lixo

Maringá

Lixo: Observatório das Metrópoles divulga manifesto contra incineração

O Observatório das Metrópoles, membro do Fórum Intermunicipal Lixo e Cidadania – Maringá, Sarandi e Paiçandu, divulgou documento hoje manifestando  seu apoio ao movimento contra a proposta de incineração dos resíduos sólidos urbanos em Maringá. “Os estudos e pesquisas realizadas nas quinze regiões metropolitanas brasileiras onde o Observatório das Metrópoles atua têm subsidiado a construção de políticas setoriais urbanas consoantes com os marcos regulatórios em vigor. O Brasil tem o privilégio de possuir hoje um avançado Sistema Nacional de Política Urbana que assegura um desenvolvimento sustentável sob todos os aspectos, pois reconhece as pessoas como centro das políticas públicas.Continue lendo ›

Crônica

Lixo que não é lixo

De Donizete Oliveira:
Revirando meus papéis de escola encontrei uma redação, dos tempos do antigo segundo grau, classificada num concurso sobre reaproveitamento do lixo. O tema era “Lixo que não é lixo”. A participação me deu um prêmio. Uma viagem a Foz do Iguaçu com outros estudantes classificados. Fizemos um passeio divertido pelas cataratas.
Escrevi aquelas linhas na década de 80. Na época, morava e estudava em Apucarana. O então prefeito José Domingos Scarpelini, fervoroso ambientalista, incentivava a separação do lixo.Continue lendo ›

Maringá

Igreja analisa projeto do lixo e confirma rejeição à incineração

A Arquidiocese de Maringá protocolizou na manhã de hoje junto ao gabinete do prefeito Silvio Barros II a carta-resposta ao ofício encaminhado ontem pelo Executivo à Igreja Católica, requerendo parecer sobre um novo projeto de lei que trata sobre a questão dos resíduos sólidos urbanos (lixo). O documento, assinado pelo vigário geral da Arquidiocese, padre Bruno Elizeu Versari, é contrário ao projeto sugerido pelo Executivo. O projeto do prefeito poderá ser votado hoje, em regime de urgência, pelos vereadores.
Na manhã de ontem o documento foi analisado pelos padres que trabalham nas paróquias localizadas em Maringá. A reunião foi presidida pelo padre Bruno, já que o arcebispo dom Anuar Battisti está pregando um retiro para padres em Macapá (AP). A íntegra da nota:Continue lendo ›

Maringá

Lixo: Fórum chama para manifestação

Manifestacao
Como os vereadores de Maringá foram recrutados pelos irmãos Barros para votar hoje, em regime de urgência, um projeto para “garantir” a incineração do lixo na cidade, “sem se importar com a opinião da maioria da população e das entidades da sociedade civil organizada”, o Fórum Intermunicipal Lixo & Cidadania está chamando para uma manifestação no Legislativo, às 15h30 de hoje. Leia mais.

Maringá

“O lixo é reciclável, mas na prática é difícil”

A implantação do incinerador para a queima do lixo já foi decidida pela administração municipal, como se vê pelo depoimento do secretário Leopoldo Fiewski ao Ministério Publico, em outubro do ano passado. Ele afirma que teve impressão “muito boa” da usina de aproveitamento energético de resíduos, ao visitar a França e os Estados Unidos, onde, sabe-se agora, esteve acompanhado de dois técnicos do IAP. O vapor, garantiu, “sai na chaminé já tratado” e “os poluentes seriam em índices bem abaixo do limite máximo exigido pelas resoluções do Conama”. “No mínimo será feito obrigatoriamente duas audiências públicas (sic), uma sobre a definição da parceria público privada e outra para a análise do EIA/Rima, estudo/relatório de impacto ambiental ao meio ambiente”. Na prática, isso significa que o negócio milionário do incinerador está decidido há tempos, inclusive com a participação do órgão ambiental, faltando somente a audiência da PPP e do EIA/Rima.
O mais grave é constatar que no mesmo depoimento ele reconhece que “potencialmente tem-se metade do lixo reciclável, no município. O lixo é reciclável, mas na prática é difícil implementar-se”.Continue lendo ›

