012, parece que continua com vontade de legislar. Continue lendo ›

Blog

Liminar suspende lei

Uma liminar expedida ontem pelo juiz de Direito substituto Rafael Altoé suspendeu a eficácia da lei que proibia o recebimento de lixo de outros municípios em Sarandi. O juiz atendeu mandado de segurança da Ambiental Sul Brasil, do grupo Estre, que mantém aterro no município.
Uma das alegações é que a lei inviabilizaria a participação da empresa em processo licitatório em andamento em Maringá.

Sarandi

Lei sancionada

O prefeito Walter Volpato sancionou na manhã de hoje a lei complementar 347/2017 que proíbe a empresa responsável pelo aterro sanitário da cidade de receber e tratar o lixo sólido domiciliar ou comercial de municípios vizinhos. Continue lendo ›

Geral

Pagador secreto

05

O pessoal que tem segurado faixas contra o recebimento de lixo de outras cidades em Sarandi, explica o jornalista Angelo Miloch, é visto há cerca de uma semana nas ruas da vizinha cidade.
Ao sarandipr.com, o grupo informou que atuam por uma “ONG verde” de Sarandi e de Maringá. O nome da ONG não foi informado, nem o contato de nenhum responsável pela ação.Continue lendo ›

Sarandi

Segunda votação

A segunda votação do projeto que proíbe a recepção ou disposição de resíduos sólidos e de rejeitos de qualquer natureza de outros municípios em Sarandi aconteceu hoje. Foram 9 votos a favor, com a ausência da vereadora Eliana Trautwein.Continue lendo ›

Geral

Plano de gestão do lixo entra em fase de consulta pública

A partir de hoje, a população maringaense poderá enviar sugestões ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos durante os próximos 45 dias. Para isso, as pessoas físicas ou jurídicas deverão acessar o respectivo banner no site da Câmara Municipal de Maringá e preenchê-lo ou entregar, pessoalmente, sua proposta no Protocolo do Legislativo.Continue lendo ›

Maringá

Comissão censura prefeito

A Comissão de Fiscalização do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Maringá, que vazou na semana passada para a RPC e hoje é assunto da manchete do Metro e de O Diário, além de criticar a administração municipal por ter discutido com a comunidade o PMGirsu fez uma espécie de censura ao prefeito Ulisses Maia.Continue lendo ›

Maringá

Fragilidade

Ainda a propósito do relatório, a justificativa de que a pedreira municipal não poderia receber os resíduos sólidos parece frágil. Ao contrário do divulgado, ela não está na área da bacia do rio Pirapó; ali bem perto do rio, por sinal, o IAP autorizou uma usina de compostagem, cuja instalação chegou a ser contestada pela prefeitura.Continue lendo ›

Blog

Força contrária

Oficialmente, cumprindo compromisso de campanha, a questão dos resíduos sólidos em Maringá será discutido com a comunidade.
No entanto, começam a aparecer sinais de que tem gente da administração municipal trabalhando para a que nada mude na questão do lixo em Maringá.

Geral

Lixeira

Lixeira

Leitor mostra a situação da lixeira que existe defronte as Americanas, na avenida Brasil, em Maringá. Coisa para se pensar.

Geral

Em tempos de dengue…

entulho

O entulho na pracinha que fica entre as ruas Tucumán, Trinidad e Maracaibo, na Vila Morangueira, o lixo se acumula há dias.
A solicitação foi encaminhada para a Semusp. Em tempos de dengue é preocupante que a população faça isso e a prefeitura demore para retirar.Continue lendo ›

Maringá

Requerimentos protocolados

Mesmo sabendo que não sua assinatura não serve para nada neste momento, o vereador Luizinho Gari (PP) protocolizou na tarde de hoje os requerimentos pedindo a instalação de comissões parlamentares de inquérito para investigar irregularidades na administração Pupin/Barros, de seu partido.
O atraso é de 1 ano e 4 meses no caso da CPI do Lixo e de 10 meses no caso da CPI do Parque do Ingá, tempo em que os pedidos ficaram aguardando uma quinta assinatura, que agora apareceu. Continue lendo ›

Maringá

No fim do mandato, Gari também assina CPI do Parque do Ingá

portal

O vereador Luizinho Gari (PP) não assinou apenas o requerimento pedindo a CPI do Lixo, que aguardava a quinta assinatura desde agosto do ano passado.
Na última terça-feira ele também assinou o pedido de CPI para investigar irregularidades no Parque do Ingá, como o portal de quase R$ 300 mil e o Centro de Apoio ao Turista, de quase R$ 800 mil, que aguardava a quinta assinatura desde fevereiro deste ano.Continue lendo ›

Geral

Cena maringaense

lixo-praça-natal

Na rua Basílio Sautchuck, próximo à praça Napoleão Moreira da Silva, onde fica estacionada Maria Fumaça do Natal, o lixo atraía mais a atenção das pessoas do que o espírito natalino.

Geral

Cena comum

lixo

Leitor envia a imagem, comum em finais de semana no entorno do Parque do Ingá, e pergunta: mesmo com toda aquela gente envolvida na campanha em prol do continuísmo ninguém percebia isso?

