Reforma x contador

No novo sistema serão usados documentos fiscais eletrônicos centralizados dados facilitando o trabalho dos contadores

Com a reforma tributária cada vez perto de sair do plano de ideias  a pergunta que muitas vezes fica é como fica para os operadores desse sistema, os contadores?

O mentor da reforma, Bernard Appy, afirma que os contabilistas passarão a ser mais ativos na gestão das empresas. Desse modo contadores serão protagonistas na transição do novo sistema tributário, ajudando as empresas em decisões com um teor mais estratégico.

No novo sistema serão usados documentos fiscais eletrônicos centralizados dados facilitando o trabalho dos contadores. No modelo de débito e crédito, o crédito vai depender de a operação anterior ter sido liquidada, explicou o secretário. As empresas terão que realizar suas operações comerciais mediante o uso de nota fiscal eletrônica e registrar o que dá direito a crédito (todos os insumos utilizados na produção, exceto aquilo que é de uso e consumo pessoal). “A obrigação acessória é emitir documento fiscal eletrônico”, disse Appy. Ele informou que a parte operacional da reforma tributária está em fase de detalhamento neste momento.

Estima-se que a reforma irá eliminar distorções econômicas como por exemplo a Margens de Valor Agregado usadas hoje para a arrecadação do atual ICMS em etapa única da cadeia. Aumentando assim a  produtividade e  eficiência nos investimentos e operações comerciais. “No modelo de débito e crédito, o crédito vai depender de a operação anterior ter sido liquidada”, esclareceu o Bernard.

Assim as empresas terão como obrigação acessória “Emitir Nota Fiscal Eletrônica“ . O ministro informou ainda que a parte operacional da reforma tributária está em fase de detalhamento neste momento.