Maringá

Lixo: a exigência da administração

Esta é a primeira página do Anexo I do Processo de Manifestação de Interesse nº 39705/2010 da Prefeitura de Maringá, que traz a exigência feita pela administração municipal para que seja realizada a queima de 250 toneladas dia de lixo, ou seja o equivalente a 100% do lixo produzido em Maringá. O projeto nunca falou de reciclagem, compostagem ou coisa parecida.

Maringá

Alertando sobre o perigo da incineração


Voluntários do Fórum Intermunicipal Lixo e Cidadania distribuíram o informativo e convidaram para a caminhada programada para o próximo sábado contra a intenção da administração de instalar uma usina de incineração de lixo. A ação foi durante o evento realizado domingo passado pela RPCTV. O pessoal vai continuar a distribuir o material, esta semana, nos colégios e universidade, estando previstas coletas de assinaturas na Feira do Produtor e no terminal urbano de passageiros. Saiba mais sobre o ato contra a incineração clicando aqui.

Bronca

Lixo acumulado

Leitora reclama que a coleta de lixo no Jardim Real, em Maringá, está sendo feita uma vez por semana (que nesta semana aconteceu na última quarta-feira) após as “mudanças” que foram feitas pela prefeitura, o que está ocasionando um acúmulo exagerado de lixo nas ruas. “Já entrei em contato com o 156 e até hoje nada foi feito”, acrescentou.

Akino

Gato escaldado tem medo de incinerador?

A propósito das discussões em torno do sistema da queima do lixo em Maringá vale a pena rever esta notícia de 11/4/2008, publicada em O Diário: “Maringá inaugura projeto inédito de tratamento do lixo urbano  A Prefeitura de Maringá e o Consórcio Biopuster iniciam oficialmente nesta sexta-feira (11) o tratamento do lixo urbano com tecnologia alemã, inédita na América Latina. O investimento total vai alcançar R$ 3.076.187,26. O município realizou as obras de infra-estrutura para a instalação do empreendimento, aplicando R$ 398.135,00 de recursos próprios. O consórcio está investindo R$ 2.678.052,26 (…)”. “… Adubo para cana
O prefeito Sílvio Barros reforçou ainda que toda matéria orgânica produzida pelo consórcio vai ser destinada a plantações de cana-de-açúcar. As usinas da região inclusive já se comprometeram a comprar toda produção. Continue lendo ›

Akino

Interesses obscuros

Li no blog do Messias Mendes, a quem peço licença para reproduzir: “Não estou entendendo o Milton Ravagnani, que chama de guerra fundamentalista as manifestações contrárias à instalação de uma usina de incineração do lixo urbano em Maringá. Ele qualifica de demonizantes os argumentos sustentados inclusive pela Igreja Católica, contra o projeto do prefeito Silvio Barros II. Milton foi buscar numa matéria da Globo News (programa Cidades e Soluções) argumentos dito científicos, que provariam a eficácia (e a ausência de riscos à saúde) da usina de incineração.
Enfim, na avaliação do ilustre colunista desse O Diário, os que contestam a idéia da usina são movidos por interesses obscuros.Continue lendo ›

Crônica

Ataque por terra e ar…

De Maria Newnum, na Folha de Maringá:
Nesses últimos tempos pode-se afirmar que Maringá é uma ilha cercada de perigos por todos os lados. Engana-se, porém, quem pensa que o perigo está apenas no ar com a instalação da Usina de Incineração de Lixo e suas partículas cancerígenas que flutuará ao gosto do vento e das sandices dos gananciosos por dinheiro. Na íntegra.