Geral

Cena maringaense

Lixo

Leitor envia a foto do lixo acumulado na rua Neo Alves Martins, na esquina com a avenida Getúlio Vargas, região central de Maringá. “Uma imagem de abandono da cidade”, observa.

Geral

Os ‘ecopontos’ de Maringá

Lixo

Quem disse que não tem ecoponto em Maringá estava errado. Acima, um às margens do Contorno Sul, sob a rede elétrica da Eletrosul, em área de domínio da União, mantido por catadores autônomos e armazenando materiais plásticos e metálicos recolhidos por toda a cidade.
Como se sabe, os ecopontos foram prometidos em 2009… e nada.Continue lendo ›

Flagrante

Ninguém se preocupa?

Lixo

Esse monte de entulho e sujeira, depositado na praça Salgado Filho, no bairro Aeroporto, na manhã deste domingo, faz com que o contribuinte questione a eficiência da gestão responsável pela limpeza.
“Com a terceirização do lixo em pleno vapor será que não sobrou gente pra cuidar melhor das praças?”, questiona o leitor.

Má-ringá

A Constroeste em Maringá

Gilmar Ferreira postou o vídeo que dá a noção para quem a administração Pupin/Barros entregou o lixo, por quase R$ 30 milhões. A estrutura surpreende. Os caminhões, contrariando a legislação, ficam na rua, próximo ao Hospital Municipal.

Eleições 2016

Nem todos querem

Ontem à noite, no evento do Fórum Lixo e Cidadania, no Colégio Marista, todos os candidatos a prefeito de Maringá assinaram a carta compromisso com as propostas da gestão do lixo. Todos assinaram, menos um: Silvio Barros II, do PP.
A carta é simples: pede que quem for eleito prefeito respeite a legislação federal de resíduos sólidos e cumpra sentença judicial de ação civil pública sobre o lixo da cidade.

Geral

Cautelar do TCE suspende licitação do lixo em Sarandi

Sarandi

Indícios de irregularidades levaram o Tribunal de Contas do Estado do Paraná a emitir medida cautelar que suspende licitação em Sarandi, na micro-região de Maringá.
O procedimento licitatório prevê a contratação de empresa especializada para executar serviços de coleta e transporte de lixo domiciliar, comercial e de feiras livres, pelo valor máximo de R$ 2.301.513,11.Continue lendo ›

Geral

Aguardando o conserto

Lixo

Confirmando que a situação é complicada, o lixo acima, informa o leitor, foi deixado aí pela Constroeste, que liminarmente mantém privatizada a coleta do lixo em Maringá. O caminhão, disse o gari, quebrou – e depois de arrumado volta para buscar. O problema foi na manhã de ontem, mas hoje o lixo ainda estava amontoado.

Geral

Caminhão na oficina

Oficina

O caminhão coletor da Constroeste que quebrou na balança municipal, na manhã da última terça-feira, conforme o blog registrou, foi para o estaleiro e continua na oficina. A situação da coleta de lixo, enquanto isso…

Eleições 2016

O preço do abrigo

Nilson

No horário eleitoral, o Investigador Nilson Américo (PSol) agora aparece falando do preço dos abrigos em pontos de circular da administração Pupin/Barros. Cada um do modelo acima custa R$ 12 mil, uma licitação que “cheira mal, igual ao lixo”.

Eleições 2016

Inserção do PSTU

Enquanto alguns candidatos tem dezenas de inserções no dia, o PSTU de Priscila Guedes tem apenas uma. Acima, a que fala sobre a dinheirama gasta com a privatização do lixo, licitação sob suspeita de superfaturamento em Maringá.

Cidades

Licitação suspensa

Paranavaí

O prefeito Rogério Lorenzetti (PMDB) atendeu recomendação administrativa encaminhada na última segunda-feira pela promotora de justiça Roberta Winter Sugauara Jorge e suspendeu a concorrência do lixo, que aconteceria amanhã às 10h.
Restrições ao edital da licitação, no valor de até R$ 10,9 milhões, foram apontadas por Sir Carvalho, da ONG Vigilantes da Gestão Pública.Continue lendo ›

Justiça

Eles sempre sabem antes…

Lixo TJ

A Prefeitura de Maringá está vazando que o Tribunal de Justiça do Paraná derrubou a liminar dada pelo juiz Fabiano Rodrigo de Souza, da 1ª Vara da Fazenda Pública, no último dia 26, suspendendo o milionário contrato entre a administração Pupin/Barros e a Constroeste Construtora e Participação para a coleta e destinação do lixo.
No site do TJPR a decisão ainda não foi disponibilizada, como se vê acima. Continue lendo ›

Maringá

Prefeitura ainda não foi notificada da suspensão do contrato

Semusp

A Prefeitura de Maringá ainda não foi notificada da suspensão do contrato milionário firmado com a Constroeste; a decisão saiu na última sexta-feira.
Sendo intimada hoje, a empresa poderá trabalhar até a próxima quarta-feira. A administração Pupin/Barros anunciou que vai recorrer da sentença, que fala em “indícios de superfaturamento” no contrato.Continue lendo ›