lixo

Bronca

Na avenida Brasil…

brasil

O flagrante foi feito na quarta-feira da semana passada: entulhos jogadores na ciclovia sobre o canteiro central da avenida Brasil, região da Vila Operária, em Maringá. A coisa é cada vez mais feia.

Bronca

Falta de educação

Lixo

Leitor envia a foto e comenta: “Essa vergonha é na avenida. Paissandu esquina com Vidal de Negreiros, onde a falta de educação impera”. O aviso está pregado na árvore, a propósito.

Flagrante

Lixo no Contorno Norte

O programa Balanço Geral, da RICTV (Record), flagrou um carroceiro despejando lixo numa das marginais do Contorno Norte, em Maringá. A situação ali é caótica. Enquanto isso, Marialva dá bom exemplo em ecoponto…

Bronca

Maringá cada vez mais porca

Entulho

Hoje pela manhã, na avenida JK, em Maringá: pneus, armários e até vaso sanitário, que, se chover, pode acumular água.
José Fuji, que fez o registro, comenta: “Maringá, descaso total, cadê a fiscalização? Os CCs nem para tirar uma fotografia para denunciar! Isso não são nem pedalada, é um assalto aos cofres públicos”.Continue lendo ›

Geral

Cena maringaense

Teatro

Os jardins do Teatro Calil Haddad, na Zona 5, em Maringá, escondem o esqueleto do que um dia já foi uma cadeira de madeira.
Mas a a atual preocupação da secretaria não é limpeza, é perfumaria, no caso, construir monumentos em praças públicas.

Bronca

Prática reprovável

fumaça

A prática de tacar fogo em mato e lixo, apesar de muito comum em Maringá, continua sendo irregular e, portanto, reprovável. Neste caso, registrado por leitor, foi no Condomínio Santa Marina, em Maringá, defronte a Fraternidade Obreiros Adonhiramitas, na véspera do Dia de Tiradentes.

Bronca

Cena maringaense

lixo

Lixeira lotada na rua Tucuman, na Vila Morangueira. O caminhão de lixo não passa desde sexta-feira, reclama leitora, que pergunta: “E a dengue? E o cheiro horrível?”.

Akino

Sobre as CPIs…

… do lixo de das obras no Parque do Ingá, na Câmara de Maringá, alguma novidade, caros vereadores? Não assisti toda a sessão de ontem, o que podem nos dizer? A oposição está insistindo ou fingindo-se de morta, como a situação? Luizinho Gari e Da silva se manifestaram? Humberto Henrique e Ulisses Maia teriam algo a dizer? ‘Ceis pensa que nois é besta’, diria o caipira. Se pensam que vamos esquecer, podem tirar os equinos da chuva.
Akino Maringá, colaborador

Akino

Seria chantagem?

luizinho gari

Há quem pense que a fala de Luizinho Gari, detonando o novo esquema, pensado pra se ganhar dinheiro com do lixo em Maringá, o de uma empresa israelense, seria só uma forma de chantagem, já pensando no que pode tirar do capo, ou melhor, dos contribuintes, que são quem pagam a conta.
A cada ameaça de assinar da CPI ele ganharia cargos ou teria outras formas de retribuição.Continue lendo ›

Akino

Lixo: querem tecnologia israelense

israel

Na surdina, sem alarde, ficamos sabendo que alguns vereadores foram convidados para exposição de um projeto de Israel para resolver o problema da destinação do lixo, em Maringá, a um custo de R$ 40 milhões anuais.
Até o vereador Luizinho Gari se mostrou indignado, pois ‘os caras’ não sabem nem o que é chorume.Continue lendo ›

Opinião

Terra de sujismundos

Sujismundo

De José Luiz Boromelo:

“Povo desenvolvido é povo limpo”.
Esta frase marcou uma campanha promovida pelo governo militar no ano de 1972, em que estimulava a mudança de comportamentos visando uma melhor qualidade de vida, especialmente na correta destinação do lixo, um problema que já se mostrava preocupante à época. Continue lendo ›

Má-ringá

Lixão a céu aberto da zona leste

José Alves Nendo

Reflexo da falta de gestão (leia-se interesse nada republicano) na área nos últimos anos, Maringá tem vários lixões a céu aberto. Como o acima, na avenida José Alves Nendo, zona leste da cidade, que não combina com a propaganda oficial, milionária, aliás.

