Cadê os R$ 3 milhões, Jessicão?


Em Londrina, vereadora viajou com recursos públicos para Brasília, onde se filiou ao PL
Continue lendo ›

Em Londrina, vereadora viajou com recursos públicos para Brasília, onde se filiou ao PL
Continue lendo ›
Proposta foi votada pela segunda vez; em pouco mais de 1 ano, presidente da Câmara gastou quase R$ 73 mil, fora custos de transporte, com viagens a Curitiba e Brasília
Continue lendo ›Começa nesta manhã em Maringá um curso que tem como um dos temas “Aspectos jurídicos do último ano de mandato dos gestores municipais”. Vai até sexta-feira, a um custo de R$ 1.190,00 por inscrição. Só de Juranda, pequeno município da região de Goioerê, inscreveram-se cinco vereadores, que gastarão 2,5 diárias cada.
Continue lendo ›Hoje faz 22 dias que divulgou-se que um dos assessores da bancada do Pros na Assembleia Legislativa esteve em Maringá, em 2019, com recursos públicos, sob responsabilidade do deputado estadual Homero Figueiredo Lima e Marchese.
Continue lendo ›
Uma operação “pente fino” realizada pelo Tribunal de Contas apurou que, num período de 180 dias úteis deste ano, as câmaras municipais do Paraná gastaram R$ 13,2 milhões com o pagamento de mais de 30 mil diárias a vereadores e servidores das casas legislativas.
Continue lendo ›Tem muito vereador, principalmente de cidades pequenas, preocupado com o anúncio de que o Tribunal de Contas vai realizar uma operação pente-fino na prestação de contas do pagamento de diárias. Continue lendo ›
[O maringaense] Ivan Bonilha, conselheiro do Tribunal de Costas do Estado do Paraná, em um ano e meio fez 49 viagens para 17 estados brasileiros usando verbas de diárias do TCE. Ao todo gastou R$ 121.887,59, o que representa 61% dos gastos com diárias. O segundo maior gastador por Nestor Baptista com R$ 34.593,83 e o conselheiro Fernando Augusto Mello não teve nenhum pedido de diária.Continue lendo ›
Através de ação civil pública, impetrada pela ONG Vigilantes da Gestão, a justiça determinou a que o deputado estadual Professor Lemos (PT) devolva recursos públicos utilizados irregularmente. O deputado é mais um dos diversos deputados paranaenses que foram alvo de análise nas prestações de contas da chamada “verba de atividade parlamentar”, com gastos de bares e restaurantes.Continue lendo ›

A Câmara de Maringá gastou R$ 13.924,49 com diárias este ano com a concessão de 33 diárias, a maior parte utilizada por servidores; cinco dos 15 vereadores utilizaram diárias. Continue lendo ›

Como o blog divulgou na sexta-feira, 11 vereadores e ex-vereadores de Ângulo, microrregião de Maringá, tiveram os bens bloqueados por decisão judicial por uso irregular de diárias no período de 2012 a 2014, entre eles estão os atuais prefeito e vice-prefeito da cidade.Continue lendo ›
O prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, e o vice-prefeito Alexandre de Sousa Profeta, o Panda, estão entre os 11 vereadores e ex-vereadores daquela cidade que tiveram os bens bloqueados pela juíza Leila Morgana Cian Liuti, da comarca de Santa Fé. A decisão liminar visa a garantir o ressarcimento ao erário de R$ 2.504.939,00, por conta do uso de diárias irregulares.Continue lendo ›

Três vereadores maringaenses solicitaram carro oficial e pagamento de diária para ir a Curitiba, na sexta-feira, para prestigiar a posse de Cida Borghetti como governadora do Paraná.Continue lendo ›
O promotor de justiça Ricardo Barison Garcia (foto) instaurou inquérito civil público para investigar os gastos com diárias de Uniflor, município da micro-região de Maringá. Segundo levantamento do Jornal Noroeste, em 2017 aquela prefeitura gastou cerca de R$ 88 mil com diárias e passagens, superando os gastos dos demais municípios do Foro Regional de Nova Esperança.Continue lendo ›
Eleito em 2016, depois de 12 anos como vereador de oposição, Raimundo Severiano de Almeida Junior (PSDB), o Raimundinho, 35, prefeito de Bom Sucesso, região do Vale do Ivaí, já gastou este ano R$ 62.517,00 em diárias. Ele viajou 25 vezes custeado pelos cofres públicos daquela cidade, onde recebe vencimentos mensais de R$ 9.943,93.Continue lendo ›