Blog

Meia volta

O vereador Luiz do Postinho (PRP) comentou esta semana que estudou sobre a incineração do lixo em Maringá. Não gostou do que leu. Assim como na questão dos subsídios dos vereadores, secretários, prefeito e vice, ele acredita que dê para voltar atrás e proibir a incineração.

Maringá

Caminhada contra incineração será dia 24

Depois da manifestação da Igreja Católica contrária à incineração dos resíduos sólidos em Maringá, o próximo passo dos que defendem alternativas menos poluentes para a destinação do lixo será uma caminhada, no centro da cidade. A caminhada está marcada para acontecer no próximo dia 24, um sábado, com concentração na praça Rocha Pombo e de lá, pela avenida Brasil, até a praça Raposo Tavares. Além da manifestação, haverá trio elétrico, apresentações culturais, faixas e cartazes contra a incineração de lixo na cidade, além de uma exposição de arte do lixo e das composteiras caseiras para resíduos úmidos orgânicos de cozinha (com restos de alimento) e demostração sobre a importância da educação ambiental e a reciclagem. Saiba mais.

Maringá

Arquidiocese se posiciona contra incineração do lixo

A Arquidiocese de Maringá divulgou nesta manhã nota de esclarecimento a respeito da incineração do lixo, processo iniciado há alguns meses pela administração Barros. “Os cidadãos não devem permitir que, num município nacionalmente conhecido como “Cidade Verde”, o Poder Público Municipal implante uma política que privilegie a incineração dos resíduos sólidos urbanos, em detrimento da não geração, redução, reutilização, reciclagem e compostagem, tal como estipula a lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, diz nota de esclarecimento assinado pelo arcebispo dom Anuar Battisti e pelo monsenhor Marcos Aurélio Ramalho Leite, chanceler da Cúria Metropolitana. Diz o comunicado:Continue lendo ›

Blog

Somem documentos contra o incinerador

Na Paróquia São José Operário, em Maringá, apura-se o sumiço de dezenas de formulários do projeto de iniciativa popular já assinados pelos fiéis contrários a instalação da usina para queimar o lixo da cidade. O caso está sendo apurado e é uma demonstração do desespero da administração municipal que parece ter acionado a tropa de cargos comissionados infiltrados nas igrejas de Maringá.
Seria parte da anunciada “guerra santa”?

Política

A “guerra santa” do lixo

O blog bem que tinha avisado. Segundo pessoas que participaram da reunião do Codem na noite de ontem, o prefeito de Maringá continuava muito bravo e teria até batido na mesa ao abordar o assunto da usina de incineração. Além da presença em peso de todo secretariado, ele contou com o reforço da sua mãe, dona Bárbara. Ela teria indagado aos presentes: “Quem aqui acredita em Deus levante a mão” como parte da estratégia emocional para pedir apoio ao projeto do seu filho. O prefeito, que é protestante e vive querendo ensinar os padres locais a rezar a missa, teria errado a oração do Pai do Nosso e ainda anunciou que se preciso haverá uma guerra santa.

Maringá

Entidade ligada à arquidiocese recolhe assinaturas contra incinerador

A Associação de Reflexão e Ação Social (Aras/Cáritas), organismo ligado à Arquidiocese de Maringá, está recolhendo assinaturas para o Projeto de Iniciativa Popular que visa coletar 13 mil assinaturas para tentar impedir que a prefeitura de Maringá dê prosseguimento no projeto de incineração do lixo. A Aras está unida ao Fórum Intermunicipal do Lixo e Cidadania e se posiciona totalmente contra a proposta de incineração do lixo. A lista do abaixo assinado está disponível no escritório da Aras/Cáritas e também em várias paróquias da Arquidiocese de Maringá. Para assinar o documento é necessário apresentar o título de eleitor. Leia mais.

Blog

Com pá carregadeira

Na semana passada, na Vila Esperança, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Maringá fazia a coleta de lixo com a ajuda de uma pá carregadeira. O entulho era colocado sobre a pá e colocado na caçamba de um caminhão. A inovação chamou a atenção de contribuintes.

