lixo

Blog

Contrato prorrogado

Entrou em vigor no último domingo o quarto aditivo ao contrato que a Prefeitura de Maringá firmou em 2008 com a Transresíduos Transportes e Resíduos Industriais Ltda. (aquela que foi beneficiada com a primeira dispensa de licitação da gestão Silvio II, em 2005, recebendo o equivalente a US$ 1 milhão). O município pagará R$ 43.927,05 mensais, ou R$ 527.124,60 por mais doze meses de contrato.

Blog

Prorrogado contrato com a Constroeste

A Secretaria de Serviços Públicos e a Constroeste Construtora e Participações Ltda., que gerencia o lixo na cidade, assinaram o primeiro aditivo do contrato original de 2010. O aditivo foi para atender o aumento da demanda em 2011 e foi assinado faltando sete dias para terminar o ano. Além de prever o pagamento de mais R$ 35.764,00, o aditivo prorroga o prazo do contrato em mais um ano, a partir de 28 de dezembro de 2011. Em razão da prorrogação, o município pagará R$ 75,22 por tonelada (eram R$ 71,00), estimando-se a quantidade de 107.856 toneladas para o ano de 2012, o que totalizará R$ 8.112.928,30 (7% a mais sobre o valor atualizado do contrato). A Constroeste gerencia o lixo desde janeiro de 2009 (quando recebia R$ 68,00 por tonelada), depositando-o na Pedreira Ingá.

A previsão confirma a manutenção de menos de 296 toneladas de lixo/dia gerados em Maringá. Há cerca de 20 anos fala-se que a cidade gera 300 toneladas/dia; Maringá cresce, cresce, e o volume parece diminuir.

Má-ringá

Marketing antagônico

Lixo em Maringá
A taxa de coleta de lixo está no carnê do IPTU, escreve leitor, mas parece que a Prefeitura de Maringá não está recebendo ou quer mesmo usar a velha tática neoliberal de privatização esgotando a paciência do público. Dinheiro para comprar alguns veículos de comunicação tem, aliás fica fácil assim mostrar uma cidade bonita sem que se percebe o mau cheiro que exalamos diariamente. Observa que faz uma semana que não há coleta e o lixo das festas apodrece nas ruas.

Akino

PPP do PP, pqp

A propósito do projeto da PPP (Parceria Público-Privada) para incineração do lixo urbano de Maringá (que horror!), cabem alguns questionamentos:
1 – Para que servem as comissões permanentes da Câmara, senão para funcionar como filtros de legalidade e de mérito dos projetos antes deles irem para plenário?
2 – Por que o projeto em questão foi encaminhado em regime de urgência se a destinação do lixo urbano da cidade é um velho dilema, debatido há anos?Continue lendo ›

Blog

Audiência: sem documentos

Ao que parece, a administração Silvio Barros II continua não querendo discutir a sério a questão do lixo. Depois que duas liminares suspenderam a realização da audiência pública que aconteceria no último dia 11, a divulgação da nova audiência ainda é irregular. Anunciada hoje, a reunião do próximo dia 15 ainda não cumpre as liminares, que determinaram, além da ampla divulgação que estabelece a legislação, a disponibilização a qualquer interessado dos documentos relacionados aos temas que serão discutidos. Por enquanto, a 29 dias da audiência, nenhum documento foi disponibilizado; a legislação estabelece prazo mínimo de 30 dias – ou seja, tudo está começando, de novo, de maneira errada, parece até de forma proposital.

Blog

Outra liminar suspende audiência do lixo

O juiz Abílio T. M.S. de Freitas, da 7ª Vara Cível de Maringá, concedeu hoje liminar em mandado de segurança impetrado pelo Instituto de Reciclagem para Preservação Ambiental (Irepam), suspendendo a realização da audiência pública para a apresentação do Plano de Saneamento Básico do Município, que aconteceria amanhã cedo no prédio da Prefeitura de Maringá. Foi a segunda liminar concedida com o mesmo objetivo, diante de irregularidades na convocação da audiência, iniciativa do prefeito Silvio Barros II (PP) para implantar um incinerador de lixo na cidade (o MP também obteve liminar na 1ª Vara Cível). O Irepam alegou também que não conseguiu obter na prefeitura informações sobre o que seria tratado na audiência pública. O prefeito SB II e o secretário de Saneamento Básico, Leopoldo Fiewski, foram notificados da decisão.

Maringá

Protesto contra a incineração do lixo

Está marcada para amanhã, a partir das 19h, a reunião  do Fórum Lixo e Cidadania – Maringá, Sarando e Paiçandu, no auditório do DFE (sala 15 – Bloco H12), na UEM.  A reunião também irá discutir a proposta de organização de um ato contra a incineração, a ser realizado durante a audiência pública da prefeitura que pretende aprovar a usina de incineração em Maringá. O ato deverá acontecer na próxima sexta-feira pela manhã, defronte o paço municipal.
O Fórum Intermunicipal Lixo e Cidadania, explica Edson Pilatti, já definiu a organização de uma campanha contra a incineração do lixo e em defesa das cooperativas de reciclagem.

Geral

“O prefeito não é o cara?”

Do blog A Máscara do Zorro, de Sarandi:

Putz, o prefeito de Maringá não se alinha mesmo! Aquele lixão continua uma vergonha e cogitaram uma multa pessoal para ele dentro de um prazo que já se expirou, mas  como os “barros” se acham os barões da cidade de Maringá… não cumpriram e nada está sendo feito! Agora vem essa história que já deu pano pra manga de trazer o lixo de Maringá para Sarandi! O povo daqui não quer e com razão, pois cada município tem que ter a capacidade de lidar com seu lixo! O prefeito de Maringá não é o cara? Não pode tudo? E por que aquele lixão continua uma zona? O povo tem sido passivo demais porque se fosse aqui, na nossa cidade, pelo menos o pau já tinha comido! Leia mais.

Akino

Lixo fede em Maringá

A notícia que o Rigon nos traz em primeira mão de que a licitação do lixo, vencida pela Constroeste, poderá ser cancelada só reforça o que temos batido. É um absurdo o que se tem gasto primeiro com a Transresíduos, depois com a Biopouster e agora com a Constroeste, que não se sabe se é uma mera laranja. Há quem suspeite que a Pedreira Ingá é mais que simples concedente do local para o depósito. Agora o prefeito vai viajar para EUA para conhecer nova tecnologia.  Está na hora dos vereadores honestos e bem intencionado tomarem um posição. Quando o sr. Leopoldo comparecerá para prestar esclarecimentos? Já dissemos na época que, provavelmente, nunca.

Akino Maringá, colaborador

Maringá

Licitação do lixo pode ser suspensa

O  Tribunal de Contas do Paraná  está analisando denúncia de direcionamento da licitação do lixo em Maringá para a Controeste Construtora e Participações Ltda., realizada no final de dezembro. Embora tenha negado liminar requerida pela Ambiental Sul Brasil/Centro Regional de Tratamento de Resíduos Ltda., por questão jurídica, o conselheiro Caio Marcio Nogueira Soares, corregedor-geral do TCE, deferiu o pedido para incluir na representação novas questões controvertidas (denúncias de irregularidades), que podem futuramente vir a anular todo o processo licitatório. Continue lendo ›