A administração do prefeito de Mandaguaçu, Professor Índio, definitivamente gosta de viajar.
A despesa com diárias cresceu 149,24%, entre 1º de janeiro e a última quinta-feira, 14.Continue lendo ›
05
O pessoal que tem segurado faixas contra o recebimento de lixo de outras cidades em Sarandi, explica o jornalista Angelo Miloch, é visto há cerca de uma semana nas ruas da vizinha cidade.
Ao sarandipr.com, o grupo informou que atuam por uma “ONG verde” de Sarandi e de Maringá. O nome da ONG não foi informado, nem o contato de nenhum responsável pela ação.Continue lendo ›
Foi protocolada na manhã desta quarta-feira na sede da 20ª Vara da Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público de Maringá, a denúncia pelo uso indevido de diárias pelo vereador Continue lendo ›
O blog Sede de Justiça fez o levantamento que mostra que Walter Volpato é o prefeito campeão de diárias na região.
Em menos de quatro meses foram R$ 13.506,75 com viagens.
Continue lendo ›
A Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná deu provimento aos recursos de apelação dos ex-vereadores de Paiçandu Maria Rita Braz Zirondi e Anísio Monteschio Junior, que haviam sido condenados por improbidade administrativa em primeira instância por irregularidades no pagamento de diárias.
O caso, de 2007, envolveu oito vereadores; seis foram condenados e dois perderam os mandatos.
Continue lendo ›
Um dos poucos vereadores reeleitos em Sarandi, José Aparecido Nito (PP) parece não ter aprendido o recado das urnas.
Ele havia dado a palavra a um grupo de cinco vereadores, para eleger o próximo presidente do Legislativo, mas recuou.Continue lendo ›
O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná finalizou 2015 com economia de R$ 748.238,00 nas despesas com diárias, jetons e verbas de representação no comparativo com o desembolso realizado no ano anterior, que foi de R$ 1.072.668,00. No exercício recém-encerrado o gasto foi 69,8% menor, ficando em R$ 324.430,00.
Esse resultado é decorrente da proposta da atual diretoria de reduzir valores dessas verbas, que foi aprovada pelo plenário do órgão no início do ano passado. Continue lendo ›
O vereador Humberto Henrique (foto/PT), autor de requerimento solicitando esclarecimentos ao prefeito Carlos Roberto Pupin (PP) sobre a próxima viagem ao exterior, comentou a nota divulgada hoje pela prefeitura em que o chefe do Executivo abre mão das diárias, majoradas de US$ 450 para US$ 500, o que daria cerca de R$ 27 mil durante 14 dias.
De acordo com release divulgado pelo vereador, além do valor, chamou a atenção o roteiro da missão oficial que inclui estadia em hotel de luxo em Lisboa para receber prêmio de “gestor do século” no Congresso Mundial de Prefeitos, evento organizado pela empresa Premium Brasil Group, acusada de promover uma suposta “indústria de prêmios”. Só a inscrição para participar do congresso custa R$ 7.490,00.Continue lendo ›
A Prefeitura de Maringá divulgou há pouco uma nota em que informa que o prefeito Carlos Roberto Pupin (PP) desistiu de 14 diárias de 500 dólares cada que iria receber com a próxima viagem internacional de 11 a 24 deste mês, por países da Europa. As diárias somariam hoje mais de R$ 27 mil. Ele pagará do próprio bolso as despesas com as diárias, mas mantém a agenda que inclui receber um prêmio em um evento suspeito em Lisboa, Portugal.
A nota diz ainda que na Europa ele “vai integrar a comitiva oficial do Governo Federal e da Agência Paraná de Desenvolvimento em missão à Rússia. Em Moscou o prefeito Roberto Pupin assina protocolo com a empresa Irkut/Sukhoi, do setor de aeronáutica e defesa, interessada em investir no Brasil, e se reúne com executivos da Biocad, empresa russa que em parceria com a Tecpar vai produzir medicamentos biológicos no Tecnoparque do Cidade Industrial de Maringá.”
O prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin (PP), recebeu autorização da Câmara para fazer uma viagem internacional entre os dias 11 e 24 de setembro. No roteiro estão Lisboa, Leiria e Vila de Rei, em Portugal, e Moscou, na Rússia. Mas, de acordo com informações apuradas pelo vereador Humberto Henrique (PT), a missão oficial a ser paga com dinheiro público mais parece uma viagem de turismo. O prefeito aumentou por conta própria o valor da diária (de US$ 450 para US$ 500) e receberá mais de R$ 25 mil.
Diante das suspeitas e dos valores a serem custeados pela população, o vereador apresentou requerimento, aprovado na sessão de hoje, pedindo explicações e o cancelamento da permissão para o prefeito sair do país, caso não se comprove que a missão oficial atende os interesses da comunidade. Leia mais.
O prefeito Carlos Roberto Pupin (PP) decidiu reajustar ontem, através do decreto 1.493/2015, o valor da diária para sua próxima viagem internacional -desta vez, de 11 a 24 de setembro, para Portugal e Rússia, paga com o dinheiro do IPTU do maringaense. Ele é fazendeiro, rico, mas não é bobo.
Desde 2013, sua diária era de US$ 490,00, e agora, através de decreto, reajustou para redondos US$ 500,00 – a preço do dólar desta sexta-feira, R$ 1.790,00. Considerando a duração da viagem, são mais de R$ 25 mil, valor superior ao seu salário mensal como prefeito. Em todo o ano passado, o prefeito rico e fazendeiro gastou com diárias R$ 34.713,18, sendo R$ 20.112,50 só com viagens ao exterior – recorde que ele passará agora, com o périplo de 14 dias.
O Sede de Justiça informa o gasto com diárias dos vereadores de Sarandi (embora não informe o período, estima-se que seja em 30 dias): Eunildo Zanchim, R$ 6.710,00; José A. da Silva (Nitto) R$ 6.195,00; Belmiro Farias R$ 4.438,50; Cilas Moraes R$ 3.510,50; Eliana Trautwein R$ 3.304,00; Nelson Lima R$ 2.891,00; Adilson M. da Silva R$ 2.771,00; Ailton Machado R$ 2.065,00; Erasmo Cardoso R$ 1.960,50; e José R. Grava R$ 619,00. Total: R$ 34.464,50.