Geral

A culpa

Lixo

Valter Bapstitoni registra o lixão numa das marginais do Contorno Norte (o blog publicou um vídeo na semana passada e comenta: nenhum maringaense que dispensa seu lixo na via pública tem moral para cobrar qualquer ação do governo – aliás, o governo é reflexo da própria sociedade.

Bronca

Queixumes

Depois que parte da coleta do lixo foi terceirizada para a Transresíduos aumentaram as reclamações em relação ao desleixo dos coletores. Os contratados da empresa – para a qual, quando assumiu, Silvio Barros II deu US$ 1 milhão sem licitação – são responsabilizados por munícipes de deixar lixo para trás, quebrar garrafas e não recolhê-las e muitas vezes simplesmente não recolher o lixo, chutando pelas ruas.

Blog

Cheiro de carta marcada

edital

A concorrência de mais de R$ 12 milhões para a coleta do lixo (132 mil toneladas), revogada hoje pela Prefeitura de Maringá, cheirava tal qual o produto licitado.
O blog soube que o preço médio de R$ 97,94 a tonelada é considerado absurdo; deveria ficar, segundo gente da área, em cerca de R$ 40,00 a tonelada. Mas não é só isso.Continue lendo ›

Geral

Prefeitura de Maringá revoga concorrência milionária do lixo

A Prefeitura de Maringá revogou a concorrência de mais de R$ 12 milhõesn que visava contratar empresa para realizar os serviços de receptação e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos domiciliares de Maringá. Seriam 132 mil toneladas pelo período de doze meses, prorrogáveis por mais 60 meses.
A concorrência aconteceria amanhã, às 14h.Continue lendo ›

Bronca

Descaso do poder público

Lixo

Leitor reclama do descaso do poder público com a população.
“Primeiramente a falta de água que afetou a maioria da população, por amadorismo da Sanepar. Agora com a coleta de lixo, moro em uma residência de esquina no Jardim Alvorada, onde o caminhão passa por uma das ruas recolhendo o lixo, porém na rua de frente ao meu portão o lixo vem se acumulando desde a semana passada”.Continue lendo ›

Flagrante

Jogando lixo na avenida

Flagrante

Flagrante publicado pela página Maringá Na Real, no segundo dia do ano, mostra um casal de Vectra descarregando entulhos e jogando às margens da avenida José Açves Nendo, atrás do antigo Aeroporto Gastão Vidigal, em Maringá. A prática é passível de multa – rara de acontecer, porém.

Maringá

Prefeitura adia licitação do lixo

A Prefeitura de Maringá transferiu para 29 de janeiro a licitação que vai contratar empresa para fazer a recepção e destinação final “ambientalmente adequada” dos resíduos sólidos domiciliares da cidade, na quantidade estimada de 132 mil toneladas pelo período de doze meses, prorrogáveis por períodos iguais e sucessivos até o limite de sessenta meses.
A licitação estava prevista inicialmente para acontecer na próxima quarta-feira, 23.Continue lendo ›

Flagrante

Emporcalhando o passeio público

lixo

Um tiozinho foi fotografado há pouco despejando lixo no canteiro central da avenida Pedro Taques, proximidades da praça Farroupilha, no Jardim Alvorada, maior bairro de Maringá.
A lei estabelece penalidade para quem faz o que este senhor fez, ainda mais que o blog registrou a indignação de pessoas que trabalham e residem por ali com a sujeira que tem tomado conta da avenida.Continue lendo ›

Geral

Lixo retirado

Lixo Farroupilha

Um caminhão da Prefeitura de Maringá voltou e removeu o entulho, deixado ontem no canteiro central da avenida Pedro Taques, próximo à praça Farroupilha, no Jardim Alvorada. Para garantir que o povo tenha mais consciência, um cartaz foi colocado por um comerciante do local.