Blog

Temas lucrativos

Se realmente deixar a Prefeitura de Maringá nos próximos 0 dias, Silvio Barros II (PP) o fará em alto estilo: mexendo com lixo e água, dois temas altamente lucrativos. No caso do lixo, o dono do incinerador está certo desde o ano passado. No da água, parece se confirmar que será mesmo um grande amigo dos fratelli, que já aguentou multas e punições da justiça em período eleitoral.
A intenção, pelo jeito, é lavar a égua na saída.

Maringá

Deitando e rolando

http://youtu.be/oSfJSsKcRM0
Trecho da dita audiência pública do lixo realizada em 30 de janeiro em Maringá; nove dias depois, os fratelli mandaram o projeto em regime de urgência para a Turma do Amém aprovar. A gravação foi disponibilizada no YouTube pela Funverde. Infelizmente, a sociedade não foi ouvida, e os camisas pretas da sociedade civil organizada preferiram deixar a administração deitar e rolar. Quem quiser assistir todas as partes deve clicar aqui.

Blog

Vereadores se curvam, de novo

A Câmara de Maringá aprovou há pouco, em segunda discussão, a PPP do incinerador, e já se anuncia o ingresso de ações judiciais contra o ato da Turma do Amém. Há questões de constitucionalidade e de prazos, como afirmou a vereadora Marly Martin Silva (PPL) da tribuna. “Parece que ninguém aqui esteve na barriga da mãe por nove meses e não sabe esperar o tempo certo”, comentou. Segundo a vereadora, o processo de aprovação contraria disposições da Lei Orgânica do Município.

Blog

Lixo para dedéu

O prefeito Silvio Barros II (PP) teria conseguido engabelar alguns vereadores da Turma do Amém (todos são inocentes, tadinhos) afirmando que a Fox, que vai instalar o incinerador do lixo, irá queimar “apenas” 15% do lixo coletado em Maringá. Ele, digamos, errou. Na verdade, e até por uma questão de rentabilidade, serão incinerados 15% de todos o lixo coletado em cidades da região, num raio de 100 quilômetros. Ou seja, será lixo para dedéu sendo queimado e muitas partículas jogadas ao ar.

Geral

Dioxinas cancerígenas no ar

De Eleuterio Langowski, de Cianorte, a propósito da aprovação, pelos vereadores de Maringá, da incineração do lixo:
– Se Maringá quer queimar o seu lixo, vai gerar dioxinas cancerígenas que vão prejudicar a população. Espero que façam o EIA Rima de dispersão atmosférica, e, pelo que sei, essas dioxinas cancerígenas poderão chegar até Cianorte e Umuarama. Nós aqui não queremos respirar o veneno de Maringá.

Blog

Turma do Amém garante PPP do lixo

(Corrigido)Por dez votos a quatro, a Câmara de Maringá aprovou o projeto enviado em regime de urgência pelo prefeito Silvio Barros II (PP) e que resultará na instalação de uma usina incineradora para a destinação do lixo na cidade. O projeto envolve cifras de R$ 330 milhões este ano e uma parceria com uma empresa de São Paulo. A aprovação se deu contra a postura de entidades que integram o Fórum Intermunicipal Lixo e Cidadania – Maringá, Sarandi e Paiçandu, que discutiram o tema ao longo dos últimos meses. Votaram contra os vereadores Manoel Sobrinho (PCdoB), Marly Martin Silva (PPL), Humberto Henrique (PT) e Mário Verri (PT). A sessão poderá ser questionada judicialmente, inclusive por conta da presença do vereador Wellington Andrade (PRP), que havia sido suspenso por 14 dias por faltas em 2011.