Wanderley Noveli, 47, ex-funcionário da Câmara de Paiçandu, decidiu que irá processar oito ex-vereadores daquela cidade por danos morais. Dos oito, seis foram condenados (com trânsito em julgado) e estão na fase de devolução de dinheiro ao erário, pois, de acordo com ação ajuizada pelo Ministério Público Estadual, desviaram dinheiro de diárias do Legislativo; dois deles perderam o mandato, em 2012. Noveli, na época da apuração dos fatos, acabou descobrindo que usaram seu nome para a emissão de diária, que nunca recebeu. Até agora sabe-se de uma diária de R$ 570,00, cujo empenho foi pago em março de 2004, mas podem existir outras, emitidas em seu nome.Continue lendo ›
As viagens do prefeito Tarcísio Marques dos Reis (PT), de Paiçandu, são motivo de conversa na cidade desde o ano passado. Em 2013 ele gastou R$ 25.759,50 com diárias (só em novembro, R$ 4.270,00); o valor, garantem opositores, nunca havia sido gasto por um chefe de Executivo local. Como evita avião, ele usa carro com motorista (o cargo comissionado Jefferson Pierre de Mola), que por sua vez recebeu R$ 19.774,50 com diárias durante o ano passado, totalizando R$ 45.534,00. Entre as cidades onde as diárias foram gastas estão Curitiba, Brasília, Pinhais, Canoas (RS), Nova Aurora, Guarapuava, São Paulo (SP), Umuarama e Foz do Iguaçu, onde, por sinal, no ano passado foram buscar veículos e pneus doados pela Receita Federal para o município, e que resultou no recentemente afastado do secretário de Turismo, Valdir da Fonseca (PT), eminência parda da administração.
Os gastos com diárias este ano não aparecem no site da Prefeitura de Paiçandu.
Levantamento do Portal de Controle Social, de Sarandi, mostra, com base em dados de 2013, que os vereadores que mais gastaram em diárias naquela cidade são os que menos produziram matérias legislativas. “O vereador tem duas funções principais: fiscalizar as ações da prefeitura e legislar. A segunda implica em analisar e votar, aprovando ou rejeitando, projetos de lei apresentados pelos próprios parlamentares, pelo Executivo (prefeitura) ou pela sociedade civil”, observa Allan Marcio.
O prefeito de Mato Rico [Marcel Jayre Mendes dos Santos, o Edson Baiano, do PP], um dos municípios mais pobres do Paraná, não economiza nas diárias. Entre os meses de janeiro a junho (período disponível no Portal da Transparência do município), o prefeito recebeu mais de R$ 35 mil em diárias. Além desses valores, outra coisa me chamou a atenção. Foi uma diária que, segundo as informações disponibilizadas no Portal, o prefeito recebeu a bagatela de R$ 495 para viajar no sábado, 6 de abril de 2013, até Campo Mourão para participar de uma reunião na Receita Federal e Cohapar… Mas reunião no sábado nestes órgãos? Leia mais no CentralR3.
Em setembro a Prefeitura de Maringá bateu o recorde de pagamento de diárias no ano. Foram R$ 47.160,80. Carlos Roberto Pupin (PP) levou R$ 15.326,90 para a viagem ao Japão (que vários prefeitos já fizeram e que tantos benefícios trouxeram à cidade), enquanto o vice-prefeito Claudio Ferdinandi, que assumiu a prefeitura interinamente, recebeu R$ 9.702,00 em diárias. As diárias da secretária de Educação, Solange Munhoz Arroyo Lopes, que foi acompanhando o casal real ao Japão, custaram R$ 15.096,90 aos cofres municipais.