Lixo Farroupilha
Geral

Lanche da tarde

lixo

Cachorros foram lanchar no lixo do canteiro central da avenida Pedro Taques, próximo à praça Farroupilha (aliás, falta em Maringá política para lixo e para animais de rua). Faltam os abutres.

Bronca

Povo porco 2

Lixo Farroupilha

A propósito da postagem sobre o lixo jogado no canteiro central da avenida Pedro Taques, próximo à praça Farroupilha, ontem: hoje a Prefeitura de Maringá retirou os galhos das árvores, mas o pessoal disse que o entulho seria de responsabilidade de quem colocou lá (comerciantes e moradores porcos).
Muito ruim, segundo leitor, porque mostra que não estão nem aí para o alerta da dengue e da chuva que se aproxima.

Lixo Farroupilha
Geral

Macacos espalham lixo

Lixo

É comum ver lixo jogado no entorno do Bosque 2, em Maringá. Os vizinhos do bosque depositam o lixo nas lixeiras em torno do local, mas os macacos espalham pelo chão, procurando comida. (Fotos Valdir Carniel)

Lixo
Bronca

Povo porco

Farroupilha

Até comerciantes das proximidades da praça Farroupilha, no Jardim Alvorada, estão fazendo do canteiro central da avenida Pedro Taques um lixão a céu aberto. Nisso, imitam os moradores – e onde deveria existir grama há muito lixo. O maior bairro da cidade tem se tornado um mau exemplo danado. “Assim não dá”, reclama internauta que enviou as fotos.Continue lendo ›

Blog

Itambé: procedimento aberto

A 1ª Promotoria de Justiça da comarca de Marialva instaurou nesta quinta-feira o procedimento preparatório relacionado à autorização dada por vereadores de Itambé para a implantação de um aterro regional de resíduos sólidos perigosos naquela cidade da micro-região de Maringá.
O procedimento na área do patrimônio público pode resultar em dor de cabeça para algumas pessoas que estão se achando por cima da carne seca.

Cidades

Sarandi licita coleta, varrição e transporte de resíduos

A Prefeitura de Sarandi licita esta semana a contratação de empresa para prestar serviços de coleta e transporte de resíduos úmidos domiciliares, comerciais, feiras livres, varrição manual e varrição mecanizada.
A empresa vencedora terá que prestar os serviços de coleta e transporte de resíduos úmidos, sólidos residenciais e comerciais aos 103 bairros do município. Continue lendo ›

Akino

Haveria interesses de maringaenses…

… na regionalização do aterro sanitário de Itambé? Sempre desconfiei que os mesmos que querem fazer a PPP do lixo em Maringá poderiam ter interesse em transformar o aterro de Itambé num negócio privado para atender Floresta, Itambé, São Jorge do Ivaí e até Maringá, caso o negócio aqui não dê certo.
Agora com a informação de que o IAP respondeu no mesmo dia a uma consulta da Câmara da vizinha cidade, minhas dúvidas aumentaram. Quem seriam esses maringaenses, a se confirmar nossas suspeitas? O que diria Messias Mendes?
Akino Maringá, colaborador

Geral

Só em Maringá

Transresíduos

A RPC exibiu ontem à noite e hoje no Bom Dia Paraná reportagem sobre a Transresíduos, aquela, contratada para a coleta de lixo em Maringá mas que não possui alvará de funcionamento da prefeitura. Desde que foi contratada sem licitação, em 2005, pelo ex-prefeito Silvio Barros II (PHS), por exatos US$ 1 milhão, a empresa tem ligações estranhas com a administração – e que permitem por exemplo que ela participe e vença licitação sem possuir a documentação exigida.