Blog

Câmara: polícia teria sido chamada

Na galeria da Câmara de Maringá há uma expectativa de que a Polícia Militar tenha sido chamada para retirar o público, formado principalmente por integrantes do Intermunicipal Fórum Lixo e Cidadania – Maringá, Sarandi e Paiçandu.
Enquanto isso, da tribuna, o vereador Humberto Henrique (PT) diz que uma usina de R$ 300 milhões financia campanhas e pode garantir aposentadoria de muita gente.
PS – A direção da casa nega a informação.

Blog

Hossokawa suspende sessão e volta atrás

O presidente Mário Hossokawa (PMDB) suspendeu a sessão quando iriam ser coletados oa pareceres das comissões permanentes sobre o projeto do prefeito Silvio Barros II, colocado em regime de urgência, que possibilita PPP no caso do lixo com a empresa Fox. Ele chegou a solicitar que a segurança da casa chamasse força policial. A suspensão não durou um minuto. Ele voltou atrás e voltou a ouvir as comissões. Na galeria há manifestações contra o projeto, que entrega pelos próximos 30 anos o destino dos resíduos sólidos de Maringá para uma usina de incineração. Hossokawa dá continuidade aos trabalhos ignorando os protestos do público, integrado por representantes de entidades que já debateram a questão e estão revoltadas com a pressa com que o assunto está sendo tratado pela administração, com apoio da Turma do Amém.
O projeto foi classificado como “um assalto” pela vereadora Marly Martin Silva (PPL), autora de projeto que proíbe o uso de incinerador para tratamento do lixo em Maringá. Se aprovado, o projeto representará na cobrança de mais impostos.

Blog

Vereador suspenso vai votar PPP do lixo

O vereador Wellington Andrade (PRP), o mais faltoso da atual legislatura maringaense, vai participar da sessão de hoje da câmara municipal e votará com o prefeito o projeto da PPP do lixo, coisa suspeita de R$ 330 milhões. Wellington foi suspenso na semana passada por 14 dias, como penalização por ser o mais gazeteiro dos vereadores e ter faltado a 23 sessões no ano passado. O vereador João Alves Correa (PMDB), que também levou gancho, de sete dias, não participará da sessão.

Wellington Andrade teria entrado com recurso e, com ele, obtido a permissão do presidente Mário Hossokawa (PMDB) para participar da sessão. Especialistas dizem que todas as votações da sessão correm o risco de serem anuladas por causa da presença de Andrade – isso sem falar em ação civil pública contra o presidente do Legislativo.

Blog

Silvio II quer aprovar PPP do lixo hoje

Inquérito lixo
O prefeito Silvio Barros II (PP) encaminhou para a Turma do Amém aprovar, hoje, em regime de urgência, o projeto da PPP (parceria público-privada) para instalar a usina incinedora de lixo em Maringá. O esquema vai beneficiar a empresa Foxx Soluções Ambientais, de São Paulo, e envolve R$ 330 milhões somente este ano. Se aprovarem, os vereadores estarão incorrendo em mais um grande erro e podem acabar integrando a o inquérito civil aberto em dezembro passado pelo Ministério Público de Maringá (acima). O inquérito envolve a manifestação de interesse publicada no Órgão Oficial do município em 19 de novembro de 2010 (aviso de procedimento de manifestação de interesse), consolidado no processo administrativo nº 39705/2010 e no processo nº 1371/2011, ambos vinculados ao caso do Incinerador.
Quem votar a favor dos fratelli Barros, e ainda não foi condenado por improbidade, passará a ter uma boa chance de integrar a lista dos ímprobos que podem ficar sem os direitos políticos.

Geral

Manifesto na Câmara de Maringá contra incinerador de lixo

O Fórum Intermunicipal Lixo e Cidadania – Maringá, Sarandi e Paiçandu, está convocando integrantes e a população para mobilização na sessão de hoje às 16h na Câmara de Maringá. É que será votado o Plano de Saneamento do Município de Maringá, aquele que inclui entre seus itens a usina de incineração de resíduos sólidos. Para o Fórum é necessário deixar evidente aos vereadores e prefeito que uma parcela da população está acompanhando o assunto, que na verdade ainda nem foi amplamente discutido ou levado ao conhecimento da sociedade. Portanto, “aprovar esse plano, e da maneira que está formulado é no mínimo uma deslealdade com os maringaenses”, afirma, Maria Newnum, que representa o Partido Verde no Fórum Intermunicipal Lixo e Cidadania – Maringá, Sarandi e Paiçandu.

Política

O homem do lixo

Os adversários de Luiz Carlos Manzato, pré-candidato a prefeito de Sarandi pelo PP, já têm pronta o que consideram a bala de prata para destruir sua candidatura, se ela for homologada em junho próximo. Os partidários de Carlos Alberto de Paula e Valter Volpato, principalmente, vão lembrar que foi Manzato quem esteve à frente da empreitada que queria levar para Sarandi o lixo produzido em Maringá.
Aliás, não fosse ele e os grandes geradores de Maringá não estariam levando o lixo para a Pajoan, em Sarandi.

Blog

Administração promete um “milagre”

Outra pérola do secretário Fiewski, na audiência pública do lixo (que, curiosamente, não tem a presença do prefeito em exercício, Carlos Roberto Pupin): em menos de 22 horas a administração fará o que não fez em oito anos de governo e irá estruturar completamente a coleta seletiva de lixo, que, prometeu, estará pronta amanhã cedo. Hoje, a coleta seletiva em Maringá não passa de 4%; Fiewski, braço direito do titular Silvio Barros II, disse que amanhã o sistema estará funcionando 100%.
Coincidentemente o “milagre” foi agendado para acontecer no mesmo dia em que a administração (possivelmente, o próprio secretário) será ouvida no Ministério Público do Meio Ambiente, em processo de investigação que trata da questão da coleta seletiva na cidade – que, como muita coisa, funciona bem apenas na propaganda.

Blog

Compostagem ao lado da Ceasa

O secretário de Saneamento Básico, de Maringá, Leopoldo Fiewski, anunciou durante a audiência pública que acontece nesta manhã no paço municipal que a unidade de compostagem do lixo será construída ao lado da Ceasa, na saída para Campo Mourão. O pessoal ficou de orelha em pé: o anúncio foi feit0 antes da aprovação pelos órgãos ambientais, o local fica ao lado de um centro de alimentos e na área do Aeroporto Regional Silvio Name Junior, onde os critérios para edificação são rigorosos.

Maringá

Fórum volta a discutir destinação do lixo

Hoje, a partir das 19h, no bloco 118 da UEM (Departamento de Psicologia), haverá reunião do Fórum Lixo e Cidadania Maringá, Sarandi e Paiçandu, quando se tratará da organizãção da participação na audiência pública da proposta de Plano Municipal do Saneamento. A “nova audiência pública” foi convocada pela prefeitura para as 8h do próximo dia 30, no Auditório Hélio Moreira. Os fratelli pretendem aprovar a aplicação de R$ 330,1 milhões para a queima de lixo. “Estaremos aprofundando os esclarecimentos sobre as alternativas que consideramos adequadas para que o município tome uma decisão correta sobre a destinação dos seus resíduos e organizando a nossa participação, em forma de ato de protesto, na audiência pública”, detalha o convite para a reunião.

Má-ringá

Lixo: protesto no dia 30

Do Sismmar:
A Prefeitura de Maringá agendou para o próximo dia 30, às 8 horas, no Auditório Hélio Moreira, a audiência pública do Plano Municipal do Saneamento. De forma disfarçada, tentará aprovar a incineração do lixo, para o qual há previsão orçamentária de R$ 330,1 milhões. No mesmo dia e horário, em frente ao Paço Municipal, acontecerá um ato de protesto contra a queima de lixo. O prefeito segue tentanto aprovar a poluente alternativa, apesar de, em dezembro, os vereadores terem votado contra a incineração. Leia mais.